Zema diz que criança vai poder trabalhar, caso seja eleito presidente: ‘Vamos mudar isso’

Pré-candidato a presidente da República, Romeu Zema (Novo) indicou em uma entrevista que pode propor mudanças na legislação para ampliar as hipóteses em que jovens podem trabalhar no Brasil, caso seja eleito para comandar o País. Atualmente, a idade mínima é de 16 anos, que cai para 14 anos nos casos dos jovens aprendizes. Ao comentar sobre o assunto, Zema utilizou o termo “criança” ao defender a medida. Após a repercussão, ele publicou um novo vídeo, no qual mantém o posicionamento, mas passa a utilizar o termo “adolescente” em vez de criança.

“Quando eu era criança, era permitido tirar uma carteira de trabalho aos 14 anos. Infelizmente, no Brasil se criou essa ideia de que jovem não pode trabalhar. Sei que o estudo é prioritário, mas toda criança pode estar ajudando com questões simples, que estão ao alcance dela”, disse Zema no podcast Inteligência Ltda na sexta-feira, 1.º, Dia do Trabalhador.

Ele relatou que, quando era criança, ajudou o pai a contar parafusos e porcas e a embrulhar os produtos em jornal. “A esquerda criou essa noção de que trabalhar prejudica a criança. Lá fora, nos Estados Unidos, criança sai entregando jornal, recebe lá não sei quantos cents por jornal entregue, no tempo que tem. Aqui, proibido, você está escravizando criança. Mas tenho certeza que nós vamos mudar isso aí”, continuou o ex-governador de Minas Gerais.

Após a declaração ao podcast, a assessoria de imprensa do pré-candidato do Novo divulgou uma nova fala de Zema, na qual ele diz querer dar “oportunidades de trabalho” para adolescentes. “No Brasil, isso já é permitido a partir dos 14 anos como aprendiz, mas precisamos ampliar essas oportunidades, com proteção e sem atrapalhar a escola”, afirmou Zema. Segundo ele, a medida é necessária pois o trabalho digno forma caráter e disciplina e evita que os jovens ingressem no crime organizado.

Ex-diretora global de educação do Banco Mundial, Cláudia Costin vê problemas na proposta de Zema, seja ela para crianças ou para adolescentes. “A proposta vai prejudicar as crianças e vai contra a Organização Internacional do Trabalho, que diz com toda clareza que durante idade escolar obrigatória, que no Brasil é até os 17 anos, não deveria haver trabalho. A gente até admite algumas exceções, mas são raríssimas”, disse.

Costin aponta que o Brasil hoje tem um problema com adolescentes de 16 a 18 anos. A legislação permite que eles trabalhem desde que não seja em condições insalubres, perigosas ou durante a noite. Por causa dessa última limitação, muitos jovens têm se matriculado na escola noturna para trabalharem durante o dia.

“A carga horária escolar no período noturno no Brasil é até menos que as cinco horas (previstas no ensino médio regular). Acaba sendo três horas e muitas vezes não tem aula na sexta”, afirmou. “Em um mundo em que a inteligência artificial vem substituindo o trabalho num ritmo sem precedentes, esses jovens são candidatos a serem trabalhadores precarizados”, acrescentou. A especialista lembra que o Brasil enfrenta hoje uma estagnação na produtividade do trabalho, porque as gerações anteriores tinham baixa escolaridade – o acesso ao ensino fundamental só foi universalizado no início dos anos 2000.

Para combater o problema, Costin defende uma solução distinta da de Zema: aumentar o tempo que os jovens passam nas escolas. “Não vamos enfrentar problemas de aprendizagem fazendo com que as aulas de escola sejam tão baixas quanto são hoje. Muitos Estados já estão caminhando para a escola em tempo integral”, disse. A Constituição Federal estabelece que a idade mínima para o trabalho no Brasil é de 16 anos. A exceção são os aprendizes, que podem firmar contratos especiais de trabalho a partir dos 14 anos.

