Álvaro Porto aciona MPPE e PF para investigar suposta espionagem da SDS

Presidente da Alepe, Álvaro Porto acionou MPPE e Polícia Federal para apurar supostas irregularidades envolvendo a SDS de Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (MDB), encaminhou nesta quarta-feira (27) representações ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Polícia Federal solicitando a apuração de supostas irregularidades cometidas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) em uma investigação envolvendo sua vida pessoal.

Segundo o parlamentar, a secretaria teria realizado diligências e produzido relatórios sem autorização judicial. O caso ganhou repercussão após uma reportagem divulgada no último dia 18 associar o nome de Álvaro Porto a um suposto “ambiente de risco” enfrentado pelo jornalista Manoel Medeiros, ex-assessor da governadora Raquel Lyra (PSD).

LEIA MAIS

Álvaro Porto extingue CPI da Publicidade e encerra um dos principais focos de tensão entre Alepe e Governo Raquel Lyra

Comissão criada pela oposição em 2025 para investigar contratos de publicidade do Estado nunca chegou a funcionar e foi oficialmente arquivada

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, assinou e publicou no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira (15) o ato que extingue oficialmente a chamada CPI da Publicidade, criada em agosto de 2025 para investigar contratos de publicidade do Governo de Pernambuco.

A comissão, identificada pelo requerimento nº 3797/2025, foi proposta pela oposição, mas nunca chegou a ser instalada de fato. Desde o início, a base governista sustentava que a CPI não possuía um fato determinado e que deveria ser arquivada por não ter iniciado seus trabalhos no prazo regimental de 30 dias.

LEIA MAIS

Após acordo político, Alepe pode votar novo percentual da LOA nesta quinta

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, articulou junto à governadora Raquel Lyra o envio de um novo projeto de lei para ampliar o limite de remanejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para 20%.

A proposta atende a um pedido antigo do Executivo estadual, feito desde a aprovação do orçamento no ano passado, quando o percentual autorizado pelos deputados ficou em 10%. O tema voltou à pauta após reunião com prefeitos ligados à Associação Municipalista de Pernambuco, que defenderam maior flexibilidade na execução orçamentária.

Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, Álvaro Porto entrou em contato com a governadora, que se comprometeu a encaminhar o projeto ainda nesta quarta-feira (22).

LEIA MAIS

Álvaro Porto deixa PSDB e assina filiação ao MDB em Brasília com apoio de João Campos

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, embarca na noite desta terça-feira (10) para Brasília, onde oficializará sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). A assinatura da ficha partidária está marcada para a tarde desta quarta-feira (11).

O ato contará com a presença do presidente nacional da legenda, o deputado federal Baleia Rossi. Também acompanhará a filiação o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

LEIA MAIS

Deputados Romário Dias e Álvaro Porto trocam PTB pelo PSD.

Romário Dias e Álvaro Porto

Os deputados estaduais Romário Dias e Álvaro Porto, eleitos na coligação que apoiou a candidatura de Armando Monteiro a governador nas eleições passadas, comunicaram, há pouco, ao governador Paulo Câmara (PSB), que estão trocando o PTB pelo PSD. A formalização em Palácio foi feita em encontro que contou com a presença do presidente estadual do PSD, André de Paula, e do líder pessedista na Alepe, Rodrigo Novaes, além de outras lideranças.

Com informações do Blog do Magno Martins

Caso de criança assassinada em Petrolina repercute no Plenário

12.14-MIGUEL-COELHO-RS-4-de-30-300x200O assassinato de uma menina de 7 anos em Petrolina, Sertão do Estado,  levou o deputado Miguel Coelho (PSB) a pedir um pacto pela segurança pública do Estado. O caso ocorreu na última quinta (10), quando a estudante Beatriz Angélica Mota foi encontrada morta com golpes de faca durante uma solenidade no Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora. A vítima estudava na escola e era filha de um professor de inglês da instituição.

“Sou ex-aluno do colégio, e me solidarizo com a família de Beatriz e com todas as famílias petrolinenses, que estão chocadas com o assassinato. Não podemos deixar que esse caso manche a história da unidade de ensino e da cidade”, declarou o deputado.

O parlamentar anunciou que vai participar de encontro na Secretaria de Defesa Social para saber como o Executivo pode auxiliar na prevenção desse tipo de crime. “Todos nós, deputados, devemos fazer um pacto com o Governo para mandar um recado aos marginais.  Tenho certeza de que a Polícia Civil irá descobrir os culpados”, frisou.

O caso também foi mencionado pelo deputado Álvaro Porto (PTB), em seu discurso de  críticas à política de segurança pública do Estado.

Oposição questiona ausência do Governo em audiência para discutir Pacto pela Vida

11.11-SILVIO-COSTA-FILHO-RS-1-de-1-300x200Em pronunciamento na tribuna o líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), queixou-se ontem da ausência de representantes do Governo do Estado na audiência pública “Pacto pela Vida e o aumento da criminalidade”. A discussão foi promovida pela bancada oposicionista, no auditório da Assembleia Legislativa. “Foi uma desatenção não só conosco, mas com este Poder Legislativo e com todos os pernambucanos, que estão preocupados com o aumento da violência. O maior imposto que a sociedade paga é o medo de sair às ruas”, considerou.

De acordo com o parlamentar, o encontro para debater o programa de segurança pública estadual teria sido adiado por mais de um mês, a pedido das lideranças do Governo na Alepe. “Os convites foram enviados com 11 dias de antecedência e hoje, cinco minutos antes de começar a audiência, o secretário de Defesa Social (Alessandro Carvalho) manda um ofício dizendo que não poderia vir nem enviar representante. Isso é um desrespeito”, avaliou. Estiveram presentes oito deputados, além de integrantes das Polícias Civil e Militar e do Ministério Público estadual.

Costa Filho citou dados que dão conta de um aumento de 15% nos assassinatos, 10% na violência contra a mulher, 200% nos assaltos a bancos e caixas eletrônicos, e de mais de 20% no consumo de crack e outras drogas em 2015, com relação ao ano passado. “Até hoje, já morreram mais pessoas em nosso Estado neste ano que em 2014, com expectativa de chegar a quase 3,8 mil assassinatos”, observou o petebista. “Todos concordamos que o Pacto Pela Vida foi, na sua origem, um programa exitoso. Mas, desde o ano passado, já se observa uma piora nos indicadores.”

Além disso, agentes da segurança pública teriam relatado problemas como coletes com mais de três anos de uso, terceirização e deterioração das viaturas e prática de enviar apenas dois policiais militares por operação. “Há regiões em que um delegado cuida de cinco municípios, o que é humanamente impossível. O governador tem que assumir a gestão do programa, repactuar com a sociedade e apresentar uma nova agenda, senão vamos entrar em colapso”, salientou. Ele também pediu ao primeiro vice-presidente da Casa, deputado Augusto César (PTB), que coordenava a Reunião Plenária, para solicitar a presença de um representante do Governo para tratar do tema nos próximos dias.

Em aparte, o deputado Álvaro Porto (PTB) fez coro à crítica. “A ausência de representante da SDS não é novidade. Aconteceu há algum tempo também em audiência que realizamos em Canhotinho, no Agreste. O melhor que o secretário poderia fazer seria entregar o cargo para alguém que tivesse pulso”, afirmou. Já o deputado Edilson Silva (PSOL) sugeriu uma mudança de postura na bancada. “O Governo não tem estado à altura do padrão de oposição propositiva, respeitosa e republicana que estamos fazendo nesta Casa. Acho que devemos mudar o tom”, defendeu.