Datafolha: maioria dos eleitores não se arrepende de voto em Lula ou Bolsonaro em 2022

Três anos e meio depois da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro pela Presidência da República, a maioria absoluta dos eleitores (91%) afirma não se arrepender do voto dado no segundo turno daquele pleito, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16). Em 2022, Lula (PT) venceu com 50,9% dos votos, ante 49,1% de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento do Datafolha, 89% dos eleitores do Lula não se arrependeram do voto no segundo turno, enquanto 13% dizem ter se arrependido. Entre os eleitores de Bolsonaro, 94% não se arrependeram e 6% afirmam que sim.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre terça-feira (12) e quarta-feira (13), com 2.004 entrevistados em 139 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código BR-00290/2026.

Estadão Conteúdo

INSS inicia mutirão de dois dias com 2.651 mil vagas de atendimento em Pernambuco

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social iniciaram neste sábado (16) um mutirão de dois dias que oferece quase 26 mil vagas de atendimentos relacionados à concessão de benefícios previdenciários e assistenciais. Neste sábado (16) e no domingo (17) serão oferecidas exatamente 25.852 vagas aos segurados em 18 estados, incluindo Pernambuco, e no Distrito Federal. Nesses atendimentos serão antecipadas perícias médicas e avaliações sociais, etapas que fazem parte do processo de concessão de benefícios.

Em Pernambuco estão sendo disponibilizadas 2.651 vagas. No Recife, haverá atendimento no bairro da Encruzilhada (1.184) e na Corredor do Bispo (140); No interior do estado, têm vagas em Caruaru (694), Petrolina (310), Serra Talhada (173) e Garanhuns (150). A Região Nordeste recebe 15.698 mil vagas, na sequência aparecem Sudeste (5.466), Norte (3.928) e Centro-Oeste (760). A ação faz parte de um conjunto de medidas do órgão para reduzir a chamada “fila no INSS”.

Para informações sobre antecipação de perícia e agendamento nos mutirões, os segurados podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço Meu INSS, no site ou aplicativo para celular. No fim de abril, o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, informou que o país tinha 2,6 milhões de pedidos na fila. O número representa uma diminuição de 16% na comparação com fevereiro, quando eram 3,1milhões.

Acelera INSS – Para manter o ritmo de queda dos números da fila do INSS, a presidente do instituto, Ana Cristina Silveira, anunciou o programa Acelera INSS, que implementa medidas operacionais para acelerar o atendimento aos segurados. O objetivo final do governo é normalizar o tempo de espera para que o segurado receba a resposta de pedidos dentro do prazo constitucional de 45 dias.

Veja as ações do Acelera INSS – mutirões: previsão de quatro ações nacionais até o fim de junho, focadas em perícia médica e análise de benefícios complexos; reforço de pessoal: nomeação imediata de 300 assistentes sociais; pedido para mais 300 servidores (do cadastro de reserva); anúncio de concurso para contratação de mais 2 mil servidores;  revisão tecnológica dos fluxos de trabalho e melhorias nos sistemas que cruzam dados governamentais para automatizar e acelerar as análises.

No Nordeste:

Alagoas (2.278): Arapiraca (732) e Maceió – Tabuleiro do Martins (1.546)

Bahia (1.363): Euclides da Cunha (270), Ribeira do Pombal (294), Vitória da Conquista (130), Itabuna (127), Paripiranga (122), Juazeiro (75), Brumado (35), Santa Maria da Vitória (20), Feira de Santana (54), Feira de Santana Getúlio Vargas (24), Salvador (200) e Santo Antônio de Jesus (12)

Ceará (5.353): Fortaleza – Centro-Oeste (1.170), Fortaleza – Sul (986), Iguatu (806), Crato (546), Fortaleza – Parquelândia (500), Juazeiro do Norte (463), Tianguá (290), Maracanaú (218), Sobral (154), Crateús (100), Itapipoca (100) e Acaraú (20)

Maranhão (632): Timon (524), São Luís – Cohab (48), São Luís – Deodoro (28), São Luís – Nazaré (14) e Açailândia (18)