Nesses casos, porém, o foco não é no trabalho em si, e sim que o jovem aprenda uma profissão – normalmente de nível técnico. Além disso, é obrigatório que o adolescente esteja matriculado na escola, o horário do trabalho seja compatível com as atividades escolares e a jornada seja limitada a três horas diárias. No Brasil, a idade mínima para o trabalho já foi de 12 anos conforme a Constituição de 1967, promulgada durante a ditadura militar. A partir de 1988, subiu para 14 anos e, dez anos depois na Reforma da Previdência aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, chegou aos atuais 16 anos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o País tinha 1,6 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil em 2024. O trabalho infantil é caracterizado como aquele que interfere na escolarização e é prejudicial para a saúde e o desenvolvimento mental, físico, social ou moral. Desde 2016, houve queda de 21 4% de pessoas nessa situação.

Além da questão sobre o trabalho, Zema também defende a redução da maioridade penal, hoje em 18 anos, para “16 anos ou menos”, de acordo com as diretrizes do seu plano de governo que foram publicadas em um site ligado ao Partido Novo e que tem sido divulgado por sua pré-campanha. O ex-governador mineiro tem tido dificuldades de deslanchar nas pesquisas, mesmo após ficar em evidência por causa das críticas que fez ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a uma discussão pública com o ministro Gilmar Mendes.

Na pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada no início da semana, o ex-governador tem 3,1% das intenções de voto no primeiro turno, empatado em quarto lugar com Ronaldo Caiado (PSD), que tem 3,3%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 46,6%, seguido de Flávio Bolsonaro (PL) com 39,7% e Renan Santos (Missão), com 5,3%.

Estadão Conteúdo

Dosimetria: derrubada de veto pode parar na justiça internacional

A Lei da Dosimetria pode ter a sua validade adiada após a deputada federal Luciene Cavalcante (Psol-SP) acionar a Organização dos Estados Americanos (OEA) para tentar barrar a promulgação do texto. Na última quinta-feira, 30, os vetos do presidente Lula (PT) ao texto foram derrubados pela maioria do Congresso Nacional. Caso o mandatário, agora, não sancione a regra, caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP),

Abstenção – A representação da deputada psolista foi enviada na última quinta-feira, 30, e pede a concessão de medidas cautelares urgentes para que o Estado brasileiro se abstenha de promulgar e publicar a\ lei originada do PL 2.162 de 2023 até que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da OEA, analise o mérito A justificativa é que a promulgação da lei causaria violação de direitos humanos e de deveres previstos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e na Carta Democrática Interamericana.

Contramão – Além disso, a proposta equivale a uma lei de anistia e pode extinguir a punibilidade de crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito, inclusive os relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília. “Essa lei vai na contramão desses compromissos internacionais do Estado brasileiro”, disse Luciana ao Poder 360. “O Brasil tem uma responsabilidade com seu povo e também com a comunidade internacional e precisa não promulgar essa derrubada de vetos”, completou.

Congresso derruba veto de Lula ao PL da Dosimetria – O Congresso Nacional derrubou na última quinta-feira, 30, o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que altera o cálculo de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, o chamado PL da Dosimetria. O “PL da Dosimetria” recebeu 318 votos favoráveis à implementação, contra apenas 144 pela manutenção do veto presidencial.

A proposta pode impactar diretamente a situação jurídica de ao menos 280 condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. O ponto central da medida é impedir a soma das penas para os crimes de abolição violenta do Estado de Direito e golpe de Estado, estabelecendo que prevaleça a pena do crime mais grave com um acréscimo de um sexto a metade.

O 8 de Janeiro – O dia 8 de janeiro de 2023 ficou marcado pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília, um dos episódios mais graves contra a democracia brasileira desde a redemocratização.

Naquela tarde de domingo, manifestantes insatisfeitos com o resultado das eleições de 2022 invadiram e depredaram os seguintes edifícios: Congresso Nacional,Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto. Durante as invasões, foram registrados furtos e destruição de mobiliário, obras de arte históricas, vidros e documentos. Milhares de pessoas foram detidas.

