Bora Petrolina: 18ª edição oferta 15 mil atendimentos no bairro Mandacaru

Um sábado de serviços, cidadania e celebração. Assim foi a 18ª edição do Bora Petrolina que marcou as comemorações dos 130 anos da cidade. O bairro Mandacaru se transformou em um grande centro de atendimento e lazer, reunindo moradores também do São Jorge, Terra do Sul, Antônio Cassimiro, Santa Luzia e José e Maria. Ao todo, foram contabilizados mais de 15 mil atendimentos gratuitos à população.

A Escola Municipal Professor Walter Gil abriu as portas para receber centenas de famílias, que puderam usufruir de serviços de saúde, assistência social, cadastro rural, regularização fundiária, atendimento jurídico, além de atividades esportivas, oficinas digitais e até reparo de celulares. O evento contou com a participação de cerca de 30 parceiros entre instituições públicas e empresas privadas.

Durante a programação, o prefeito Simão Durando destacou o impacto social do programa e a sua importância para a vida dos petrolinenses. “O Bora Petrolina nasceu para aproximar a gestão da população, levando serviços essenciais para dentro das comunidades. Hoje, celebramos os 130 anos da nossa cidade cuidando das pessoas, oferecendo oportunidades e mostrando que Petrolina segue crescendo com inclusão e dignidade”, afirmou o gestor.

Com mais de 250 mil atendimentos já realizados desde sua criação, o Bora Petrolina se consolida como o maior programa de serviços do município.

Ascom

Petrolina Plantão psicológico garante mais de 100 atendimentos em Rajada

A comunidade de Rajada recebeu, neste sábado (13), um Plantão Psicológico promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, na UBS Plínio Amorim. A iniciativa teve grande adesão da população, resultando em 108 atendimentos voltados à saúde mental, além de outros serviços de prevenção e cuidado.

Durante a ação também foram realizados 59 atendimentos de auriculoterapia; 17 orientações nutricionais; 21 avaliações físicas; 56 testes rápidos; 63 testes de glicemia e 63 aferições de pressão. Os atendimentos foram feitos pela Equipe Multiprofissional (E-MULTI), Academia da Saúde e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE).

Os moradores aproveitaram a oportunidade para reforçar a importância do cuidado com a mente. A agricultora Luzia Francelina Rodrigues levou a filha, Maria Gabriela Rodrigues de Sousa, para atendimento psicológico e falou sobre o impacto do serviço.  “Cuidar da saúde mental é muito importante. Muitas vezes os familiares não entendem o que a gente passa, mas com o psicólogo conseguimos conversar e receber a orientação certa”, disse.

A agricultora Natália Lima também destacou o valor da iniciativa. “O atendimento faz diferença porque a gente se sente acolhida. É um espaço em que podemos falar e encontrar apoio”, ressaltou.  O Plantão Psicológico é uma ferramenta essencial para garantir o acesso da população do interior a serviços de saúde humanizada e integral, aproximando os cuidados da rotina das famílias de Rajada.

Ascom

Juazeiro realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com foco em equidade e participação social nesta segunda-feira (25)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.

Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:

EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.

EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.

EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.

EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.

Ascom

Petrolina: São Gonçalo vai receber maior programa de serviços da gestão municipal

O programa Bora Petrolina é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com várias instituições e empresas privadas e tem levado mais do que serviços, as pessoas recebem cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão transforma comunidades inteiras em verdadeiros espaços de cidadania, onde cada pessoa encontra a oportunidade de resolver pendências, cuidar da saúde e até viver momentos de lazer com a família. A 17ª edição já tem data marcada e acontecerá no dia 30 de agosto, no São Gonçalo, das 8h às 13h, na Escola Municipal Paulo Freire, Rua 5, nº 111. Desde a sua criação, o programa Bora Petrolina já realizou cerca de 230 mil atendimentos em diversas localidades do município.

No espaço da saúde, os cidadãos vão colocar a caderneta de vacina em dia, realizar consultas médicas e odontológicas, aferir a pressão e outros serviços. No setor social, as famílias podem atualizar o Cadastro Único, buscar informações sobre programas assistenciais, emitir documentos e contar com o suporte dos serviços do CRAS. A população também pode contar com serviços de orientação jurídica referentes ao direito do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio.

Além de resolver as demandas, o cidadão também tem acesso a serviços de beleza, como corte de cabelo e cuidados estéticos, que ajudam a elevar a autoestima de quem participa. Para os pequenos, o programa realiza diversas atividades recreativas e esportivas, além de oficinas culturais e digitais. O Programa já realizou mais de 230 mil atendimentos para população. É a escuta, acolhimento e serviços que atendem e oferecem diversas soluções para as demandas do dia a dia.