Paraíba (605): Campina Grande – Dinamérica (326), Agência Conectada Santa Luzia – Teleavaliação (210), Itaporanga (48) e Tambauzinho (21)

Pernambuco (2.651): Recife – Encruzilhada (1.184), Caruaru (694), Petrolina (310), Serra Talhada (173), Garanhuns (150) e Recife – Corredor do Bispo (140)

Piauí (2.816): Teresina – Leste (1.120), Picos (546), Parnaíba (479), Teresina – Centro (320), São João do Piauí (271) e Floriano (80)

Diario de Pernambuco

Fundo de advogado de Eduardo Bolsonaro comprou casa em estado onde vive o deputado

Um fundo vinculado a Paulo Calixto, advogado de Eduardo Bolsonaro e administrador do Havengate Development Fund, que recebeu parte dos R$ 61 milhões pagos pelo banqueiro Daniel Vorcaro para bancar Dark Horse, o filme biográfico de Jair Bolsonaro, comprou uma casa no Texas, mesmo estado em que Eduardo Bolsonaro mora nos EUA. O imóvel foi comprado por outro fundo privado de gestão de patrimônio, o Mercury Legacy Trust, e custou R$ 3,6 milhões. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo.

A matéria revela ainda que André Porciúncula, ex-secretário de Fomento à Cultura do governo Bolsonaro, consta nos documentos como responsável pela assinatura de compra no imóvel no Texas. Ex-PM, Porciúncula atuou na gestão de Jair Bolsonaro como o 02 de Mário Frias que, na época, era secretário de Cultura e hoje é produtor executivo do filme sobre Bolsonaro.

De acordo com a reportagem, o fundo adquiriu o imóvel em fevereiro na cidade de Arlington, no Texas, onde vive atualmente Eduardo Bolsonaro. O advogado Paulo Calixto é o administrador do fundo ligado ao filme biográfico do ex-presidente, que recebeu R$ 61 milhões do ex-banqueiro Daniel Vorcaro em 2025, a pedido do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro, como foi revelado pelo Intercept Brasil nesta semana.

A Polícia Federal investiga o destino dos recursos repassados ao Havengate pelo ex-controlador do Banco Master por suspeita de campanha eleitoral antecipada, e se o montante foi usado para custear Eduardo Bolsonaro nos EUA. O Correio tentou contato com Eduardo Bolsonaro, mas até a publicação desta matéria não obteve respostas. A reportagem também não conseguiu contato com o advogado Paulo Calixto — cuja secretária afirmou à Folha que não falaria com a imprensa — nem André Porciuncula, que afirmou a Mônica Bergamo que a compra não tem relação com Eduardo ou o Banco Master. O espaço segue aberto para manifestação.

Correio Braziliense

Concurso da Educação de Petrolina: candidatos já podem consultar resultado final da prova de títulos

Os candidatos que participaram do concurso público da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina já podem consultar o resultado final da prova de títulos. A divulgação foi realizada nesta sexta-feira (15) pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE), banca organizadora do certame.

A lista com as pontuações finais já está disponível no site oficial da banca, no endereço www.upenet.com.br. Nesta fase do concurso, foram analisados os títulos acadêmicos e a experiência profissional dos candidatos, conforme os critérios estabelecidos no edital. O resultado divulgado já contempla a análise dos recursos apresentados após a publicação preliminar.

De acordo com o cronograma do edital, a próxima etapa será a divulgação do resultado oficial do certame, com convocação imediata prevista para o mês de junho. Ao todo, são 1.194 vagas para os cargos de professor, secretário escolar, psicólogo escolar e assistente social, com atuação na rede municipal de ensino. O certame é considerado o maior já realizado na história do município.

