Caminhoneiros ameaçam greve por conta de preços dos combustíveis

Em meio a uma grande crise de aumento nos preços dos combustíveis nos últimos dias, os caminhoneiros que atuam no transporte de cargas no Brasil alertaram o Palácio do Planalto para um risco de greve nacional. O setor relatou grandes aumentos considerados abusivos nas bombas em várias regiões do país, incluindo a Bahia.

Denúncias ao governo
Entre as denúncias enviadas ao governo, estão reajustes entre R$ 0,20 e R$ 0,60 por litro de diesel em cidades do Centro-Oeste. Em um documento enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta-feira, 11, a ABRAVA apontou “evidências de práticas abusivas por parte de distribuidoras de combustíveis”. Além disso, a entidade ainda pede isenção temporária de tributos e a abertura de diálogo com governadores para discutir a suspensão do ICMS sobre o diesel, conforme a CNN Brasil.

Acionamento da Justiça
Na quinta-feira (12), a entidade informou ter acionado a Justiça contra distribuidoras que elevaram preços sem que houvesse, até o momento, anúncio de reajuste pela Petrobras.

A Tarde

Caso Marielle: Moraes autoriza transferência de Brazão e Rivaldo Barbosa para prisão no Rio

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a transferência de Domingos Brazão e de Rivaldo Barbosa para o Complexo Penitenciário de Gericinó, no Rio de Janeiro. Eles foram condenados em fevereiro pelo assassinato da vereadora Marielle Franco. A decisão foi tomada na sexta-feira, 13, e entrou no sistema do STF neste sábado (14). Atualmente, ambos cumprem as penas em presídios federais. Brazão está detido em Porto Velho (RO) e Barbosa em Mossoró (RN).

Eles foram presos preventivamente em 2024 e encaminhados ao sistema penitenciário federal, com regras mais rígidas, para não interferirem nas investigações. Depois do julgamento no mês passado, as defesas argumentaram que esse risco não existe mais, justificativa aceita por Moraes.

“Ausentes os elementos excepcionais que antes recomendavam o rigor do Sistema Penitenciário Federal, a manutenção dessa medida deixa de se justificar, não havendo mais demonstração concreta de risco atual à segurança pública ou à integridade da execução penal que imponha o afastamento do sistema prisional ordinário”, escreveu o magistrado ao determinar a transferência dos dois condenados a Gericinó. Moraes deu prazo de 24 horas para que a ordem seja cumprida.

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Domingos Brazão foi considerado um dos mandantes do assassinato de Marielle, ao lado do irmão, Chiquinho Brazão. Eles foram condenados a 76 anos e 3 meses, além de 200 dias-multa (dois salários mínimos cada dia-multa), pelos crimes de organização criminosa armada, duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado. Domingos perdeu o cargo no TCE e Chiquinho o mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados.

Já Rivaldo Barbosa perdeu o cargo de delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro e recebeu pena de 18 anos de prisão mais 360 dias-multa (1 salário mínimo cada dia-multa). Ex-chefe da Polícia Civil, ele atuou para obstruir a investigação policial, sendo condenado pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de Justiça.

No julgamento, Moraes, que foi o relator do caso, afirmou que as provas colhidas pela Polícia Federal (PF) contra Chiquinho e Domingos foram “coerentes” e “harmonizadas” e demonstraram a “motivação” do crime, assim como a “forma de pagamento” do assassinato executado pelo ex-policial militar Ronnie Lessa.

Para o ministro, a lógica da organização criminosa era clara. “Vamos retirar esse obstáculo na Câmara Municipal e ampliar a área (de atuação da milícia) e parte dessa área se dará em pagamento” para Lessa. “Se nós analisarmos em conjunto, a motivação e a forma de pagamento estão completamente interligadas”, avaliou.

Os depoimentos de Lessa – amplamente criticados pela defesa dos acusados – foram decisivos para que as investigações fossem deslocadas do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o STF. O autor dos disparos acusou Chiquinho Brazão, que na época possuía foro por prerrogativa de função pelo cargo de deputado federal, o que obrigou o caso a ser julgado pelo Supremo.

