Prefeitura de Juazeiro promove Ação Social Mulher com atendimentos de saúde, cidadania e autocuidado na Escola Anália Barbosa

“Nunca tinha ido ao dentista e aqui pude cuidar melhor dos meus dentes”, diz estudante acolhida na Ação Social Mulher promovida pela Escola Anália Barbosa. A manhã deste sábado (14) foi de acolhimento, informação e cuidado para mulheres e meninas da Escola Municipal Anália Barbosa. A iniciativa é da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação, que, no mês dedicado às mulheres, levou diversos serviços à comunidade escolar e às moradoras do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro.

Durante a ação foram ofertados serviços gratuitos como emissão do ID Jovem; Atendimento Odontológico; atendimento do programa Dignidade Menstrual; atendimentos com psicólogo e nutricionista; além de marcação de exames preventivos e mamografia.

Além dos cuidados com a saúde, o evento também proporcionou momentos de valorização e bem-estar para as mulheres e meninas da comunidade escolar, com serviços de massagem, auriculoterapia, ventosaterapia e maquiagem. A dona de casa Rafaela Kelly aproveitou alguns dos serviços ofertados durante a Ação Social Mulher, realizada na Escola Municipal Anália Barbosa. “É muito bom ter esses serviços aqui perto da gente. Aproveitei e fiz a ventosa, que me ajudou a aliviar o estresse e o cansaço do dia a dia. Tudo maravilhoso”, destacou.

A Ação Social Mulher contou com o apoio da Secretaria de Saúde /Sesau; Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome /Sedes; Secretaria da Mulher e Juventude /SMJ; Centro Integrado de Atendimento à Mulher /Ciam; Secretaria de Segurança Cidadã /SSC; Guarda Civil Municipal; Polícia Militar; Instituto Ivete Sangalo; Centro de Terapias Naturais Gianni Bande, entre outros parceiros.

A gestora da escola, Adriana Castro, destacou que iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre a escola e a comunidade. “Hoje realizamos a Ação Social Mulher, que tem como objetivo despertar nas mulheres a importância do autocuidado, além de levar conhecimento, embelezamento e bem-estar para as estudantes e mulheres da nossa escola e do bairro. Também tivemos um momento de reflexão com a palestra Tolerância Zero à Violência contra a Mulher”. Pontuou.

Ascom

Prefeitura orienta população sobre atendimento social durante período de chuvas em Petrolina

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Petrolina, está com equipes mobilizadas para atender a população durante o período de chuvas intensas no município. O objetivo é garantir proteção, acolhimento e suporte às pessoas que venham a enfrentar situações de vulnerabilidade, especialmente aquelas que fiquem desabrigadas ou em situação de rua.

As demandas chegam prioritariamente através da Defesa Civil, responsável por acionar os serviços necessários em casos de emergência. As famílias desabrigadas que precisarem de apoio serão encaminhadas para o Abrigo Municipal, espaço preparado para oferecer acolhimento provisório.

O Abrigo Municipal disponibiliza refeições, dormitórios, material de higiene e limpeza, além de contar com acompanhamento de equipe multidisciplinar. Paralelamente, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social estão realizando buscas ativas nas ruas da cidade, orientando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços disponíveis.

Em casos de necessidade de alojamento, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone (87) 9 8134 -1838, que fará o encaminhamento adequado.

Serviço: – Abrigo Municipal – Rua 14, S/N°, Jardim São Paulo

Ascom