Polícia Militar da Bahia erradica plantação com cerca de 172 mil pés de maconha em Abaré

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (45ª CIPM/Curaçá), erradicou neste sábado (14) uma plantação com cerca de 172 mil pés de Cannabis sativa (maconha), além de um vasto material utilizado para irrigação da plantação, localizada nas proximidades da localidade de Pau de Colher, zona rural do município de Abaré.

Todo o material encontrado foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra da erva, a qual foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi localizado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado.

1 – Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Polícia Militar erradica plantação com 5.250 pés de maconha na zona rural de Curaçá

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), erradicou por volta das 12h deste sábado (21), durante a intensificação do policiamento, uma plantação com cerca de 5.250 pés de Cannabis sativa (maconha), além de vasto material de irrigação utilizado para molhar a plantação, localizada nas proximidades da Agrovila 3, no município de Curaçá.

Todo o material apreendido foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra, que foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado. Canais de denúncia: Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Operação erradica plantio com 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada pronta para o consumo

Uma grande operação policial resultou na erradicação de um extenso plantio de maconha e na apreensão de cerca de uma tonelada da droga pronta para comercialização, na zona rural de Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina. A ação foi realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio de unidades especializadas, em conjunto com a Polícia Federal, dentro da Operação NEXUS NORDESTE 2026.

Segundo as informações, os policiais localizaram uma plantação com aproximadamente 200 mil pés de maconha, distribuídos em uma área de cerca de seis hectares. O local possuía estrutura sofisticada, com sistema de irrigação, uso de energia solar e fertirrigação, o que demonstra o alto nível de organização da atividade criminosa.

Durante a operação, além da erradicação e destruição do plantio, foi apreendida cerca de uma tonelada da droga pronta, um veículo utilizado na logística e uma amostra da planta para perícia. A estimativa é que a produção poderia chegar a 66 toneladas do entorpecente, com potencial de gerar aproximadamente R$ 160 milhões ao tráfico. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro para as medidas legais cabíveis. Nenhum suspeito foi preso.

Ascom/PM

Polícia Militar da Bahia erradica sementeira de maconha em Curaçá

Por volta das 11h30 deste sábado (03), durante a intensificação do policiamento, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), erradicou uma sementeira de Cannabis sativa (maconha) em uma área de difícil acesso, situada na caatinga, nas proximidades da Agrovila 7, zona rural do município de Curaçá.

No local, foi encontrada uma sementeira contendo diversos pés da erva, que estavam sendo cultivados com a finalidade de posterior plantio em roça. Todo o material apreendido foi devidamente destruído no próprio local, sendo preservada apenas uma amostra, a qual foi recolhida e apresentada à Delegacia de Polícia para a adoção das providências cabíveis pela Polícia Judiciária.

Nenhum responsável pelo cultivo foi localizado na área durante a ação. A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas áreas rurais do estado. Disque Denúncia: 181

Ascom

Pernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões e está entre os dez melhores do país no pilar inovação

O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” venceu o prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante XIII Congresso Consad em Gestão Pública, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, em Brasília. Ainda durante o evento, o Centro de Liderança Pública (CLP) lançou o ranking de Competitividade dos Estados, no qual Pernambuco permanece entre os 10 melhores do Brasil no pilar da inovação.

“Estamos muito felizes em levar esse prêmio para o nosso Estado, pois ele reconhece um esforço conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma verdadeira força-tarefa realizada entre os nossos servidores e os demais órgãos que se dedicaram para colocar um fim nos lixões que existiam no nosso território. Nós não medimos e nunca mediremos esforços para adotar soluções sustentáveis e eficientes para cada necessidade do povo pernambucano, inclusive no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos que produzimos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O concurso levou em consideração as práticas adotadas pela administração estadual para eliminar os lixões a céu aberto, garantindo que os resíduos sólidos urbanos sejam destinados a aterros sanitários licenciados. Com a iniciativa, o percentual de destinação adequada dos resíduos saiu de 16% em 2014 para 100% em março de 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), concluiu o fechamento dos lixões com o encerramento dos 20 que ainda restavam no Estado. O projeto representa um feito histórico e inédito para o Norte/Nordeste.

Para Ana Luíza Ferreira, titular da Semas, a premiação é símbolo da eficácia do trabalho conjunto entre as instituições. “Esse reconhecimento também é fruto da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco em benefício do meio ambiente. Outras iniciativas, como o Permeie, Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, irão desenvolver novas ações socioambientais no Estado”, pontuou.

Atualmente, os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha destinam seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados. São 23 aterros deste tipo em operação regular e 11 projetos de aterros com processo de licenciamento ambiental em análise pela CPRH.

RESULTADOS – O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros na tomada de decisão, com foco na melhoria da gestão e da competitividade dos seus Estados. No pilar da Inovação, que tem peso de 6,8% no ranking, Pernambuco permaneceu entre os 10 melhores estados do Brasil, tendo potencial destaque nas áreas da pesquisa científica, bolsa de mestrado e doutorado.

“O Governo de Pernambuco tem trabalhado fortemente para atacar os desafios evidenciados pelo ranking. Um deles é a baixa avaliação do pilar potencial econômico. Isso reflete o baixo crescimento econômico dos últimos anos. E, além disso, também os desafios econômicos que as famílias e as empresas de Pernambuco têm vivido. São questões que estamos enfrentando e que irão se revelar nos resultados dos próximos anos”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.

Ascom