Flávio Bolsonaro diz que “está com Deus” e Lula “com o diabo”

Em discurso durante evento de pré-campanha no sábado (16), o senador Flávio Bolsonaro (PL) comparou o presidente Lula (PT) ao diabo, ao afirmar que a eleição de outubro será uma disputa entre o bem e o mal. Ao citar o petista, Flávio adotou um tom religioso, apontando que seu grupo político está com Deus, enquanto o grupo deLula está associado ao diabo.

“Ergam a cabeça, estufem o peito, porque a força está do nosso lado, a verdade está do nosso lado. Lula disse há pouco tempo que ia fazer o diabo para conseguir se reeleger. Ele está com o diabo e nós estamos com Deus e nós vamos vencer porque o bem sempre vence o mal”. Ainda em sua fala, Flávio fez uma série de críticas ao governo Lula e disse que o país está “de pernas para o ar” sob a gestão petista.

As declarações foram dadas dias após a revelação, pelo site Intercept Brasil, das conversas entre o filho de Jair Bolsonaro (PL) e o banqueiro Daniel Vorcaro, então dono do Banco Master.”Eu amanheci com uma passagem na cabeça: ‘aquele que na dificuldade é fraco é realmente fraco’, e eles me subestimaram mais uma vez, achando que vão me calar, me intimidar, esquecendo que aqui tem sangue Bolsonaro, eu não vou desistir do Brasil”, afirmou o senador.

A Tarde

Zema diz que criança vai poder trabalhar, caso seja eleito presidente: ‘Vamos mudar isso’

Pré-candidato a presidente da República, Romeu Zema (Novo) indicou em uma entrevista que pode propor mudanças na legislação para ampliar as hipóteses em que jovens podem trabalhar no Brasil, caso seja eleito para comandar o País. Atualmente, a idade mínima é de 16 anos, que cai para 14 anos nos casos dos jovens aprendizes. Ao comentar sobre o assunto, Zema utilizou o termo “criança” ao defender a medida. Após a repercussão, ele publicou um novo vídeo, no qual mantém o posicionamento, mas passa a utilizar o termo “adolescente” em vez de criança.

“Quando eu era criança, era permitido tirar uma carteira de trabalho aos 14 anos. Infelizmente, no Brasil se criou essa ideia de que jovem não pode trabalhar. Sei que o estudo é prioritário, mas toda criança pode estar ajudando com questões simples, que estão ao alcance dela”, disse Zema no podcast Inteligência Ltda na sexta-feira, 1.º, Dia do Trabalhador.

Ele relatou que, quando era criança, ajudou o pai a contar parafusos e porcas e a embrulhar os produtos em jornal. “A esquerda criou essa noção de que trabalhar prejudica a criança. Lá fora, nos Estados Unidos, criança sai entregando jornal, recebe lá não sei quantos cents por jornal entregue, no tempo que tem. Aqui, proibido, você está escravizando criança. Mas tenho certeza que nós vamos mudar isso aí”, continuou o ex-governador de Minas Gerais.

Após a declaração ao podcast, a assessoria de imprensa do pré-candidato do Novo divulgou uma nova fala de Zema, na qual ele diz querer dar “oportunidades de trabalho” para adolescentes. “No Brasil, isso já é permitido a partir dos 14 anos como aprendiz, mas precisamos ampliar essas oportunidades, com proteção e sem atrapalhar a escola”, afirmou Zema. Segundo ele, a medida é necessária pois o trabalho digno forma caráter e disciplina e evita que os jovens ingressem no crime organizado.

Ex-diretora global de educação do Banco Mundial, Cláudia Costin vê problemas na proposta de Zema, seja ela para crianças ou para adolescentes. “A proposta vai prejudicar as crianças e vai contra a Organização Internacional do Trabalho, que diz com toda clareza que durante idade escolar obrigatória, que no Brasil é até os 17 anos, não deveria haver trabalho. A gente até admite algumas exceções, mas são raríssimas”, disse.

Costin aponta que o Brasil hoje tem um problema com adolescentes de 16 a 18 anos. A legislação permite que eles trabalhem desde que não seja em condições insalubres, perigosas ou durante a noite. Por causa dessa última limitação, muitos jovens têm se matriculado na escola noturna para trabalharem durante o dia.

