Livro apresenta textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Escrito por crianças palestinas, o livro Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos traz artigos e ilustrações produzidos dentro de oficinas em diversos territórios da Palestina. “O objetivo deste projeto é sensibilizar as infâncias e juventudes no Brasil para a situação palestina, criando solidariedade, empatia, questionamento e consciência”, escreveu, em nota, o coletivo Editoras Pela Palestina.

O livro já está à venda no Brasil e todo o lucro obtido será revertido ao Instituto Tamer, que realiza atividades ligadas à educação e cultura na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. A versão brasileira pode ser adquirida exclusivamente no site Palavras. O processo de criação de Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos contou com apoio do escritor palestino Hani al-Salmi e com a artista Hana Ahmad, que conduziram mais de 80 crianças a refletir, dialogar e escrever suas experiências profundas e íntimas.

Os textos foram compartilhados com outras crianças em Jerusalém e Hebron, o que permite o contato de diversas regiões da Palestina, algo difícil de acontecer em meio aos bloqueios de acesso promovidos por Israel. A ideia do projeto é mostrar a vivência das crianças palestinas, contadas por elas mesmas. A diretora editorial da Tabla, Laura Di Pietro, aponta que é muito importante ouvir as vozes palestinas.

“Só quem está ali pode dizer ou saber o que profundamente acontece, […] como é o dia a dia. Esse livro traz as vozes das crianças, dos organizadores que trabalham com essas crianças. Gaza sempre foi atacada, violada, guerreada. Está mais do que na hora de escutar os ]palestinos em todas as suas manifestações,” explica. A Tabla é uma editora especializada em publicações de livros árabes

Série
Não Vou Escrever Poesia e Outros Textos, é o terceiro da série Crianças do Mar e das Laranjas, que conta com os volumes Lembranças das Crianças do Mar, publicado em 2014, e O que Aconteceu com o Eid?, de 2022. A série busca capturar as experiências das crianças com a violência e com a guerra.

Agência Brasil

Juá Literária: último dia de programação apresenta leitura, canções e envolvimento do público na Carreta Literária

Juazeiro se despede da programação do Festival Juá Literária neste sábado (25), envolta por um abraço coletivo de arte, poesia e afeto. A cidade respirou literatura em cada esquina e em cada palco que se deixava levar pelas histórias, canções e apresentações da maior feira literária do Nordeste. Estacionada como um farol de imaginação, a Carreta Literária, parte do evento, se tornou um verdadeiro mundo de encantamento com mais de mil visitantes por dia.

A biblioteca itinerante que, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e a Editora IMEPH, transformou o espaço público em uma celebração viva da leitura. Durante quatro dias de programação intensa, cerca de 4 mil visitantes participaram das atividades, embarcando em histórias que falavam de pertencimento, identidade e sonhos.

Autores como Manuel Cavalcante, Bia Marinho, Alana Andrade, Thami Cavalcanti e Lenice Gomes guiaram essas jornadas literárias, conduzindo crianças como a estudante Radassa, de 10 anos, a um mergulho profundo nas palavras e no poder transformador da arte e da conscientização. “Eu cheguei aqui e me chamaram para ler o livro “A Lei da Maria da Penha em Cordel, ao lado do autor Tião Simpatia. Eu subi lá para ler e foi muito bom. Esse é um livro que fala sobre a força das mulheres e foi muito emocionante, muito legal”, comentou Radassa.

A programação do último dia também trouxe muita música na Carreta Literária com o Rap nordestino da P1 Rappers. Euri Mania e DJ Werson agitaram o público com canções das ruas e das raízes, integrando o espaço multidiverso da Carreta Literária.  Euri também falou sobre a contribuição no trabalho cenográfico realizado no evento. O multiartista explicou que cada detalhe foi pensado para dialogar com as cores da marca Juá Literária e, ao mesmo tempo, expressar o toque humano de quem constrói a beleza com as próprias mãos.

“A ideia era trazer uma cenografia colorida que dialogasse com a marca, com as cores do evento e uma cenografia que abraçasse. Nos espaços que a gente fez a cenografia, conseguimos trazer um pouco dessa arte através da poesia, com os desenhos e fizemos uma arte palpável, concreta também. Isso é muito importante”, explicou o multiartista.

