Em momento histórico na luta por igualdade racial, Simão Durando lança Comitê Juventude Negra Viva

Petrolina viveu, nesta sexta-feira (05), um dos momentos mais significativos na construção de políticas públicas para a juventude negra. O lançamento do Comitê Juventude Negra Viva e do Edital de Chamamento Público para composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial reuniu jovens, lideranças comunitárias, movimentos sociais, representantes do poder público e diversos setores da sociedade em um encontro marcado por emoção, simbolismo e compromisso com o futuro.

A iniciativa consolida Petrolina como referência nacional: além de ser o segundo município de Pernambuco a aderir ao Plano Juventude Negra Viva, é o primeiro do Brasil a instituir um comitê municipal ligado à estratégia nacional. O edital lançado durante o evento convoca entidades da sociedade civil a compor o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, fortalecendo a participação social na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de combate ao racismo.

Realizado na Escola do Saber, o evento também contou com apresentações culturais, a exemplo da capoeira, que reforçaram a força da ancestralidade e a importância da representatividade na construção de uma cidade mais justa, plural e inclusiva. A presença de coletivos de juventude, movimentos de mulheres negras, comunidades quilombolas e representantes de religiões de matriz africana deu o tom de um encontro que nasceu para ser transformador.

Durante o evento, o prefeito Simão Durando destacou a relevância desse passo para o município e reafirmou o compromisso da gestão com o enfrentamento às desigualdades raciais. “Hoje, Petrolina reafirma que acredita nos seus jovens e na construção de uma cidade onde ninguém fica para trás. O Comitê Juventude Negra Viva é mais do que uma política pública, é um instrumento de esperança, de diálogo e de transformação social. Seguiremos trabalhando para garantir oportunidades, fortalecer direitos e ampliar vozes que historicamente foram silenciadas”, afirmou.

O encontro simboliza o início de uma nova etapa para Petrolina, uma etapa em que a escuta ativa, a participação da juventude e a atuação conjunta entre governo e sociedade civil se tornam pilares centrais para a construção de um futuro mais igualitário. Ao abrir espaço para que jovens negros participem das decisões que impactam suas vidas e seus territórios, o município reafirma seu compromisso com a justiça racial, com a diversidade e com uma cidade cada vez mais humana e acolhedora.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro divulga realização da Etapa Territorial da IV Conferência de Promoção da Igualdade Racial

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Juazeiro, vai realizar a Etapa Territorial do Sertão do São Francisco da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CONEPIR), nesta segunda-feira (28), das 8h às 18h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), no bairro Piranga.

O evento reunirá representantes dos territórios do Sertão do São Francisco, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina e Itaparica, com a participação de comunidades tradicionais, movimentos sociais, gestores públicos e conselhos municipais. A conferência é uma etapa preparatória para a IV CONEPIR e tem como objetivo promover o debate e a construção de propostas voltadas à promoção da igualdade racial.

Os interessados em participar podem realizar a pré-inscrição por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/qzPnPi6xre3LVBgM7. Mais informações estão disponíveis no site ba.gov.br/sepromi.

Ascom

Projeto de Lei que estabelece o Estatuto Municipal da Igualdade Racial em Petrolina será votado nesta terça-feira (11)

(Foto: Camila Rodrigues)

Entre os 15 projetos de lei, as dezenas de indicações e requerimentos pautados para serem votados na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) nesta terça-feira (11), está o Projeto de Lei (PL) nº 152/2020 que promete esquentar as discussões entre os edis.

De autoria do vereador Gilmar Santos (PT), o PL tem como objetivo promover políticas públicas de combate à discriminação racial e à intolerância religiosa

Depois de ter sido retirado de pauta na sessão do último dia 14 de julho, o Projeto de Lei (PL) nº 152/2020, que institui o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa no âmbito do Município de Petrolina, será votado na sessão ordinária desta terça-feira (11).

A votação será transmitida a partir das 9h pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.

Construído de forma coletiva, a partir de debates e encontros entre representantes da sociedade civil, movimentos sociais, instituições e organizações ligadas à luta antirracista na região, o PL visa garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, além da defesa dos direitos individuais, coletivos e difusos.

“Defender a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial em Petrolina é dizer à população negra do município que o nosso mandato e tantos movimentos e pessoas que construíram esse PL conosco não aceitam as desigualdades e violências que tanta afetam o povo preto e periférico da nossa cidade. É dizer sim e exigir políticas públicas que garantam igualdade de oportunidades e protejam a dignidade do nosso povo. Esperamos que a Câmara Municipal assuma esse compromisso e vote pela aprovação do projeto”, pontuou Gilmar Santos, propositor do projeto.