O inquérito tramitou por seis anos sob a alçada da Justiça do Rio sem elucidação. Pouco tempo após a designação do caso ao STF a PF concluiu as investigações e afirmou em seu relatório que a motivação do crime estava ligada à grilagem de terras na Zona Oeste da capital fluminense.

Estadão Conteúdo

Mais de 300 mulheres cooperativistas debatem protagonismo e liderança durante encontro em Petrolina

Mais de 300 mulheres, de 12 cooperativas do Vale do São Francisco, se reuniram sábado (14), para um encontro no auditório do Senai Petrolina. A programação combinou reflexões sobre a participação feminina em temas como protagonismo, liderança, empoderamento, violência doméstica e familiar.

Realizado pela Comissão de Mulheres, Elas pelo Coop, do Sistema OCB/PE, com a parceria do Senai Petrolina, o encontro foi aberto pela superintendente do Sescoop/PE, Cleonice Pedrosa, que destacou o fortalecimento da liderança feminina no cooperativismo e a promoção de espaços de aprendizado, troca de experiências e incentivo ao protagonismo das mulheres cooperativistas.

A programação contou com os palestrantes, Jessyca Bolzan (coordenadora social da Unidade Nacional do Sistema OCB), Dimas Santos (conselheiro fiscal do Sescoop/ PE), Tanusia Santana, (promotora de justiça), e a influencer Carla Rocha, além de momentos de alongamento, bate-papos, atendimento especial gratuito de massagem, maquiagem e almoço com voz e violão.

Para a gerente Escolar do Senai Petrolina, Clesia Moreira, a parceria com o evento representou um verdadeiro alinhamento com os propósitos do Senai. “Seja na inspiração de pessoas, especialmente mulheres; seja na acreditação da competência e qualificação. Reafirmamos o nosso compromisso com a formação e a valorização feminina, contribuindo para que cada vez mais mulheres sejam protagonistas das suas próprias histórias. A educação é o principal caminho para transformar trajetórias e ampliar oportunidades.”, ressaltou.

Único representante masculino entre as mulheres cooperativistas presentes, o presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, lembrou que a cooperativa faz parte da comissão estadual das mulheres da OCB/PE. “Através da comissão das Mulheres Cooperativistas, estamos ampliando e fortalecendo o Comitê, visando a conquista de novos espaços e avanços na evolução para inovação dos compromissos e da intercooperação cooperativista”, concluiu. Também estiveram presentes, representantes das cooperativas, CAJ, Cerpel, Coana, Valexfruit, Cooapinc, Copexfruit, Sicredi e Capellaro.

Ascom

Polícia Militar da Bahia erradica plantação com cerca de 172 mil pés de maconha em Abaré

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (45ª CIPM/Curaçá), erradicou neste sábado (14) uma plantação com cerca de 172 mil pés de Cannabis sativa (maconha), além de um vasto material utilizado para irrigação da plantação, localizada nas proximidades da localidade de Pau de Colher, zona rural do município de Abaré.

Todo o material encontrado foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra da erva, a qual foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi localizado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado.

1 – Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Prefeitura de Juazeiro promove Ação Social Mulher com atendimentos de saúde, cidadania e autocuidado na Escola Anália Barbosa

“Nunca tinha ido ao dentista e aqui pude cuidar melhor dos meus dentes”, diz estudante acolhida na Ação Social Mulher promovida pela Escola Anália Barbosa. A manhã deste sábado (14) foi de acolhimento, informação e cuidado para mulheres e meninas da Escola Municipal Anália Barbosa. A iniciativa é da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação, que, no mês dedicado às mulheres, levou diversos serviços à comunidade escolar e às moradoras do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro.

Durante a ação foram ofertados serviços gratuitos como emissão do ID Jovem; Atendimento Odontológico; atendimento do programa Dignidade Menstrual; atendimentos com psicólogo e nutricionista; além de marcação de exames preventivos e mamografia.