Ascom

Aeroporto de Petrolina amplia impacto social com novo projeto esportivo para crianças e adolescentes

O Aeroporto de Petrolina, administrado pela Motiva Aeroportos, segue fortalecendo sua atuação social no município com a chegada de mais um projeto voltado à comunidade. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura (IBEEC), crianças e adolescentes de 7 a 15 anos terão acesso a aulas gratuitas de futsal, vôlei e basquete, no contraturno escolar, em dois núcleos da cidade.

As atividades serão realizadas no Parque Municipal Josepha Coelho (Maria Auxiliadora) e no Ginásio da Praça da Juventude (João de Deus). Além de estimular a prática esportiva, o projeto busca promover valores como disciplina, respeito, inclusão e trabalho em equipe, contribuindo para a formação cidadã dos participantes.

A chegada do IBEEC a Petrolina soma-se a outras iniciativas já apoiadas pelo aeroporto. Em maio deste ano a cidade recebeu o projeto Cultivar Esportes com aulas graatuitas de judô e voleibol para 140 crianças da rede pública de ensino. No início de agosto, foi a vez do programa Caminhos para a Saúde, que levou para a comunidade beneficiada mais uma edição de atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar.

Agora, com o apoio ao Centro de Excelência no Esporte XIII (CEE XIII), idealizado pelo IBEEC, o Aeroporto de Petrolina reforça ainda mais o compromisso em ir além da gestão aeroportuária, investindo no desenvolvimento social das comunidades do entorno. O projeto é viabilizado por meio do Ministério do Esporte e da Lei de Incentivo ao Esporte, além do patrocínio da Motiva Aeroportos, do Instituto Motiva e da Meta.

Para o gerente do Aeroporto de Petrolina, Jamerson Vasconcelos, cada nova ação amplia o impacto do aeroporto na vida das pessoas. “Nos últimos meses, tivemos a oportunidade de levar saúde, lazer e esporte para centenas de pessoas da nossa cidade. Agora, com a chegada do IBEEC, ampliamos esse alcance e mostramos que nosso compromisso vai muito além das operações aéreas. Queremos estar próximos da comunidade, oferecendo oportunidades que transformam vidas e contribuem para um futuro mais inclusivo e cidadão”, destaca.

Locais de aulas em Petrolina:
1. Parque Municipal Josepha Coelho – Rua Adelina Santana, 2, Maria Auxiliadora, Petrolina
2. Ginásio da Praça da Juventude – Av. Maria Aila da Silva, s/n, João de Deus, Petrolina
Inscrições: diretamente nos locais de aula ou pelos contatos dos professores

Ascom

Preso, Hytalo Santos é alvo de nova acusação grave que envolve menor

Hytalo Santos foi alvo de mais uma acusação grave. Ex-amigo do influenciador, Erick Santos revelou que ele dopava uma adolescente que costumava aparecer em seus vídeos para poder sair sem a companhia dela. Hytalo está preso após o youtuber Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, denunciar a exploração de menores em um vídeo que alcançou 47 milhões de visualizações.

Erick, que também é influenciador, deu uma entrevista ao Profissão Repórter, da TV Globo, e contou que Hytalo usou o medicamento Dramin para dopar a jovem durante uma viagem a São Paulo (SP), em 2020.

“Ninguém nunca sabia qual era a verdadeira idade dela. Uma hora tinha 15, outra já tinha 16. A menina claramente com cara de criança”, contou Erick. Segundo ele, a menor foi dopada e deixada sozinha em uma casa na capital paulista. “O que o Hytalo nos passava é que: ‘Quando a gente for jantar, coloca três dramins [medicamento para enjoo que dá sono] no suco dela, porque ai vai dar um sono e quando ela dormir a gente sai escondido’”. Além disso, Erick apontou a possível motivação de Hytalo: “Isso porque ela tinha muita vontade de ir para os lugares que ela não entraria”.

Presos há 12 dias, Hytalo Santos e o marido, Israel Natã, conhecido como Euro, são alvo de uma investigação do Ministério Público Paraíba (MPPB) que apura os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil. O influenciador é investigado por duas ações do órgão, além de uma apuração do Ministério Público do Trabalho. A prisão dele e do marido envolveu o MPPB em atuação conjunta com o MPT, a Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal. O caso ganhou veio à tona após um vídeo feito pelo influenciador Felca, que denunciou a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais. Felca reproduziu vídeos feitos pelo influenciador investigado, nos quais aparece com menores de idade em supostos contextos sexuais.