Posteriormente, o STF iniciou o julgamento dos envolvidos por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa.

A Tarde

Governadora Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pelas chuvas

A governadora Raquel Lyra decretou, neste sábado (2), situação de emergência em 27 municípios afetados pelas fortes chuvas. O documento está publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias. O decreto é importante para acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao governo federal. O anúncio também foi feito aos prefeitos dos municípios atingidos durante reunião virtual na tarde deste sábado. No encontro, com a participação do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, também foram apresentadas pela governadora as ações estaduais na assistência às famílias impactadas. Participaram da reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte.

“Conversamos com os prefeitos e prefeitas de cidades afetadas, o Estado está decretando situação de emergência para poder a gente continuar apoiando os municípios no restabelecimento da normalidade e buscar junto ao governo federal investimentos para as ações. Também debatemos com os prefeitos o passo seguinte. Primeiro era o resgate e salvamento das pessoas que estavam afetadas pelas chuvas, foram mais de 800 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros junto com a Defesa Civil e os municípios. Agora ajuda humanitária acontecendo, distribuição de colchões, mantimentos, apoio, abertura de escolas para colocar os desabrigados”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações. Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações.

Na reunião, também foram levantados pelos prefeitos alguns danos causados pelas chuvas em suas cidades para poder receberem apoios nas ações de reconstrução. “Gostaria de agradecer ao apoio do governo estadual a Timbaúba, incluindo envio de um helicóptero para resgatar pessoas isoladas na zona rural que precisaram de atendimento. Nossa maior preocupação agora é a zona rural e os distritos sem acesso à cidade”, contou o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros já realizou o resgate de 807 pessoas. A Defesa Civil do Estado já registrou 1601 pessoas desabrigadas e 1389 pessoas desalojadas. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já destinou a municípios afetados 1354 colchões, 2158 lençóis, 504 kits de limpeza e 404 kits de higiene.

Confira a lista dos municípios em situação de emergência:

1 – Abreu e Lima
2 – Aliança
3 – Araçoiaba
4 – Buenos Aires
5 – Camaragibe
6 – Goiana
7 – Glória do Goitá
8 – Igarassu
9 – Ilha de Itamaracá
10 – Ipojuca
11 – Itambé
12 – Itapissuma
13 – Jaboatão dos Guararapes
14 – Limoeiro
15 – Moreno
16 – Nazaré da Mata
17 – Olinda
18 – Passira
19 – Paudalho
20 – Paulista
21 – Pombos
22 – Recife
23 – São Lourenço da Mata
24 – São Vicente Férrer
25 – Timbaúba
26 – Vicência
27 – Vitória de Santo Antão

Ascom

Morre Raimundo Pereira, ícone do jornalismo que desafiou a ditadura

Morreu neste sábado (02), aos 85 anos, o jornalista Raimundo Rodrigues Pereira. Referência histórica na luta pela democracia, Raimundo faleceu no Rio de Janeiro, cidade onde residia com suas filhas. A causa da morte não foi divulgada oficialmente até o momento.

Trajetória de Raimundo Pereira: a voz da imprensa alternativa- Nascido em Exu, Pernambuco, Raimundo não foi apenas um espectador da história, mas um de seus narradores mais corajosos. Sua trajetória é marcada pela fundação de veículos que se tornaram trincheiras contra o autoritarismo no Brasil. Em 1975, Raimundo fundou o jornal Movimento, um dos principais expoentes da imprensa alternativa. Diferente das grandes corporações da época, o veículo era mantido por um coletivo de jornalistas e intelectuais, enfrentando de forma direta a censura prévia do regime militar.

Passagem por grandes redações –  Antes de se dedicar à imprensa independente, Raimundo deixou sua marca em veículos de grande circulação: Revista Veja: integrou a equipe fundadora e participou do dossiê histórico que denunciou a tortura no Brasil em 1969; Realidade e opinião: atuou como editor e repórter, sempre priorizando temas sociais e políticos.; Editora Manifesto: fundada por ele em 1997, focada na publicação de obras de análise política e histórica.