Ascom

Datafolha: Lula e Flávio lideram rejeição com 47% e 43%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lideram em rejeição entre os presidenciáveis, com 47% e 43%, respectivamente, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16). Os números seguem estáveis em relação à pesquisa anterior, de abril, quando Lula tinha 48% de rejeição e Flávio, 46%.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre terça-feira (12) e quarta-feira (13), com 2.004 entrevistados em 139 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código BR-00290/2026. A maioria das entrevistas ocorreu antes da divulgação da troca de mensagens entre Flávio Bolsonaro e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Segundo a pesquisa, os ex-governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (PSD) registram respectivos 15% e 13% de rejeição. As respostas ainda mostram rejeição de 20% de Ciro Gomes (PSDB), de 14% de Cabo Daciolo (Mobiliza), de 12% de Rui Costa Pimenta (PCO), de 11% cada para Renan Santos (Missão), Aldo Rebelo (DC) e Samara Martins (UP), de 10% de Augusto Cury (Avante), e de 9% de Hertz Dias (PSTU). Rejeitam todos ou não votariam em nenhum 2%, enquanto 2% dizem não saber e 1% votaria em qualquer um ou não rejeitam nenhum.

Além da maior taxa de rejeição, Lula e Flávio Bolsonaro também lideram em taxa de reconhecimento. A pesquisa do Datafolha mostra que apenas 1% diz não conhecer o petista, enquanto 5% dizem não conhecer o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Já Zema e Caiado são desconhecidos por 54% e 53% dos entrevistados, respectivamente.

Esradão Conteúdo

Destaque no esporte, Juazeiro se prepara para receber a Copa do Mundo de Futebol de Base com observadores de clubes do Brasil e da Espanha

Juazeiro vai sediar, entre os dias 2 e 7 de junho, a Copa do Mundo de Futebol de Base, competição que reunirá atletas das categorias masculina e feminina, com idades entre 7 e 17 anos, no Estádio Adauto Moraes. O evento contará com observadores de praticamente todos os clubes das Séries A e B do futebol brasileiro, além de representantes do clube espanhol Barcelona.

Nesta sexta-feira (15), foi realizada uma visita técnica no estádio para alinhamento da estrutura e do planejamento operacional da competição. A ação reuniu representantes das secretarias municipais envolvidas e da organização do evento. A Copa acontece em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), Secretaria de Saúde (SESAU), Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e demais órgãos parceiros.

Além das partidas, o evento terá uma estrutura voltada à assistência dos atletas e do público. Durante os cinco dias de programação, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar posto médico com funcionamento contínuo, ambulância de apoio, equipe do SAMU, atendimento odontológico através da Unidade Móvel Odontológica e uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, nutricionistas, educador físico e psicólogos.

A assessora técnica da SESAU, Tatiane Malta, destacou o compromisso da rede municipal com a segurança do evento. “Estamos preparando toda a estrutura com foco na segurança sanitária, no acolhimento e na assistência aos atletas, familiares e acompanhantes durante os dias da competição”, afirmou.

Idealizador da Copa, o jogador Petros ressaltou o caráter social da iniciativa e a oportunidade oferecida aos jovens atletas da região. “Queremos trazer para as crianças a oportunidade que muitos de nós não tivemos. É um evento que vai além do futebol e que busca transformar vidas através do esporte”, disse.

Petros também destacou a grande procura pelas inscrições gratuitas. “As vagas foram preenchidas em poucas horas e a expectativa é receber cerca de duas mil crianças e adolescentes nesta edição”, completou. A competição recebeu o selo oficial da Federação Bahiana de Futebol (FBF), reconhecimento que fortalece Juazeiro no cenário esportivo e evidencia o potencial do município na formação de novos talentos. Para o assessor especial da SECULTE, Bruno Lopes, a competição também reforça a tradição esportiva da cidade. “Juazeiro é um celeiro de talentos e participar desse projeto é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

Ascom

Secretaria de Assistência Social de Petrolina lança seleção com 71 vagas para todos os níveis

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Petrolina lançou um processo seletivo simplificado para a contratação temporária de profissionais. A seleção é organizada pela Faculdade de Petrolina (Facape) e contempla cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. As inscrições começam na segunda-feira (18) e vão até 2 de junho, através do site da Facape. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, de acordo com o nível de escolaridade. Candidatos que se enquadram nos critérios do edital poderão solicitar isenção da taxa nos dias 19 e 20 de maio.