A Tarde

Fórum reúne sociedade e poder público para discutir direitos de crianças e adolescentes em Petrolin

Garantir que cada criança e adolescente tenha seus direitos respeitados exige diálogo, planejamento e participação social. Com esse propósito, Petrolina realiza na quarta-feira (30), o Fórum do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes, um espaço aberto à escuta, reflexão e deliberação sobre políticas públicas voltadas à infância e adolescência. O encontro acontecerá das 8h às 12h30, no auditório do Transforma Petrolina, que fica no Parque Josepha Coelho.

A programação prevê debates sobre os avanços conquistados e os desafios ainda existentes na execução do Plano Decenal Municipal, além de momentos de construção coletiva para a revisão do documento. A presença de gestores, conselheiros, profissionais da rede de proteção, organizações sociais e adolescentes é essencial para garantir que o plano reflita a realidade local e promova ações efetivas.

A realização é da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O evento conta também com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, reforçando a importância do trabalho conjunto na defesa e promoção dos direitos de meninas e meninos.

Ascom

Editorial: São João – cuidado redobrado com a saúde das crianças e idosos

O mês de junho chegou trazendo alegria, cores e tradições das festas de São João em todo o Nordeste. Mas, junto com os festejos, também chega um período que exige atenção especial com a saúde, sobretudo das crianças. O Hospital Dom Malan emitiu um alerta importante sobre o aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, como as chamadas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

De fevereiro a maio deste ano, mais de 4 mil atendimentos por doenças respiratórias foram registrados somente no Pronto Socorro Infantil (PSI) do Dom Malan. Os principais responsáveis por essas infecções são os vírus Influenza A e B e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), este último sendo o principal agente causador de infecções graves nas vias aéreas de crianças pequenas. O quadro é sério, e muitos casos evoluem para internações em leitos de terapia intensiva (UTI).

Os médicos do Hospital Dom Malan alertam os pais e responsáveis para os sinais iniciais das síndromes respiratórias em crianças. Segundo eles, os sintomas podem começar de forma leve, com coriza e febre, mas podem evoluir rapidamente para quadros mais graves, como cansaço excessivo, respiração ofegante, sonolência e desidratação. Diante desses sinais, a recomendação é buscar atendimento hospitalar imediato. Ainda em casa, é possível adotar cuidados como lavagem nasal, hidratação constante e o uso de analgésicos indicados por um profissional de saúde.

Além do cuidado com os sintomas, o foco principal deve ser a prevenção. E em tempos de festas populares, como o São João, isso exige atenção redobrada. É importante evitar expor as crianças a aglomerações, reduzir o contato com pessoas gripadas, manter uma alimentação saudável, garantir a hidratação constante e, acima de tudo, manter a caderneta de vacinação em dia, especialmente com a vacina contra a gripe (Influenza), que pode prevenir casos mais graves.

Neste período, também é essencial atenção à fumaça das fogueiras, que faz parte da tradição junina, mas que agrava quadros respiratórios. A exposição ao fogo deve ser evitada, especialmente por crianças e idosos, que são os mais vulneráveis a crises respiratórias.

Que este São João seja, sim, de muita alegria, forró e reencontros, mas que seja também de cuidado, proteção e prevenção. A saúde dos nossos pequenos deve estar em primeiro lugar. Com responsabilidade e atenção, é possível celebrar nossas tradições sem descuidar do bem mais precioso que temos: a vida.

Waldiney Passos

Protesto silencioso homenageia crianças mortas em Gaza

Manifestantes realizaram protestos em Tel Aviv, Israel, em frente ao quartel das Forças de Defesa do país neste sábado (17/5). O protesto ocorreu em silêncio, com velas e fotos de crianças de Gaza mortas desde a retomada das ofensivas de Israel contra o grupo palestino Hamas.

De acordo com a mídia local, o protesto é semanal e ocorre no trajeto da Praça Habima até a Rua Begin.Nas imagens, é possível ver os manifestantes caminhando e segurando fotos de crianças mortas durante os ataques israelenses à Faixa de Gaza.

