Bahia erradica mais de 125 mil pés de maconha durante operação no Norte do estado

Em uma semana, quatro roças de maconha foram desarticuladas no estado

As forças estaduais e federais de segurança pública da Bahia erradicaram, na manhã deste sábado (25), mais de 125 mil pés de maconha na zona rural do município de Macururé, no Norte do estado.

A ação integrada contou com equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO Bahia), da Polícia Militar e da Polícia Federal, dentro da Operação Nexus 2. Durante a ofensiva, um suspeito foi preso em flagrante.

Além da destruição da plantação ilegal, os agentes também desmontaram acampamentos e sistemas de irrigação utilizados para viabilizar o cultivo da droga em larga escala.

LEIA MAIS

Polícia Militar da Bahia erradica plantação com cerca de 172 mil pés de maconha em Abaré

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (45ª CIPM/Curaçá), erradicou neste sábado (14) uma plantação com cerca de 172 mil pés de Cannabis sativa (maconha), além de um vasto material utilizado para irrigação da plantação, localizada nas proximidades da localidade de Pau de Colher, zona rural do município de Abaré.

Todo o material encontrado foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra da erva, a qual foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das medidas cabíveis. Nenhum suspeito foi localizado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado.

1 – Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Polícia Militar erradica plantação com 5.250 pés de maconha na zona rural de Curaçá

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), erradicou por volta das 12h deste sábado (21), durante a intensificação do policiamento, uma plantação com cerca de 5.250 pés de Cannabis sativa (maconha), além de vasto material de irrigação utilizado para molhar a plantação, localizada nas proximidades da Agrovila 3, no município de Curaçá.

Todo o material apreendido foi incinerado no local, sendo preservada apenas uma amostra, que foi encaminhada à Polícia Judiciária para a adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área.

A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas comunidades rurais do estado. Canais de denúncia: Disque Denúncia: 181; Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584

Ascom

Operação erradica plantio com 200 mil pés de maconha e apreende 1 tonelada pronta para o consumo

Uma grande operação policial resultou na erradicação de um extenso plantio de maconha e na apreensão de cerca de uma tonelada da droga pronta para comercialização, na zona rural de Brotas de Macaúbas, região da Chapada Diamantina. A ação foi realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio de unidades especializadas, em conjunto com a Polícia Federal, dentro da Operação NEXUS NORDESTE 2026.

Segundo as informações, os policiais localizaram uma plantação com aproximadamente 200 mil pés de maconha, distribuídos em uma área de cerca de seis hectares. O local possuía estrutura sofisticada, com sistema de irrigação, uso de energia solar e fertirrigação, o que demonstra o alto nível de organização da atividade criminosa.

Durante a operação, além da erradicação e destruição do plantio, foi apreendida cerca de uma tonelada da droga pronta, um veículo utilizado na logística e uma amostra da planta para perícia. A estimativa é que a produção poderia chegar a 66 toneladas do entorpecente, com potencial de gerar aproximadamente R$ 160 milhões ao tráfico. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro para as medidas legais cabíveis. Nenhum suspeito foi preso.

Ascom/PM

Polícia Militar da Bahia erradica sementeira de maconha em Curaçá

Por volta das 11h30 deste sábado (03), durante a intensificação do policiamento, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), erradicou uma sementeira de Cannabis sativa (maconha) em uma área de difícil acesso, situada na caatinga, nas proximidades da Agrovila 7, zona rural do município de Curaçá.

No local, foi encontrada uma sementeira contendo diversos pés da erva, que estavam sendo cultivados com a finalidade de posterior plantio em roça. Todo o material apreendido foi devidamente destruído no próprio local, sendo preservada apenas uma amostra, a qual foi recolhida e apresentada à Delegacia de Polícia para a adoção das providências cabíveis pela Polícia Judiciária.

Nenhum responsável pelo cultivo foi localizado na área durante a ação. A ocorrência reforça o compromisso da Polícia Militar da Bahia no combate ao tráfico de drogas e na promoção da segurança nas áreas rurais do estado. Disque Denúncia: 181

Ascom

Pernambuco ganha prêmio pela erradicação de lixões e está entre os dez melhores do país no pilar inovação

O projeto “Pernambuco Verde: Lixão Zero” venceu o prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Boas Práticas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (21), durante XIII Congresso Consad em Gestão Pública, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra, em Brasília. Ainda durante o evento, o Centro de Liderança Pública (CLP) lançou o ranking de Competitividade dos Estados, no qual Pernambuco permanece entre os 10 melhores do Brasil no pilar da inovação.

“Estamos muito felizes em levar esse prêmio para o nosso Estado, pois ele reconhece um esforço conjunto entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma verdadeira força-tarefa realizada entre os nossos servidores e os demais órgãos que se dedicaram para colocar um fim nos lixões que existiam no nosso território. Nós não medimos e nunca mediremos esforços para adotar soluções sustentáveis e eficientes para cada necessidade do povo pernambucano, inclusive no que diz respeito ao destino dos resíduos sólidos que produzimos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O concurso levou em consideração as práticas adotadas pela administração estadual para eliminar os lixões a céu aberto, garantindo que os resíduos sólidos urbanos sejam destinados a aterros sanitários licenciados. Com a iniciativa, o percentual de destinação adequada dos resíduos saiu de 16% em 2014 para 100% em março de 2023.