Estão sendo ofertadas 71 vagas temporárias, além da formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para assistente social, psicólogo, advogado, coordenador, educador físico, nutricionista, pedagogo, técnico de informática, intérprete de Libras, orientador social, auxiliar administrativo, digitador/entrevistador social, motorista, cozinheiro, auxiliar de limpeza, eletricista, pedreiro e ajudante de pedreiro.
A seleção será realizada em etapa única, por meio de prova objetiva, prevista para o dia 14 de junho de 2026. Os cartões de inscrição com os locais e horários das provas serão disponibilizados no dia 11 de junho. O edital completo está disponível no site da Facape.

G1 Petrolina

Prefeitura de Juazeiro fará força tarefa para manter a cidade limpa durante paralisação nacional dos garis

Preocupada em manter a cidade limpa, a prefeitura de Juazeiro reforçou o trabalho das equipes nas ruas, com serviços de varrição, capina e coleta emergencial do lixo no centro e em bairros da cidade. O auxílio na limpeza é por conta da paralisação nacional dos garis, ocorrida na sexta-feira (15). A paralisação de 24 horas é realizada em diversas cidades brasileiras como reivindicação pela aprovação do Projeto de Lei 4146/2020 no Senado Federal, que institui um piso salarial nacional de R$ 3.036,00 e garante direitos como jornada de 40 horas semanais e adicional de insalubridade nacional dos garis e margaridas.

De acordo com Eunice Santana, diretora-regional do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA) “é uma luta justa, pois há mais de 10 anos nós estamos tentando destravar essa pauta. Lamentamos os transtornos que podem ser causados, pois sabemos da importância da coleta do lixo, mas a categoria merece esse reconhecimento”, argumenta.

O diretor da Empresa Limp City, Ícaro Amorim, garante que manterá equipes de plantão no sábado (16) e domingo (17) atuando emergencialmente no centro da cidade. “Vamos nos esforçar para que essa paralisação não afete o trabalho que estamos fazendo para manter a cidade limpa e na segunda-feira (18,) retornaremos com as equipes normais e ainda com um reforço para que possamos manter os serviços em dia”, assegurou.

Ascom

Prefeitura de Petrolina divulga esquema especial de trânsito para Meia Maratona do River Shopping

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), informa que haverá interdições temporárias em diversas vias da cidade neste domingo (17), em decorrência da realização da Meia Maratona do River Shopping. A largada está marcada para às 6h30, com saída e chegada no estacionamento do River Shopping.

O evento esportivo contará com três percursos: 5km, 10km e 21km, abrangendo vias municipais e federais. Para garantir a fluidez do trânsito e a segurança viária durante toda a competição, a AMMPLA elaborou um plano operacional em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM). De acordo com a Autarquia, o percurso de 5 km será monitorado exclusivamente pelos agentes municipais de trânsito. Já os trajetos de 10 km e 21 km terão atuação integrada entre a AMMPLA, PRF e Polícia Militar.

O percurso de 21 km terá início na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, seguindo em direção à Rua Antônio Santana Filho, passando pela Avenida Guararapes. Em seguida, os atletas retornam para a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, seguem até a rotatória do Monumento do Centenário, acessam a Avenida Sete de Setembro (BR-428) e continuam até a rotatória no cruzamento com a BR-407. O trajeto segue pela Avenida Clementino Coelho até a rotatória do Monumento da Bíblia e, posteriormente, pela Avenida Cardoso de Sá até a rotatória do Centenário, retornando novamente pela Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio até o ponto de chegada.

Durante o evento, haverá bloqueios temporários nas vias por onde os atletas passarão. A AMMPLA destaca que as interdições serão realizadas de forma parcial e gradativa, com liberação imediata do tráfego à medida que os participantes avançarem no percurso. Agentes de trânsito estarão distribuídos em pontos estratégicos para orientar condutores e pedestres, garantindo mais segurança e organização durante toda a programação esportiva.

Ascom

Amigas com leucemia morrem no mesmo dia com 1 hora de diferença

Lara Gabriela Noé Diniz Vláxio e Maria Eduarda Ramos, conhecida como Duda, morreram na última segunda-feira (11), com cerca de uma hora de diferença, após anos de tratamento contra a leucemia. As duas adolescentes tinham 17 anos, eram naturais de Rondônia e se conheceram durante o tratamento oncológico, onde construíram uma amizade marcada pela rotina de internações, exames e sessões de quimioterapia.