Metrópoles

Prefeitura de Juazeiro realiza a Caminhada Faça Bonito Em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

No próximo dia 20 de maio, terça-feira, a cidade de Juazeiro realizará a tradicional Caminhada Faça Bonito, uma ação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre os direitos das crianças e adolescentes e a importância da proteção contra a violência. A caminhada visa reforçar o compromisso de todos com a garantia dos direitos infantojuvenis e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes.

A concentração será na Praça Dedé Caxias, às 15h, e seguirá até a Orla 2, onde o evento será encerrado com uma série de atividades e mensagens de sensibilização. A ação é aberta à participação de toda a comunidade, com um convite especial para as instituições que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente.

Para a diretora de proteção especial, Fátima Carvalho, a caminhada também é uma oportunidade para unir forças em torno de um tema de extrema importância: o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“O movimento Faça Bonito, que é realizado em diversas cidades brasileiras, reforça a luta por um futuro livre de abusos e exploração para a população infantojuvenil”.

Todos os cidadãos, profissionais da educação, saúde, assistência social e organizações da sociedade civil estão convidados a se unir a esta mobilização. Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e protegida para nossas crianças e adolescentes.

Evento: Caminhada Faça Bonito
Data: 20 de maio de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h
Local de concentração: Praça Dedé Caxias, Juazeiro
Encerramento: Orla 2 de Juazeiro

Ascom

Editorial – Maio Laranja: Um alerta urgente contra o abuso sexual infantil no Brasil

A cada 15 minutos, uma criança é vítima de abuso sexual no Brasil. O dado, assustador e vergonhoso, consta no mais recente Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. O país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de exploração e abuso sexual infantil, com mais de 500 mil casos notificados. Pior ainda: estima-se que apenas 7% dos casos sejam de fato denunciados. O silêncio, a impunidade e o medo são cúmplices desse crime hediondo, que destrói vidas ainda em formação.

Os números escondem histórias de dor que, na maioria das vezes, acontecem onde deveria haver segurança: dentro de casa. Segundo o Ministério da Saúde, 68% dos agressores são familiares ou pessoas próximas à vítima. E 70% dos abusos ocorrem no próprio lar. As meninas são as principais vítimas, embora meninos também sofram – muitas vezes em silêncio, devido ao estigma.

É preciso compreender que o abuso sexual infantil vai muito além da agressão física. Fazer uma criança assistir a conteúdo pornográfico, manipulá-la emocionalmente, expô-la a situações constrangedoras, tudo isso também é abuso. A perversidade não está apenas no ato explícito, mas em todo e qualquer comportamento que instrumentalize a inocência da criança em prol do prazer de um adulto.

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Laranja, um movimento nacional que busca conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas essa não pode ser uma luta de um mês. É uma causa permanente, que exige atenção diária, ação coordenada e responsabilidade coletiva.

A proteção da infância não é responsabilidade apenas dos pais ou cuidadores. Cada adulto tem o dever moral e legal de estar atento. Se você suspeita de um caso de abuso e não denuncia, pode responder judicialmente por omissão de socorro. A omissão alimenta o ciclo da violência. O silêncio é cúmplice da dor.

Precisamos falar sobre esse tema, romper tabus, educar nossas crianças, capacitar profissionais da saúde, da educação e da segurança pública. É urgente construir uma cultura de acolhimento, escuta e proteção. O Brasil não pode mais conviver com a naturalização da violência sexual infantil. Proteger a infância é garantir o futuro.

Maio Laranja não é apenas uma campanha – é um grito de socorro em nome de milhares de vozes que ainda não conseguem falar. Que a sociedade ouça, acolha e aja. Porque uma infância violada é uma vida marcada para sempre.

Waldiney Passos

Criança leva cocaína para escola pensando que é doce, e PM é acionada

Pelo menos 20 crianças foram encaminhadas para uma unidade de saúde em Itamonte, no Sul de Minas Gerais, com suspeita de ingestão de cocaína nesta sexta-feira (21). Os menores de 4 e 5 anos tiveram acesso à substância quando uma colega de 4 anos levou 16 papelotes, achando que era doce.

