Flamengo aposenta camisa 14 de Oscar

O Flamengo anunciou que não vai mais utilizar a camisa 14 na equipe de basquete de forma definitiva. A ação é uma homenagem ao ídolo Oscar, que morreu nesta sexta-feira (17). O astro jogou pelo rubro-negro entre 1999 e 2003. A aposentadoria definitiva da camisa foi uma decisão do Conselho Diretor do Flamengo por humanidade.

“Ídolo eterno, Oscar marcou época com o Manto Sagrado entre 1999 e 2003, deixando um legado que transcende as quadras e seguirá inspirando gerações, diz nota oficial do clube.  Acrescenta que o atleta é patrimônio do esporte do Flamengo, do Brasil e do mundo. “Sua história ajudou a moldar o basquete como o conhecemos hoje e seguirá como referência eterna de excelência, talento e paixão”.

Porém, as lembranças do ídolo que fez história no basquete, não ficarão restritas à modalidade. Na rodada deste domingo (19) do Campeonato Brasileiro de Futebol, quando o Flamengo enfrenta o Bahia, Arrascaeta usará a camisa 14 para homenagear o ídolo do basquete brasileiro.

Agência Brasil

Governo decreta luto oficial de três dias por morte de Oscar Schmidt

A morte de Oscar Schmidt provocou comoção nacional e levou o governo federal a decretar três dias de luto oficial em todo o país. A medida foi assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) e divulgada ainda na noite da sexta-feira (17), em publicação extraordinária. À frente do Executivo durante a agenda internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alckmin destacou a importância histórica do ex-jogador para o esporte brasileiro. Em manifestação pública, ressaltou que Oscar ultrapassou os limites das quadras e se consolidou como um dos maiores símbolos do basquete no cenário mundial.

Oscar enfrentava há anos um câncer cerebral, condição que acompanhou parte significativa de sua vida após a aposentadoria. Ele passou mal em sua residência, na Grande São Paulo, e chegou a ser socorrido, mas não resistiu após uma parada cardiorrespiratória.Dono de uma carreira marcada por feitos expressivos, o “Mão Santa” construiu uma trajetória que atravessou gerações. Entre os momentos mais emblemáticos está a campanha histórica nos Jogos Pan-Americanos de 1987, quando liderou a seleção brasileira em uma vitória memorável contra os Estados Unidos, consolidando seu nome como referência incontornável do basquete internacional.

A Tarde