“A carga horária escolar no período noturno no Brasil é até menos que as cinco horas (previstas no ensino médio regular). Acaba sendo três horas e muitas vezes não tem aula na sexta”, afirmou. “Em um mundo em que a inteligência artificial vem substituindo o trabalho num ritmo sem precedentes, esses jovens são candidatos a serem trabalhadores precarizados”, acrescentou. A especialista lembra que o Brasil enfrenta hoje uma estagnação na produtividade do trabalho, porque as gerações anteriores tinham baixa escolaridade – o acesso ao ensino fundamental só foi universalizado no início dos anos 2000.

Para combater o problema, Costin defende uma solução distinta da de Zema: aumentar o tempo que os jovens passam nas escolas. “Não vamos enfrentar problemas de aprendizagem fazendo com que as aulas de escola sejam tão baixas quanto são hoje. Muitos Estados já estão caminhando para a escola em tempo integral”, disse. A Constituição Federal estabelece que a idade mínima para o trabalho no Brasil é de 16 anos. A exceção são os aprendizes, que podem firmar contratos especiais de trabalho a partir dos 14 anos.

Nesses casos, porém, o foco não é no trabalho em si, e sim que o jovem aprenda uma profissão – normalmente de nível técnico. Além disso, é obrigatório que o adolescente esteja matriculado na escola, o horário do trabalho seja compatível com as atividades escolares e a jornada seja limitada a três horas diárias. No Brasil, a idade mínima para o trabalho já foi de 12 anos conforme a Constituição de 1967, promulgada durante a ditadura militar. A partir de 1988, subiu para 14 anos e, dez anos depois na Reforma da Previdência aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, chegou aos atuais 16 anos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o País tinha 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil em 2024. O trabalho infantil é caracterizado como aquele que interfere na escolarização e é prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental, físico, social ou moral. Desde 2016, houve queda de 21 4% de pessoas nessa situação.

Além da questão sobre o trabalho, Zema também defende a redução da maioridade penal, hoje em 18 anos, para “16 anos ou menos”, de acordo com as diretrizes do seu plano de governo que foram publicadas em um site ligado ao Partido Novo e que tem sido divulgado por sua pré-campanha. O ex-governador mineiro tem tido dificuldades de deslanchar nas pesquisas, mesmo após ficar em evidência por causa das críticas que fez ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a uma discussão pública com o ministro Gilmar Mendes.

Na pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada no início da semana, o ex-governador tem 3,1% das intenções de voto no primeiro turno, empatado em quarto lugar com Ronaldo Caiado (PSD), que tem 3,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 46,6%, seguido de Flávio Bolsonaro (PL) com 39,7% e Renan Santos (Missão), com 5,3%.

Estadão Conteúdo

Lula eleva tom contra guerras e fala em ameaça global na Europa

Cumprindo agenda na Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre, em Barcelona, neste sábado, 18. Na ocasião, o petista elevou o tom ao criticar guerras e defender a paz nas relações internacionais. “Nós não podemos levantar todo dia de manhã e dormir todo dia à noite com um tweet de um presidente da República ameaçando o mundo, fazendo guerra”, disse Lula, sem citar nominalmente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Ao tratar do tema, Lula citou conflitos no Oriente Médio, a investida americana contra o Irã e questionou se a população mais pobre deve pagar pela “irresponsabilidade de guerras”. O presidente brasileiro também criticou os gastos militares globais. “O que não pode é o mundo gastando 2 trilhões e 700 bilhões de dólares em armas e o povo passando fome”, afirmou.

Entenda o evento – A 4ª Reunião de Alto Nível do Fórum Democracia Sempre reúne chefes de Estado e de governo para debater o fortalecimento da democracia e os desafios globais. Criado em 2024 por iniciativa de líderes progressistas, entre eles Lula e o espanhol Pedro Sánchez, o fórum busca ampliar a articulação internacional diante do avanço de movimentos autoritários.

A Tarde

Goleiro Bruno sobre morte de Eliza Samudio: “Eu não sei o que foi feito”

O goleiro Bruno Fernandes, ex-atleta do Flamengo, voltou a falar sobre o caso envolvendo a morte de Eliza Samudio, desaparecida em junho de 2010, e afirmou que não é inocente, mas negou ter sido o mandante do crime.

