Governo de PE decreta emergência em 27 cidades e busca recursos federais após fortes chuvas

O Governo de Pernambuco intensificou, neste domingo (3), as operações de socorro e reconstrução nos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata, atingidos por fortes temporais nos últimos dias. Até o momento, o Estado contabiliza seis óbitos e 814 resgates realizados pelo Corpo de Bombeiros. O cenário de crise levou à decretação de situação de emergência em 27 municípios, com validade de 180 dias.

LEIA MAIS

Grave acidente na BR-235 deixa dois mortos e um ferido em Uauá

Colisão envolveu motocicleta e ciclista no fim da tarde

Um grave acidente de trânsito registrado no fim da tarde deste domingo (3), na BR-235, no município de Uauá, resultou em duas mortes e deixou uma pessoa ferida.

De acordo com informações da Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª CIPM, a ocorrência foi registrada por volta das 18h, após moradores acionarem a guarnição do 4º Pelotão relatando uma colisão envolvendo uma motocicleta e um ciclista.

A motocicleta, uma CG 160, era conduzida por João Paulo Loiola da Silva, que tinha como passageiro Cesar Cardoso da Silva Filho. O veículo colidiu com o ciclista Estevão Gonçalves da Silva, que trafegava pelo acostamento da rodovia, nas proximidades da entrada que dá acesso à comunidade de São Bento, na região de Caldeirão da Serra.

LEIA MAIS

Prazo para regularizar título eleitoral termina quarta-feira (6); eleitores devem ficar atentos

título de eleitor digital,e-Título

Os eleitores de Petrolina têm até a próxima quarta-feira, dia 6 de maio, para regularizar a situação eleitoral e garantir o direito de votar nas eleições de 2026.

Neste domingo, equipes estiveram no Cartório Eleitoral do município acompanhando o movimento de atendimento, que foi ampliado para facilitar o acesso da população. Desde o dia 27 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco estendeu o horário de funcionamento, com atendimentos das 8h às 18h durante a semana e, excepcionalmente, aos finais de semana, das 9h às 15h.

A iniciativa busca atender a demanda de última hora, já que o cadastro eleitoral será fechado no dia 6 de maio. Após essa data, não será mais possível tirar o primeiro título, transferir domicílio eleitoral ou atualizar dados cadastrais.

LEIA MAIS

Terço dos Homens promove encontro especial em homenagem às mães em Petrolina

Evento será na Concha Acústica no dia 9 de maio

A Diocese de Petrolina, por meio do Terço dos Homens, convida toda a comunidade para um momento especial de fé, união e gratidão. No dia 9 de maio, às 19h, a Concha Acústica será palco do Encontro Diocesano “Pelas e com as mães”.

A celebração será dedicada à Mãe Rainha e a todas as mães, reconhecendo o papel essencial que desempenham nas famílias, como símbolo de amor, cuidado e fé. O encontro reunirá homens do terço em oração, intercedendo pelas famílias e prestando uma homenagem emocionante àquelas que são o coração dos lares.

A programação promete ser marcada por espiritualidade, emoção e devoção, fortalecendo os laços de fé entre os participantes. A organização convida todos a levarem suas mães, familiares e o terço, para vivenciar juntos esse momento de reflexão e gratidão.

O evento reforça a missão do Terço dos Homens de promover a união através da oração e da fé, valorizando a presença das mães como pilares fundamentais da sociedade.

Tragédia na Bahia: três crianças morrem em incêndio residencial em Serrinha

Caso aconteceu dentro de residência e chocou moradores

Uma tragédia abalou o município de Serrinha, no centro-norte da Bahia, na manhã deste domingo (3). Três crianças morreram após um incêndio atingir uma residência no bairro Ginásio, causando comoção entre moradores da região.

De acordo com informações do site Correio 24 Horas, as vítimas foram identificadas como Jeremias de Jesus Borges, de 6 anos, Samuel Nascimento de Almeida, de 4 anos, e Ismael Nascimento de Jesus.

Segundo as investigações iniciais, o incêndio teria começado dentro da própria casa, possivelmente após uma das crianças atear fogo em um colchão. As chamas se espalharam rapidamente pelo imóvel, dificultando qualquer tentativa de resgate.

