Flamengo aposenta camisa 14 de Oscar

O Flamengo anunciou que não vai mais utilizar a camisa 14 na equipe de basquete de forma definitiva. A ação é uma homenagem ao ídolo Oscar, que morreu nesta sexta-feira (17). O astro jogou pelo rubro-negro entre 1999 e 2003. A aposentadoria definitiva da camisa foi uma decisão do Conselho Diretor do Flamengo por humanidade.

“Ídolo eterno, Oscar marcou época com o Manto Sagrado entre 1999 e 2003, deixando um legado que transcende as quadras e seguirá inspirando gerações, diz nota oficial do clube.  Acrescenta que o atleta é patrimônio do esporte do Flamengo, do Brasil e do mundo. “Sua história ajudou a moldar o basquete como o conhecemos hoje e seguirá como referência eterna de excelência, talento e paixão”.

Porém, as lembranças do ídolo que fez história no basquete, não ficarão restritas à modalidade. Na rodada deste domingo (19) do Campeonato Brasileiro de Futebol, quando o Flamengo enfrenta o Bahia, Arrascaeta usará a camisa 14 para homenagear o ídolo do basquete brasileiro.

Agência Brasil

Estrela do basquete palestino morre em Gaza

Mais um atleta palestino entre as vítimas mortais dos ataques israelenses na Faixa de Gaza. Mohammed Al’Shaalan foi uma estrela na seleção de basquete, tinha 40 anos e seis filhos. Al’Shaalan saiu de casa, em Khan Younis, no sul de Gaza, para procurar comida e medicamentos. Segundo relatos de testemunhas e da imprensa local foi morto com um tiro pelas forças israelenses. A mesma situação já havia acontecido, dias antes, com o jogador de futebol Suleiman al-Obeid, conhecido como o “Pelé palestino”.

Também hoje em Khan Younis mais cinco pessoas foram mortas perto do Hospital Nasser quando tropas do exército dispararam contra civis que aguardavam a distribuição de ajuda humanitária. Já na Cidade de Gaza, no norte do enclave, pelo menos 19 pessoas foram mortas durante a madrugada, segundo fontes médicas. Doze dessas mortes ocorreram numa ofensiva de artilharia contra um prédio da escola Amr Ibn Al As e arredores. Entre as vítimas estava uma família, com três filhos, quando a tenda em que se abrigava foi bombardeada. A Anistia Internacional denunciou que a Cidade de Gaza está se aproximando cada vez mais da aniquilação total.

Também segundo uma investigação conjunta realizada pelo jornal britânico The Guardian e mais duas publicações israelenses divulgada na quinta-feira (21), a inteligência militar de Israel identificou que combatentes de grupos terroristas mortos, todos pertencentes ao Hamas e à Jihad Islâmica, os dois principais grupos terroristas que atuam na região, eram 8.900 dos 53 mil mortos na guerra na Faixa de Gaza até maio deste ano, que correspondiam a apenas 17% do total dos mortos na guerra.

As mídias tiveram acesso ao banco de dados confidencial da instituição e constataram que os 83% restantes, cerca de 42 mil pessoas, até aquela data, eram civis. As Nações Unidas, que verifica os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde de Gaza, já afirmou em inúmeras ocasiões que a maioria dos mortos em Gaza é de civis, predominantemente de mulheres, idosos e crianças.

Mas até a presente data, a ofensiva israelense matou mais de 61.500 palestinos, segundo os últimos balanços do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU. Além de milhares que estão desaparecidos nos escombros. O governo de Israel sempre refutou oficialmente os dados das autoridades sanitárias locais do enclave palestino, afirmando que os números de mortos eram superestimados.  O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito, provocou a morte de 1.219 pessoas, segundo Tel Aviv.

Diario de Pernambuco

Brasil estreia com vitória sobre Cuba em Copa América de basquete

A estreia da seleção brasileira feminina de basquete na AmeriCupW (Copa América da modalidade entre as mulheres) não poderia ter sido melhor. Neste sábado (1º), em León, no México, as comandadas de José Neto não tiveram dificuldades para ganhar da seleção de Cuba por 92 a 53 e sair com o pé direito na competição que dá a largada na disputa por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A ala/pivô Sassá foi a cestinha, com 16 pontos.

No duelo de abertura, o Brasil, que foi medalhista de bronze nas duas últimas edições do campeonato (2019 e 2021), venceu os quatro quartos, mas foi especialmente dominante na primeira e na última parciais. Após 12 minutos de basquete, a seleção já tinha 15 pontos de vantagem (29 a 14). Nos períodos seguintes, a equipe administrou os pontos a frente que obteve no placar e, no quarto final, novamente disparou (24 a 6), chegando a abrir uma sequência de 16 a 1 em um determinado momento. A seleção fechou o jogo em 92 a 53.

O Brasil já tem novo compromisso neste domingo (2), diante da Venezuela, às 15h10 (horário de Brasília). A equipe faz parte do grupo B, que tem cinco integrantes: Argentina, Estados Unidos, Cuba, Venezuela, e o próprio Brasil. O grupo A é formado por Canadá, Porto Rico, República Dominicana, México e Colômbia. Na primeira fase, as dez seleções jogam dentro das próprias chaves. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Daí em diante até a final, os duelos serão em formato mata-mata.

A AmeriCuPW classifica campeã e vice para o Pré-Olímpico Mundial. As equipes que terminarem entre o terceiro e o sexto lugares terão vaga no Pré-Olímpico das Américas.

Agência Brasil