A Polícia Militar de Minas Gerais informou que uma professora chamou a corporação após ouvir duas alunas dizendo que o “papelzinho” que uma colega tinha dado estava ruim. Quando a professora pediu para a criança mostrar o que a amiga lhe deu, a menina mostrou um objeto parecido com um papelote de droga.

A professora perguntou à menina e ela disse que os pacotes estavam na casa do pai e que ele havia dado para ela. A criança e o “papelzinho” foram levados para a diretoria. Depois, a professora encontrou mais seis pacotes na mochila e nove debaixo da cadeira. Segundo a polícia, sete pacotes estavam cheios e lacrados, e nove estavam parcialmente usados.

O pai da criança foi até a escola antes da polícia ser chamada. No local, ele tirou o produto da mão de uma coordenadora e fugiu. Pouco depois, o tio da criança chegou, desacatou duas conselheiras tutelares e levou a sobrinha embora. Ele foi encaminhado para a delegacia onde assinou Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e foi liberado.

A polícia realizou buscas para localizar e prender o pai da criança, mas até a publicação desta matéria, ele ainda não havia sido encontrado. Amostras foram coletadas das crianças que tiveram contato com a menina que trouxe a substância, para verificar se houve inalação ou ingestão do produto. As crianças estão sendo acompanhadas pelos responsáveis.

Diario de Pernambuco

 

Pais que não vacinam filhos contra Covid-19 podem ser multados, diz STJ

Pais ignoraram recomendação de vacinação contra a Covid-19 e avisos do conselho tutelar e do Ministério Público

A recusa dos pais a vacinar os filhos contra a Covid-19 representa descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar, o que autoriza a aplicação de multa.

Essa conclusão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a punição de três salários mínimos imposta a uma família que se recusou a vacinar a filha de 11 anos, em 2022.

A falta de vacinação da criança foi identificada na escola municipal que ela frequentava. A instituição avisou os pais, bem como o conselho tutelar, mas os genitores se recusaram a encaminhá-la à imunização.

O Ministério Público do Paraná também fez a notificação dos pais. Em resposta, eles apresentaram atestado médico de contraindicação à aplicação da vacina.
No entanto, a equipe técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MP-PR analisou o caso e concluiu que a contraindicação foi indevida.

Isso porque o médico que a lavrou não se guiou pelas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e/ou da Sociedade Brasileira de Imunizações, nem se apoiou em literatura médica.

Assim, houve aplicação da multa no valor de três salários mínimos.

Combate à Covid-19

O caso gerou uma representação por infração administrativa, que culminou na aplicação da multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.

Essa infração se baseia no artigo 14, parágrafo 1º, do ECA, segundo o qual é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

A vacina contra a Covid-19 foi recomendada por autoridades federais, estaduais e municipais como forma de conter os avanços da pandemia que paralisou o mundo em 2020.

Multa mantida

Os pais recorreram ao STJ, sem sucesso. Relatora do recurso especial, a ministra Nancy Andrighi observou que a decisão do TJ-PR de manter a multa está de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Ainda em 2020, o STF concluiu que o Estado pode determinar que a vacinação da população é obrigatória, inclusive contra a Covid-19, afastando, porém, medidas invasivas como o uso da força para exigir a imunização.

Médico de 81 anos suspeito de estuprar pacientes crianças é detido em Pernambuco

O médico pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, procurado pela  Polícia Civil da Paraíba por responder por estupro de crianças que eram suas pacientes, foi preso em Pernambuco na manhã desta sexta-feira (7). Ele era procurado pela  Justiça desde 5 de novembro de 2024, quando a Polícia tentou cumprir um mandado de prisão preventiva, mas não o encontrou em casa.

O médico estava foragido desde então e, na quarta-feira (5), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) emitiu um novo pedido de prisão preventiva contra Fernando Cunha. A primeira denúncia formal contra o médico aconteceu em 25 de julho de 2024 e partiu de uma mãe que estava no consultório e teria percebido que o médico havia tocado nas partes íntimas da filha. Após isso, ela retirou os dois filhos do local e foi até uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência.