LEIA MAIS

Prefeito Simão destaca chegada da Carreta da Mulher para mutirão de exames ginecológicos em Petrolina

Petrolina recebe nesta semana a Carreta da Mulher Pernambucana, um mutirão do Governo do Estado para realização de milhares de exames preventivos ginecológicos. A ação foi anunciada pelo prefeito Simão Durando, que comemorou a iniciativa voltada para a prevenção das mulheres, especialmente as de baixa renda.

A Carreta da Mulher fará atendimento a partir desta segunda (04) até quarta (06) na Praça da Catedral. De quinta (07) a sábado (09) o caminhão será deslocado para um bairro da periferia. Serão oferecidos atendimentos diários para mamografia, biópsia de mama e colo de útero, colposcopia, USG, consultas ginecológicas entre outros serviços.

“Esse programa criado pela governadora Raquel Lyra tem muita sensibilidade e cumpre um papel importante para a saúde das mulheres. Pela segunda vez recebemos essa ação aqui em Petrolina. Estamos trabalhando todos juntos, prefeitura, governo do Estado, nossos deputados Antonio Coelho, Fernando Filho e Miguel Coelho, para expandir os investimentos na atenção básica e cuidar da nossa gente”, destacou o prefeito Simão.

Ascom

Emoção marcou noite inesquecível no 14º Encontro de Carros Antigos de Petrolina

A continuidade do 14º Encontro de Carros Antigos de Petrolina neste sábado (3) transformou a Concha Acústica em um verdadeiro espetáculo a céu aberto. O espaço ficou completamente tomado por um público diverso, reunindo famílias, apaixonados por automobilismo e curiosos de todas as idades, todos encantados com as relíquias que contam histórias e atravessam gerações.

Entre motores que marcaram época e carros que despertam memórias afetivas, o evento foi além da exposição e a música deu o tom da noite elevando ainda mais a energia do público. A banda Beta 7 Rock, seguida de Tony Presley, abriu a programação com carisma e nostalgia, preparando o terreno para o grande ápice da noite. Quando a banda The Fevers subiu ao palco, a Concha virou um coro coletivo. Em um show emocionante, a banda mostrou que o tempo apenas refinou seu talento, entregando uma apresentação memorável que uniu diferentes gerações em uma mesma sintonia.

A aposentada Antonieta Alves destacou a experiência vivida durante o evento. “Foi um show maravilhoso. Nunca tinha visto a Concha tão lotada como ontem. Foi uma volta ao passado. Revivi e relembrei a minha identidade, que foi embalada por essas músicas tão maravilhosas. Acompanho o sucesso dos The Fevers desde o início, suas músicas fizeram parte da minha juventude e até hoje eu adoro. Foi muito maravilhoso. Adorei e recomendo. Petrolina precisa de mais shows assim”, afirmou.

A atmosfera era de celebração, com gente por todos os lados, emoção no ar e uma conexão única entre passado e presente. E para encerrar o evento, o domingo contou com um momento especial de confraternização com um delicioso café da manhã, reunindo participantes e proprietários das relíquias, reforçando o espírito de amizade e paixão que move o antigomobilismo.

O evento contou com o importante apoio da Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, fortalecendo a realização de mais uma edição de sucesso.

Ascom

Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pelas chuvas

Medida busca agilizar ações e apoio às cidades atingidas

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, decretou situação de emergência em 27 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias.

A medida tem como objetivo agilizar a atuação do poder público nas áreas mais impactadas, permitindo a adoção de ações emergenciais, liberação de recursos e apoio direto às populações atingidas. As regiões mais afetadas incluem a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife, onde há registros de alagamentos, deslizamentos e elevação do nível dos rios.

Com o decreto, as prefeituras passam a ter mais facilidade para acessar recursos estaduais e federais, além de reforçar as ações de Defesa Civil, assistência social e recuperação de áreas atingidas.

LEIA MAIS

Fim das cédulas? Congresso avança com proposta para limitar uso de dinheiro

O uso de dinheiro em espécie entrou no centro do debate no Congresso Nacional. Um projeto de lei em tramitação quer impor limites para transações de alto valor, com o objetivo de dificultar práticas como corrupção e lavagem de dinheiro. A proposta aposta na rastreabilidade das operações financeiras, seguindo a lógica do “follow the money”, para permitir um controle maior sobre a circulação de recursos.