No primeiro trimestre de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE), concluiu o fechamento dos lixões com o encerramento dos 20 que ainda restavam no Estado. O projeto representa um feito histórico e inédito para o Norte/Nordeste.

Para Ana Luíza Ferreira, titular da Semas, a premiação é símbolo da eficácia do trabalho conjunto entre as instituições. “Esse reconhecimento também é fruto da dedicação dos servidores públicos de Pernambuco em benefício do meio ambiente. Outras iniciativas, como o Permeie, Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, irão desenvolver novas ações socioambientais no Estado”, pontuou.

Atualmente, os 184 municípios de Pernambuco e o arquipélago de Fernando de Noronha destinam seus resíduos sólidos para aterros sanitários licenciados. São 23 aterros deste tipo em operação regular e 11 projetos de aterros com processo de licenciamento ambiental em análise pela CPRH.

RESULTADOS – O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros na tomada de decisão, com foco na melhoria da gestão e da competitividade dos seus Estados. No pilar da Inovação, que tem peso de 6,8% no ranking, Pernambuco permaneceu entre os 10 melhores estados do Brasil, tendo potencial destaque nas áreas da pesquisa científica, bolsa de mestrado e doutorado.

“O Governo de Pernambuco tem trabalhado fortemente para atacar os desafios evidenciados pelo ranking. Um deles é a baixa avaliação do pilar potencial econômico. Isso reflete o baixo crescimento econômico dos últimos anos. E, além disso, também os desafios econômicos que as famílias e as empresas de Pernambuco têm vivido. São questões que estamos enfrentando e que irão se revelar nos resultados dos próximos anos”, afirmou o secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques.

Ascom

Juazeiro vai receber Encontro Macrorregional do Fetipa nesta segunda-feira

Com apoio da Prefeitura Municipal, Juazeiro vai receber nesta segunda-feira (08), a partir das 8h30, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, o Encontro Macrorregional Norte do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fetipa). O evento vai reunir representações de diversos municípios da região norte da Bahia e faz parte da iniciativa do fórum de interiorizar suas ações e incentivar articulações entre entidades governamentais e não-governamentais para prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, o encontro é importante para o fortalecimento do combate ao trabalho infantil na região. “Essa reunião, com a participação de representantes de tantos municípios, é fundamental para a articulação de uma rede de enfrentamento do trabalho infantil na região. A Prefeitura de Juazeiro e a prefeita Suzana Ramos estão engajados nesta luta”, disse o secretário.

O encontro acontecerá das 8h30 às 16h30 e, além de Juazeiro, vai receber representantes de Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida, Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim.

Texto: Eneida Trindade – Ascom/Sedes/PMJ

Plantio com mais 85 mil pés é erradicado no Distrito de Massaroca, em Juazeiro

Uma plantação com cerca de 85 mil pés de maconha foi erradicada, na manhã desta segunda-feira (25), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da Polícia Federal. O plantio foi encontrado em uma área rural, no povoado de Canoa, Distrito de Massaroca, Juazeiro.
Segundo o capitão Marcos Carvalho, subcomandante da especializada, a equipe tentava localizar os responsáveis por outro plantio, quando chegaram à roça. Um homem encontrado trabalhando no terreno foi conduzido.
A plantação com mais de 85 mil pés da erva foi arrancada e incinerada no local. “A droga já estava em ponto de colheita”, explicou o oficial.
A amostra do plantio e o homem flagrado no local foram encaminhados à sede da Polícia Federal.

Plantação com 32 mil pés de maconha é erradicada em Juazeiro

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga erradicaram uma plantação de 32 mil pés de maconha, prenderam seis pessoas e apreenderam uma arma de fogo na terça-feira (29), na zona rural de Juazeiro, no Norte da Bahia.

A PM recebeu denúncia de uma plantação de maconha em uma fazenda no povoado Lagoa do Boi, zona rural do município de Juazeiro, e deslocou uma equipe até o endereço. A guarnição encontrou o plantio da droga e deu voz de prisão aos seis suspeitos que estavam no local. Um deles portava uma espingarda e resistiu à prisão, mas foi contido por um disparo na perna, sendo socorrido e hospitalizado sem risco de morte. Além da arma de fogo, a guarnição apreendeu com o grupo quatro cartuchos calibre 28, um saco de nylon com sementes de maconha, quatro celulares e R$ 35,00 em espécie.

O plantio foi erradicado e incinerado no local. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Juazeiro, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico.

12 mil e 500 pés de maconha são erradicados em quatro ilhas do Rio São Francisco pela Polícia Militar da Bahia

A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar durante rondas, realizadas nesta terça-feira (03), em quatro ilhas do Rio São Francisco, próximas ao distrito de Pedra Branca, município de Curaçá, encontraram aproximadamente 12.500 pés de maconha. O material encontrado apresentava-se em diferentes estágios de plantio, em sua grande maioria, já pronta para a venda.