O que disse Bruno?
As declarações foram feitas durante participação em um podcast, onde ele apresentou sua versão dos acontecimentos. Durante entrevista ao Geral Podcast, Bruno afirmou que reconhece erros na condução da situação e disse ter sido omisso diante do que acontecia.

“Chegou a um ponto que eu não tinha mais diálogo com a Eliza. Quem tomava conta das minhas coisas era o Macarrão. Ele que resolvia tudo pra mim“, disse o goleiro. Segundo ele, a ausência de ação diante dos fatos foi determinante para sua responsabilização. O ex-jogador relembrou ainda um depoimento dado durante o julgamento. “A situação que aconteceu, eu até falei no meu júri quando o juiz me perguntou: ‘Você mandou fazer isso?’. Eu falo ‘Não’. ‘Mas você sabia?’. Eu sabia, mas eu não mandei”, comentou.

Declarações e novas alegações
Ao abordar o caso, Bruno afirmou que o episódio envolveria outras pessoas e mencionou a existência de uma facção criminosa, sem apresentar detalhes adicionais. “Eu tive que segurar um problema muito grande, porque a situação envolve facção. Envolve pessoas que vão além do que vocês imaginam”, disse o ex-goleiro do Flamengo, sem dar detalhes.

“Eu já falei pra quem eu tinha que falar, e eu já falei pra quem eu devia uma satisfação”, disse Bruno. O ex-goleiro também declarou que não sabe exatamente o que ocorreu após o desaparecimento da modelo. “Eu não sei nem o que foi feito, nem o que aconteceu. Eu simplesmente segurei o B.O e eu fui obrigado a segurar”, disse o jogador. Apesar das críticas e da repercussão do caso ao longo dos anos, Bruno afirmou que não se considera a pessoa retratada por parte da opinião pública. “Eu fui omisso. O meu erro na situação foi ter sido omisso. Isso faz de mim uma pessoa inocente? Não. Eu nunca falei que eu sou inocente, mas eu também não sou o demônio da parada”, apontou.

Relação com o filho
Ao encerrar o assunto, o ex-atleta afirmou que ainda espera conversar com o filho, Bruninho, sobre o caso no futuro. “Espero que, no momento oportuno, ele me dê uma oportunidade pra mim falar com ele o que eu tenho que falar. É ele que precisa saber desse esclarecimento. Só ele, mais ninguém”, concluiu.

Caso Eliza Samudio
O assassinato de Eliza Samudio ganhou repercussão nacional e internacional em 2010 após o desaparecimento da jovem, então com 25 anos, que mantinha um relacionamento conturbado com o goleiro Bruno Fernandes, à época jogador do Flamengo. Eliza havia denunciado o atleta anteriormente por ameaças e buscava o reconhecimento da paternidade do filho dos dois, além do pagamento de pensão alimentícia. Pouco tempo depois de ir ao encontro do jogador em Minas Gerais, ela desapareceu e nunca mais foi vista.

Segundo as investigações da Polícia Civil, Eliza foi mantida em cárcere privado e assassinada em junho de 2010. Testemunhos apontaram que a vítima teria sido morta por estrangulamento e, posteriormente, teve o corpo ocultado — com relatos de esquartejamento e ocultação sob concreto —, embora os restos mortais nunca tenham sido oficialmente encontrados.

O caso chocou o país pela brutalidade do crime e pela participação de pessoas próximas ao jogador, que teriam ajudado na execução e na ocultação do corpo. O julgamento ocorreu em 2013, quando Bruno foi condenado por homicídio triplamente qualificado, sequestro e ocultação de cadáver, recebendo pena superior a 17 anos de prisão. Outros envolvidos também foram condenados por participação no crime.

A Tarde

Trump diz que EUA destruíram instalações nucleares do Irã como se elas fossem ‘manteiga’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar, em entrevista à Fox News neste domingo (29), que a operação norte-americana destruiu todas as plantas nucleares do Irã. Ele também acusou a CNN e o New York Times de mentir por afirmar que o dano teria sido menor. Segundo Trump, o Irã não deve continuar a desenvolver armas nucleares por “estarem exaustos”. Para o presidente dos EUA, o Irã foi atingindo como nunca.

Trump ressaltou a qualidade dos equipamentos e dos soldados norte-americanos ao descrever o ataque que, segundo ele, “destruiu as instalações como se [elas] fossem manteiga”.