Além dos cuidados com a saúde, o evento também proporcionou momentos de valorização e bem-estar para as mulheres e meninas da comunidade escolar, com serviços de massagem, auriculoterapia, ventosaterapia e maquiagem. A dona de casa Rafaela Kelly aproveitou alguns dos serviços ofertados durante a Ação Social Mulher, realizada na Escola Municipal Anália Barbosa. “É muito bom ter esses serviços aqui perto da gente. Aproveitei e fiz a ventosa, que me ajudou a aliviar o estresse e o cansaço do dia a dia. Tudo maravilhoso”, destacou.

A Ação Social Mulher contou com o apoio da Secretaria de Saúde /Sesau; Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome /Sedes; Secretaria da Mulher e Juventude /SMJ; Centro Integrado de Atendimento à Mulher /Ciam; Secretaria de Segurança Cidadã /SSC; Guarda Civil Municipal; Polícia Militar; Instituto Ivete Sangalo; Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, entre outros parceiros.

A gestora da escola, Adriana Castro, destacou que iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre a escola e a comunidade. “Hoje realizamos a Ação Social Mulher, que tem como objetivo despertar nas mulheres a importância do autocuidado, além de levar conhecimento, embelezamento e bem-estar para as estudantes e mulheres da nossa escola e do bairro. Também tivemos um momento de reflexão com a palestra Tolerância Zero à Violência contra a Mulher”. Pontuou.

Ascom

Líder do Comando Vermelho na Bahia é preso na Bolívia

Um homem apontado como líder do Comando Vermelho na Bahia foi preso na sexta-feira (13), na Bolívia durante uma ação conjunta das forças de segurança. O suspeito, identificado como Matheus Nascimento Santos, era alvo da Operação Bomboniere e foi localizado na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, e as investigações apontavam que o suspeito estava escondido no país vizinho.

De acordo com as autoridades, Matheus é era responsável pela “assessoramento logístico e operacional” da facção, além de ter forte contato com os traficantes do Rio de Janeiro.

Operação Bomboniere – A Operação Bomboniere foi deflagrada em setembro do ano passado e tem como alvo um grupo investigado por diversos crimes, entre el\es tráfico de drogas, armas e munições, homicídios, extorsão, corrupção de menores, roubos e lavagem de dinheiro.As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes da organização criminosa.

A captura contou com atuação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Bahia (FICCO-BA), com apoio das polícias Civil, Militar e Federal.

A Tarde

Missa relembra os oito anos do assassinato de Marielle e Anderson

Uma missa foi celebrada na manhã deste sábado (14) para família, amigos e apoiadores em memória dos oito anos do assassinato da vereadora do PSOL, Marielle Franco, e de seu motorista Anderson Gomes, na Igreja Nossa Senhora do Parto no centro do Rio de Janeiro.  Esta é a primeira missa no dia do assassinato após a condenação dos mandantes do crime.

Em 25 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal condenou por unanimidade o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão; o ex-deputado federal Chiquinho Brazão, irmão de Domingos; o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa; o major da Policia Militar Ronald Alves de Paula; e o ex-policial militar Robson Calixto, assessor de Domingos. Todos estavam presos preventivamente.

O pai de Marielle, Antonio Francisco da Silva Neto, disse que hoje é um dia de dor que nunca imaginou que a  família passaria. Ele agradeceu as pessoas que estiveram ao lado da família até a condenação dos mandantes. “Tivemos uma grande vitória que foi a condenação dos mandantes. Eles não esperavam que isso ia acontecer com eles um dia. Tivemos esse êxito”, afirmou. Marinete da Silva, mãe de Marielle, também agradeceu todos os que acompanharam a dor e a saudade pela morte da parlamentar. “Ela floresce e deixou um legado ímpar.  A gente segue a lutar por mais justiça por Marielle e por todas as mulheres que foram vitimadas país afora”, explicou.

