Ação de saúde em Petrolina oferta 270 vagas em fisioterapia e psicologia para mães e crianças

Uma ação de saúde em Petrolina, vai ofertar 270 vagas gratuitas nas áreas de fisioterapia e psicologia para mães, gestantes e crianças. Os atendimentos acontecem na Clínica Escola da Uninassau, em alusão ao Mês das Mães.  Para participar, as interessadas devem se inscrever através de um formulário on-line (clique aqui), ou presencialmente na clínica. É necessário levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições de caridade.

A programação será dividida em duas etapas. Entre os dias 18 e 22, serão 170 vagas para mães e gestantes, com 100 para hidroterapia (técnica que auxilia no alívio de dores, relaxamento e bem-estar durante a gestação) e 70 para plantão de atendimento psicológico. Já nos dias 27 e 28, serão 100 vagas. No dia 27, haverá uma roda de conversa sobre os primeiros meses do bebê. No dia 28, serão realizadas avaliações gratuitas do desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos.

A Clínica Escola da Uninassau fica localizada na Avenida Cardoso de Sá, 950, na Vila Eduardo.

G1 Petrolina

Juazeiro registra redução de cerca de 50% nos casos prováveis de dengue em 2026 e reforça ações permanentes de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), informa que o município registrou uma redução de 49,43% no número de casos prováveis de dengue em 2026, considerando os dados contabilizados até a Semana Epidemiológica 17. De acordo com o levantamento, foram registrados 45 casos prováveis da doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2025 haviam sido contabilizados 89 casos prováveis. A Sesau destaca ainda que todos os casos notificados evoluíram para a cura da doença.

O município registrou ainda a ocorrência de um óbito por dengue de um paciente oriundo do município de Uauá, atendido no Hospital Regional de Juazeiro. Os números reforçam o impacto positivo das estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses desenvolvidas pela gestão municipal. Em 2025, Juazeiro já havia alcançado uma redução de aproximadamente 90% nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção, monitoramento e mobilização social.

Mesmo diante da redução dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de rotina precisam ser mantidos pela população. As equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, inspeções, orientações educativas e ações de campo em diversos bairros da sede e comunidades do interior. A Sesau também reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para o público apto definido pelo Ministério da Saúde, sendo fundamental que pais e responsáveis procurem os pontos de vacinação para garantir a imunização das crianças e adolescentes contemplados pela campanha.

Medidas de prevenção contra a dengue – A Secretaria orienta a população a manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos ambientes de convivência:Manter caixas d’água, tonéis e depósitos de água devidamente vedados; Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas; Guardar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos; Manter garrafas viradas para baixo; Escovar semanalmente recipientes e bebedouros de animais; Limpar calhas, lajes e evitar água parada; Utilizar telas de proteção em ralos, portas e janelas.

A Sesau orienta ainda o uso de repelentes, especialmente nos horários de maior circulação do mosquito, como no início da manhã e no fim da tarde. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas ou mal-estar, é importante aumentar a hidratação, evitar automedicação — principalmente medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) — e procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Ascom

Câmara de Petrolina homenageia Jorge Garziera por contribuição ao desenvolvimento do Vale do São Francisco

Homenagem reuniu autoridades políticas, familiares e representantes do agronegócio regional

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na noite desta sexta-feira (15), uma sessão solene para homenagear o empresário, ex-prefeito de Lagoa Grande e uma das principais referências da vitivinicultura do Vale do São Francisco, Jorge Garziera.

Na ocasião, Jorge Garziera recebeu o título de cidadão petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan, as mais altas honrarias concedidas pela Câmara de Petrolina.

A homenagem reconhece a trajetória de um dos pioneiros que acreditaram no potencial do semiárido nordestino para a produção de uvas, vinhos e espumantes. Ao longo de décadas, Jorge Garziera ajudou a transformar o Vale do São Francisco em uma referência nacional e internacional, impulsionando a geração de empregos, o turismo e o desenvolvimento econômico regional.

LEIA MAIS

Receitas da merenda escolar de Petrolina já podem ser votadas em concurso nacional

Foi aberta na sexta-feira (15), a votação popular do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar (2026), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Petrolina está entre os municípios participantes da etapa nacional com duas receitas criadas por profissionais da rede municipal de ensino, levando sabor, criatividade e identidade para todo o Brasil.

Representam o município as receitas “Charque Cremoso na Moranga à Moda Nordestina”, desenvolvida pela Escola Municipal Félix Manoel, na Tapera, e “Formas Geométricas que Alimentam”, da unidade Nossa Infância Rita Luiza, localizada no bairro Vila Marcela. Os pratos foram selecionados por valorizarem ingredientes regionais, alimentação saudável e estratégias criativas no ambiente escolar.