Estadão Conteúdo

Brasil adere a declaração sobre direitos da população LGBTQIA+

O Ministério das Relações Exteriores informou, pelas redes sociais, que o Brasil aderiu à declaração conjunta proposta pela Espanha em favor dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Além dos governos brasileiro e espanhol, o comunicado foi assinado pelos representantes da Colômbia, Austrália, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Chile, Eslovênia, Islândia, Irlanda, Noruega, Holanda, Portugal e Uruguai.

De acordo com o texto divulgado pelo governo espanhol, o Brasil e mais 14 países unem esforços pela promoção de políticas de diversidade e de combate à violência. O comunicado foi elaborado em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesse sábado (28).

“Reiteramos nosso compromisso com o respeito aos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ para que sua igualdade na lei seja indiscutível e para que nenhuma pessoa seja criminalmente perseguida ou discriminada por razão de sua orientação sexual e identidade de gênero”, diz a declaração. De acordo com o governo brasileiro, a adesão mostra o comprometimento do país com a promoção da igualdade e o combate à discriminação.

“Ao apoiar essa declaração, o Brasil reafirma o seu compromisso em atuar no plano multilateral para promover avanços e impedir retrocessos nos direitos da população LGBTQIA+”, declarou o Itamaraty.

Agência Brasil

A humanidade “apela pela paz”, diz o papa Leão XIV após os ataques dos EUA ao Irã

“A humanidade apela pela paz” diante das “notícias alarmantes recebidas do Oriente Médio”, declarou o papa Leão XIV neste domingo (22), após os ataques dos Estados Unidos às instalações-chave do programa nuclear iraniano.

“Cada membro da comunidade internacional tem a responsabilidade moral de pôr fim à tragédia da guerra antes que ela se torne um abismo irreparável”, declarou o papa ao final de sua oração semanal do Angelus, no Vaticano.

AFP

Declaração anual do MEI deve ser entregue até o dia 31 de maio

Os Microempreendedores Individuais (MEI) devem enviar a Declaração Anual (DASN-SIMEI) até o dia 31 de maio. A declaração é obrigatória mesmo que o contribuinte não tenha emitido nota ou tenha vendido nada ao longo do ano passado.

Quem enviar após o prazo limite, deve pagar uma multa de, no mínimo, R$ 50. Além disso, quem não entregar a declaração corre riscos como ter a inscrição suspensa, não conseguir emitir boleto e perder o acesso ao crédito.

Diferente do IRPF que é obrigatório para um limite de rendimento anual, na declaração do MEI devem declarar todas as pessoas com CNPJ cadastrado como MEI. Além disso, quem teve renda como pessoa física acima do limite (R$ 33.888,00) em 2024, também precisa fazer a declaração do IRPF além da declaração da DASN-SIMEI.

Como declarar?

A Declaração deve ser feita no Portal do Empreendedor ou no site da Receita (www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor). Em seguida, a pessoa deve clicar em “Enviar declaração”, informar o CNPJ e escolher o ano-calendário que vai declarar (2024). Em seguida, o contribuinte deve preencher o valor do faturamento bruto (sem descontar as despesas), entre outras informações, antes de revisar e gerar o recibo da declaração.

Teto

O teto do MEI é de R$ 81 mil de faturamento anual. Caso ultrapasse esse limite, ele terá que mudar de categoria e pode até pagar imposto retroativo com multa e juros. Além disso, o empreendedor deve contar com o auxílio de um contador para fazer o desenquadramento da categoria de MEI e migrar para o Simples Nacional.

Diario de Pernambuco

Imposto de Renda 2025: Receita Federal divulga novas regras para declaração

Este ano, o período para declarar o tributo inicia na próxima segunda-feira (17), a partir das 8h, e segue até 30 de maio, até às 23h59

A Receita Federal anunciou, nesta quarta-feira (12), as novas regras para declaração do Imposto de Renda (IR) 2025. Este ano, o período para declarar o tributo inicia na próxima segunda-feira (17), a partir das 8h, e segue até 30 de maio, até às 23h59. A coletiva de imprensa foi realizada no auditório do Ministério da Fazenda.

A expectativa é de que a Receita Federal receba, em 2025, 46,2 milhões de declarações em todo o Brasil dentro do prazo estabelecido. Em 2023, foram recebidas mais de 43,2 milhões. Em Pernambuco, mais de 1,2 milhão de pessoas realizaram a declaração no ano passado.