Ao longo da luta contra o câncer, Lara e Duda compartilharam medos, dores e também planos para o futuro. Nas redes sociais, uma das homenagens mais repercutidas após as mortes dizia: “Os planos de Deus eram que elas caminhassem juntas, mas de outra forma.” Lara Gabriela estudava no 3º ano da Escola Estadual Major Guapindaia, em Porto Velho. Em 2021, aos 12 anos, ela recebeu o diagnóstico de leucemia linfoblástica aguda (LLA), um tipo de câncer que afeta a medula óssea. Desde então, passou por anos de tratamento, entre sessões de quimioterapia, exames constantes e períodos de internação.

Em maio de 2024, Lara comemorou o encerramento da última etapa da quimioterapia. No entanto, em abril deste ano, revelou nas redes sociais que exames apontaram alterações preocupantes. Após realizar um mielograma, recebeu a confirmação da recaída. “O câncer voltou”, escreveu. Mesmo diante do novo diagnóstico, a adolescente afirmou que iniciaria um protocolo mais agressivo de tratamento e se preparava para um transplante de medula óssea. “Estou bem, sendo acompanhada e sigo confiante. Mais uma vez, vou vencer”, publicou.

Moradora de Cacoal, Maria Eduarda enfrentava a leucemia havia cerca de três anos e meio. Conhecida pelos apelidos “Duda da praça”, “Duda dos carrinhos” e “Duda do berê bordados”, ela era descrita pela família como uma jovem dedicada, trabalhadora e sempre sorridente. Parte do tratamento foi realizada no Hospital de Amor, em Porto Velho. Em 10 de abril deste ano, Duda celebrou a última sessão de quimioterapia ao lado de amigos e familiares, que acreditavam no início de uma nova fase.

A melhora, porém, durou pouco. Pouco tempo depois, a doença voltou de forma agressiva e atingiu o cérebro da adolescente, agravando rapidamente o quadro clínico. Segundo a família, Duda passou por uma semana intensa de tratamento antes de ser entubada. Depois, os médicos iniciaram os protocolos para confirmação de morte encefálica.

Comoção – As mortes das adolescentes provocaram comoção em Rondônia. Durante o tratamento, familiares e amigos mobilizaram campanhas de oração, doação de sangue e correntes de apoio para ajudar as duas jovens. Profissionais da saúde também prestaram homenagens nas redes sociais. Uma técnica de enfermagem descreveu Lara como “uma pequena estrela que transformava dias difíceis com sua presença”. Sobre Duda, afirmou que a adolescente deixou lições de “força, fé e amor”. Em uma das despedidas mais compartilhadas, uma amiga de Maria Eduarda escreveu: “Me espera na próxima vida, careca preferida.”

A Tarde

Toni Garrido volta a Salgueiro depois de 17 anos e encerra programação artística do encontro de motociclistas da cidade neste sábado

O multiartista Toni Garrido, da banda Cidade Negra, está de volta a Salgueiro depois de 17 anos para apresentar seu show ‘Baile Free’ no encerramento da programação artística do 17° Salgueiro Moto Fest na noite deste sábado (16). Ele já esteve na cidade em 2009, como uma das principais atrações do Carnaval no Polo Bomba.

Cantor, compositor, instrumentista, ator e apresentador, Garrido é um artista completo, que esbanja presença de palco, simpatia e carisma por onde passa. Hoje, ao subir ao palco principal do encontro de motociclistas de Salgueiro como última atração da noite no Polo Bomba, ele cantará sucessos que o consagraram nacionalmente, como “Onde Você Mora”, ‘Girassol’, ‘A Sombra da Maldade’, ‘Pensamento’, ‘Firmamento’, ‘A Estrada’ e ‘A Cor do Sol’.

Em vídeo enviado à organização do evento, o artista carioca falou sobre a expectativa para o show. “Vai ser demais. Eu que adoro, que amo minhas motos, que amo a estrada, vou estar com as pessoas que entendem, que gostam [de motos], os motociclistas de verdade, com as motos, as máquinas e todo universo da moto”, disse.