Mais do que receitas, os pratos simbolizam o compromisso da educação municipal com o cuidado, a nutrição e a valorização da cultura local dentro das escolas. A competição destaca o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes da alimentação escolar, que transformam refeições em acolhimento e aprendizado.

A votação acontece de forma online, através do link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/pnae/campanhas/concurso-melhores-receitas/receitas/pe  e a mobilização da população será fundamental para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas municipais.

Ascom

TCU determina suspensão de novos gastos no trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, na quarta-feira (13), que o Ministério dos Transportes e a Infra S.A. se abstenham de assumir novos compromissos financeiros relacionados à retomada da construção da Transnordestina, no trecho Salgueiro e Suape. A fiscalização do TCU apontou que não existem estudos técnicos, econômicos e ambientais que mostrem que os benefícios sociais do empreendimento superam seus custos.

Segundo o ministro relator Jhonatan de Jesus, a decisão seguirá até que seja demonstrada, com base técnica atual e idônea, a pertinência e vantajosidade socioeconômica do empreendimento. “Para além da insuficiência dos estudos invocados pela Administração, os autos expõem conjunto significativo de indícios que adensam o cenário de incerteza quanto à viabilidade socioeconômica do empreendimento”, diz. A Corte de Contas ainda determinou que a Infra S.A. apresente, no prazo de 30 dias, plano de ação voltado à conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da futura concessão do trecho Salgueiro–Suape da EF-232, conforme previsto no Novo PAC e nas diretrizes formalizadas pelo Ministério dos Transportes.

“Caberá à unidade técnica, ainda no âmbito destes autos, monitorar o cumprimento das determinações ora expedidas e, de forma proativa e contínua, seus desdobramentos práticos, informando prontamente ao relator qualquer indício relevante de risco de inobservância de prazos ou de agravamento do quadro de risco anteriormente delineado”, afirmam os ministros no acórdão. A Corte determinou que o Ministério dos Transportes e a Infra S.A. que seja avaliada a possibilidade de criação de um “instância interinstitucional” para coordenar “as providências necessárias à superação dos entraves socioambientais, fundiários e operacionais atinentes ao empreendimento”.

Em nota, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) disse que “respeita integralmente o papel constitucional do TCU como órgão auxiliar de controle externo da administração pública, no entanto, considera a obra estratégica para o desenvolvimento do Nordeste”. A autarquia afirmou, ainda, que “entende que a obra impactará positivamente o emprego e a renda, o fortalecimento das cadeias produtivas, a integração logística, o aumento da competitividade e a melhoria da qualidade de vida da população”. Informando que irá apresentar estudos técnicos atualizados que mostram a viabilidade da obra e os impactos econômicos e sociais da ferrovia.

“A retomada e consolidação do trecho Salgueiro até Suape como estabelecido no projeto original, permanece alinhada ao compromisso do Governo do Brasil com o Nordeste. A ferrovia é considerada uma obra estruturante para a integração regional, especialmente pela conexão entre áreas produtoras do interior e os portos do Nordeste”, afirmam.

Banco Master – O ministro Jhonatan de Jesus também foi o relator de dois processos que investigam a liquidação extrajudicial do Banco Master pelo Banco Central (BC). Em janeiro, ele determinou inspeções no BC após questionar a falta de provas documentais que justificassem a medida.

Diario de Pernambuco

Juazeiro intensifica ações de conscientização do Maio Amarelo no interior com foco na redução de acidentes e proteção dos mais vulneráveis

Conscientizar condutores, reduzir acidentes e preservar vidas estão entre os principais objetivos da campanha Maio Amarelo 2026, que vem fortalecendo ações educativas em Juazeiro com foco nos usuários mais vulneráveis do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres. Na sexta-feira (15), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), realizou uma blitz educativa no distrito de Juremal, levando orientações e conscientização também para a zona rural do município.

A iniciativa reforça o compromisso da campanha deste ano, que traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, ampliando as ações não apenas para a sede do município, mas também para os distritos e comunidades do interior. Durante a mobilização, equipes da AMTT distribuíram materiais educativos e orientaram a população sobre respeito às leis de trânsito, prudência e responsabilidade nas vias.

O condutor Leonardo Correia destacou a importância da campanha para todos os usuários do trânsito. “Muito importante essa campanha. É uma campanha que conscientiza tanto as pessoas que estão com o carro, os caminhões, como os pedestres, as pessoas que estão nas vias. Isso é muito, mas muito importante mesmo. Essa conscientização parte dos dois lados e isso ajuda muito o trânsito de uma forma geral”, afirmou.

