Datafolha: maioria dos eleitores não se arrepende de voto em Lula ou Bolsonaro em 2022

Três anos e meio depois da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro pela Presidência da República, a maioria absoluta dos eleitores (91%) afirma não se arrepender do voto dado no segundo turno daquele pleito, segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16). Em 2022, Lula (PT) venceu com 50,9% dos votos, ante 49,1% de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento do Datafolha, 89% dos eleitores do Lula não se arrependeram do voto no segundo turno, enquanto 13% dizem ter se arrependido. Entre os eleitores de Bolsonaro, 94% não se arrependeram e 6% afirmam que sim.

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre terça-feira (12) e quarta-feira (13), com 2.004 entrevistados em 139 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com o código BR-00290/2026.

Estadão Conteúdo

‘Lamento não ter percebido que Temer era golpista’, diz Dilma

(Foto: Internet)

A presidente afastada Dilma Rousseff demonstrou arrependimento por ter escolhido Michel Temer como vice. (Foto: Internet)

A presidente afastada Dilma Rousseff demonstrou arrependimento por ter escolhido Michel Temer, o atual presidente interino, como seu vice nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. Questionada pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sobre quais qualidades havia enxergado em Temer para se associar a ele, Dilma respondeu que lamentava não ter se dado conta de que o vice poderia se tornar “golpista e conspirador”.

“Michel Temer foi escolhido para ser meu vice porque supúnhamos que ele era integrante do PMDB democrático, progressista e transformador. Mas isso começou a mudar entre o fim do primeiro mandato e o início do segundo. Eu lamento muito por ter construído essa hipótese de que o vice representava o centro democrático que até então havia dado governabilidade ao país”, disse ela.

LEIA MAIS