Governo Trump classifica PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Trump endurece combate ao narcotráfico e classifica facções brasileiras como terroristas

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu classificar as facções criminosas brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Segundo o governo dos Estados Unidos, a medida faz parte da estratégia de combate ao chamado “narcoterrorismo”, intensificada no segundo mandato de Trump.

Em nota oficial, o governo norte-americano afirmou que continuará utilizando “todas as ferramentas disponíveis” para proteger os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, combater o tráfico de drogas e enfraquecer financeiramente organizações criminosas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura Cozinha Comunitária em Izacolândia nesta sexta-feira

Equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas diariamente

A Prefeitura de Petrolina inaugura nesta sexta-feira (29), às 9h, a Cozinha Comunitária de Izacolândia, novo equipamento público voltado ao fortalecimento da segurança alimentar no distrito.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo garantir alimentação digna e de qualidade para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A unidade terá capacidade para oferecer 200 refeições gratuitas por dia. O espaço foi implantado através de parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Bom Prato.

LEIA MAIS

Restaurante Papas Bode Assado é alvo de furto no Bodódromo de Petrolina

Câmeras de segurança registraram a ação do suspeito no restaurante Papas Bode Assado, no Bodódromo de Petrolina

O restaurante Papas Bode Assado, localizado no Bodódromo, no bairro Areia Branca, em Petrolina, foi alvo de furto na manhã desta quinta-feira (28).

Segundo informações repassadas por Geraldo, proprietário do estabelecimento, um homem invadiu o restaurante e furtou todo o dinheiro do caixa, além de alguns objetos do local.

VEJA VÍDEO:

A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança, que flagraram o momento em que o suspeito entra no restaurante e realiza o furto. Após a ação, o homem fugiu.

VEJA VÍDEO:

Até o momento, não há informações sobre a identificação ou prisão do suspeito.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais, que poderão utilizar as imagens do circuito de segurança para auxiliar na identificação do autor do crime.

O episódio gerou preocupação entre comerciantes do Bodódromo, um dos principais polos gastronômicos e turísticos de Petrolina.

Vereador Júnior Gás solicita construção de nova UPAE para Petrolina

No requerimento apresentado na Câmara de Petrolina, Júnior Gás argumenta que o município já não comporta a demanda crescente por atendimentos especializados

O vereador Júnior Gás (Avante) apresentou o Requerimento nº 0278/2026 solicitando à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a construção de uma nova Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) em Petrolina.

O pedido também foi direcionado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da secretária Zilda do Rego Cavalcanti.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que Petrolina possui atualmente mais de 400 mil habitantes e exerce papel fundamental como polo regional de saúde, atendendo pacientes de diversos municípios do Sertão pernambucano e até de estados vizinhos.

LEIA MAIS

Datafolha aponta Raquel Lyra à frente de João Campos na disputa pelo Governo de Pernambuco

Datafolha simulou cenários de primeiro e segundo turno para 2026

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) mostra a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), liderando a disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2026.

Segundo o levantamento, Raquel Lyra aparece com 48% das intenções de voto no primeiro turno. O ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), surge em segundo lugar, com 43%.

LEIA MAIS

Neoenergia abre 54 vagas para Escola de Eletricistas em Garanhuns e Serra Talhada

Programa já formou quase 2 mil profissionais em Pernambuco

A Neoenergia está com inscrições abertas para novas turmas da Escola de Eletricistas nos municípios de Garanhuns e Serra Talhada, em Pernambuco. Ao todo, estão sendo ofertadas 54 vagas gratuitas, sendo 27 oportunidades para cada cidade.

O programa é realizado em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), com o objetivo de ampliar a qualificação profissional e fomentar oportunidades no setor elétrico.

LEIA MAIS

Álvaro Porto aciona MPPE e PF para investigar suposta espionagem da SDS

Presidente da Alepe, Álvaro Porto acionou MPPE e Polícia Federal para apurar supostas irregularidades envolvendo a SDS de Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (MDB), encaminhou nesta quarta-feira (27) representações ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e à Polícia Federal solicitando a apuração de supostas irregularidades cometidas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) em uma investigação envolvendo sua vida pessoal.