As plantações foram erradicadas e incineradas no local pelos soldados. Uma amostra foi encaminhada para a apresentação na Delegacia de Polícia. Ninguém foi preso.

Polícia Militar erradica 56 mil pés de maconha em Floresta 

Os policiais militares da 1ª CIPM receberam, nesta quarta-feira (14), uma denúncia de plantio de uma roça de maconha na Fazenda Angico, zona rural do município de Floresta, no Sertão de Itaparica. Ao se aproximar do local os soldados se deparam com cinco suspeitos do plantio, que ao avistar a aproximação do policiamento fugiram em meio a caatinga. Os PMs ainda realizaram buscas no local , mas não localização suspeitos.

Na ação, foram encontradas seis roças de maconha, contendo 11.200 covas, totalizando 56.000 pés da droga. A polícia encontrou ainda  um quilo e setenta gramas da droga pronta para o consumo.

No local foi incinerada toda a droga e levado uma amostra juntamente com a maconha pronta para consumo até a Delegacia da Polícia Civil de Floresta.

4.500 pés de maconha são erradicados pela Polícia Militar em Ouricuri; Três pessoas foram presas

A Polícia Militar recebeu informações, nesta segunda-feira (14) a respeito de uma plantação de maconha no Sítio Tigre, zona rural de Ouricuri, no Sertão pernambucano. De acordo com a PM, foi identificado uma plantação contendo aproximadamente 4.500 pés de maconha, dividida em 450 covas, com 10 pés em cada cova. 

Os soldados ainda apreenderam três sacos com aproximadamente 27 quilogramas de maconha pronta para o consumo, além de um rifle calibre 44, com numeração ilegível e munições. Além de um aparelho celular Samsung e R$ 305 reais. 

Na ação, três pessoas foram presas. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil de Araripina, onde foram lavrados dois autos de prisão em flagrante delito.

Mais de 146 mil pés de maconha são erradicados no Sertão

Um trabalho integrado entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Federal (PF) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior da Polícia Militar (BEPI-PM) promoveu a erradicação de 146,3 mil pés de maconha em Cabrobó e Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco. As ações foram realizadas durante as Operações Macambira V e Muçambê II, com início no último dia 2 e encerramento neste domingo (7).

As plantações foram localizadas a partir de levantamentos da Base de Operações Aéreas da PRF e de investigação da PF, que identificaram 48 roças com características da cannabis sativa (Maconha). Se colhidas, as plantas poderiam produzir 48,7 toneladas de maconha pronta para o consumo.

As ações de combate ao crime também foram realizadas nas rodovias federais do Sertão, sendo fiscalizados 259 veículos e 256 pessoas, apreendidos 81,5 Kg de maconha embalada, dois carros roubados e R$1.142,00. Ao todo, 11 pessoas foram detidas pelos crimes de tráfico de drogas e receptação de veículo roubado.

Participaram das ações 39 integrantes da PRF, 20 da PF e 13 do BEPI-PM. Foram utilizadas 19 viaturas, um caminhão tanque, uma van e um helicóptero. A investigação das ocorrências será realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro. As ações de erradicação vem sendo intensificadas na região, tendo em vista que o período de chuvas contribui para o aumento na produção da droga.

Polícias Militar e Federal erradicam mais de mil pés de maconha na zona rural de Cabrobó

(Foto: Divulgação/2ª CIPM)

No início da manhã desta terça-feira (4), a Polícia Militar, através das equipes GATI e NIS-3 da 2ª CIPM, em conjunto com a Polícia Federal, atuante na “Operação Muçambê”, erradicaram quatro plantios de maconha, localizados próximos à Fazenda Cachoeirinha, zona rural de Cabrobó (PE).

Segundo informações da 2ª CIPM, ao todo foram erradicados 1.0240 pés de maconha, que estavam distribuídos em 2.560 covas. A droga foi incinerada no local e uma amostra foi entregue na Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro (PE). Durante a ação, ninguém foi preso.

Cipe Caatinga erradica 1,5 toneladas de maconha em Abaré

Droga foi encontrada e destruída no final de semana (Foto: SSP-BA/Divulgação)

Uma plantação de 3,2 mil pés de maconha foi erradicada pela Polícia Militar da Bahia, em Abaré, na divisa com Pernambuco, no domingo (5). Equipes da Cipe Caatinga receberam uma denúncia anônima sobre a plantação que vinha sendo cultivada em uma propriedade.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), três homens que vigiavam a plantação conseguiram escapar. Até o momento o trio não foi localizado. Os 3,2 mil pés de maconha equivalem a 1,5 tonelada da droga, que era cultivada em 900 covas.

Ainda de acordo com a polícia, a plantação tinha entre 1,50 cm e 1,90cm de altura. A plantação foi incinerada e uma pequena quantia foi recolhida e apresentada à Delegacia Territorial de Abaré. (Com informações do Bahia Notícias).

12