Ascom

Carreta da Mulher Pernambucana chega a Salgueiro com serviços gratuitos de saúde

Depois de passar por Petrolina, a Carreta da Mulher Pernambucana chegou ao município de Salgueiro. A iniciativa do Governo do Estado está percorrendo diversos municípios oferecendo atendimentos voltados à saúde da mulher.

Entre os serviços disponíveis estão exames como ultrassonografia de mama, mamografia e biópsia de lesão de colo de útero, além de consultas com mastologista e ginecologista. A carreta está estacionada na Rua Otávio Leitinho, no Centro de Salgueiro, e funciona até o próximo sábado (23), das 8h às 17h.

A Carreta da Mulher é uma ação do Governo de Pernambuco, por meio do Programa Cuida PE Mulher, que está levando saúde e prevenção para todas as regiões do Estado.  Com a oferta de exames e consultas, o serviço garante que as mulheres tenham acesso mais fácil, rápido e próximo de casa aos cuidados que precisam.

G1 Petrolina

Movimento que transforma: A força da fisioterapia no cuidado com as vidas em Petrolina

A cada sessão de fisioterapia, Antônio Adão Rodrigues reencontra o movimento e, com ele, a esperança. Agricultor da zona rural de Petrolina, ele vive no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 3, e há cinco anos viu sua rotina ser interrompida por uma dor intensa na coluna que o afastou da roça. Logo depois, veio o diagnóstico de Parkinson, doença neurológica progressiva que afeta os movimentos e exige acompanhamento contínuo.

“Estava trabalhando quando senti uma dor muito forte. Minha coluna travou e precisei ficar internado. Depois disso, também descobri o Parkinson. Mas graças a Deus e a fisioterapia que faço no postinho, venho melhorando. A fisioterapia tem me ajudado muito”, conta seu Antônio. Ele é um dos muitos pacientes que recebem atendimento gratuito de fisioterapia oferecido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Equipe Multiprofissional (E-MULTI) da Atenção Básica. Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Hospital Municipal e em clínicas conveniadas. O acesso se dá por encaminhamento médico, com marcação feita pela Secretaria de Saúde.

Um sistema que cuida de pessoas
Além de seu Antônio, a rede também acolhe pessoas como o aposentado José Valdomiro Lacerda, morador do bairro Fernando Idalino. Há dois anos, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou sequelas nos movimentos. Desde então, tem feito fisioterapia regularmente, antes na rede conveniada e, agora, no ginásio de fisioterapia do Hospital Municipal.

Quem acompanha cada passo de sua recuperação é a esposa, Maria Neuzita Cavalcanti da Silva. “Sem dúvida alguma, vemos a evolução do Valdomiro. Em casa, ele já anda segurando o bastão. Eu fico sempre ao lado, claro, mas é um avanço. Ele já ganhou força nas pernas. Só o braço ainda precisa melhorar. A fisioterapia tem mudado a vida dele”, diz, emocionada.

Reabilitação com dignidade
Com atendimentos em fisioterapia ortopédica, neurológica (adultos e infantil) e pélvica, o município tem investido em estrutura e equipe multiprofissional para garantir o cuidado integral. O objetivo vai além da recuperação física, trata-se de devolver autonomia, dignidade e bem-estar a cada paciente.

Casos como o de seu Antônio e o de Valdomiro mostram que, por trás de cada exercício há uma história de superação. Há um corpo que reaprende a se mover, uma mente que reencontra equilíbrio e uma vida que segue em frente, com apoio, respeito e cuidado. Em Petrolina, a fisioterapia é mais do que um serviço. É um instrumento de transformação e esperança, que prova, a cada atendimento, que saúde pública de qualidade é possível, e faz toda a diferença.

Ascom

Mutirão de cirurgias na Maternidade Municipal atende cerca de 90 pacientes de toda a região neste final de semana

A dona de casa Marizete Brito Santos, moradora do município de Pilão Arcado, foi a primeira paciente a ser atendida no mutirão de cirurgias eletivas promovido pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com os Governos Estadual e Federal.  A ansiedade, segundo ela, foi superada pelo acolhimento que recebeu de toda equipe da Maternidade Municipal. “Cheguei muito nervosa para fazer uma cirurgia de hérnia, mas a forma como fui recebida me tranquilizou. Quero agradecer a Deus por essa oportunidade e a todos deste hospital que atende a gente com tanto carinho”, destacou a paciente.