Perseguição política e formação – Curiosamente, a carreira jornalística de Raimundo começou de forma inesperada. Aluno do prestigiado ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), ele foi expulso em 1964 por motivações políticas e por sua atuação em um jornal estudantil. Chegou a ser preso pela ditadura, experiência que moldou seu compromisso inabalável com a liberdade de expressão.

“Raimundo foi um guerreiro que nunca abriu mão de seus princípios, mesmo nos momentos mais sombrios do país”, declarou a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em nota oficial.

A Tarde

 

AMA cumpre agenda institucional em Brasília e avança em articulações para o fortalecimento das feiras e mercados de Juazeiro

A Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) de Juazeiro cumpriu agenda institucional em Brasília (DF), entre os dias 28 e 30 de abril, com foco no fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor de abastecimento. Durante o período, o diretor-presidente da autarquia, Celso Leal, participou de debates sobre a modernização das centrais de abastecimento e os impactos da reforma tributária nas Ceasas brasileiras, temas estratégicos para o aprimoramento da gestão e a sustentabilidade do setor.

A programação incluiu ainda audiência no Ministério do Trabalho e Emprego, onde foram discutidas medidas voltadas à preparação das centrais diante dos desafios e oportunidades do novo cenário econômico nacional. As atividades também proporcionaram a troca de experiências entre representantes de centrais de abastecimento de diversas regiões do país, contribuindo para o fortalecimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade operacional, à segurança alimentar e à valorização dos equipamentos públicos, como o Mercado do Produtor, feiras e mercados de Juazeiro.

“O diálogo com outras centrais e com o Governo Federal é fundamental para avançarmos em soluções que garantam mais eficiência, sustentabilidade e melhores condições para trabalhadores e permissionários”, destacou Celso Leal, diretor-presidente da AMA. O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Francisco Macena, ressaltou a importância da ampliação do debate sobre o setor. “É fundamental garantir condições dignas para todos os trabalhadores das centrais de abastecimento, uma atividade essencial para a segurança alimentar da população brasileira”, afirmou.

A agenda incluiu ainda a posse da nova diretoria da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEM), que passa a ser presidida por Renata Sena, primeira mulher eleita em 40 anos de fundação da entidade. No contexto institucional, a AMA passa a integrar a diretoria da associação no biênio 2026/2027, na área de Parcerias, contribuindo para o fortalecimento de alianças estratégicas e para a ampliação das ações conjuntas em nível nacional.

Ascom

Juazeiro avança na construção do Plano Municipal de Segurança Pública

A Prefeitura de Juazeiro segue avançando na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (PMSPDS). Entre os dias 28 e 30 de abril, foram realizadas plenárias com reuniões intersetoriais envolvendo diversas secretarias municipais e conselhos. Nesta fase de construção, foram promovidas escutas com representantes das secretarias e da comunidade, com o objetivo de mapear as ações já desenvolvidas no município, analisar indicadores de criminalidade e violência e compreender os impactos desses fatores no cotidiano da população. O momento reuniu diferentes vozes, ideias e experiências em torno de um objetivo comum: construir uma cidade mais segura para todos.

O PMSPDS conta com a consultoria do Instituto Cidade Segura. De acordo com o coordenador do plano, Alberto Kopittke, especialista em segurança pública, o diagnóstico situacional permitirá aprofundar a coleta de dados e reunir sugestões qualificadas, etapa essencial para a formulação de ações estratégicas a serem implementadas.