Além do show principal de Toni Garrido, a programação do Salgueiro Moto Fest deste sábado conta com passeio dos motociclistas pela cidade; confraternização dos motoclubes no Clube das Acácias, com muita cerveja, churrasco e música ao vivo; apresentações musicais no Polo Alternativo, na Academia das Cidades, com as bandas Águias de Cristo, Ministérios de Louvor e Bless Band; e shows de Sistema em Caos e McFly no Polo Bomba, antecedendo a atração mais aguardada. O Salgueiro Moto Fest está sendo realizado pelos motoclubes da cidade em parceria com a prefeitura e incentivo do Governo de Pernambuco.

Ascom

Conta de luz deve ficar mais cara nos próximos meses

Após meses de bandeira verde, os brasileiros já começaram a sentir o impacto do período seco na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acionou a bandeira amarela em maio e especialistas do setor projetam um cenário ainda mais caro nos próximos meses, com possibilidade de bandeiras vermelhas ao longo de 2026.

A mudança ocorre após o encerramento do período chuvoso e em meio aos efeitos do fenômeno El Niño, que tende a provocar estiagem principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável pela maior parte do consumo nacional, opera atualmente com 65,62% da capacidade de armazenamento. Já o Sul apresenta situação mais delicada, com reservatórios em 46,40%.

Bandeiras vermelhas devem voltar – A previsão do economista-chefe do Banco BMG, Flávio Serrano, é de que o sistema elétrico passe a operar com bandeira vermelha patamar 1 a partir de junho e bandeira vermelha 2 entre julho e setembro. Na prática, isso significa aumento na cobrança extra da conta de energia. Segundo Serrano, a energia elétrica pode subir cerca de 9% em 2026, pressionando também a inflação.

A estimativa do economista aponta: Bandeira vermelha 1 em junho, com alta média de 3,5%; Bandeira vermelha 2 entre julho e setembro, com aumento de 4,3%; Retorno da bandeira vermelha 1 em outubro; Possível bandeira amarela novamente em dezembro.  No ano passado, a bandeira vermelha patamar 2 foi acionada apenas por um mês. Em 2023, o sistema operou com bandeira verde durante todo o ano.

Uso de termelétricas encarece energia – Com a redução das chuvas, o governo já prevê maior uso de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do sistema elétrico durante o período seco. Elas possuem custo mais elevado de geração, o que impacta diretamente as tarifas pagas pelos consumidores.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que as usinas vêm sendo acionadas para preservar os reservatórios da região Sul e reforçar a segurança energética do país. Especialistas do setor, porém, afirmam que a alta da conta de luz não depende apenas da situação dos reservatórios. Segundo Victor Hugo Iocca, diretor da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), o atual modelo matemático usado para formação dos preços estaria elevando os custos mesmo sem risco imediato de falta de energia.

Sistema tem excesso de energia, mas tarifas continuam subindo – Apesar da perspectiva de aumento nas contas, o sistema elétrico brasileiro vive atualmente um cenário de excesso de geração. Segundo levantamento da consultoria Thymos Energia, há capacidade maior de produção do que demanda de consumo no país. Isso tem levado o ONS a interromper parte da geração de energia solar e eólica para evitar sobrecarga no sistema. Dados da Volt Robotics apontam que cerca de 20% de toda a energia renovável que poderia ter sido produzida no ano passado acabou sendo descartada. Os cortes geraram prejuízo estimado em R$ 6,5 bilhões para empreendimentos do setor.

Conta de luz preocupa governo – O aumento da energia elétrica também virou preocupação do governo federal, principalmente pelo impacto direto no custo de vida da população. Segundo o IBGE, a energia residencial subiu 12,31% em 2025 e foi o item que mais pressionou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Na tentativa de aliviar as tarifas, o governo aplicou no ano passado R$ 2,2 bilhões em descontos por meio de bônus da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Tarde

 

Número dois do Estado Islâmico é morto em ação conjunta dos EUA e Nigéria

Estados Unidos e Nigéria anunciaram que mataram o número dois na linha de comando global do grupo Estado Islâmico (EI) em uma operação conjunta no país africano, cenário frequente de ataques do movimento extremista. O norte da Nigéria, o país mais populoso da África, enfrenta a violência de grupos jihadistas e de grupos criminosos, chamados localmente de “bandidos”, que atacam vilarejos com frequência e recorrem a sequestros em massa para extorquir os moradores.