Já o condutor Gabriel Nunes Cordeiro ressaltou o papel educativo da ação promovida pela AMTT no distrito. “Eu acho extremamente importante ter muito cuidado no trânsito. Esse trabalho de educação é muito importante, principalmente ter cuidado com ciclistas, motociclistas e, principalmente, os pedestres. Essa ação, além de educar, ajuda a salvar vidas”, destacou.

O agente de trânsito João Carlos enfatizou a importância de levar as ações educativas também para a zona rural, onde os acidentes costumam ter maior gravidade. “Temos realizado abordagens educativas na sede, mas entendemos a importância de vir também aos distritos, porque é justamente na zona rural que ocorrem acidentes com maior gravidade e lesões. Hoje estamos aqui em Juremal conscientizando e orientando as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras e a sinalização de trânsito”, explicou.

A programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês com ações educativas em diferentes regiões de Juazeiro, fortalecendo a cultura da empatia, do respeito e da preservação da vida no trânsito.

Ascom

Termina negociação com mulher que disparou tiros no José e Maria em Petrolina

 Uma mulher que não teve a identidade divulgada se entregou à polícia por volta das 12h30 desta sexta-feira (15) após passar mais de 12 horas trancada dentro de uma residência no bairro José e Maria, em Petrolina e ter feito disparos de arma de fogo em direção a rua. O caso começou na noite de quinta-feira (14) e mobilizou diversas forças de segurança. Ninguém ficou ferido.

A Polícia Militar, o 2º BIESP, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados e isolaram o trecho da Avenida Francisco Coelho Amorim e da Rua Rio Paraguai, onde a casa está localizada. A situação deixou os moradores da região assustados. Segundo informações preliminares, a mulher teria tido uma discussão com o marido, que é policial militar, e se apossado da arma dele. Em seguida, ela começou a efetuar disparos de dentro da casa em direção à rua, ameaçando também tirar a própria vida e incendiar o imóvel. A polícia não divulgou outras informações para não atrapalhar o andamento das negociações.

No fim da manhã uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) também chegou ao local. Toda a praça foi isolada pra manter a segurança dos moradores já que os disparos estavam sendo feitos em várias direções. Uma equipe da Neoenergia também foi acionada para cortar o fornecimento de energia da casa pra tentar barrar o acesso à internet e agilizar as negociações de saída da residência.

A Polícia Militar informou que após se entregar a mulher foi encaminhada para receber atendimento médico.

G1 Petrolina

Casa Nova inaugura novo CRAS em Santana do Sobrado nesta sexta-feira

Unidade contará com estrutura moderna para cadastramentos, orientações e atividades sociais

A Prefeitura de Casa Nova inaugura nesta sexta-feira (22), a partir das 18h, o novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santana do Sobrado, que receberá o nome de Pedro de Araújo Silva.

A unidade está localizada na Rua Bahia, próximo à praça da Caixa d’Água Velha, e representa um importante avanço no fortalecimento das políticas públicas de assistência social no interior do município.

O novo CRAS foi estruturado para oferecer mais dignidade, acolhimento e acesso aos serviços socioassistenciais para as famílias da comunidade e de localidades vizinhas. O espaço será referência no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com ações voltadas à proteção social, fortalecimento de vínculos familiares e acompanhamento das famílias assistidas.

LEIA MAIS

Ex-presidente da CPI do INSS cobra explicações da Polícia Federal sobre troca de delegado que investigava Lulinha

Mudança no comando da investigação sobre fraudes no INSS gerou questionamentos no Senado

O senador Carlos Viana (PSD-MG), que presidiu a CPI do INSS, solicitou esclarecimentos ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, sobre a substituição do delegado responsável por conduzir o inquérito que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

No ofício encaminhado nesta sexta-feira (15), o senador apresentou seis perguntas à Polícia Federal, entre elas a motivação oficial da troca, a data em que a substituição foi formalizada, quem determinou a mudança e se houve preservação integral das diligências, provas e equipes envolvidas na investigação.

LEIA MAIS

Projeto “Um Novo Recomeço” amplia atendimento à população em situação de rua em Petrolina

Equipe do projeto “Um Novo Recomeço” realizou atendimentos e orientações para pessoas em situação de rua em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Petrolina, realizou nesta sexta-feira (15) mais uma intensificação das ações do projeto “Um Novo Recomeço”, voltado ao atendimento da população em situação de rua.

Durante a manhã, o ônibus do projeto percorreu diversos pontos da cidade, incluindo a Praça da Catedral, promovendo busca ativa, abordagens sociais e orientações. A iniciativa tem como objetivo aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, oferecendo acolhimento e oportunidades de reinserção social.

