PT oficializa apoio a João Campos para o Governo de PE e nacionaliza palanque com foco em Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco oficializou, em reunião do diretório estadual neste sábado (28), o apoio à pré-candidatura do prefeito João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. O evento, que reuniu as principais lideranças da esquerda local, foi marcado por um tom de “unidade” e pela nacionalização do debate eleitoral.

Pré-candidato ao Senado, Humberto Costa (PT) afirmou que as eleições deste ano são um desdobramento direto da de 2022. Para ele, os quatro anos do governo de Jair Bolsonaro, a quem se referiu como “inominável”, destruíram as conquistas que foram construídas e afirmou que a vitória da chapa Lula (PT) e Alckmin (PSB) foi “fundamental”.

Humberto também destacou o protagonismo internacional do país sob a liderança de Lula, afirmando que a voz do presidente e a do Brasil “caminham no oposto” dos conflitos. “É importante manter esse projeto estratégico. Porque com essa união, com Lula presidente e com João Campos governador, Pernambuco pode muito mais. Você, João, já provou que é possível sempre fazer muito mais”, afirmou o pré-candidato.

Assim como Humberto, João Campos avaliou que a aliança entre Lula e Alckmin foi crucial para a preservação da democracia no Brasil. Ele também declarou que nenhum outro nome teria a capacidade de vencer aquele pleito. “Se a gente não tivesse vencido as eleições de 22, provavelmente um ambiente democrático como esse não estaria existindo”, disse.

Em seu discurso, Campos também rebateu questionamentos sobre a forte influência do “lulismo” em sua chapa e declarou: “Ainda bem que está lulista, porque eu sou lulista e não tenho nenhum problema em afirmar isso”. Segundo o pré-candidato, a chapa “sela uma coerência de campo político”. “Chegou a hora de a gente fazer por ele [Lula] o que ele faz pela gente. Porque mais uma vez, o Brasil precisa dele. Mais uma vez, a gente requisita a candidatura dele”, disse.

Críticas à oposição – Sem citar nomes, a chapa, que ainda está em definição, da pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), foi citada como sendo do “lado de lá”, referenciando a partidos da extrema direita. Marília Arraes (PDT), pré-candidata ao Senado, declarou que o governo estadual tenta uma aproximação oportunista com o Governo Federal por conveniência eleitoral. “Mesmo que o lado de lá finja que está em cima do muro ou até que declare apoio ao presidente Lula, pensando meramente no estelionato eleitoral, a gente vai fazer o povo diferenciar qual é o lado de lá e qual é o lado de cá”, afirmou a pré-candidata.

Diario de Pernambuco

João Campos e Tabata Amaral se casam em cerimônia prestigiada

A Praia de Carneiros recebe o que está sendo considerado o casamento do ano. O prefeito do Recife e pré-candidato ao governo estadual, João Campos, e a deputada federal Tabata Amaral, trocam o sim na tarde deste sábado (21) na Capela de São Benedito, no Litoral Sul. O noivo entrou na capela acompanhado da mãe, Renata Campos, ao som da música “De Janeiro a Janeiro”, enquanto a noiva surgiu ao lado do irmão, Allan, entrando ao som da marcha nupcial e, em seguida, com “Céu de Santo Amaro”.

Tabata usa vestido assinado pela estilista paulistana Julia Pak, com quem mantém relação próxima. Em suas redes sociais, a noiva já havia revelado que sempre teve a certeza de que Julia assinaria o vestido de seu casamento. Entre os padrinhos estão os irmãos do noivo: o deputado federal Pedro Campos, Eduarda, José e Miguel; além do vice-prefeito do Recife, Victor Marques. As madrinhas vestiram tons de rosa, laranja, vermelho e coral, enquanto os padrinhos usaram trajes em off white.

A entrada dos convidados na cerimônia contou com esquema especial de acesso: os convidados apresentavam um QR Code do convite e recebiam uma pulseiras de acesso. Após a celebração religiosa, os noivos recepcionam cerca de 500 convidados na Pousada Igrejinha de Carneiros, à beira-mar. Uma mesa de welcome drinks foi montada ao lado da capela para receber os convidados que participarão da celebração. A decoração minimalista tem itens em madeira, além de mini margaridas em diversas cores, que também compõem a decoração do bolo, assinado pela cake designer pernambucana Jéssica Pires, que foi posicionado de frente para o mar.

