Lula deve visitar Recife e Salvador em maratona de carnaval

Mirando as eleições de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai visitar as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife durante a semana de carnaval. Segundo informações do jornal O Globo confirmadas pelo Broadcast sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a intenção da maratona de viagens é mostrar vigor físico e fazer gestos de aproximação com aliados que vão concorrer aos governos estaduais. No Rio, no dia 15, Lula vai acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que vai disputar o Grupo Especial do carnaval carioca. O samba-enredo da agremiação faz uma homenagem ao presidente e também retrata a história da mãe dele, Dona Lindu.

Quando a escola estiver desfilando, o presidente estará no camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), que é pré-candidato ao governo fluminense. Lula e Paes são aliados e Lula espera ter ele no palanque, além de obter apoio do PSD carioca. O partido conta com três presidenciáveis após a filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nesta semanaNo Recife, Lula deve acompanhar o tradicional bloco do Galo da Madrugada no camarote do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que vai disputar o comando do Executivo pernambucano. No Estado, a situação eleitoral é complexa, já que o presidente quer ter tanto Campos quanto a governadora Raquel Lyra (PSD) no palanque. Os dois também querem contar com Lula nas campanhas deles.

Já em Salvador, é esperado que Lula esteja ao lado do governador e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), durante as festividades na capital baiana. Há também a expectativa de que ele esteja acompanhado dos dois pré-candidatos ao Senado do PT, o líder do Governo na Casa, Jaques Wagner, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O Globo

Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à Polícia Federal (PF) que investigue o possível monitoramento ilegal de integrantes do governo de João Campos, prefeito do Recife. Sorteado relator do caso no Supremo, Mendes determinou ainda que uma apuração conduzida pelo Ministério Público de Pernambuco seja paralisada, enquanto o caso é investigado em âmbito federal.

O alvo da espionagem teria sido o secretário municipal de Articulação Política e Social da prefeitura do Recife, Gustavo Queiroz Monteiro, e seu irmão, Eduardo, que é assessor da prefeitura. Segundo a acusação feita pela gestão municipal, os dois foram monitorados e seguidos por agentes da Polícia Civil do estado, sendo que um rastreador chegou a ser instalado em um dos carros utilizados pelo secretário.

A suposta espionagem teria avançado também no meio digital, por meio da coleta de dados, incluindo “rastreamento e o reconhecimento facial”, destacou Mendes em despacho publicado na sexta-feira (30). “Não se trata, aqui, de apuração dirigida e fundamentada, mas de requisição massiva e horizontal de dados que, por sua abrangência e falta de delimitação, evidencia a prática típica, como dito, de ‘fishing expedition’”, escreveu o ministro.

A expressão fishing expedition, em inglês, se refere à chamada pesca probatória, isto é, quando uma investigação busca indiscriminadamente e sem delimitação específica por algum crime que possa eventualmente ter sido praticado por um alvo. Essa prática é ilegal no Brasil. O caso ganhou notoriedade após uma reportagem da TV Record, veiculada na semana passada, segundo a qual o rastreador teria sido instalado no carro de Monteiro em setembro do ano passado.

“A utilização de instrumentos técnicos de vigilância com finalidade política, dissociada de qualquer controle judicial, representa não apenas um desvio funcional, mas uma afronta direta aos preceitos fundamentais de inviolabilidade da intimidade, da legalidade, da impessoalidade e da igualdade de condição em disputa eleitoral”, escreveu Mendes no despacho.
O ministro determinou que a PF apure se há “indícios mínimos” da prática de crimes por agentes do estado de Pernambuco.

O caso surge no momento de pré-campanha eleitoral no estado. Campos é pré-candidato ao governo de Pernambuco, devendo enfrentar a atual governadora e pré-candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD). Os dois disputam o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo de Pernambuco nega monitoramento ilegal de adversários e afirma que as ações da Polícia Civil foram regulares, tendo sido realizadas no âmbito de investigações criminais sobre supostos desvios na prefeitura do Recife.

Agência Brasil

Câmara do Recife vai analisar pedido de impeachment contra João Campos na próxima terça-feira

Plenário da Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife vai analisar, na próxima terça-feira (3), a admissibilidade do pedido de impeachment contra o prefeito da capital pernambucana e presidente nacional do PSB, João Campos. A matéria entra na pauta após a Procuradoria da Casa emitir parecer favorável à tramitação da denúncia.