Depois desta denúncia, outras vítimas recorreram às autoridades para acusar o médico das mesmas práticas. Um dos casos envolve uma sobrinha do profissional, que alega que foi violentada em 1991. As investigações da polícia apontaram que Fernando Cunha Lima atendia a maioria das vítimas desde bebês e era considerado um profissional de confiança pelas famílias. Ele atendia os pacientes em uma clínica particular no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.

O médico foi denunciado, inicialmente, pelo Ministério Público por quatro crimes cometidos contra três crianças, mas novas denúncias elevaram o número de vítimas para seis. Hoje, ele responde a dois processos, sendo um com quatro vítimas e outro com duas vítimas. Desde o início das investigações, a polícia e o Ministério Público da Paraíba pediram a prisão do médico, mas tiveram todas as solicitações negadas. Somente em novembro do ano passado, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiram acolher o recurso do MP de forma unânime e determinaram a prisão do profissional.

A defesa do médico pretende dar entrada em um habeas corpus. Além disso, os advogados pretendem transferir a prisão de Fernando Cunha para a Paraíba.

Diario de Pernambuco

Avô é suspeito de estuprar duas netas na zona rural de Araripina

A Polícia Civil está investigando um possível caso de estupros de vulnerável na Serra de Simões 2, na zona rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco. Segundo o Boletim de Ocorrência do 9ª CIPM, que registrou o caso na terça-feira (4), a suspeita é que o avô abusa de duas netas.

O registro da PM mostra que, segundo a tia das vítimas, o avô abusa sexualmente das netas por anos, tocando as partes íntimas e tendo conjunção carnal. As meninas teriam sido ameaçadas pelo suspeito, para não revelar nada a ninguém.

Na noite da segunda-feira (3), o pai das meninas flagrou o suspeito entrando no quarto das crianças, mas o homem teria se assustado ao perceber que havia alguém acordado e se escondeu. Ao amanhecer, o pai ligou para o suspeito, que já havia saído da casa, e disse que viu o que ele estava fazendo na noite e que denunciaria o caso.

Após a denúncia, a polícia foi até a casa do suspeito, que não estava no local. As vítimas acompanhados dos respectivos responsáveis foram encaminhadas a delegacia municipal de Araripina.

G1 Petrolina

Petrolina dá início a 9ª edição da Semana do Bebê

A Prefeitura de Petrolina inicia, nesta segunda-feira (25), a 9ª edição da Semana do Bebê. O evento terá sua abertura na EMEIT do bairro Nova Petrolina e as ações se estendem até quinta-feira (28), com diversas atividades voltadas para crianças de 0 a 6 anos, gestantes e suas famílias. A programação é realizada em parceria com as Secretarias de Saúde (SESAU), Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).

A Semana do Bebê é uma ação promovida pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que visa chamar a atenção para os direitos das crianças de 0 a 6 anos e garantir o acesso a serviços essenciais para o seu desenvolvimento. Durante essa semana, diversas atividades serão realizadas com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da primeira infância.

O evento é focado em promover ações que envolvem saúde, educação, cultura, e assistência social, sempre com a intenção de assegurar um desenvolvimento integral e sem discriminação para as crianças dessa faixa etária.

Dentro da programação de abertura estão: apresentações culturais, atendimentos médicos, vacinação, escovação e aplicação de flúor, orientação nutricional e atualização do Cadastro Único. Em Petrolina, o evento ocorre anualmente, com uma programação que envolve oficinas, palestras, atividades culturais e ações de conscientização para gestantes, famílias e profissionais que atuam na primeira infância.

Débora Sousa/Asom Secretaria de Saúde

Em comemoração ao mês das crianças, Camerata 21 de Setembro prepara programação especial 


A prefeitura de Petrolina, em parceria com a Fundação Nilo Coelho, através da Secretaria executiva de Cultura, tem desenvolvido ações que aproximam a comunidade da arte e música. Em comemoração ao mês das crianças, a Camerata 21 de Setembro preparou uma programação especial, o Concerto Cine Anime.

Serão duas apresentações nos próximos dias, que farão uma viagem pelos clássicos infantis nacionais e da pop arte, com músicas para todas as gerações, um espetáculo emocionante, criativo e envolvente para todas as idades. A entrada é gratuita.

Programação:
27/10 – 10h
Local: Parque Municipal Josepha Coelho

30/10 – 19h
Local: Auditório da Fundação Nilo Coelho

Ascom

1234