O texto, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR), não estabelece valores fixos. A ideia é transferir essa responsabilidade ao Conselho Monetário Nacional (CMN), com participação do Banco Central e do Coaf, que ficariam encarregados de definir os tetos e condições para uso do dinheiro em espécie. A regra valeria para qualquer cliente de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Segundo Arns, o relatório foi construído após diálogo com órgãos como Banco Central, Coaf e Ministério da Fazenda, o que levou à mudança no modelo inicial da proposta.

Dinheiro não será proibido – O projeto não prevê o fim do dinheiro físico, mas propõe limites e condições para sua utilização. De acordo com o autor, a medida acompanha práticas já adotadas em países desenvolvidos e se adapta ao cenário atual, marcado pela predominância de transações digitais. Ele também argumenta que a proposta não fere a legislação que garante o curso legal da moeda nacional.

Proibição em imóveis avança na CCJ – Paralelamente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já aprovou um texto que vai além: a proibição do uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias. A proposta altera a Lei de Lavagem de Dinheiro e determina que o CMN defina limites e regras para pagamentos em espécie, incluindo cheques e boletos. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação no plenário do Senado.

Penalidades e combate à lavagem de dinheiro – O projeto também prevê punições para quem descumprir as regras, incluindo apreensão e até confisco de valores, respeitando o direito de defesa. A iniciativa foi inspirada em medidas de combate à corrupção e lavagem de dinheiro e conta com apoio de parlamentares que defendem a redução do uso de grandes quantias em espécie como forma de coibir irregularidades.

A Tarde

Demora de Lula na compra de Coronavac causou desperdício de R$ 260 mi

Até R$ 330 milhões podem ter sido perdidos com doses não utilizadas

O governo Lula desperdiçou ao menos R$ 260 milhões em vacinas Coronavac, imunizante contra a Covid-19. O Tribunal de Contas da União concluiu que a demora do Ministério da Saúde em fechar o contrato de compra foi a principal causa do prejuízo.

A negociação se arrastou por mais de sete meses, entre fevereiro e setembro de 2023. Quando os lotes finalmente chegaram, em outubro, a vacina já estava em desuso no SUS e os imunizantes tinham validade curta. Ao menos 8 milhões das 10 milhões de doses adquiridas foram incineradas sem nunca ter saído do armazém do ministério.

O prejuízo pode ser ainda maior. Considerando as doses enviadas aos estados, das quais apenas 260 mil foram aplicadas, o rombo pode alcançar R$ 330 milhões, valor total do contrato. No pior cenário, 97% de toda a compra acabou no lixo.

O TCU agora cobra explicações de dois ex-diretores da área de compras do Ministério da Saúde. O governo, em sua defesa, culpa a gestão Bolsonaro pelo problema e diz ter seguido as normas da Organização Mundial da Saúde.

Bolsonaro mantém boa evolução após cirurgia no ombro, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no hospital DF Star, da Rede D’Or em Brasília, após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico de reparo artroscópico do manguito rotador à direita neste domingo (03). De acordo com o boletim médico oficial emitido pela instituição, o paciente apresenta uma boa evolução clínica e mantém um controle satisfatório da dor após a intervenção no ombro.

Atualmente acomodado em um apartamento da unidade hospitalar, Bolsonaro segue um protocolo de recuperação que prioriza a analgesia (alívio ou supressão da dor sem perda de consciência) e a implementação de medidas preventivas contra a trombose.

O boletim detalha que os cuidados imediatos também englobam o início da reabilitação motora e funcional, etapas consideradas essenciais para o sucesso pós-operatório deste tipo de cirurgia.

Condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária temporária desde 27 de março. A medida, com prazo inicial de 90 dias, foi concedida em razão das condições de saúde do ex-presidente.

Diario de Pernambuco

Tragédia na Bahia: incêndio em residência mata três crianças

Um incêndio residencial na cidade de Serrinha, no interior da Bahia, resultou na morte de três irmãos e deixou a comunidade local em estado de choque. O incidente ocorreu nas primeiras horas deste domingo (03). O fogo atingiu uma residência localizada na rua Abdon Costa, no bairro Ginásio, por volta das 6h. Vizinhos perceberam as chamas e acionaram o 16º Batalhão da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Ao chegarem ao local, os bombeiros iniciaram o combate ao incêndio. Durante a varredura nos cômodos da casa, as equipes localizaram os corpos de três crianças, com idades de 1, 4 e 6 anos, já sem sinais vitais. Três óbitos confirmados pela Polícia Civil: as três crianças que estavam no imóvel não resistiram à inalação de fumaça e às queimaduras.