Segundo o parlamentar, a secretaria teria realizado diligências e produzido relatórios sem autorização judicial. O caso ganhou repercussão após uma reportagem divulgada no último dia 18 associar o nome de Álvaro Porto a um suposto “ambiente de risco” enfrentado pelo jornalista Manoel Medeiros, ex-assessor da governadora Raquel Lyra (PSD).

LEIA MAIS

Profissionais de segurança passam por treinamento com tecnologia não letal em Petrolina

Guardas civis municipais e agentes do GASP participaram de treinamento com equipamento não letal em Petrolina.

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp), segue investindo na qualificação dos profissionais que atuam diariamente na proteção da população. Nesta semana, guardas civis municipais e agentes do Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) participaram de um treinamento de atualização para utilização do dispositivo elétrico incapacitante SPARK Z 2.0.

A capacitação foi promovida pelo Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e encerrou as atividades de treinamentos realizadas durante o mês de maio.

LEIA MAIS

Elismar Gonçalves confirma pré-candidatura a deputado estadual e defende fortalecimento político de Petrolina

Elismar Gonçalves afirma que Petrolina precisa voltar a ter mais força política

O ex-vereador de Petrolina, Elismar Gonçalves, confirmou durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Ao lado do deputado federal Lucas Ramos (PSB), Elismar afirmou que o objetivo é ampliar a representatividade política de Petrolina na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Segundo Elismar, Petrolina já chegou a contar com cinco deputados estaduais defendendo os interesses da região e atualmente possui apenas um representante no parlamento estadual.

“A cidade cresceu, se desenvolveu e precisa voltar a ter mais vozes defendendo o Sertão na Assembleia”, afirmou.

LEIA MAIS

Lucas Ramos aborda escala 6×1, saúde e reforça apoio a Elismar na Rural FM

Deputado Lucas Ramos também comentou debates sobre motoristas por aplicativo e Reserva Tatu-Bola

O deputado federal Lucas Ramos (PSB) participou nesta quinta-feira do programa Espaço Aberto, da Rural FM, em Petrolina, ao lado do ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual Elismar Gonçalves, que faz a dobradinha política com o parlamentar na região do Vale do São Francisco.

Durante a entrevista, Lucas Ramos abordou diversos temas ligados à política nacional, ao cenário estadual e às ações do seu mandato em Pernambuco, especialmente em Petrolina e cidades da região.

Fim da escala 6×1

Um dos principais assuntos da entrevista foi a votação realizada ontem na Câmara Federal sobre o fim da escala 6×1. Lucas Ramos afirmou que votou favoravelmente à proposta e defendeu melhores condições para os trabalhadores brasileiros.

Segundo o deputado, é necessário garantir mais qualidade de vida ao trabalhador, mas mantendo equilíbrio com os setores produtivos e empregadores para preservar empregos e a atividade econômica.

LEIA MAIS

Neymar mobiliza Seleção, ‘fecha’ clínica para exame e preocupa a CBF

Jogador deixou local deitado em van da confederação no início da noite de quinta-feira. Santista dificilmente vai ser relacionado para amistoso contra o Panamá e segue em observação

O exame de imagem realizado por Neymar na panturrilha tomou conta do primeiro dia da preparação para o Brasil para a Copa do Mundo, em Teresópolis. O clima é de apreensão e de suspense no início dos treinos no centro de treinamento da Granja Comary. A presença do jogador no amistoso contra o Panamá é considerada improvável.

Neymar ficou numa clínica para os exames por volta de 1h. O médico Rodrigo Lasmar, o gerente de seleções, Cícero Souza, e o supervisor Sérgio Dimas, estiveram no local. O jogador deitou o banco ao sair do local, depois de ouvir atentamente o médico Rodrigo Lasmar. Demonstrou preocupação no retorno à Granja.

O caso é cercado de expectativa desde a última partida de Neymar pelo Santos, na véspera da convocação. Antes da apresentação já havia ruído de comunicação da CBF com o Santos. O clube paulista enviou documento a pedido da CBF no dia 18, na própria data da convocação, com espécie de atestado de que o problema sofrido na véspera, contra o Coritiba, não impediria Neymar de trabalhar com o grupo na Granja. Não foi o que aconteceu no primeiro dia.