O pedido foi protocolado após a repercussão envolvendo a nomeação de um servidor em uma vaga destinada a pessoa com deficiência (PCD), o que, segundo os autores da denúncia, poderia caracterizar crime de responsabilidade.

LEIA MAIS

MPPE cobra explicações da SDS sobre denúncia de espionagem contra secretário da Prefeitura do Recife

Um dia após ganhar repercussão nacional, a denúncia de suposta espionagem envolvendo um secretário da Prefeitura do Recife passou a ser oficialmente acompanhada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O órgão enviou um ofício à Secretaria de Defesa Social (SDS) solicitando informações detalhadas sobre a apuração do caso.

Em nota, o MPPE informou que tomou conhecimento dos fatos por meio da imprensa e, diante da gravidade das denúncias, decidiu formalizar o pedido de esclarecimentos. O Ministério Público, no entanto, não detalhou qual Promotoria ficará responsável pela análise das informações, nem antecipou eventuais medidas que poderão ser adotadas após a resposta da SDS.

LEIA MAIS

Prefeito João Campos afirma que denúncia de espionagem contra secretário não ficará impune

O prefeito do Recife, João Campos, afirmou de forma categórica que a grave denúncia de espionagem envolvendo um secretário municipal não ficará impune. A declaração foi feita após a repercussão nacional do caso, revelado em reportagem exibida no domingo pelo programa Domingo Espetacular, da TV Record.

A reportagem trouxe à tona a suspeita de que policiais civis de Pernambuco teriam monitorado ilegalmente um secretário da Prefeitura do Recife, com direito à instalação de rastreadores em veículos, sem autorização judicial. De acordo com as informações divulgadas, a ação teria sido articulada por um grupo formado por três delegados e sete agentes da Polícia Civil de Pernambuco, que trocavam mensagens em um grupo de WhatsApp para acompanhar a rotina do secretário e de um familiar ligado à administração municipal.

LEIA MAIS

Recife fecha outubro como a capital que mais criou empregos no Nordeste

O Recife fechou o mês de outubro como a capital nordestina com maior saldo de empregos formais. De acordo com dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a capital pernambucana registrou 4.039 novas vagas com carteira assinada, o que representa 38,11% de todo o saldo positivo de Pernambuco no período.

Com esse desempenho, o Recife também alcançou posição de destaque no cenário nacional, figurando como a quarta capital que mais gerou empregos no Brasil, atrás apenas de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

LEIA MAIS

Em primeiro show em Pernambuco da turnê “Tempo Rei”, Gilberto Gil recebe Alceu e Elba no palco

Aos 83 anos, Gilberto Gil vem rodando o Brasil desde março com sua turnê de despedida. No repertório, ele celebra seus mais de 50 anos de carreira, relembrando sucessos de diferentes fases. A abertura acontece sempre com “Palco”, que expressa tão bem o sentimento de renovação do artista ao encontrar seu público.

Após entoar “Banda Um”, Gil apresentou “Tempo Rei”, canção que dá nome à turnê. Na hora de “Eu Só Quero um Xodó”, composição dos pernambucanos Dominguinhos e Anastacia, a sanfona do sergipano Mestrinho. Gil fez questão de elogiar o músico de sua banda, que venceu o Grammy Latino na última semana, pelo álbum em parceria com Jota.Pê e João Gomes.

“Ele que já teve tantos mestres passa a ser ele mesmo mestre entre os mestres”, afirmou a estrela da noite. “Drão”, “Realce”, “Vamos Fugir” e “Expresso 222” também estiveram no repertório de Gil, que se apresentou acompanhado de alguns familiares em sua banda e backing vocals, como o neto João Gil e os filhos Nara Gil, Bem Gil e José Gil, além da nora Mariá Pinkusfeld.

Depois que as participações especiais se despidiram do palco, o show se encaminhou para o seu encerramento. Com “Emoriô”, “Esperando na Janela” e “Toda Menina Baiana”, Gil finalizou uma noite de celebração coletiva. O ciclo de apresentações no estado conta ainda com outras duas datas: domingo (23) e a próxima sexta-feira (28).