“Estamos promovendo um amplo processo de diálogo com secretarias e lideranças comunitárias para conhecer as ações, desafios e indicadores de violência, sobretudo contra as mulheres. A partir disso, vamos estruturar soluções e programas que contribuam para integrar esforços e fortalecer o plano municipal”, destacou.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Adegivaldo Mota, o PMSPDS estabelecerá bases sólidas para uma atuação conjunta e coordenada entre instituições e órgãos de segurança, definindo o papel de cada setor da administração pública e da sociedade. “Esse plano reforça o compromisso da gestão com a segurança em nossa cidade. Trata-se de uma iniciativa estratégica para organizar e fortalecer ações com foco na prevenção e na integração entre forças de segurança, instituições públicas e sociedade, porque segurança pública é responsabilidade de todos”, afirmou.

A participação popular também foi destaque durante as plenárias. Moradores, como uma representante do bairro João XXIII, contribuíram com demandas e sugestões. “É muito importante que nós, comunitários, sejamos ouvidos. Tive a oportunidade de apresentar problemas do nosso bairro que, se resolvidos, vão melhorar a segurança da região”, declarou.

A próxima etapa do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Juazeiro dará continuidade à coleta de dados operacionais, além do levantamento de programas e projetos já desenvolvidos no município.

Ascom

Leilão Solidário do Transforma Petrolina muda de local e será realizado no Iate Clube

O Leilão Solidário do Transforma Petrolina em prol do Hospital Dom Tomás, referência no tratamento de câncer na região, acontecerá em novo endereço. O evento será realizado na terça-feira (05), a partir das 18h, no Iate Clube Petrolina.

Serão leiloadas telas exclusivas dos fotógrafos locais Kaio Cads, Carlinhos Luz e Diego Aquiles que foram doadas pela Empresa do Bem Cads Quadros. Todas as obras foram autografadas por cantores consagrados que passaram pelo São João de Petrolina em 2025.

Os interessados já podem oferecer lance online através do site lancecertoleiloes.com.br com valor inicial de R$ 500,00. O público poderá arrematar a peça escolhida no evento presencial, que contará com uma programação especial.

“A expectativa é de mais uma edição de sucesso em prol do Hospital Dom Tomás. Essa ação reforça o papel do Transforma Petrolina como articulador de ações solidárias que fazem a diferença na vida de quem mais precisa”, destaca a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Final da etapa municipal do Concurso Ler Bem destaca talento e protagonismo de estudantes em Petrolina

Incentivar a leitura desde os primeiros anos escolares é abrir portas para o conhecimento, fortalecer a autonomia e contribuir diretamente para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Em Petrolina, esse compromisso tem se traduzido em ações dentro das escolas, como o Concurso Ler Bem, que chegou à final da etapa municipal nesta quinta-feira (30) com histórias inspiradoras e muito protagonismo estudantil.

A realização é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, e a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). Ao longo de todo o processo, mais de dois mil estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental participaram do concurso. Desses, 12 se destacaram e garantiram vaga na final municipal, onde demonstraram desenvoltura, interpretação e segurança durante as apresentações.

A grande vencedora desta edição é estudante da Escola Municipal Luiz de Souza, no Serrote do Urubu, área ribeirinha. Com uma apresentação marcante, ela conquistou o primeiro lugar e agora segue para a seletiva regional, representando Petrolina nas próximas etapas do concurso.

Neste ano, o Ler Bem dialogou com a temática “Maria vai à escola: pelo fim da violência contra a mulher”, a partir da obra Ana Pijama no País do Pensamento, da escritora Jô Duarte. A narrativa proporcionou reflexões importantes sobre identidade, autonomia e enfrentamento de padrões sociais.

Ascom

João Campos recebe título de cidadão de Garanhuns e reforça laços com o Agreste Meridional

Pré-candidato a governador destacou a necessidade de reinaugurar um tempo de avanços e conquistas na região em uma série de agendas cumpridas ao lado de lideranças políticas

O pré-candidato a governador de Pernambuco João Campos (PSB) recebeu, na noite desta quinta-feira (30), o título de cidadão de Garanhuns. A honraria foi entregue em um plenário lotado de apoiadores e lideranças da região. Durante a solenidade, João Campos reforçou os laços com o município, falou do sentimento de esperança que tem buscado levar para todas as regiões do estado e também recebeu a Medalha Osvaldo Ferreira da Silva de Mérito Político, entregue em memória de seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (1965-2014).