O mutirão faz parte do Programa Agora tem Especialistas e as cirurgias foram agendadas durante a Feira Saúde Mais Perto, ação conjunta das Secretarias de Saúde de Juazeiro, Secretaria de Saúde do Estado e Governo Federal. De acordo com o secretário municipal Helder Coutinho, a meta é de atender 300 pacientes em seis finais de semana com cirurgias de histerectomia, colecistectomia e hernioplastia, além de ultrassonografias na Policlínica Municipal, para pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde.

“O objetivo é desafogar a demanda destes procedimentos reduzindo a fila de espera. O Hospital materno infantil está equipado e preparado para oferecer a todos um atendimento humanizado. Estamos no segundo final de semana dessa ação pioneira, atendendo mulheres de Juazeiro e de outros municípios da região”, reforçou Coutinho.

Para Luan Silva, instrumentador que acompanha as cirurgias, a estrutura oferecida pelo hospital aos pacientes e equipe médica é de qualidade e atende as necessidades de todos. “Uma estrutura adequada e equipe preparada para atender a todos. Fomos muito bem recebidos e auxiliados com muito profissionalismo e dedicação”, expôs.

O prefeito Andei Gonçalves foi dar as boas-vindas aos pacientes e destacou o trabalho das equipes em prol de uma saúde cada vez mais forte. “Estes atendimentos são essenciais para baixar a sobrecarga e possamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde no município”, pontuou

Ascom

Mutirão de Pequenas Cirurgias garante agilidade e esperança a pacientes de Juazeiro

O sábado (9) foi de alívio e expectativas renovadas para os moradores de Juazeiro que participaram da triagem do II Mutirão de Pequenas Cirurgias, realizado na Policlínica Municipal. Os pacientes não só receberam atendimento médico como também saíram com a data marcada para a realização dos procedimentos, previstos para o mês de setembro.

Para Ivani Dantas, moradora do Residencial Praia do Rodeadouro, a triagem encerrou uma espera de quatro anos para retirar um sinal no olho. “Achei ótimo, foi um bom atendimento. Fui encaminhada para fazer o procedimento no dia 10 de setembro, na própria Policlínica. Estou muito feliz por finalmente conseguir.”

Do bairro Piranga I, Telma Paula também celebrou a oportunidade. “Eu achei ótimo porque, na necessidade urgente da gente, esse mutirão valeu demais. Fui bem atendida, foi rápido, e já saí com a data marcada.”

Moradora do Piranga II, Maria Edileuza Pereira se emocionou ao contar que agora poderá resolver um problema que a incomodava há muito tempo. “Achei ótimo, não poderia ser melhor. O atendimento foi bom, o médico é ótimo. Já estou com a guia para a cirurgia que será realizada no dia 10 de setembro. Vou retirar o nódulo e ficar tranquila.”

De acordo com a diretora da Policlínica, Tamara Salles de Souza, a iniciativa é resultado de uma parceria com as Unidades Básicas de Saúde e atendeu mais de 100 pacientes previamente agendados.

“O mutirão vem justamente para acelerar o atendimento e resolver problemas que muitas vezes atrapalham o dia a dia do paciente. É uma ação feita com carinho e respeito, principalmente para quem está esperando. E o melhor é que eles já saem daqui com o procedimento marcado.”

As cirurgias serão realizadas ao longo de setembro, sempre às quartas-feiras, na própria Policlínica Municipal, localizada na Orla I. Entre os procedimentos estão a retirada de sinais, remoção de cistos, cirurgias de hérnia, colecistectomia e biópsia de pele.

Ascom

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ação de prevenção às hepatites virais no dia D da campanha Julho Amarelo

Como parte das ações da campanha nacional Julho Amarelo, voltada à prevenção e combate às hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Vigilância em Saúde, realizará a partir das 8h, desta segunda-feira (28), uma ação especial no Paço Municipal, em alusão ao Dia D de Combate às Hepatites Virais, celebrado nacionalmente no dia 28 de Julho, com o objetivo de reforçar a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado das hepatites B e C.

Durante a mobilização, serão ofertadas gratuitamente vacina contra a hepatite B, Influenza e testagens rápidas, facilitando o acesso da população aos serviços de prevenção e cuidado com a saúde hepática. A ação é aberta ao público e busca ampliar a detecção de casos silenciosos, uma vez que muitos pacientes convivem com o vírus sem apresentar sintomas por longos períodos.

