Líder do Comando Vermelho na Bahia é preso na Bolívia

Um homem apontado como líder do Comando Vermelho na Bahia foi preso na sexta-feira (13), na Bolívia durante uma ação conjunta das forças de segurança. O suspeito, identificado como Matheus Nascimento Santos, era alvo da Operação Bomboniere e foi localizado na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto, e as investigações apontavam que o suspeito estava escondido no país vizinho.

De acordo com as autoridades, Matheus é era responsável pela “assessoramento logístico e operacional” da facção, além de ter forte contato com os traficantes do Rio de Janeiro.

Operação Bomboniere – A Operação Bomboniere foi deflagrada em setembro do ano passado e tem como alvo um grupo investigado por diversos crimes, entre el\es tráfico de drogas, armas e munições, homicídios, extorsão, corrupção de menores, roubos e lavagem de dinheiro.As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes da organização criminosa.

A captura contou com atuação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado da Bahia (FICCO-BA), com apoio das polícias Civil, Militar e Federal.

A Tarde

Pernambuco lidera volume de investimentos em concessões no Nordeste

Em 2025, Pernambuco liderou no Nordeste o volume de investimentos alcançados em infraestrutura por meio de concessão. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a Bolsa de Valores Brasileira (B3) destacou que o leilão de concessão parcial de saneamento do estado foi a maior concessão de saneamento da história da região.

“É um destaque para Pernambuco e para o Nordeste. Na região, foram leiloados seis projetos que irão alavancar, ao longo da execução, mais de R$ 20 bilhões. Se considerar só o projeto de concessão da Compesa, ele, sozinho, já chegou a quase R$ 20 bilhões. Então, foi um leilão de destaque”, aponta a gerente de Licitações da B3, Mônica Salles Lanna.

Realizado no dia 18 de dezembro, na B3, o leilão de concessão da Compesa definiu a concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e de esgoto em Pernambuco, permanecendo com a Cmpanhia, as etapas de produção e tratamento de água. O projeto vai viabilizar investimentos na ordem de R$ 19 bilhões.

Foram dois blocos, o primeiro, “Região Metropolitana do Recife (RMR) – Pajeú”, que reúne 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, e foi vencido pelo Consórcio Pernambuco Saneamento, formado pela Acciona e a BRK, com investimentos estimados em R$ 15,4 bilhões e outorga de e R$ 3,5 bilhões.

Já o segundo bloco, o “Sertão”, que inclui 24 municípios, foi arrematado pelo grupo Pátria Investimentos, com investimentos previstos de R$ 2,9 bilhões e outorga de R$ 720 milhões. “Já tivemos outros projetos em Pernambuco, por exemplo, o do Centro de Convenções, em 2022, e estão vindo mais projetos. Quando observamos um estado que já teve as primeiras PPPs e concessões e que avança agora para os projetos de destaque na região Nordeste, isso evidencia um projeto que teve uma boa competição e teve com vencedores players muito importantes”, aponta Mônica.

Potencial do estado – A gerente de Licitações da B3 destacou ainda o potencial de Pernambuco em 2025, quando a B3 alcançou o recorde com 75 projetos que irão alavancar cerca de R$ 240 bilhões para o país. “Quando você pega um ano de recorde de leilões em que você tem nele também Pernambuco se destacando ali como uma visão estratégica, como projetos estratégicos, é bem interessante ver que o estado participou e fez parte desse ano emblemático tanto das concessões de PPPs da B3 como da infraestrutura do Brasil”, disse.

Energia Ainda de acordo com Mônica, os números indicam que Pernambuco avançou e que o mercado acredita no estado. Em 2025, além do leilão de concessão, a gerente apontou que Pernambuco também foi beneficiado diretamente por um leilão de novos lotes de linhas de transmissão de energia da Aneel, atraindo novos investimentos e reforçando a sua infraestrutura elétrica.

Este leilão ocorreu em outubro do ano passado e envolveu outros 11 estados, além de Pernambuco. Foram leiloados mais de mil quilômetros de linhas de transmissão de energia com investimentos previstos de R$ 5,5 bilhões em cinco anos.

Diario de Pernambuco

Homem apontado como um dos chefes de organização criminosa na Bahia é preso em Pernambuco

Um homem apontado como um dos chefes de um grupo criminoso com atuação no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi preso, na sexta-feira (26), em Petrolina. Segundo informações da Polícia Civil, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos contra o suspeito, que não teve a identidade informada. Ele estava escondido em uma residência no bairro Topázio.

Após identificar o endereço utilizado como esconderijo, as equipes iniciaram monitoramento no local. Durante a campana, os policiais visualizaram um homem saindo do imóvel em uma motocicleta, carregando uma mochila. Em seguida, outro homem permaneceu na frente da casa e foi reconhecido como o alvo da operação. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de organização criminosa e tráfico de drogas.

O investigado já respondia também por tráfico e roubo de veículos. Conforme a Polícia Civil, mesmo foragido e com deficiência física, decorrente de um tiro levado em conflito com outro grupo criminoso, ele mantinha influência sobre o grupo, determinando “toques de recolher”, articulando extorsões contra comerciantes em Cosme de Farias e coordenando a distribuição de drogas no Nordeste de Amaralina.

A operação teve início após reunião de alinhamento estratégico realizada na Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia, com participação do DENARC, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Rondesp Atlântico da Polícia Militar, com o objetivo de desarticular as atividades do grupo criminoso na capital.

A ação contou ainda com apoio do DENARC/Petrolina, da Diretoria Regional de Polícia do Interior (DIRPIN Norte/Leste), da Rondesp Atlântico e da FICCO.

G1 Petrolina