Os atendimentos especializados foram concentrados no Abrigo Municipal de Petrolina. No local, os usuários tiveram acesso a consultas de saúde, vacinação, atualização do Cadastro Único, emissão da ID Jovem, atendimento psicológico, corte de cabelo, palestras, oficinas e orientações para elaboração de currículos.

LEIA MAIS

Flávio Dino manda abrir nova investigação sobre suspeita de emendas parlamentares para financiar filme sobre Jair Bolsonaro

Apuração preliminar vai analisar possível uso de recursos públicos na produção do longa Dark Horse

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira (15) a abertura de um novo processo para apurar suspeitas de uso de emendas parlamentares no financiamento do filme Dark Horse, produção inspirada na trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A investigação tramita em caráter preliminar e sob sigilo. O procedimento foi instaurado a partir de petições apresentadas pelos deputados federais Pastor Henrique Vieira e Tabata Amaral.

Em março, Flávio Dino já havia solicitado informações à Câmara dos Deputados sobre o repasse de emendas parlamentares para entidades ligadas à produtora Karina Ferreira Gama.

LEIA MAIS

Álvaro Porto extingue CPI da Publicidade e encerra um dos principais focos de tensão entre Alepe e Governo Raquel Lyra

Comissão criada pela oposição em 2025 para investigar contratos de publicidade do Estado nunca chegou a funcionar e foi oficialmente arquivada

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, assinou e publicou no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (15) o ato que extingue oficialmente a chamada CPI da Publicidade, criada em agosto de 2025 para investigar contratos de publicidade do Governo de Pernambuco.

A comissão, identificada pelo requerimento nº 3797/2025, foi proposta pela oposição, mas nunca chegou a ser instalada de fato. Desde o início, a base governista sustentava que a CPI não possuía um fato determinado e que deveria ser arquivada por não ter iniciado seus trabalhos no prazo regimental de 30 dias.

LEIA MAIS

Escolas municipais de Petrolina intensificam ensaios para o Concurso de Quadrilhas Infantis

Oito escolas disputarão a 3ª edição do concurso no dia 5 de junho, com premiação total de R$ 26,5 mil

O clima de São João já tomou conta das escolas da rede municipal de Petrolina. Com saias rodando, chapéus de palha e muita animação, estudantes de 9 a 13 anos estão nos preparativos para a 3ª edição do Concurso de Quadrilhas Infantis, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina.

As apresentações acontecerão no dia 5 de junho, a partir das 18h, na quadra do SESC Petrolina.

Ao todo, oito escolas participarão da competição. Os ensaios são conduzidos por coreógrafos das agremiações juninas, que acompanham duas unidades escolares cada. Além da preparação artística, o projeto busca fortalecer o trabalho em equipe, a convivência e a valorização da cultura popular nordestina.

LEIA MAIS

Petrolina recebe edição do “Forró das Antigas” com foco na tradição e no resgate cultural

O evento “Pra Sempre São João” tem início nesta sexta-feira (15) em Petrolina, reunindo nomes de peso do forró eletrônico e atrações locais. Promovida pela gestão municipal, a iniciativa busca descentralizar as festividades juninas, levando entretenimento gratuito e fomento econômico aos bairros da cidade.

A partir desta sexta-feira (15), Petrolina sedia o evento “Forró das Antigas: Pra Sempre São João”, projeto que une o resgate de sucessos históricos do gênero à valorização da cultura popular nos bairros. Com apresentações programadas para sexta e sábado, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a identidade nordestina e movimentar a economia local em diversas comunidades.

LEIA MAIS

Ypê começa a reembolsar clientes que compraram lotes afetados

Consumidores já começaram a receber de volta os valores pagos em produtos Ypê afetados pela suspensão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com base em testes feitos pela reportagem.

Para solicitar o reembolso, é necessário preencher o formulário do ype.ind.br/comunicado-consumidores com nome completo, CPF, telefone, email, chave Pix, endereço e dados do produto. Fotos da nota fiscal e do lote contaminado são opcionais.

Na sequência, o cliente receberá um email para confirmar a chave Pix que receberá o pagamento e o tipo de produto. No teste da reportagem, a restituição veio um dia útil após o email de confirmação, em nome da fabricante Química Amparo, dona da marca, via Pix.

Procurada, a Ypê não comenta se todos os consumidores conseguirão reembolso, nem se a empresa fará o recolhimento dos lotes nas casas. A orientação da Anvisa e de especialistas em saúde é não jogar fora os produtos, sob risco de contaminação.

LEIA MAIS