“Se eu já gostava de Garanhuns, agora sendo filho da terra, vou ser duplamente conterrâneo de Lula: pernambucano e de Garanhuns”, valorizou João, lembrando que a cidade foi uma das primeiras com as quais estabeleceu relação política em sua primeira eleição, em 2018, para deputado federal. “Eu não seria prefeito do Recife se eu não tivesse sido deputado federal. Eu não seria pré-candidato ao Governo do Estado se eu não tivesse sido prefeito do Recife. E eu tenho confiança em Deus e no povo que serei governador, e isso passa por Garanhuns”, destacou.

LEIA MAIS

Ex-piloto de F1 e bicampeão paraolímpico, Alex Zanardi morre aos 59 anos

Ex-piloto de Fórmula 1 e medalhista paralímpico, o italiano Alessandro Zanardi morreu nesta sexta-feira (01) aos 59 anos. A notícia foi confirmada pela família nas redes sociais, que não informou a causa. Ele era casado e tinha um filho.

“É com profundo pesar que a família anuncia o falecimento de Alessandro Zanardi, ocorrido repentinamente na noite de ontem, 1º de maio. Alex faleceu em paz, cercado pelo amor de sua família e dos amigos. A família agradece de coração a todos que estão demonstrando apoio neste momento. E pede que sua dor e privacidade sejam respeitadas durante esse período de luto”.

No automobilismo, o italiano teve início no kart e conseguiu grande destaque na F3000, em 1991, quando terminou na segunda colocação, atrás apenas do brasileiro Christian Fittipaldi. Com o bom desempenho, ganhou uma oportunidade na Fórmula 1, pilotando um Jordan. Após algumas temporadas sem muito sucesso na principal categoria do automobilismo, Alex Zanardi mudou para a Fórmula Indy e conseguiu os títulos de 1997 e 1998. Em 66 corridas disputadas, o ex-piloto conseguiu 15 vitórias e 28 pódios.

Em 2001, tudo mudou na vida do italiano após um grave acidente no Grande Prêmio de Lausitz. Zanardi brigava pela vitória na prova, mas acabou rodando após um pit stop e ficou atravessado na pista. Ele foi atingido em cheio pelo canadense Alex Tagliani, que não teve tempo para desviar. Em estado grave, Alex teve as duas pernas amputadas.

Mesmo com o triste fim no automobilismo, Zanardi buscou outros caminhos e começou a competir no paraciclismo. Na modalidade acabou tendo grande destaque e ganhou duas medalhas de ouro e uma de prata na Olimpíada de Londres-2012, e novamente duas de ouro e uma de prata na Rio-2016.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, lamentou a morte do ex-atleta em suas redes sociais e prestou condolências aos famíliares. “A Itália perde um grande campeão e um homem extraordinário, capaz de transformar cada prova da vida em uma lição de coragem, força e dignidade. Alex Zanardi soube se reinventar a cada vez, enfrentando também os desafios mais duros, com determinação, lucidez e um ânimo fora do comum”.

“Com seus resultados esportivos, seu exemplo e humanidade, deu a todos nós muito mais do que uma vitória: deu esperança, orgulho e a força de nunca se render. Em meu nome e do governo, dirijo um pensamento emocionado e a mais sincera proximidade à sua família e a todos aqueles que lhe quiseram bem. Obrigado por tudo, Alex”.

Estadão Conteúdo

Bolsonaro já começa a mexer dedos das mãos e passa bem após cirurgia, diz Michelle

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou na conta dela no Instagram, na noite desta sexta-feira, 1º, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já consegue mexer os dedos do braço direito, onde foi submetido a uma cirurgia no ombro. Já na manhã deste sábado (02)\\, Michelle disse que ele passou a noite bem no Hospital DF Star de Brasília, onde está internado.