Uma quarta criança foi resgatada com vida por equipes do SAMU e encaminhada com urgência para uma unidade hospitalar da região. O estado de saúde atual ainda não foi detalhado. A mãe das vítimas chegou ao local quando o fogo já estava sendo controlado e foi conduzida à Delegacia Territorial para prestar depoimento e esclarecer as circunstâncias da sua ausência no momento do início das chamas.

Por que o incêndio ocorreu? – A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no imóvel para identificar se a origem foi um curto-circuito, vazamento de gás ou outro fator. O laudo técnico deve ser liberado nos próximos dias para integrar o inquérito da Polícia Civil.

Luto de três dias – A prefeitura de Serrinha emitiu uma nota oficial de pesar e decretou luto oficial de três dias no município. A gestão municipal afirmou que está oferecendo suporte assistencial e psicológico à família das vítimas neste momento de perda irreparável. A Polícia Civil da Bahia se posicionou afirmando que segue investigando o caso para apurar possíveis responsabilidades.

A Tarde

Número de desalojados ultrapassa 1,3 mil em Pernambuco após chuvas

O número de pessoas desalojadas em Pernambuco chegou a 1.389, de acordo com balanço divulgado às 20h de sábado (2) pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco. O levantamento também aponta 1.601 pessoas desabrigadas, enquanto o Estado mantém 27 abrigos ativos para acolher famílias afetadas pelas chuvas. O município de Goiana concentra o maior número de ocorrências, com 994 desalojados e 510 desabrigados, além de seis abrigos em funcionamento.

No Recife, são 671 pessoas desabrigadas, distribuídas em 15 abrigos, sem registro de desalojados até o momento. Em Limoeiro, não há desabrigados, mas foram registrados 256 desalojados, sem abrigos ativos. Na Zona da Mata Norte, Timbaúba contabiliza 52 desalojados e 42 desabrigados, com três abrigos. Já Igarassu soma 21 desalojados e 27 desabrigados, com um abrigo ativo.

Na Região Metropolitana, Olinda registra 9 desalojados e 170 desabrigados, com dois abrigos em operação. Em Paulista, são 6 desalojados e 45 desabrigados. Camaragibe contabiliza 11 desalojados e 5 desabrigados, com um abrigo ativo. Outros municípios também apresentam registros. Em Glória do Goitá, são 40 desalojados, sem desabrigados. Jaboatão dos Guararapes contabiliza 127 desabrigados, com dois abrigos ativos. Já Vicência soma 84 desalojados e 4 desabrigados.

Ajuda humanitária – De acordo com o relatório, o Governo do Estado intensificou a distribuição de donativos nas áreas atingidas. Em Goiana, foram entregues 150 colchões, 300 lençóis, 38 kits de limpeza e 38 kits de higiene. Em Paulista, houve a retirada de 32 colchões, 64 lençóis, além de 8 kits de higiene e 8 kits de limpeza.

Já em Olinda, foram disponibilizados 400 colchões, 400 lençóis, 200 kits de limpeza e 100 kits de higiene. Para Timbaúba, foram destinados 77 colchões, 154 lençóis, 95 kits de limpeza e 95 kits de higiene. Ainda de acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, o órgão segue monitorando a situação em todo o Estado, com equipes mobilizadas para assistência à população, gestão de abrigos e distribuição de ajuda. A orientação é que moradores de áreas de risco acompanhem os alertas oficiais e acionem o órgão em caso de emergência.

Diario de Pernambuco

Empreendedoras baianas já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026

Empreendedoras que tenham histórias inspiradoras já podem efetuar a inscrição gratuita no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) 2026. A iniciativa do Sebrae tem tornado conhecida a trajetória de mulheres que transformam ideias em resultados, com o uso da inovação, promovendo impacto social e econômico nas regiões onde atuam. Disso resulta o fortalecimento do empreendedorismo feminino no país.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 19 de junho, no site oficial do PSMN, clique aqui. O regulamento e as informações completas também podem ser consultados neste site, que também divulga comunicados, resultados das etapas e eventuais atualizações do cronograma. Para participar do PSMN, mulheres CIS ou TRANS, maiores de 18 anos, devem ser proprietárias de Microempresas (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Produtoras Rurais, Artesãs e Microempreendedoras Individuais (MEI). O negócio precisa estar formalizado antes de 1º de janeiro de 2025.