Folha PE

Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos

Morreu no Recife, aos 42 anos, a cantora de brega e forró Vanessa Rios, ex-vocalista de bandas como Kitara, Capim Com Mel e Forró do Muído. A informação foi confirmada, neste domingo (26), pelo grupo Capim com Mel. Segundo a banda de forró, a artista estava internada no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade, onde se tratava de um câncer pulmonar. Ela faleceu na noite do sábado (25).Vanessa deixa uma filha de 16 anos.

O velório de Vanessa Rios está marcado para a terça-feira (28), a partir das 10h, no Cemitério Memorial Guararapes, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.A cantora cresceu em Candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Em 2014, participou do concurso promovido pela TV Globo e foi escolhida como vocalista da banda Kitara após a saída de Carla Alves (veja vídeo acima).

Em abril deste ano, Vanessa relembrou a participação vitoriosa no concurso, em uma entrevista para o especial de 60 anos da TV Globo exibido pelo NE1. “Voltou, assim, o filme de quando eu ganhei, né? É muito emocionante você cantar uma música e ter a resposta do público”, disse.

Nas redes sociais, a banda Capim com Mel afirmou que agradece a Vanessa “pelo profissionalismo, dedicação e legado deixado”. Em outra postagem, o vocalista da Kitara, Rodrigo Mell, também lamentou a morte da ex-companheira de banda. “Você foi uma verdadeira campeã nessa vida. Que Deus te receba em paz”, escreveu.

A banda Forró do Muído publicou uma foto de Vanessa com a frase: “Deixamos aqui o nosso profundo pesar por essa artista incrível que já fez parte da história do Forró do Muído”.

G1 Pernambuco

Suspeito de integrar ‘Quadrilha da Hilux’ é preso arrombando carros no estacionamento do Aeroporto do Recife

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante enquanto tentava arrombar carros dentro do estacionamento do Aeroporto Internacional do Recife, localizado no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Imagens enviadas à TV Globo mostram ele e outro homem circulando e se aproximando de vários automóveis no local (veja vídeo acima).

Segundo relatório da Polícia Civil, ao qual o g1 teve acesso, ele é suspeito de integrar a “Quadrilha da Hilux”, uma organização criminosa especializada em roubo de carros em aeroportos, supermercados e shoppings de várias cidades do Nordeste. As imagens mostram dois homens circulando pelo aeroporto. Um deles está de camiseta e bermuda pretas. Outro, com uma camisa vermelha, bermuda azul e boné. Eles andam de um lado para o outro e se aproximam de vários carros. No vídeo, não é possível ver nenhum veículo sendo levado pela dupla.

O suspeito preso foi abordado na sexta-feira (24) pela equipe do próprio estacionamento tentando arrombar um veículo da marca Chevrolet Onix. Ele apresentou um documento de identidade falso no nome de outra pessoa. Com ele, foram encontrados: dois cartões de crédito no nome de uma terceira pessoa; uma chave de fenda; e o RG falsificado com número da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

Em nota, a Polícia Civil disse que o homem foi autuado pelos crimes de tentativa de furto; falsa identidade, crime no qual alguém tenta se passar por outra pessoa; e falsidade ideológica, quando alguém insere dados falsos em um documento. Os policiais também identificaram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele também foi preso com base nesse processo. A polícia não informou a que crime o homem responde nesse caso.

G1 Pernambuco

Metrô do Recife: Trem pega fogo e Linha Centro é paralisada

Um incêndio resultou na paralisação total da Linha Centro do Metrô do Recife, no início da tarde deste sábado (25). Vídeos que circularam nas redes sociais mostram trem pegando fogo e passageiros descendo às pressas para os trilhos. Ninguém se feriu. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o sistema não retoma mais neste sábado.

O trem pegou fogo entre as estações Curado I e Alto do Céu, no Ramal Centro. A CBTU informou que o incêndio foi causado por um curto-circuito de fora para dentro. Os próprios passageiros forçaram a abertura das portas e seguiram a pé pelos trilhos até a estação seguinte.

“Os caras arrombaram a porta. Estou me tremendo”, diz uma passageira em um vídeo que circula nas redes sociais. Nas imagens, é possível perceber uma fumaça escura saindo da composição. “Está pegando fogo aqui. Desce minha gente. Meu Deus, que agonia agora”, diz uma mulher enquanto os passageiros pulam apressados de um vagão.

A suspeita é que o trem deverá sofrer perda total. Um outro trem, em Jaboatão dos Guararapes, também quebrou devido à pane, mas não houve incêndio. O Ramal Sul, que tem sistema independente, segue funcionando normalmente.