A campanha Julho Amarelo chama a atenção da sociedade para a importância do acompanhamento regular e da vacinação como forma eficaz de prevenção. A Sesau reforça que cuidar do fígado é fundamental para a saúde e que medidas simples, como testagem e imunização, podem salvar vidas.

Ascom

Ação inédita entre Juazeiro e Petrolina leva saúde e integração à Ilha do Fogo

A Ilha do Fogo foi palco, neste sábado (26), de uma ação inédita de integração em saúde entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A iniciativa, que reuniu profissionais, gestores e população dos dois municípios vizinhos, promoveu uma manhã de cuidados, informação e acolhimento, com foco na prevenção e no bem-estar da população.

Com o tema “Saúde que Conecta: Uma ponte de cuidados entre pessoas e territórios – De Petrolina a Juazeiro-><- de Juazeiro a Petrolina, de margem a margem, somos ponte: Pela Saúde de todas e todos”, a ação contou com a presença do Zé Gotinha, símbolo nacional das campanhas de vacinação, além dos secretários de Saúde Helder Coutinho (Juazeiro) e João Luís Barreto (Petrolina), e do vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho.

Durante a programação, foram oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida, atividades de promoção à saúde, distribuição de materiais informativos, auriculoterapia, práticas corporais e culturais, além de orientações das equipes das Vigilâncias em Saúde dos dois municípios.

Larissa Laiane aproveitou a oportunidade para se vacinar contra a gripe e participar da apresentação cultural. Para ela, a iniciativa simboliza o cuidado coletivo. “Essa integração mostra que, quando a saúde é tratada com união, quem ganha é a população. Fiquei feliz em poder me proteger e ainda participar de uma atividade tão bonita e animada. Estão todos de parabéns”, destacou.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “Essa ação representa um marco na relação entre Juazeiro e Petrolina, que compartilham o mesmo território simbólico, cultural e humano. Estamos quebrando barreiras e fortalecendo pontes, não só físicas, mas de cuidado e proteção com as pessoas. Saúde pública se faz com união e hoje demos um exemplo vivo disso”, afirmou.

A ação fortalece as políticas públicas de saúde, com a valorização do território compartilhado pelas duas cidades, mostrando que, quando se trata de cuidar de vidas, não existem fronteiras.

Ascom

Prefeitura de Petrolina intensifica ações contra as Hepatites Virais

A Secretaria de Saúde de Petrolina, promoveu nesta sexta-feira (25) mais uma atividade de prevenção contra as Hepatites Virais. A iniciativa foi voltada para os pacientes acolhidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e promoveu o acesso à informação, testagem e cuidados com a saúde, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites.

A ação integra a programação da campanha “Julho Amarelo”, dedicada à luta contra as hepatites virais e ofereceu orientações, testagens rápidas e acolhimento especializado. A iniciativa busca fortalecer o cuidado preventivo, além de incentivar a população a buscar os serviços disponíveis no CTA.

A programação continua ao longo do fim de semana e se estende até o final do mês, com uma ação especial na Ilha do Fogo neste sábado (26) e testagens na Praça do Bambuzinho, na segunda-feira (29). As atividades reforçam o compromisso da Prefeitura em levar serviços de saúde de forma acessível e descentralizada à população.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) atende, em média, 600 pessoas por mês com serviços de testagem e aconselhamento. A unidade disponibiliza testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de oferecer profilaxia pós-exposição sexual (PEP), diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O CTA/SAE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Joaquim Nabuco, s/n, no Centro de Petrolina.

Ascom

Pé no chão e saúde na veia: CSU promove corrida que uniu fôlego e comunidade

A manhã deste sábado (28) começou com muito mais que café e cuscuz. No Alto do Alencar, quem madrugou foi ao encontro da saúde, literalmente. A Unidade Básica de Saúde do Centro Social Urbano (CSU) realizou sua primeira corrida de rua, reunindo mais de 30 participantes em um percurso leve, mas cheio de significado. Foi um convite ao movimento, à coletividade e, claro, à saúde em primeiro lugar.

Com direito a aquecimento às 7h, largada às 7h30 e muita animação do início ao fim, a corrida não teve premiação nem competição, só disposição. “É uma ação que promove o exercício físico como prevenção e controle de doenças. Foi uma forma de mostrar à comunidade que cuidar da saúde pode e deve ser prazeroso”, contou a educadora física Elka Camargo, que acompanhou o grupo durante todo o percurso.

