Raquel Lyra anuncia que contrato para retomada da Transnordestina será assinado nesta terça-feira

Governadora confirmou ontem, em Brasília, que o primeiro lote da obra em Pernambuco terá 73 quilômetros

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou ontem (segunda-feira, 18), em Brasília, que o contrato para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será assinado nesta terça-feira (19).

O anúncio foi feito após reunião com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior. Segundo a governadora, o primeiro lote da obra contemplará 73 quilômetros de ferrovia em território pernambucano.

LEIA MAIS

Nordeste lidera apoio ao fim da escala 6×1, mostra pesquisa

Levantamento mostra apoio majoritário à mudança, especialmente no Nordeste, mas aprovação cai para 39% quando a proposta envolve diminuição dos salários

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (18) revela que 68% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala de trabalho 6×1, modelo em que o trabalhador atua por seis dias consecutivos e descansa apenas um. Outros 22% se disseram contrários à mudança, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.

Apesar do apoio majoritário, o percentual representa uma leve queda em relação ao levantamento realizado em dezembro de 2025, quando 72% defendiam o fim da escala e 24% eram contrários.

LEIA MAIS

Flávio Cabral, assessor da Codevasf, precisa de doação de sangue no Recife

Flávio Cabral está internado no Hospital Português e precisa de doações de sangue para auxiliar em seu tratamento

O assessor especial de Comunicação da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Flávio Cabral, está internado no Hospital Português, no Recife, em tratamento de problemas cardíacos.

Familiares e amigos fazem um apelo para que voluntários realizem doações de sangue, independentemente do tipo sanguíneo, para ajudar no tratamento do comunicador.

LEIA MAIS

Neymar é convocado para a Copa do Mundo de 2026

Técnico italiano confirmou o retorno de Neymar e anunciou os 26 jogadores que representarão o Brasil na busca pelo sexto título mundia

O mistério chegou ao fim e a principal expectativa da torcida brasileira foi confirmada: Neymar está oficialmente convocado para defender a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2026.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pelo técnico Carlo Ancelotti, em cerimônia realizada no Museu do Amanhã. Aos 34 anos, Neymar retorna à equipe nacional após mais de dois anos afastado e vai disputar sua quarta Copa do Mundo, depois de participar das edições de 2014, 2018 e 2022.

LEIA MAIS

Professores vão às ruas em Uauá e cobram transparência na aplicação dos recursos da educação

Professores e servidores da educação de Uauá ocuparam as ruas da cidade para exigir transparência na aplicação dos recursos públicos e valorização da categoria

Professores e servidores da educação municipal de Uauá realizaram um protesto pelas ruas da cidade para cobrar transparência na aplicação dos recursos públicos destinados ao setor e exigir valorização da categoria.

Durante a manifestação, os participantes carregaram cartazes com denúncias e reivindicações direcionadas à gestão do prefeito Marcos Lobo. Segundo o material divulgado pelos manifestantes, há indícios de que os recursos da educação “não estão se transformando em respeito para professores e dignidade para estudantes”.

Entre os principais pontos levantados no protesto estão questionamentos sobre a aplicação dos recursos públicos, valorização do magistério, precariedade da infraestrutura escolar, problemas no transporte e na alimentação escolar, divergências entre dados oficiais e a realidade das escolas e possíveis violações ao direito à educação.

LEIA MAIS

João Campos participa de ato com trabalhadores rurais e amplia articulação política no Agreste

Durante a solenidade, o pré-candidato ao Governo do Estado recebeu o título de cidadão bonjardinense e defendeu mais oportunidades para os filhos dos trabalhadores do campo

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, participou neste domingo (17) da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim, no Agreste do Estado.

Durante o evento, João Campos destacou a ligação histórica de sua família com o movimento sindical e com o homem do campo, lembrando os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Em discurso, afirmou que pretende ampliar programas de qualificação profissional e reforçou que o povo pernambucano “vai voltar a mandar em Pernambuco”.