Diario de Pernambuco

Autoescolas de Pernambuco anunciam protesto no Recife contra novas regras da CNH nesta quinta (23)

Os Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (CFCs) pretendem realizar protesto às ruas do Recife, nesta quinta-feira (23).

O comunicado, feito pelo sindicato da categoria, destaca que o movimento vai ser pacífico e em defesa da obrigatoriedade das autoescolas e da valorização dos profissionais que atuam na formação de novos motoristas.

LEIA MAIS

Prefeitura do Recife inspira e impulsiona parceria entre UFPE e Ministério dos Transportes em projeto de inovação de R$ 3 milhões

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, articulou uma nova parceria entre o Ministério dos Transportes e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), via Centro de Informática (CIn).

A iniciativa resultou na assinatura de um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de cerca de R$ 3 milhões, que viabiliza o projeto “Inovação Aberta para o Setor de Transportes”, com execução prevista entre outubro de 2025 e março de 2027.

Reconhecida nacionalmente pelas experiências bem-sucedidas em tecnologia e inovação na gestão pública, a Prefeitura do Recife foi referência e inspiração para o Governo Federal, que buscou na capital pernambucana exemplos e recursos para impulsionar a transformação digital no setor de transportes.

LEIA MAIS

Estudantes do Recife conquistam ouro e vão representar Pernambuco na Olimpíada Brasileira de Robótica

A equipe Futurebot, da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada durante o Festival de Programação e Robótica do Recife (FPR) 2025. A vitória, alcançada na sexta-feira (29), garantiu aos estudantes Heitor Arantes e Adrielisson Lucas a classificação para a fase nacional, marcada para o segundo semestre, no Espírito Santo.

O festival foi sediado no Recife Expo Center e reuniu, ao longo de quatro dias, competições, oficinas e atividades voltadas para tecnologia e inovação. Na disputa da OBR, os estudantes da Futurebot venceram na categoria Resgate – Nível 1, resultado de meses de preparação.

Além da Futurebot, outras escolas da Rede Municipal também se destacaram. A equipe MMC3PO, da Escola Municipal Mário Melo, recebeu o troféu de Melhor Escola Pública. Já a equipe Robots, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, foi premiada na categoria Robustez.De acordo com Marcelo Dantas, gerente geral de Inovação na Educação do Recife, o festival buscou estimular o aprendizado em tecnologia e programação, além de promover o trabalho em equipe entre os estudantes.

Diario de Pernambuco

Petrolina é destaque em encontro sobre Governança Municipal em Recife

O vice-prefeito de Petrolina, Ricardo Coelho, representou o prefeito Simão Durando no encontro promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Recife. Na ocasião, o município de Petrolina recebeu o troféu de prata na colocação do grupo 7 do Índice de Governança Municipal (IGM), entre os municípios acima de 100 mil habitantes, consolidando ainda mais seu destaque em gestão pública.

O Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) é uma ferramenta estratégica criada pelo Conselho Federal de Administração para avaliar finanças, gestão e desempenho dos municípios brasileiros. O objetivo é oferecer informações qualificadas que ajudem a aprimorar a gestão pública e a melhorar os serviços prestados à população.

No evento, foram debatidas boas práticas de administração e estratégias para modernizar a gestão municipal. Segundo Ricardo Coelho, o prêmio e o índice são uma bússola importante para avançar na qualidade da gestão. “Petrolina já é reconhecida pelo planejamento e seriedade com que administra seus recursos. Participar desse debate reforça nosso compromisso de continuar inovando e servindo de referência em governança pública.”

Ascom

Clarissa Tércio denuncia ditadura do STF em manifestação histórica no Recife

A deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE) participou da manifestação “Reaja, Brasil”, realizada neste domingo (03), no Recife. O ato reuniu milhares de pessoas na Avenida Boa Viagem e também em todo o país, em um forte protesto contra os abusos do Supremo Tribunal Federal e em defesa da liberdade de expressão, da Constituição e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante o evento, Clarissa discursou no trio elétrico e foi ovacionada pela multidão ao cobrar com veemência o impeachment do ministro Alexandre de Moraes e criticar a sua conduta na Corte. Antes de discursar, num gesto emocionante, a população fez uma oração pela deputada.

LEIA MAIS
34567