“O Galego (Bolsonaro) já está sem o oxigênio nasal, conseguiu tomar sopa, e os dedos da mão do braço do procedimento, que é normal não se mexerem por conta do anestésico, já voltaram a se movimentar nesta noite. Está bem, graças a Deus”, disse Michelle no Instagram.

Segundo boletim do Hospital DF Star divulgado na sexta, foi realizado em Bolsonaro um “reparo artroscópico do manguito rotador à direita”, relacionado à articulação do ombro direito. O ex-presidente, que está em prisão domiciliar por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, se queixava de dores recorrentes que exigiam uso diário de analgésicos.

A defesa de Bolsonaro pediu a autorização para que o ex-presidente fizesse a cirurgia no dia 21 de abril e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, permitiu na quinta-feira, 30.

Depois do término da cirurgia, o cardiologista da equipe médica que atende Bolsonaro, Brasil Caiado, afirmou na saída do hospital que a cirurgia demorou três horas e que não há previsão de alta do ex-presidente.

Estadão Conteúdo

Onze municípios de Pernambuco decretam situação de emergência por conta das chuvas

Onze municípios pernambucanos já decretaram situação de emergência por conta das chuvas que atingem o estado. Neste sábado (2), o governo de Pernambuco e prefeitos de 20 municípios se reuniram para discutir ações emergenciais e avaliar danos. Até o momento seis pessoas morreram na Região Metropolitana do Recife. Na reunião, foi definida a publicação de um decreto estadual de emergência com abrangência para os municípios atingidos. Os 11 municípios que também decretaram situação de emergência são: Bom Jardim, Carpina, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Goiana, Ilha de Itamaracá, Limoeiro, Olinda, Paudalho, Timbaúba e Vicência.

Os decretos serão publicados em uma edição extraordinária do Diário Oficial dos Municípios. A medida que deve agilizar a adoção de ações emergenciais, assistência às famílias e recuperação de áreas afetadas. Equipes técnicas do estado e das prefeituras iniciaram o levantamento dos danos para embasar um plano de ação emergencial. A Defesa Civil de Pernambuco destacou que já atua nos municípios em conjunto com as defesas civis locais. Além disso, o Recife solicitou ao governo federal a reavaliação de um pedido de financiamento de R$ 475 milhões para obras de contenção de encostas por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento.

O pedido foi encaminhado aos ministérios das Cidades e da Casa Civil e prevê a execução de 35 intervenções consideradas prioritárias pela gestão municipal. Segundo a prefeitura, os projetos já estão concluídos e aguardam apenas a liberação dos recursos para o início das obras. No atual ciclo do programa, o Recife inscreveu 38 propostas voltadas à contenção de encostas.

Consequências das chuvas – Ao todo, seis pessoas morreram em decorrência das chuvas em Pernambuco, sendo três em um deslizamento de barreira no bairro de Dois Unidos, duas no Alto da Bondade, em Olinda, e uma em São Lourenço da Mata, após ser arrastada por uma correnteza. O estado contabiliza ainda 1.605 pessoas desabrigadas e 1.089 desalojadas.

A Defesa Civil Nacional acompanha a situação e presta apoio técnico às gestões municipais, orientando os procedimentos para solicitação de recursos federais e reconhecimento de situação de emergência nas áreas atingidas.

Diario de Pernambuco

Michelle atualiza estado de saúde de Bolsonaro após a cirurgia

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) usou as redes sociais, neste sábado, 2, para atualizar os seguidores sobre o estado de saúde do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico na região do ombro, na sexta-feira, 1. Segundo Michelle, o político já respira sem auxílio e já começou a se alimentar. Além disso, a mão do braço em que foi realizada a cirurgia, segundo a dirigente do PL Mulher, já voltou a se movimentar.

“O Galego já está sem o oxigênio nasal, conseguiu tomar sopa, e os dedos da mão do braço do procedimento – que é normal não se mexerem por conta do anestésico – já voltaram a se movimentar nesta noite”, escreveu Michelle no Instagram.

