Governo Federal prorroga atuação da Força Nacional na Bahia

O Governo Federal decidiu prorrogar novamente a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no sul e extremo sul da Bahia. Os agentes seguem atuando nas Terras Indígenas dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, em apoio à Funai, onde já estão há cerca de um ano. A nova prorrogação foi assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, e publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 15. O prazo anterior iria até a próxima terça-feira, 21, mas agora a operação foi estendida entre 22 de abril e 20 de julho de 2026.

Papel da Força Nacional – A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O grupo reúne policiais militares, civis, bombeiros e peritos, sendo acionado em situações emergenciais. Na Bahia, a atuação ocorre em articulação com órgãos estaduais de segurança e sob coordenação da Polícia Federal, com apoio logístico do ministério.

Conflitos fundiários na região – A presença da Força Nacional está relacionada ao aumento dos conflitos por terra entre indígenas e produtores rurais no sul e extremo sul do estado. De acordo com a Funai, pelo menos seis indígenas morreram em ocorrências ligadas a essas disputas nos últimos três anos.

Morte de indígena marcou início da operação – A mobilização federal começou em abril do ano passado, após a morte de João Celestino Lima Filho, indígena de 50 anos, baleado durante um conflito em uma fazenda no município de Prado, no extremo sul baiano. Segundo a polícia, indígenas da Aldeia Reserva dos Quatis, do território Comexatibá, teriam entrado na propriedade em uma ação de retomada de área, que já era alvo de disputa judicial.

Série de episódios violentos na região – Desde então, novos casos de violência foram registrados. Em outubro de 2025, uma liderança indígena Pataxó foi baleada na Aldeia Kaí, em Cumuruxatiba, distrito de Prado. No mesmo mês, dois homens, pai e filho, morreram em um confronto entre indígenas e assentados na região da Associação Córrego da Barriguda, conhecida como “Pedra Mole”, em Itamaraju. Quatro pessoas foram presas.

Em dezembro do ano passado, operações policiais resultaram na prisão de um cacique e na apreensão de 13 armas. Já em fevereiro deste ano, duas turistas do Rio Grande do Sul foram baleadas ao passar por uma área de disputa de terras em Prado. O caso terminou com oito prisões e quatro adolescentes apreendidos. No mês seguinte, onze pessoas foram presas em outra operação que investigava ameaças contra fazendeiros. Durante a ação, um policial ficou ferido.

Conflito histórico e disputa por terras – Os conflitos fundiários na região têm histórico de décadas, marcados por grilagem e disputas entre indígenas e produtores rurais. A situação, no entanto, se agravou a partir de 2022, com a intensificação das discussões sobre o Marco Temporal, tese que define regras para demarcação e uso de terras indígenas no Brasil.

A Tarde

Prefeitura de Juazeiro reforça atuação de Guarda-Vidas Municipais durante feriado de Carnaval

Verão e Carnaval são uma combinação que dá certo em nosso país, o calor da estação aliado à maior festa popular do Brasil. Com o feriado carnavalesco, aumenta o fluxo de banhistas no Rio São Francisco, exigindo atenção redobrada quanto à segurança. A Secretaria de Segurança Cidadã, por meio dos Guarda-Vidas Municipais, reforçou as ações de prevenção durante o período festivo, com foco na educação e orientação de banhistas, monitoramento de áreas de risco e redução de ocorrências.

As equipes atuam no perímetro da Orla de Juazeiro, entre a Marinha e o Nego D’água, no bairro Angari. Aos finais de semana e feriados, o trabalho conta com o apoio da Ambulancha — embarcação adaptada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), projetada para realizar atendimentos de urgência e emergência em vias aquáticas.

Orientações aos banhistas:

• Procure banhar-se em local seguro e com água até a altura do umbigo;
• Respeite as bandeiras de sinalização;
• Mantenha crianças pequenas sempre ao alcance da mão;
• Evite bebidas alcoólicas antes de nadar;
• Não utilize boias infláveis no rio.

De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, a iniciativa integra as ações do governo municipal que criou o Grupamento de Bombeiro Civil Municipal de Juazeiro, o qual atuará na prevenção e combate a incêndios, inspeções técnicas em prédios públicos e eventos do município, além de primeiros socorros e resgate aquático. “O Grupamento de Bombeiro Civil Municipal é uma força que veio para reforçar a segurança no município, e com essa unidade dos Guarda-Vidas estamos fortalecendo esse cuidado com os banhistas que frequentam o Rio São Francisco”, destacou o secretário.

Ascom

Lucas Ramos ressalta atuação de Roberto Tavares à frente da Compesa

 

O deputado Lucas Ramos (PSB) elogiou, nesta segunda (19), a atuação de Roberto Tavares como presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ao longo dos últimos oito anos. “Deixará o cargo com uma lista de serviços prestados pela melhoria do abastecimento e do saneamento para a população do Estado”, afirmou. A engenheira civil Manuela Marinho foi indicada pelo governador Paulo Câmara para assumir a empresa e, na próxima semana, terá o nome submetido ao Conselho de Administração da estatal.