LEIA MAIS

Fluminense sofre mais que o necessário em todas as frentes, mas cumpre missão na Libertadores

O Fluminense está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores após vencer o Deportivo La Guaira por 3 a 1, com gols de Savarino, Hércules e Canobbio. Para isso, contou ainda com a ajuda do Independiente Rivadavia, que derrotou o Bolívar pelo mesmo placar em Santa Cruz de la Sierra.

Se a missão da classificação foi cumprida, não dá para dizer que houve algum encanto nela. Seja no jogo contra os venezuelanos, na torcida pelos argentinos ou de forma geral na campanha da Libertadores até aqui, o time tricolor jogou muito menos do que se esperava e sofreu bem mais do que o necessário.

A equipe de Zubeldía entrou em campo com o senso de urgência de quem queria resolver logo a situação para não dar chance ao azar. A volta de Martinelli ajudou a dar um pouco mais de controle ao meio-campo para um abafa inicial, que foi coroado com um pênalti por toque de mão, convertido por Savarino. Até esse lance foi de sofrimento, com direito a revisão no VAR e confirmação da marcação.

LEIA MAIS

Vasco vence o Barracas Central e vai aos playoffs da Sul-Americana

Torcida do Vasco não comparece ao jogo contra o Barracas Central — Foto: João Guerra

A vitória do Vasco sobre Barracas Central por 3 a 0, na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada da fase de grupos da Sul-Americana, registrou o pior público em São Januário desde 2022. Apenas 3,5 mil torcedores (3,1 mil pagantes) foram à partida, que valeu a classificação da equipe carioca aos playoffs de oitavas de final da competição continental.

O confronto foi marcado pelo protesto “público zero”, em que as torcidas organizadas do clube incentivaram os vascaínos a não irem ao jogo.

LEIA MAIS

Sport desperdiça vantagem construída e é eliminado pelo Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste

Apático, Rubro-Negro sucumbe por 2 a 0 diante de sua torcida

O Sport acabou eliminado da Copa do Nordeste na noite desta quarta-feira (27). Jogando diante de sua torcida na Ilha do Retiro, o Rubro-Negro, apático, foi derrotado por 2 a 0 pelo Fortaleza, no confronto de volta da semifinal. O revés carimbou a eliminação pernambucana e a vaga do Tricolor do Pici na decisão regional. Algoz recente, o time cearense frustrou mais uma vez o sonho do tetra do Leão da Praça da Bandeira.

O Sport entrou em campo com a vantagem de jogar pelo empate, após ter vencido o duelo de ida por 2 a 1 na Arena Castelão. Nos 90 minutos decisivos na Ilha, porém, o futebol agressivo da primeira partida sumiu. O Fortaleza castigou os donos da casa, abrindo o placar com Miritello no primeiro tempo e fechando a conta com um golaço de Vitinho na etapa final.

No balanço do confronto, a torcida rubro-negra ainda digeriu o peso de um gol incrível desperdiçado por Carlos de Pena no fim do jogo de ida, um lance crucial que acabou fazendo falta para o resultado agregado nesta quarta-feira.

LEIA MAIS

HU-Univasf participa do maior mutirão de saúde pública do país com foco na população idosa

(Foto: Arquivo)

Iniciativa ocorre neste sábado (30) e prevê cerca de 270 atendimentos em Petrolina

Petrolina (PE) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vai participar do “Dia E – HU Brasil em Ação”, neste sábado (30/05). Trata-se de uma mobilização nacional que integra os 45 hospitais federais administrados pela Rede HU Brasil em todas as regiões do país. A iniciativa reúne, de forma simultânea, cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, somando mais de 270 atendimentos em Petrolina, ofertados com foco na saúde da pessoa idosa.

Com o objetivo de reduzir filas e ampliar a oferta de atendimento especializado, o mutirão atenderá pacientes que já aguardavam nas listas de espera. Ao todo, serão oferecidos 82 exames de diagnóstico por imagem, como tomografias, ultrassonografias e ecocardiogramas; cerca de 170 consultas médicas especializadas, nas áreas de ortopedia e endocrinologia; além de cirurgias ortopédicas e gerais. Nacionalmente, a expectativa é que esta edição do “Dia E” supere a anterior, realizada em março, que contabilizou mais de 45 mil atendimentos voltados à saúde da mulher em todo o Brasil.

LEIA MAIS