A gestora estadual do programa do Sebrae Delas Bahia, Valquíria Pádua, explicou porque é importante que as empreendedoras participem desta edição do PSMN. “A inscrição no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é, acima de tudo, uma decisão estratégica. Ao participar, a empreendedora organiza sua história, enxerga melhor o próprio negócio. Isso aumenta sua visibilidade, gera credibilidade e abre novas oportunidades. Além do ganho individual, contribui para fortalecer o empreendedorismo feminino na Bahia, ao dar espaço e destaque para histórias reais. Não é só uma premiação, é uma ferramenta concreta de crescimento”, afirmou.

Etapas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026 – O PSMN está dividido em cinco categorias, na qual cada participante escolherá somente uma categoria com base no porte do negócio que conduz: Microempreendedora individual (MEI); Pequenos Negócios;  Produtora Rural e artesanato; Ciência e tecnologia; Negócios internacionais.

A seleção ocorre em três fases. Na fase estadual, as candidaturas serão avaliadas por uma comissão em cada Unidade da Federação (UF) e no Distrito Federal. Assim, cada estado reconhecerá as três melhores histórias de cada categoria. No final desta fase, as primeiras colocadas seguem para a fase regional, em que se escolhe as empreendedoras de mais destaque em cada uma das sete regiões em que o prêmio se dividiu.

Na fase nacional, as candidatas regionais irão para a etapa final, concorrendo a premiação em dinheiro, que pode chegar a até R$ 50 mil, capacitação gratuita no Empretec, participação em missão técnica e mentoria on-line, a depender da categoria (Ouro, Prata ou Bronze). Os valores financeiros são pagos à pessoa física da empreendedora já com os devidos descontos legais.

As participantes das edições anteriores podem fazer nova inscrição, exceto aquelas que foram as primeiras colocadas nacionais, porque não podem se candidatar mais no concurso. As vencedoras estaduais podem fazer nova inscrição, depois de dois anos da edição na qual foram vencedoras.

Prêmios para vencedoras nacionais: 

Premiação Ouro – R$ 50 mil; Capacitação no Empretec; Custeio para participação presencial na Premiação Nacional Missão técnica Mentoria on-line.

Premiação Prata – R$ 30 mil; Capacitação no Empretec; Custeio para participação presencial na Premiação Nacional; Missão técnica.

Premiação Bronze – R$ 20 mil; Capacitação no Empretec; Custeio para participação presencial na Premiação Nacional; Missão técnica.

Ascom

Sintraf-Petrolina parabeniza Expopontal e defende mais investimentos na produção agrícola

O Sintraf-Petrolina parabenizou a realização da 6ª edição da Expopontal, destacando a importância do evento para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento econômico da região. Durante a programação do último sábado (02), a presidente da entidade, Isalia Damacena, esteve acompanhada do coordenador jurídico, o advogado José Bezerra Neto, do secretário de políticas sindicais, George Caitano e do assistente administrativo, Alexandre de Brito.

Na ocasião, a dirigente sindical aproveitou a presença de representantes políticos, como o prefeito de Petrolina, o deputado estadual Antônio Coelho e o presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, para reforçar a necessidade de investimentos estruturantes na região, especialmente na ampliação do fornecimento de água para a produção agrícola. Entre as demandas apresentadas, destacou-se a construção de uma adutora que possa garantir o abastecimento das áreas rurais, assegurando melhores condições de trabalho e aumento da produtividade no campo.

Isalia também relembrou a trajetória de luta dos agricultores do Pontal, ressaltando que, apesar dos avanços com a perenização da área, ainda há desafios importantes a serem superados. Segundo ela, é fundamental ampliar projetos e ações de apoio que fortaleçam o cultivo de frutas como manga, uva, acerola e goiaba, além de verduras e hortaliças, garantindo renda, sustentabilidade e desenvolvimento para as famílias agricultoras da região.

A presidente do Sintraf-Petrolina garantiu manter o apoio ao Consul Pontal, representado pelo presidente Ricardo Maia. “Podem contar com o Sintraf-Petrolina nessa luta por mais investimentos e melhores condições para os agricultores da região. Seguiremos firmes na defesa do fortalecimento do Pontal e da agricultura familiar”, concluiu.

Ascom