A irmã de Marielle e ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, conta que serviu de modelo para a estátua da vereadora assassinada erguida no Buraco do Lume, no centro. “Nunca na minha vida imaginei que eu serviria de modelo para o corpo de minha irmã para uma homenagem como essa. Nenhuma família deveria passar por isso”. Neste sábado, haverá a abertura da exposição Mulher Raça – O Legado de Marielle Franco, no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, localizado na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro da cidade.

Neste domingo (15), a mobilização continua com a realização da 5ª edição do Festival Justiça por Marielle e Anderson, no Circo Voador, evento político-cultural que reúne artistas, movimentos sociais e apoiadores da luta por justiça.

Anistia Internacional
Neste sábado e domingo, a organização Anistia Internacional fará uma ação pelos oito anos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes no Largo da Lapa, no centro do Rio, articulando memória, mobilização e ação coletiva. A atividade será dividida em duas partes: primeira parte da intervenção, Cartas para Quem Defende Direitos, resgata a força das cartas que mobilizaram o mundo por justiça.

O segundo momento, Cada Peças Importa, convida o público a refletir sobre defensoras e defensores de direitos humanos que ainda aguardam justiça. Para a Anistia, a ação reforça que a conquista de justiça por Marielle e Anderson só foi possível graças à mobilização de milhares de pessoas e que essa mesma força coletiva precisa seguir ativa pois muitos defensores e defensoras de direitos humanos ainda esperam proteção, reconhecimento e respostas.

Agência Brasil

Exposição ‘Poesia Além do Papel’ marca celebração do e da Poesia Manuca Almeida em Juazeiro

O dia 14 de março marca uma data especial para a cultura  é o dia  Municipal da Cultura e da Poesia Manuca Almeida instituída pela Lei n°3.336/2022. Mais do que uma celebração simbólica, a data reafirma a força da poesia como expressão viva da identidade, da memória e da resistência cultural. Para celebrar esse momento, O Quintal do Poeta realiza  neste sábado  a partir das 19:30  a Exposição POESIA ALÉM DO PAPEL  que será aberta para o público  e um Sarau poético  com a presença de poetas e intérpretes da região .

A exposição será aberta para o público com Sarau e palco aberto para apresentações de poesia e música, reunindo artistas, poetas e amantes da palavra  em uma noite cheia de arte. A Exposição POESIA ALÉM DO PAPEL,  vai além da apresentação das poesias em livros , propondo uma experiência imersiva que integra diferentes linguagens e suportes artísticos.

O projeto contempla, além dos textos poéticos, uma mostra diversificada de produtos de vestuário, peças de decoração, eco bags , livros e quadros poéticos que serão vendidos, todos com obras do poeta e compositor Manuca Almeida. Trata-se de uma iniciativa que une literatura, artes visuais ilustrados pela Design Dandara Almeida e outras peças pela artista plástica   Iana Almeida ampliando o alcance da poesia para diferentes públicos e formatos  e movimentando a economia criativa.

Todas as poesias apresentadas na exposição são de autoria de Manuca, reafirmando a identidade autoral do projeto e fortalecendo a valorização da produção cultural local.  A proposta busca promover o acesso à cultura, incentivar a leitura, fomentar a economia criativa e contribuir para o fortalecimento das expressões artísticas no município de Juazeiro.

A programação ganha ainda mais significado por acontecer no mesmo dia do aniversário de Castro Alves, um dos maiores nomes da poesia brasileira. A data, portanto, transforma-se em um encontro de memórias e homenagens: celebra a grandiosidade de Castro Alves, reverencia Manuca Almeida em memória e exalta todos os poetas que carregam a arte no peito e na raça, fazendo da poesia um ato de coragem e amor.

O evento reafirma que a poesia não pertence apenas às páginas dos livros, mas ao encontro entre pessoas, à ocupação dos espaços e à permanência dos sonhos.  Celebrar o Dia Municipal da Cultura e d\a Poesia Manuca Almeida é celebrar a arte como força transformadora e eterna, reafirmando a frase de Manuca que tem mais de quarenta anos. Sonhos não dormem.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro fortalece tradição dos penitentes com entrega de mantimentos durante a quaresma

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), segue fortalecendo uma das manifestações mais tradicionais da cultura e religiosidade popular do município: a penitência. Na sexta-feira (13), a gestão realizou a entrega de mantimentos para representantes dos grupos penitentes, reafirmando o compromisso com a preservação dessa tradição centenária.