O socialista também anunciou a intenção de levar para todo o estado o programa Embarque Digital, criado em Recife, integrando a iniciativa ao tradicional Chapéu de Palha, com foco na formação de jovens em tecnologia.

LEIA MAIS

Com 82,76% de crianças alfabetizadas, Salgueiro supera metas nacionais e ganha destaque internacional

Prefeito Fabinho Lisandro apresentou experiência do município em evento realizado em Fortaleza, que reuniu representantes de oito países

O excelente desempenho de Salgueiro no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2025 colocou o município em evidência no cenário educacional. Com 82,76% dos estudantes das escolas municipais alfabetizados na idade certa, a cidade superou as médias de Pernambuco e do Brasil, além de ultrapassar a meta estabelecida pelo Governo Federal para 2030.

Os resultados foram apresentados pelo prefeito Fabinho Lisandro durante um encontro internacional realizado na última semana, em Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu delegações de oito países da América Latina e do Caribe para discutir estratégias e experiências exitosas na área da alfabetização.

LEIA MAIS

Pra Sempre São João une sustentabilidade, inclusão social e geração de renda em Petrolina

Quase meia tonelada de latinhas foi recolhida nos dois dias de evento, garantindo renda e mais dignidade aos trabalhadores

Catadoras e catadores de materiais recicláveis que atuaram durante o evento Pra Sempre São João, realizado no último final de semana em Petrolina, elogiaram a iniciativa da Prefeitura de oferecer suporte aos profissionais por meio de cadastramento, apoio à comercialização do material recolhido e a criação de um espaço de acolhimento para os trabalhadores e seus familiares.

Nos dois dias de festa, foram recolhidos 471 quilos de latinhas de alumínio. Na sexta-feira (15), o volume coletado foi de 144 quilos. Já no sábado (16), a quantidade chegou a 327 quilos, reforçando o potencial de geração de renda para os catadores.

A catadora Silvana Silva de Souza, que atua há quatro anos na atividade e é mãe de 11 filhos, destacou a importância da ação. Segundo ela, o cadastramento garante benefícios e proporciona mais segurança na venda do material recolhido.

LEIA MAIS

Criança de 1 ano morre após se afogar em canal de irrigação em Juazeiro

Caso aconteceu no distrito de Maniçoba, na zona rural do município; Polícia Civil investiga as circunstâncias da tragédia

Uma criança de apenas 1 ano morreu após se afogar em um canal de irrigação na zona rural de Juazeiro. O caso foi registrado neste domingo (17), no distrito de Maniçoba.

De acordo com informações da Polícia Civil da Bahia, a vítima foi identificada como Deivid Adriel Lourenço da Silva.

As circunstâncias em que ocorreu o afogamento ainda estão sendo apuradas pela 1ª Delegacia Territorial de Juazeiro.

Até o momento, a Polícia Civil não divulgou detalhes adicionais sobre o caso.

A morte da criança causou comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade de Maniçoba.

Tá chegando a hora: Carlo Ancelotti anuncia nesta segunda os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Neymar é uma das principais dúvidas da lista que será divulgada às 17h, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

O mistério está perto do fim. O técnico Carlo Ancelotti anuncia no fim da tarde desta segunda-feira (18) a lista oficial com os 26 jogadores que defenderão a Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2026.

A convocação acontecerá no Museu do Amanhã, a partir das 17h, e será transmitida ao vivo pela Globo e SBT, na TV aberta, além do sportv, ESPN, CNN Brasil, CBF TV, CazéTV e TNT Sports.

LEIA MAIS

Comissão da Câmara aprova projeto que permite faixas exclusivas para motocicletas nas cidades

Proposta dá autonomia aos municípios para implantar motofaixas com base em estudos técnicos e nas necessidades locais

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 1.759/2025, que autoriza a criação de faixas exclusivas para motocicletas, motonetas e ciclomotores em áreas urbanas de todo o país.

A proposta altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana e estabelece que caberá a cada prefeitura decidir sobre a implantação das chamadas motofaixas, com base em estudos técnicos e nas necessidades específicas de mobilidade e segurança viária.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Desenvolvimento Urbano ao projeto de autoria do deputado Gabriel Nunes. O parecer favorável foi apresentado pelo relator, deputado Gilberto Abramo.