Entre os participantes, estudantes de medicina e enfermagem, usuários da unidade e moradores do bairro, todos com um só propósito: colocar o corpo pra funcionar e o bem-estar em dia. “Essa corrida é sobre incentivar a prática de atividade física e cuidar da saúde de forma gratuita e acessível”, destacou Breno Andrade, estudante de medicina e estagiário da UBS. Já a estudante Cecília resumiu: “É ciência e cuidado pela população”.

Teve quem correu pela saúde mental, pela educação, pelo bem-estar ou só pra começar o fim de semana com o pé direito. Mas uma coisa foi certa: cada passada deixou um rastro de incentivo à qualidade de vida. E que venha a segunda edição.

scom

Prefeitura de Juazeiro promove ação em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos nesta segunda-feira (5)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde/SESAU realiza, nesta segunda-feira (5), uma ação especial em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. O evento acontece das 8h às 12h, na Praça da Catedral, com programação voltada à promoção da saúde e ao cuidado com a população.

Na ocasião, serão ofertados serviços clínicos farmacêuticos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações individualizadas sobre o uso correto de medicamentos. A população também poderá participar de atividades educativas com distribuição de materiais informativos, rodas de conversa e esclarecimentos sobre temas como automedicação, descarte adequado de medicamentos vencidos e o uso racional de fármacos.

A Vigilância em Saúde estará presente com a oferta de vacinação (conforme disponibilidade do calendário vacinal), testagens rápidas e orientações de prevenção a diversas doenças. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST também participará da ação, trazendo informações sobre a saúde do trabalhador, com foco na prevenção de doenças ocupacionais e nos cuidados no ambiente de trabalho.

O diretor de Assistência Farmacêutica da SESAU, Gabriel Macedo, destaca a importância do evento para a conscientização da população.  “Nosso objetivo é orientar sobre a importância do uso correto dos medicamentos, evitando riscos à saúde causados pela automedicação e pelo uso inadequado. Além disso, estaremos oferecendo diversos serviços gratuitos que promovem o cuidado integral. Convidamos toda a comunidade a participar, esclarecer dúvidas e cuidar da sua saúde com responsabilidade”, afirmou Gabriel.

Ascom

Mulheres de Juazeiro e região recebem atendimento gratuito na Feira de Saúde deste fim de semana

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Governo do Estado, deu início neste sábado (22) e segue até este domingo (23) à ‘Feira da Saúde – Março de Todas as Mulheres’, uma iniciativa voltada ao cuidado e bem-estar feminino. A ação é realizada na Policlínica Regional de Juazeiro e oferece uma série de serviços de saúde gratuitos para mulheres de 14 a 65 anos.

Entre as participantes, Sandra Ramos Ferreira Amando, de 51 anos, elogiou a iniciativa. “É muito bom ver esse cuidado com a saúde da mulher. Muitas vezes, deixamos de procurar atendimento por falta de tempo ou acesso, e aqui conseguimos resolver várias questões de uma vez só”, afirmou.

Já Guiomar Rodrigues, do município de Casa Nova, que foi acompanhada da mãe, ressaltou a organização do evento e a evolução em relação às edições anteriores. “Essa feira está muito mais organizada e humanizada do que nos anos anteriores. O atendimento está fluindo bem, e os profissionais estão realmente acolhendo as pacientes da melhor forma”, declarou.

Entre os atendimentos disponibilizados estão: Triagem e realização de cirurgias eletivas, como histerectomia, retirada de vesícula e correção de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica); atendimento oftalmológico, incluindo consultas, cirurgias de catarata e limpeza de lentes com yag laser; testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e vacinação, garantindo a atualização do calendário vacinal.

O secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, comemorou o sucesso da ação e ressaltou sua importância para a população feminina. “Estamos muito satisfeitos com a adesão das mulheres ao evento. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a saúde pública, oferecendo atendimento de qualidade e ampliando o acesso aos serviços essenciais”, destacou.

Ascom

Comunidade do C3  em Petrolina receberá serviços de saúde no final de semana

A Secretaria de Saúde de Petrolina levará inúmeros serviços de saúde para a comunidade do C3 neste sábado (15). A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde Adão Nunes da Silva e na Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro, com o objetivo de atender às necessidades da população.

Os atendimentos ocorrerão tanto por agendamento quanto por demanda espontânea. Os pacientes terão acesso a serviços como:  clínica geral (sem agendamento), neurologista (atendimento por agendamento), exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, ventosaterapia e auriculoterapia. Estima-se que cerca de 500 pessoas sejam atendidas.

A programação será das 8h às 12h, e os interessados deverão levar o cartão SUS e um documento de identificação com foto para serem atendidos.

Ascom

123