“Abu Bilal al Minuki, segundo na linha de comando do EI em todo o mundo, pensou que poderia se esconder na África, mas não sabia que tínhamos fontes que nos mantinham informados sobre o que ele estava fazendo”, afirmou na sexta-feira o presidente americano Donald Trump. Em sua rede Truth Social, Trump escreveu que “o terrorista mais ativo do mundo” foi eliminado em “uma missão meticulosamente planejada e muito complexa” e seguindo suas ordens.

Abu Bilal al Minuki nasceu em 1982 no estado de Borno, noroeste da Nigéria. “Com a eliminação dele, as capacidades operacionais do EI em todo o mundo ficam consideravelmente reduzidas”, acrescentou Trump. O presidente nigeriano Bola Tinubu e seu Exército confirmaram a informação neste sábado.

“Nossas Forças Armadas nigerianas, determinadas e em estreita colaboração com as Forças Armadas dos Estados Unidos, executaram uma ousada operação conjunta que desferiu um duro golpe às fileiras do Estado Islâmico”, afirmou Tinubu em um comunicado.
O Exército nigeriano descreveu Abu Bilal al Minuki como um “alto dirigente do Estado Islâmico e um dos terroristas mais ativos do mundo”. Trump alega que os cristãos da Nigéria são “perseguidos” e vítimas de um “genocídio” perpetrado por “terroristas”.

Abuja e a maioria dos especialistas negam categoricamente a afirmação, já que a violência afeta cristãos e muçulmanos de maneira indistinta. O Exército americano, em coordenação com as autoridades nigerianas, bombardeou o estado de Sokoto no período de Natal, ações direcionadas, segundo Washington, contra jihadistas do Estado Islâmico. Desde então, os dois países reforçaram sua cooperação militar.

AFP

Mulher é presa pela Polícia Federal com quase 7kg de cocaína no Aeroporto dos Guararapes

Uma mulher transportando quase 7kg de cocaína foi presa no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na última quinta-feira (14). Conforme informações da Polícia Federal, a droga, cerca de 6,8kg, foi encontrada durante uma inspeção de rotina, escondida no interior de um objeto localizado na bagagem da passageira. A investigada foi encaminhada à audiência de custódia e poderá responder pelo crime de tráfico interestadual de drogas, com pena que pode chegar a 15 anos de reclusão.

Diario de Pernambuco

A decisão de Ancelotti: lesões e polêmicas deixam convocação de Neymar mais difícil

Entre a eliminação da Seleção Brasileira para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, e o anúncio dos 26 convocados que vão representar o Brasil no Mundial de 2026 — marcado para a próxima segunda-feira (18) — foram 1.256 dias de espera. Desse intervalo, porém, Neymar, a principal estrela da Amarelinha, passou cerca de 65% do tempo fora de combate devido a uma sequência de lesões.

Este é o retrato do momento atual da carreira de Neymar. De incontestável, sua presença nas convocações começou a ser questionada e descartada. A decadência caminhou junto com sua saída do Paris Saint-Germain para o Al-Hilal e, posteriormente, a ida para o Santos — que parecia ser uma luz no fim do túnel, mas também se transformou em decepção. Antes, o argumento na hora de montar a Seleção Brasileira ideal era: “Quem serão os dez que jogam ao lado de Neymar?”. O questionamento atual, por outro lado, foca em quem assume o protagonismo na ausência do camisa 10. A presença de Neymar vira o centro das discussões e torna a escolha de Ancelotti, a ser anunciada nesta segunda, ainda mais esperada.