LEIA MAIS

Bora Petrolina chega ao N-4 com mais de 140 serviços gratuitos neste sábado

A Prefeitura de Petrolina realiza no próximo sábado (23) mais uma edição do programa Bora Petrolina, desta vez no Projeto Senador Nilo Coelho, Núcleo 4 (N-4). A ação acontecerá na Escola Municipal Manoel Alves de Araújo e vai oferecer mais de 140 serviços gratuitos à população, nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, beleza e orientação jurídica.

Criado na gestão do prefeito Simão Durando, o Bora Petrolina já contabiliza mais de 295 mil atendimentos ao longo de três anos de existência. Segundo a coordenação do programa, cerca de 20 mil moradores do N-4, N-3, N-5 e comunidades vizinhas, como Algodões, Manga Nova, Açude Saco e assentamentos da região, poderão ser beneficiados nesta edição.

Os atendimentos terão início oficialmente às 8h, mas alguns serviços, como coleta de sangue, começam às 6h30 da manhã. A estrutura contará com mais de 400 profissionais e cerca de 30 parceiros, entre secretarias municipais, instituições públicas e entidades como SESI, SENAI, SENAC, SEBRAE, OAB e instituições de ensino superior.

LEIA MAIS

Aplicativo do Bolsa Família tem novas funcionalidades a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (18), o aplicativo do Bolsa Família contará com novas funcionalidades e serviços que tornarão a utilização mais intuitiva e simples. Com a atualização da ferramenta o usuário terá mais informações, acessibilidade em uma plataforma modernizada.

A versão atualizada estará disponível para download em dispositivos Android, por meio da loja Google Play para as mais de 19 milhões de famílias beneficiárias.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que desenvolveu as melhorias do aplicativo em parceria com a Caixa Econômica Federal, a reformulação foi feita com foco na experiência do usuário e na inclusão digital. A modernização promoverá mais acessibilidade, transparência e autonomia aos beneficiários.

LEIA MAIS

Projeto de receita acessível de médico de Petrolina ganha reconhecimento nacional

Um projeto de prescrição médica acessível, desenvolvido pelo médico Lucas Cardim na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bebedouro, na zona rural de Petrolina, ganhou repercussão nacional no último fim de semana. A iniciativa foi criada para facilitar a compreensão do tratamento por pacientes analfabetos ou com baixa escolaridade.

A metodologia foi idealizada a partir da rotina do profissional na Atenção Básica, com o objetivo de tornar as orientações de saúde mais compreensíveis. O sistema utiliza desenhos e símbolos visuais para indicar os horários e a forma correta de administração dos medicamentos, promovendo a autonomia do paciente.

Como funciona o sistema visual:
Períodos do dia: Uso de ilustrações como uma xícara para indicar medicações matutinas e a lua para o período noturno.
Plataforma Digital: O modelo deu origem à plataforma gratuita Cuidado Para Todos, que integra os recursos visuais a áudios e orientações complementares acessadas via QR Code.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, a ferramenta contribui para a adesão correta aos tratamentos e reflete a busca por soluções práticas e inclusivas na rede de assistência pública do município.

Megaoperação fecha shoppings populares com duas mil lojas em SP

O Shopping 25 Brás e o Stunt, que juntos têm cerca de duas mil lojas, ficarão interditados por ao menos duas semanas para que os auditores possam averiguar se há mercadorias em situação irregular.

Uma megaoperação da Receita Federal fechou temporariamente nesta segunda-feira (18) dois shoppings no Brás, no Centro de São Paulo, atrás de produtos falsificados, como camisas das seleções de futebol da Copa do Mundo.

De acordo com Lauro Pimenta, diretor da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), “na região, há uma grande quantidade de mercadorias, como camisetas e réplicas de uniformes de seleções e clubes, e a suspeita é de que isso tenha motivado a ação realizada”. A reportagem tenta contato com o Shopping 25 Brás e o Stunt.

LEIA MAIS