Pernambuco lidera volume de investimentos em concessões no Nordeste

Em 2025, Pernambuco liderou no Nordeste o volume de investimentos alcançados em infraestrutura por meio de concessão. Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a Bolsa de Valores Brasileira (B3) destacou que o leilão de concessão parcial de saneamento do estado foi a maior concessão de saneamento da história da região.

“É um destaque para Pernambuco e para o Nordeste. Na região, foram leiloados seis projetos que irão alavancar, ao longo da execução, mais de R$ 20 bilhões. Se considerar só o projeto de concessão da Compesa, ele, sozinho, já chegou a quase R$ 20 bilhões. Então, foi um leilão de destaque”, aponta a gerente de Licitações da B3, Mônica Salles Lanna.

Realizado no dia 18 de dezembro, na B3, o leilão de concessão da Compesa definiu a concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e de esgoto em Pernambuco, permanecendo com a Cmpanhia, as etapas de produção e tratamento de água. O projeto vai viabilizar investimentos na ordem de R$ 19 bilhões.

Foram dois blocos, o primeiro, “Região Metropolitana do Recife (RMR) – Pajeú”, que reúne 150 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha, e foi vencido pelo Consórcio Pernambuco Saneamento, formado pela Acciona e a BRK, com investimentos estimados em R$ 15,4 bilhões e outorga de e R$ 3,5 bilhões.

Já o segundo bloco, o “Sertão”, que inclui 24 municípios, foi arrematado pelo grupo Pátria Investimentos, com investimentos previstos de R$ 2,9 bilhões e outorga de R$ 720 milhões. “Já tivemos outros projetos em Pernambuco, por exemplo, o do Centro de Convenções, em 2022, e estão vindo mais projetos. Quando observamos um estado que já teve as primeiras PPPs e concessões e que avança agora para os projetos de destaque na região Nordeste, isso evidencia um projeto que teve uma boa competição e teve com vencedores players muito importantes”, aponta Mônica.

Potencial do estado – A gerente de Licitações da B3 destacou ainda o potencial de Pernambuco em 2025, quando a B3 alcançou o recorde com 75 projetos que irão alavancar cerca de R$ 240 bilhões para o país. “Quando você pega um ano de recorde de leilões em que você tem nele também Pernambuco se destacando ali como uma visão estratégica, como projetos estratégicos, é bem interessante ver que o estado participou e fez parte desse ano emblemático tanto das concessões de PPPs da B3 como da infraestrutura do Brasil”, disse.

Energia Ainda de acordo com Mônica, os números indicam que Pernambuco avançou e que o mercado acredita no estado. Em 2025, além do leilão de concessão, a gerente apontou que Pernambuco também foi beneficiado diretamente por um leilão de novos lotes de linhas de transmissão de energia da Aneel, atraindo novos investimentos e reforçando a sua infraestrutura elétrica.

Este leilão ocorreu em outubro do ano passado e envolveu outros 11 estados, além de Pernambuco. Foram leiloados mais de mil quilômetros de linhas de transmissão de energia com investimentos previstos de R$ 5,5 bilhões em cinco anos.

Diario de Pernambuco

Juazeiro é a única cidade baiana selecionada para participar do Programa de Apoio a Concessões Municipais do Governo Federal

O Governo Federal irá financiar a equipe técnica multidisciplinar necessária para elaboração dos projetos. (Foto: ASCOM)

Na tarde desta quarta-feira (25), em Brasília, o prefeito Paulo Bomfim participou de reunião com o Ministério do Planejamento com a presença da Caixa, CBIC, FNP, e demais instituições. O Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, acompanhou o prefeito.

Na oportunidade foram apresentados os seis municípios selecionados pelo Governo Federal para  fazer parte do projeto piloto do Programa de Apoio às Concessões Municipais, coordenado pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de assessorar os municípios na elaboração de projetos de Parcerias Público-Privada (PPPs).

Entre as seis cidades escolhidas, única na Bahia, a cidade de Juazeiro foi selecionada pelo Ministério por estar preparada nas ações de crescimento, no intuito de explorar o capital privado no desenvolvimento da infraestrutura do município, a exemplo de saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento, iluminação entre outros.    

LEIA MAIS

Comissão vota em fevereiro MP que prorroga prazo para regularizar concessão de rádio

Senador Cidinho Santos (PR-MT) preside a comissão mista que trata da prorrogação das concessões de rádio e TV/Foto: Edilson Rodrigues da Agência Senado

A comissão mista que analisa a Medida Provisória que trata do processo de renovação do prazo das concessões e permissões das emissoras de radiodifusão deverá votar, após o recesso parlamentar, relatório do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) sobre a MP.

O relatório foi apresentado em dezembro, mas devido a um pedido de vista coletiva (tempo para análise), a votação e discussão do texto deverão ocorrer logo após o recesso parlamentar.

A MPV 747/2016 possibilita às emissoras que estão com concessões vencidas, e que ainda não apresentaram o pedido de renovação, regularizar a situação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no prazo de 90 dias contados da data de sanção da MP. A regularização, no entanto, só será possível se o Congresso Nacional ainda não tiver deliberado sobre a extinção da outorga.

Os 90 dias também poderão ser usados pelas emissoras que apresentaram a renovação fora do prazo legal (os chamados “pedidos intempestivos”), mesmo que as concessões tenham sido declaradas extintas pelo Executivo, mas ainda não tenham sido analisadas pelo Congresso.

No caso das emissoras com a concessão em dia, o pedido de renovação poderá ser feito durante os 12 meses anteriores ao vencimento da outorga. Vencida a outorga sem o pedido, o ministério vai notificar a emissora e abrir prazo de 90 dias para que ela se manifeste.

Antes da MP, o prazo para apresentar o pedido de renovação ocorria entre seis e três meses anteriores ao término da outorga.

LEIA MAIS

Michel Temer anuncia nesta terça-feira pacote de concessões e privatização

(Foto: Internet)

A concessão dos aeroportos de Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre deve fazer parte do pacote. (Foto: Internet)

Em mais uma medida para tentar tirar a economia da maior recessão de sua história e retomar os investimentos, o governo Michel Temer divulga nesta terça-feira (13) um pacote que deve prever leilões para concessões na área de infraestrutura, transporte e saneamento, além da privatização de ativos, principalmente no setor elétrico.

Às 11h, no Palácio do Planalto, acontece a primeira reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), cuja criação foi uma das primeiras ações de Temer ao assumir a Presidência, na época ainda de maneira interina.

É o PPI que será responsável pela agenda de concessões e privatizações do governo. Depois da reunião, em que as propostas serão apresentadas ao presidente, deverá ser feito o anúncio dos projetos escolhidos para fazer parte dessa primeira fase do programa. O comando do PPI está Moreira Franco, aliado de Temer e ex-ministro da Secretaria de Aviação Civil do governo Dilma Rousseff.

LEIA MAIS