Participaram da ação Jesulene Ribeiro, conhecida como Dona Nenezinha, do cordão de alimentadeiras de almas, e Nonato de Souza, do cordão de disciplinadores, dois nomes importantes na manutenção do movimento em Juazeiro. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Sedes em apoio aos penitentes durante o período da quaresma. Além da entrega de mantimentos, a secretaria também tem promovido lanches coletivos para os membros dos cordões, disponibilização de materiais religiosos e transporte para ida e volta dos participantes.

Em Juazeiro, a tradição dos penitentes teve início em 1901 e, desde então, mobiliza homens e mulheres de diferentes idades, que saem às ruas nas noites de segunda, quarta e sexta-feira, cobertos por vestes brancas, conhecidas como mortalhas. Em um ritual marcado pela fé e pela devoção, os penitentes rezam pelos mortos, entoam “benditos” e intercedem pelas almas, mantendo viva uma prática que faz parte da identidade cultural do município.

Com o passar dos anos, no entanto, a manifestação tem enfrentado o desafio da diminuição no número de adeptos. Diante disso, a Prefeitura de Juazeiro tem buscado oferecer apoio e melhores condições para que a tradição continue sendo vivenciada e transmitida às novas gerações. “Enquanto gestão, estamos fazendo o possível para que possamos garantir essa tradição viva dentro de Juazeiro”, destaca Ermerson Oliveira, o Pai Bimbo, coordenador de Políticas de Igualdade Racial e Povos Tradicionais da Sedes.

Para Dona Nenezinha, o apoio da gestão é essencial para a continuidade do movimento, especialmente por envolver pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Eu luto com pessoas carentes e o apoio da Sedes é muito importante”, afirma. Por meio de ações de valorização, incentivo e cuidado com os grupos tradicionais, a Prefeitura de Juazeiro reafirma seu compromisso com a preservação da cultura popular, reconhecendo nos penitentes uma expressão de fé, memória e resistência.

Ascom

Trump afirma que Irã está “totalmente derrotado” e busca acordo que ele rejeitaria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na madrugada deste sábado (14), que o Irã, que está “totalmente derrotado” e quer fazer um acordo que o republicano não aceitaria. “A mídia de notícias falsas detesta noticiar o quão bem as Forças Armadas dos EUA se saíram contra o Irã, que está totalmente derrotado e quer um acordo – mas não um acordo que eu aceitaria! Agradeço a atenção dispensada a este assunto”, escreveu o republicano na Truth Social.

O conflito entre os EUA e o Irã está em curso há duas semanas. Neste sábado, inclusive, Trump disse que foram destruídas instalações militares em uma ilha vital para a rede petrolífera do Irã e alertou que a infraestrutura petrolífera iraniana poderá ser o próximo alvo caso o país persa continue a interferir na passagem de navios pelo Estreito de Ormuz.

Estadão Conteúdo

IFSertãoPE Campus Santa Maria da Boa Vista inscreve para vagas remanescentes em cursos superiores

O campus de Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano abriu inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes em cursos superiores. As inscrições seguem abertas até o dia 17 de março. Estão sendo ofertadas 31 vagas para os cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e para as licenciaturas em Matemática e Pedagogia, com ingresso previsto para o primeiro e segundo semestres de 2026.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Também é necessário ter obtido nota mínima de 400 pontos no exame, considerando a edição de 2025 ou anteriores, além de nota acima ]de zero na redação.

A inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico, disponível na página do processo seletivo (clique aqui). No momento da inscrição, os candidatos devem anexar em formato digital ou digitalizado os seguintes documentos:

Boletim de desempenho do Enem com as notas de todas as áreas do conhecimento;
Histórico escolar do Ensino Médio com certificado de conclusão;
Documento oficial de identificação com foto;
Certidão de nascimento ou casamento;
Cadastro de pessoa física (CPF);
Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Certificado de alistamento militar ou de dispensa de incorporação para candidatos do sexo Masculino maiores de 18 anos;
Comprovante de residência atualizado;
Foto 3×4 recente;
Documento de identificação do responsável legal para candidatos menores de 18 anos.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação, conforme a média aritmética das notas obtidas no Enem. O resultado preliminar da seleção está previsto para ser divulgado no dia 19 de março de 2026. Outras informações podem ser consultadas no edital do processo seletivo, disponível no site do IFSertãoPE.

G1 Pretrolina

Bolsonaro registra piora na função renal, aponta boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou agravamento em indicadores ligados à função renal e aumento de marcadores inflamatórios no organismo. As informações constam em boletim médico divulgado na manhã deste sábado (14) pelo Hospital DF Star.

Mesmo com as alterações identificadas nos exames mais recentes, a equipe responsável pelo acompanhamento informou que o quadro clínico do ex-presidente permanece estável. Ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está sob monitoramento contínuo.

Bolsonaro está em tratamento para pneumonia bacteriana que afeta os dois pulmões. Segundo o hospital, a infecção foi causada por um episódio de broncoaspiração. O comunicado médico também destaca que, até então, não há previsão para a saída do ex-presidente da UTI.

Diario de Pernambuco

Homem com dois mandados de prisão por furto é detido pela PRF em Petrolina

Um homem com dois mandados de prisão em aberto por furto foi detido na sexta-feira (13) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-428, em Petrolina. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Petrolina, em janeiro de 2023 e em março deste ano.

De acordo com a PRF, a prisão ocorreu durante a abordagem a um carro de passeio. Ao verificar a documentação apresentada por um dos passageiros, os policiais constataram a existência de dois mandados de prisão contra ele.

O primeiro mandado é por furto qualificado e tem validade até janeiro de 2035. O segundo é por furto simples, foi expedido há dois dias e tem validade até março de 2046. O homem afirmou aos policiais que não tinha conhecimento dos processos e disse que nunca havia sido preso. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Petrolina para ser apresentado à Justiça.

G1 Petrolina

“O Agente Secreto” leva o Recife ao Oscar e atrai interesse para mais produções pernambucanas

Após uma intensa trajetória, chega a tão aguardada noite em que o cinema pernambucano finaliza a mais prestigiosa temporada de sua história. Vença ou não o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Direção de Elenco, “O Agente Secreto” levou a música, as lendas, o imaginário e as ruas do Recife a uma participação histórica na festa mais assistida do cinema mundial. Entretanto, a coragem e a autoralidade da produção pernambucana já são respeitadas no mundo afora há muito tempo.

É o que aponta o pesquisador e crítico de cinema Paulo Cunha ao destacar a pluralidade do audiovisual do estado em conversa com o Diario. “Todo o interesse na possibilidade de um filme rodado no Recife ganhar o Oscar em uma ou mais categorias me leva a desejar que o nosso cinema continue heterogêneo, praticado por homens e mulheres de origens diversas”, projeta, refletindo ainda sobre o impacto do longa nas políticas públicas. “Desejo que toda essa visibilidade internacional permita que o nosso modelo de produção, baseado no Funcultura Audiovisual, receba mais recursos para ampliar sua capacidade de gerar filmes originais pelos próximos anos”, torce.

A singularidade do cinema pernambucano também foi destacada pelo próprio Kleber Mendonça Filho, diretor de “O Agente Secreto”, em entrevista ao Diario em janeiro deste ano. “O cinema pernambucano é o mais autoral do Brasil”, disse na ocasião, ao lembrar de títulos que ajudaram a construir esse legado, como “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, além de seus próprios filmes, como “O Som ao Redor” e “Aquarius”. “São obras tão profundamente honestas sobre o seu lugar, que conseguem criar uma comunicação enorme”, comenta.