PL da Dosimetria – O ex-presidente Bolsonaro pode ter sua pena de 27 anos e três meses de prisão, fruto da condenação por tentativa de golpe de Estado, reduzida para 22 anos. A mudança deve ocorrer por conta do PL da Dosimetria, que teve o veto presidencial derrubado na quinta-feira (30). O projeto, que havia sido vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reduz a pena dos envolvidos nas tramas que tinham como objetivo a execução de um golpe de Estado, articulado após o resultado das eleições de 2022.

A Tarde

Deputado baiano sobrevive a grave acidente: “Morte perdeu de novo”

O deputado estadual Samuel Júnior (PL) sofreu um grave acidente na noite de sexta-feira (1º), em Potiraguá, no sul da Bahia, quando se deslocava em direção a Cipó, em uma viagem de mais de 600 km. O liberal estava acompanhado de sua equipe de assessores e participava de agenda oficial no município. O carro capotou logo após deixar a cidade e ficou completamente destruído.

Apesar do grande susto, todos os ocupantes não sofreram ferimentos graves. Eles foram submetidos a exames médicos em um hospital da região e liberados em seguida. Em seu perfil no Instagram, Samuel Júnior postou um vídeo com imagens do acidente e agradeceu às orações recebidas.

“Essa madrugada vivemos mais um grande livramento de Deus. Estamos bem porque o laço quebrou, e mais uma vez o Senhor mostrou que é Ele quem guarda e livra os seus”, escreveu ele na legenda da publicação. “A morte perdeu de novo, porque as nossas vidas estão nas mãos do Senhor. Somos gratos pelo cuidado, pela proteção e pela misericórdia d’Ele sobre nós e nossas famílias. Sei que os joelhos de muitos tem nos sustentado de pé”, completou Samuel Júnior.

A Tarde

Período sazonal de síndromes gripais aumenta procura por atendimentos pediátricos, e gestão municipal intensifica ações na UPED em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), acompanha de perto o aumento na procura por atendimentos neste período de sazonalidade das síndromes gripais, com impacto direto na Unidade Pediátrica (UPED), referência em urgência e emergência infantil. Na sexta-feira (1), o secretário de Saúde, Helder Coutinho, esteve na unidade realizando escuta ativa com profissionais e usuários, com foco na adoção de medidas que ampliem a capacidade de resposta do serviço, incluindo reforço de equipes e melhorias estruturais. “Esse é um período que exige atenção redobrada. Estamos acompanhando de perto a situação, ouvindo nossa equipe e a população, e adotando medidas para garantir um atendimento mais ágil, seguro e resolutivo para nossas crianças”, destacou o secretário.

Diante do cenário, há aumento significativo de casos que demandam maior atenção das equipes, especialmente pelos quadros clínicos mais graves. A Sesau reforça que a UPED funciona por Classificação de Risco, priorizando atendimentos de maior gravidade. Casos leves devem ser direcionados, preferencialmente, às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), contribuindo para maior organização do fluxo assistencial.

A Secretaria destaca que a unidade conta com equipe multiprofissional e insumos assegurados, mantendo a assistência conforme os protocolos, mesmo diante de picos de demanda. Como parte das estratégias para este período, a Sesau tem realizado programação de educação permanente voltada aos profissionais médicos da Atenção Primária, fortalecendo a assistência desde a porta de entrada do sistema. Paralelamente, o município também participa de encontros sobre Governança nas Macrorregiões de Saúde da Bahia, com foco no fortalecimento da cooperação entre municípios, no equilíbrio das decisões entre níveis local e central, e na ampliação da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da prevenção, a Secretaria reforça a importância da vacinação e destaca ações como o Giro da Gotinha, iniciativa que leva imunização itinerante ao público prioritário da campanha contra a influenza, ampliando o acesso e contribuindo para a redução da incidência e da gravidade das síndromes gripais e das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente entre crianças.

Ascom