Ao mesmo tempo em que desejou sucesso à nova administradora, Lucas Ramos fez um balanço da atuação do gestor à frente da companhia. “Indicado por Eduardo Campos, ele logo mostrou capacidade para ocupar o posto. A longevidade de sua gestão é resultado de um desempenho competente, de responsabilidade e de coragem para servir bem à sociedade”, salientou. Para o parlamentar, Tavares enfrentou o desafio de melhorar o abastecimento d’água no Estado e colocar o interesse da população em primeiro lugar.

“Ele trabalhou muito para que todas as regiões passassem a ter oferta regular de água. Investimento em adutoras, barragens e perfuração de poços foi prioridade do Governo do Estado”, acrescentou. Ramos enfatizou que o abastecimento garante saúde e dignidade para o povo, e Pernambuco agradece o esforço de Roberto Tavares para que o melhor fosse feito.

Em aparte, parlamentares ratificaram o posicionamento do socialista em relação ao gestor. José Queiroz (PDT) destacou a eficiência de Tavares à frente do órgão, “possibilitando o maior investimento hídrico que Pernambuco já teve”. Antonio Fernando (PSC) afirmou “que o administrador ‘enxugou’ a Compesa e prestou excelentes serviços em todo o Estado”. Para Roberta Arraes (PP), o presidente transformou a história da companhia. “Ele suplantou os desafios e obteve muitas realizações”, elogiou.

Tony Gel (MDB) frisou que Roberto Tavares sempre se mostrou dinâmico. “Seu trabalho é reconhecido até mesmo fora do Estado.” Aglailson Victor (PSB) pontuou obras em Vitória de Santo Antão (Mata Sul). “Ele viabilizou o saneamento na cidade e regularizou o abastecimento no distrito de Pirituba.” Priscila Krause (DEM) o parabenizou pela dedicação: “Apesar de ter um posicionamento crítico à gestão de Paulo Câmara, reconheço o bom trabalho de Roberto Tavares”.

Alberto Feitosa (SD) deu boas-vindas à nova gestora da Compesa e enalteceu as ações do dirigente que se despede. Já o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), observou a atenção e a disposição de Tavares para o trabalho. “O setor de abastecimento e de saneamento do Estado esteve em muito boas mãos”, disse.

Policiais Militares recebem orientações em Parada de Instrução da 74ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (28), foi realizada a Parada de Instrução da tropa da 74ª CIPM, com a presença do Ilmo. Sr. Cel PM José Anselmo Moreira Bispo, comandante do CPR-N e do Ilmo. Sr. Maj. PM Irlam Gouveia de Mattos, comandante da 74ª CIPM, no Instituto Federal da Bahia (IFBA).

A instrução foi realizada pelo Comandante da Unidade, Maj. PM Irlam Gouveia de Mattos, e teve como objetivo instruir os policiais sobre alguns cuidados a serem observados durante a atuação Policial Militar.

Segundo a instrução, os policias devem observar os princípios institucionais da polícia Militar da Bahia (PMBA) que inclui, dignidade humana, disciplina, ética e profissionalismo. Fomentando, assim, um policiamento que preza pela preservação da vida, ordem pública e cidadania.

LEIA MAIS

Em seu primeiro mandato, vereador Rodrigo Araújo se destaca com projetos e participação nas sessões

Vereador Rodrigo Araújo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Com 100% de participação nas sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Rodrigo Araújo (PSC) termina o ano de 2017 como um dos parlamentares mais atuantes na Casa Legislativa. Em seu primeiro mandato, Rodrigo tem apresentado projetos de lei importantes para a sociedade petrolinense.

Ao todo, foram apresentadas e aprovadas 175 indicações, além de 36 requerimentos, 14 emendas no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual, dois decretos legislativos, 30 projetos de lei e 21 leis sancionadas.

Ao longo do ano, Rodrigo Araújo requereu a reabertura do posto de saúde do bairro Rio Corrente, solicitou a inclusão do “Forró da Espora” no calendário oficial de eventos da cidade, apresentou projeto de lei para que estudantes pudessem visitar a Câmara Municipal para entender funcionamento do Legislativo e para fechar estabelecimentos que promovam exploração infantil.

Ruy Wanderlei defende atuação de Miguel Coelho no interior de Petrolina

O líder da bancada de situação na Câmara de Vereadores de Petrolina, Ruy Wanderlei, falou sobre a atuação do prefeito Miguel Coelho em busca de recursos para o município. Segundo o parlamentar, o atraso no atendimento dos requerimentos dos vereadores acontece pelo fato de haver licitações para a aplicação dos recursos.

“Miguel tem se empenhado muito para trazer recursos, tem feito muitas viagens para Brasília. Há 15 dias ele esteve lá para buscar recursos para saúde e para pavimentação. É claro que somos cobrados, mas a resposta é lenta porque infelizmente tem algumas licitações e alguns impedimentos”, afirmou.

Sobre a falta de água no interior da cidade, Ruy afirmou que Miguel tem buscado soluções e que a Compesa tem deixado a desejar nos serviços prestados à Zona Rural.

“Creio que sobre os recursos para sanar a sede do povo do interior, ele dará uma resposta com ações, até porque já liberou a contratação de dez carros pipas. Os governos passados têm um déficit muito grande com essa constante falta d’água no interior da cidade. A Compesa precisa dar uma resposta mais rápida ao povo de Petrolina. A taxa de esgoto e a água são caras e não há nenhum retorno”, disse.