O diálogo com outros cineastas que o antecederam fica ainda mais claro no documentário “Retratos Fantasmas”, em que resgata a memória do Centro do Recife, muitas vezes parafraseando filmes pernambucanos emblemáticos, como o curta “Recife de dentro pra fora”, de Katia Mesel. “Recife é uma cidade como qualquer outra. Fazer um filme aqui é torná-lo uma estrela, como Nova York para os americanos ou Paris para os franceses”, defendeu Kleber.

Mesel também colaborou com parte da trilha sonora de “O Agente Secreto”, resgatando músicas do disco “Paêbirú”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, uma delas ouvidas nos créditos iniciais do filme. Ela explica que Kleber Mendonça e Emilie Lesclaux, produtora (única indicada solo na categoria de Melhor Filme desta edição do Oscar), influenciam positivamente vários nomes da produção pernambucana ao levá-lo à maior festa de Hollywood.

“Eles estão levantando a bola de todo mundo. Essas indicações podem ajudar ainda mais a consolidar a credibilidade de público e a potencialidade de distribuição de filmes fora do eixo do Sudeste. Precisamos muito aqui no Nordeste desse investimento na exibição desse tão múltiplo e poderoso cinema que fazemos aqui há um século”, afirma a cineasta. “Todas as pessoas que frequentam ou não o cinema estão se interessando por esse resultado. Ele representa algo extremamente importante que pode, inclusive, desencadear várias coisas positivas para a nossa cultura cinematográfica”, avalia.

O professor e crítico Alexandre Figueirôa aponta que ver o Recife chegar ao Oscar demonstra como o cinema pernambucano reflete a pujança e a criatividade dos autores brasileiros de modo geral, lembrando a importância da expansão dos investimentos públicos. “O apoio governamental é fundamental para a manutenção do cinema e quando você tem governantes que não olham para a cultura como algo central na economia”, reforça. “É preciso que haja, qualquer que seja o resultado dessa premiação, um cuidado com a descentralização das produções, para estimular cada vez mais os jovens cineastas, inclusive, a manterem essa alta como uma constante também em produções menores”, aponta.

Forte candidato

No páreo com o norueguês “Valor Sentimental”, que concorre em nove categorias, “O Agente Secreto” segue forte na disputa de Melhor Filme Internacional. Esta é a maior chance do longa entre as quatro indicações ao Oscar, podendo se tornar a segunda vitória consecutiva para o Brasil na categoria, após o prêmio de “Ainda Estou Aqui” em 2025. Wagner Moura, na disputa por Melhor Ator, pode se beneficiar da queda vertiginosa da campanha do outrora favorito Timothée Chalamet, de “Marty Supreme”, mas a concorrência com Michael B. Jordan, de “Pecadores”, parece ser a maior pedra no sapato do astro brasileiro.

Pouco é possível prever sobre Melhor Casting, ou Seleção de Elenco, já que se trata da edição inaugural da categoria. Gabriel Domingues, indicado por seu trabalho reunindo o vasto número de atores de “O Agente Secreto”, é o único candidato estrangeiro da lista, o que já reforça a força do filme entre os votantes, mas quem deve prevalecer na disputa é o trabalho feito por Francine Maisler em “Pecadores” ou Cassandra Kulukundis, por “Uma Batalha Após a Outra”, os mesmos trabalhos que estão na briga final pelo maior Oscar da noite, o de Melhor Filme.

Diario de Pernambuco

Inmet atualiza previsão para Pernambuco neste sábado (14); veja os municípios do Sertão com risco de chuva intensa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou a sua previsão para Pernambuco neste sábado (14) com redução do número de municípios com risco de chuva intensa. Na sexta, foram 21 municípios sob a bandeira amarela, caindo para 11 neste sábado.

O Inmet mantém o “Perigo Potencial”, quando a chuva gera acúmulo entre 20 e 30 mm, a hora, ou até 50 mm, o dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Os municípios estão localizados na parte oeste do Sertão de Pernambuco, nas divisas com os estados do Ceará e Piauí.

Confira as 11 localidades com bandeira amarela, segundo o Inmet: Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri,  São José de Belmonte, Serrita e Trindade.

Diario de Pernambuco