“Se a gente analisar bem, não temos tantas grandes mudanças. Temos mudanças pontuais e tem uma aplicação nova que já existia ano passado, mas com uma outra tecnologia e que esse ano ela foi repaginada”, avaliou o auditor-fiscal José Carlos da Fonseca, responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025.

LEIA MAIS

“Se teve abuso sexual, perdoa”, diz

A cantora Baby do Brasil, ex-vocalista da banda Novos Baianos, fez uma declaração polêmica durante culto evangélico que ocorreu, na noite da última segunda-feira (12), na balada de música eletrônica D-Edge, em São Paulo. “Se teve abuso sexual, perdoa”, disse a artista, que também é pastora pentecostal, durante uma apresentação de música que realizou no evento. Em nota, o dono da casa noturna disse que a convidada falou sem consentimento dele e que o culto não vai mais acontecer.

Acompanhada de banda e com guitarra em mãos, Baby pregou para público diverso de mais de 150 pessoas, entre elas adultos, jovens e até mesmo crianças. “Perdoa tudo o que você tiver no seu coração aqui hoje nesse lugar”, pediu. “Se teve abuso sexual, perdoa. Se foi na família, perdoa.”

Revoltados com a fala, internautas reforçam a necessidade de denúncia de crimes sexuais, independentemente de terem sido praticados por familiares ou desconhecidos. Em caso de intervenção imediata, é possível receber atendimento a partir do número 190 e, em outros casos, a partir do 180.

Em comunicado oficial publicado no Instagram, o dono da D-Edge, Renato Ratier, evangélico há três anos, afirmou que o culto havia sido realizado pela primeira vez na casa noturna “para promover o amor, o respeito e a transformação”. Segundo o empresário, porém, “durante o evento, algumas falas isoladas repercutidas” não condizem com o que ele acredita.

“Deixo claro que sou absolutamente contra qualquer tipo de abuso e discriminação e que todo crime deve ser denunciado e apurado”, enfatizou. “Entendo a gravidade das palavras que foram ditas, não por mim, mas por um convidado chamado a falar de última hora sem o meu consentimento.”

Antes de Baby, um DJ se apresentou e outros religiosos pregaram, com falas também polêmicas. Ratier informou que está em contato com eles para que os pronunciamentos sejam justificados publicamente, uma vez que, segundo ele, ideias de violência e “cura gay” — em referência a discurso de um pastor que afirmou ter sido travesti na década de 1980 e hoje estar casado com uma mulher e ter três filhos, um deles também pastor — não refletem valores dele nem do D-Edge.

“O evento do culto foi uma exceção isolada e não irá mais acontecer”, diz o comunicado. “Quero, mais uma vez, reforçar que a minha intenção jamais foi gerar qualquer tipo de discurso que pudesse causar sofrimento, especialmente para aqueles que sofreram abusos ou qualquer outro tipo de violência. Estou comprometido em continuar a promover um ambiente de respeito, inclusão e acolhimento, que sempre foram os pilares da minha trajetória.”

Com mais de 25 anos em atividade na Zona Oeste de São Paulo, a D-Edge já recebeu alguns dos maiores DJs do mundo. Na última segunda, o evento Frequência de Deus, em que se deram as falas polêmicas, contou com, além de pregações, pocket shows de louvor e rock.  O Correio entrou em contato com a assessoria de Baby do Brasil para abrir espaço de resposta sobre o caso. Até o momento, não recebeu resposta. Em caso de manifestação, o texto será atualizado.

Diario de Pernambuco

 

MEI tem até esta sexta-feira prazo para entregar declaração anual

Os microempreendedores individuais (MEI) têm até esta sexta-feira (31) para acertarem as contas com o Leão. Acaba hoje o prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI).

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2023 havia 15.719.345 MEI ativos no país. Até a última quarta-feira (29), 7,91 milhões haviam enviado o documento, o que equivale a 50,33% do esperado.

A DASN-MEI deve ser entregue mesmo por quem enviou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo também acaba hoje. Devem entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2023. Quem se tornou microempreendedor individual em 2024 só deve preencher a declaração em 2025.