Mais tempo lesionado que atuando: o ciclo de Neymar na Copa – Após se lesionar no início da Copa e, mesmo assim, retornar para marcar um gol de gênio contra a Croácia — que seria o da classificação do Brasil antes da trágica eliminação nos pênaltis —, a trajetória de Neymar entrou em declínio físico. A mudança de narrativa não aconteceu de uma hora para outra. De acordo com dados da plataforma Transfermarkt, somando os períodos de ausência por PSG, Al-Hilal e Santos durante o ciclo entre as Copas, Neymar acumulou 817 dias no departamento médico.

O casamento com o PSG — que começou como uma grande promessa quando o clube francês pagou o recorde de 222 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão na cotação atual) — chegou ao fim em agosto de 2023, com sua transferência para o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Foi pelo clube saudita que veio a sua contusão mais grave, justamente em uma partida da Seleção pelas Eliminatórias contra o Uruguai, em outubro de 2023: uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo. Neymar precisou de 340 dias para retornar aos gramados.

O episódio selou, precocemente, o fim de sua passagem pelo Al-Hilal. Ele até chegou a atuar sob o comando de Jorge Jesus, mas novas contusões minaram sua minutagem. Em busca de reestruturar a carreira visando o Mundial de 2026, o camisa 10 voltou para o Santos, clube que o revelou, em janeiro de 2025. A chegada mexeu com o país: o Brasil esperava reencontrar o craque que encantou o mundo nos gramados brasileiros entre 2010 e 2014, mas a realidade foi distinta. O Santos, desestruturado, não forneceu a base necessária e, paralelamente, o comprometimento de Neymar era questionado.

Dentro de campo, a dificuldade em ganhar ritmo era evidente. Fora dele, as polêmicas persistiam. Após sentir a coxa em um jogo do Paulistão de 2025, o craque foi visto no Carnaval da Sapucaí enquanto o Peixe se preparava para a fase decisiva do torneio. Era o “déjà vu” de uma história antiga, mas que, desta vez, ficava marcada por mais baixos que altos. No início do campeonato, o Alvinegro era apontado como um dos favoritos ao lado de Palmeiras e Flamengo pelo “fator Neymar”. Na temporada de 2025, entretanto, o Santos lutou contra o rebaixamento até as últimas rodadas.

Para salvar o clube de um segundo descenso seguido, o camisa 10 jogou no sacrifício contra Sport, Juventude e Cruzeiro. O saldo foi positivo — quatro gols e uma assistência em três jogos — e o Peixe se salvou. No entanto, o custo físico foi alto: uma nova operação no joelho o afastou por cerca de dois meses entre o fim de 2025 e o início de 2026. Neste período, o isolamento na Seleção ficou claro. Carlo Ancelotti não convocou o camisa 10 para nenhuma partida, fosse pelas Eliminatórias ou amistosos. Agora, no início deste ano, o craque do Santos voltou a acumular polêmicas, colocando em xeque sua presença na lista final da próxima segunda-feira.

Ao se ver cada vez mais distante da Seleção Brasileira — especialmente após ficar de fora dos amistosos contra França e Croácia, os últimos compromissos antes da Copa — Neymar começou a sentir a pressão. A possibilidade de não ir ao Mundial tornou-se real. O resultado foi visto dentro e fora de campo. O camisa 10 acumulou atuações “comuns” para sua capacidade e novos entreveros: Neymar discutiu com árbitros, torcedores e chegou a agredir o companheiro de equipe Robinho Jr., de 18 anos, durante um treinamento no Santos.

Todos estes fatores criam uma ansiedade inédita para o anúncio de Carlo Ancelotti no dia 18 de maio. Se, por um lado, o treinador italiano tem inúmeros motivos para não chamá-lo, por outro, líderes do elenco como Casemiro, Raphinha e João Pedro defendem publicamente a convocação do craque.

O técnico já deixou claro que a escolha é complexa – “Obviamente, para mim, é uma decisão não tão simples. Tenho que avaliar bem os prós e os contras. Mas isso não me coloca pressão porque, como disse, há um ano avaliamos não só o Neymar, mas todos os jogadores”, concluiu Ancelotti. A realidade é que Carleto tem o respaldo da CBF — especialmente após a renovação de seu contrato até 2030 — e a decisão que tomar, seja ela qual for, dividirá o Brasil.

Diario de Pernambuco