O enlace reúne nomes de peso da política nacional e local. Estiveram presentes o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin; os ministros José Múcio Monteiro (Defesa), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Wolney Queiroz (Previdência); os senadores pernambucanos Teresa Leitão e Humberto Costa; os deputados federais Carlos Veras, Felipe Carreras e Renildo Calheiros; os deputados estaduais Cayo Albino, líder da oposição na Alepe, e Júnior Matuto; o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca; e o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino.

Também prestigiaram a cerimônia o vereador do Recife e líder da base governista na Câmara, Samuel Salazar; a ex-vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão; e a prima do noivo e ex-deputada federal, Marília Arraes. No meio jurídico, marcaram presença o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Francisco Bandeira de Mello; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), conselheiro Carlos Neves; e a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

Diario de Pernambuco

Recife apresenta balanço do Carnaval 2026: 3,7 milhões de foliões nas ruas e R$ 2,8 bi injetados na economia

Cerca de 3,7 milhões de foliões marcaram presença no Carnaval do Recife 2026. Este foi um dos números apresentados pela Prefeitura no balanço geral da folia, nesta quarta-feira (18), no Paço do Frevo. Conforme os dados apresentados, R$ 2,8 bilhões foram injetados na economia local, gerando 60 mil empregos temporários.

Durante a apresentação dos números oficiais, a Prefeitura da Cidade do Recife destacou que houve uma ocupação da rede hoteleira de 97%, com 502.205 passageiros utilizando o Aeroporto dos Guararapes. Sobre a estrutura da festa, mais de três mil atrações se apresentaram nos 50 polos de folia. Conforme a PCR, 98% dos artistas são pernambucanos.

O balanço apresentado trouxe a informação que mais de 250 agremiações desfilaram pelas ruas e avenidas da cidade

Diario de Pernambuco

Prefeito do Recife faz as primeiras avaliações do Carnaval deste ano e estima recorde de público

Na última noite de shows do Carnaval do Recife, nesta terça-feira (17), o prefeito João Campos fez as primeiras avaliações da festa deste ano. Segundo o gestor, o público de 2026 deve superar os 3,5 milhões de foliões que circularam pelos mais de 50 polos espalhados pela cidade. “Vai ser o recorde histórico de público”, reforçou. “A certeza de uma festa bonita, democrática e organizada. Muitas famílias. Agora há pouco passei, por exemplo, pela Central das Mulheres, e uma família estava na Sala de Amamentação. Então imaginar estar num evento com um grande conjunto de pessoas e ter uma sala para amamentação faz muita diferença”, colocou.

O prefeito ainda destacou outros incrementos na festa deste ano, a exemplo da ampliação de serviços, como a Arena Gastronômica, que foi relocada para o Armazém 14, e a nova Central de Artesanato, além de investimentos em mobilidade e limpeza.

Mobilidade
“A abertura da Ponte Giratória funciona bastante. Ajuda também porque a gente conseguiu espalhar mais. Porque tem mais espaço e a gente potencializa as entradas. Antes tinha uma área menor utilizada. Jogamos os serviços para a Ponte Giratória, que deixa de ser uma entrada secundária, para ser uma das principais entradas hoje”, colocou. Os Estacionamentos Solidários também funcionaram, segundo Campos, gerando uma rotatividade de quatro carros por vaga ao longo da noite, passando de mais de 4 mil veículos por noite. “O Expresso Folia , aqueles que saem dos Shopping Centers, também rodaram bem”, concluiu.

Limpeza
A gente tem milhares de pessoas trabalhando , a gente faz a varrição e lavagem todos os dias”, garantiu. Ainda segundo o prefeito, logo pela manhã, a ilha já estava completamente limpa. “Um cenário muito diferente das outras cidades”, disse. “Esses toneis verdes, que são os lixos, são lavados todos os dias. A gente coleta o lixo, lava a lixeira e lava as ruas. Usamos sabão neutro e uma essência de eucalipto”, finalizou. O balanço completo das ações do Carnaval 2026 será divulgado nesta quarta-feira (18), às 11h, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.

Folha PE