Caso o profissional autônomo esteja encerrando as atividades como MEI, também deve enviar o documento. Nesse caso, é preciso escolher a opção “Declaração especial”. A DASN-MEI está disponível na página do Simples Nacional na internet.

Na declaração, o MEI deverá informar a receita bruta total obtida com a atividade em 2023. O microempreendedor que estava ativo, mas não faturou no ano passado deve preencher o valor R$ 0,00 e concluir a declaração. Quem contratou empregado em 2021 deve marcar “sim” no campo que aparece no formulário.

Quem preenche o Relatório Mensal de Receitas Brutas tem o trabalho facilitado. Basta somar os valores de cada mês e informar na declaração. Embora não deva ser entregue a nenhum órgão público, o Relatório Mensal de Receitas Brutas deve ser preenchido até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou à prestação de serviços. O documento deve ser arquivado por pelo menos cinco anos, junto das notas fiscais de compras e de vendas.

Quem não preencheu o relatório mensal pode apurar a receita bruta do ano anterior por meio da soma das notas fiscais. No entanto, terá mais trabalho do que quem inseriu os números no relatório mês a mês.

Agência Brasil

Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje

Os microempreendedores individuais (MEI) têm até esta quinta-feira (30) para acertar as contas com o Leão. Acaba hoje o prazo de entrega da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI).

A DASN-MEI deve ser entregue mesmo por quem enviou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo acabou em 31 de maio. Deve entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2021. Quem se tornou microempreendedor individual em 2022 só deve preencher a declaração em 2023.

Caso o profissional autônomo esteja encerrando as atividades como MEI, também deve enviar o documento. Nesse caso, é preciso escolher a opção Declaração especial. A DASN-MEI está disponível na página do Simples Nacional na internet.

LEIA MAIS

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda termina hoje

(Foto: Internet)

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 (ano-base 2021) se encerrará nesta terça-feira (31). De acordo com o último balanço da Receita Federal, divulgado no dia 27, até então 28.880.296 declarações já haviam sido entregues. A expectativa é de que este número chegue a 34,1 milhões até o fim do prazo.

Quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito a multa. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora, corrigidos pela taxa Selic, atualmente em 12,75% ao ano.

Declaração anual: Prefeitura de Juazeiro alerta microempreendedores para não perderem prazo

Microempreendedores individuais devem ficar atentos ao prazo para a entrega da Declaração Anual do MEI. Apesar de a data limite ser até 31 de maio de 2022, a Prefeitura de Juazeiro alerta para a importância de não deixar para última hora. A declaração arrecadada em 2021 poderá ser feita diretamente no site do governo federal. https://bit.ly/3glzPkW e deve indicar o faturamento.

Outra opção para preenchimento é via aplicativo ‘MEI’, que está disponível tanto para Android, quanto para IOS. Caso o empreendedor precise de auxílio, ele pode dirigir-se à Sala do Empreendedor de Juazeiro, onde o atendimento é realizado de forma gratuita, O declarante deve estar munido do CNPJ e informar o valor total do seu faturamento em 2021.

Gleidiane Borges, gerente da Sala, ressalta que não fazer a declaração dentro do prazo, impede o MEI de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que deve ser pago mensalmente. “Além desse impedimento, caso essa guia não seja paga, o microempreendedor ficará inadimplente com a Receita Federal, estando sujeito a pagamento de multa, além da perda do registro. Então é importante estar atento aos prazos e aos trâmites todos, para que esse MEI não saia prejudicado. Estamos à disposição para dar orientações e tirar todas as dúvidas”, afirma.

A Sala do Empreendedor de Juazeiro está localizada na Praça da Misericórdia (Prédio da ACIAJ), Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Ascom

Agência Municipal do Empreendedor oferece orientação para declaração anual 2020 em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Agência Municipal do Empreendedor (AGE) começou a orientar presencialmente nesta segunda-feira (11), as pessoas que possuem cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) para realizarem a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A declaração é obrigatória para que o microempreendedor permaneça regularizado na base da Receita Federal e pode ser feita até o dia 31 de maio no site do Portal do Empreendedor. Durante esse período a AGE vai auxiliar quem tiver dificuldades em acessar o site.

Os interessados devem ir entre às 7h e 13h até sede da AGE está localizada na Rua Castro Alves, 55, Centro. Outras informações pelo telefone (87) 3861-8270.

123