Lula rebate Marco Rubio, chama secretário dos EUA de “latino-americano frustrado” e cita participação americana no golpe de 1964

Presidente brasileiro criticou o secretário de Estado dos Estados Unidos durante reunião ministerial e afirmou que o Brasil conhece a história da relação entre os dois países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a elevar o tom nas críticas ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Durante reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (3), no Palácio do Planalto, Lula classificou Rubio como um “latino-americano frustrado” e afirmou que o diplomata norte-americano não gosta da América Latina nem do Brasil.

Ao comentar as recentes tensões entre Brasília e Washington, o presidente disse que já havia manifestado essa opinião diretamente ao presidente norte-americano Donald Trump durante encontro realizado na Casa Branca.

“Eu já disse ao Trump: esse Marco Rubio não gosta da América Latina e muito menos do Brasil, é um latino-americano frustrado”, declarou Lula.

LEIA MAIS

Lula critica classificação do PCC e CV como terroristas pelos EUA

Durante agenda em Sergipe, Lula afirmou que o combate ao crime organizado deve ser conduzido pelas autoridades brasileiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou pela primeira vez, nesta sexta-feira (29), a decisão do governo dos Estados Unidos de classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras.

Durante agenda no estado de Sergipe, Lula criticou a postura adotada pelas autoridades norte-americanas e afirmou que o Brasil não aceitará interferências externas no combate ao crime organizado.

“Estou muito triste hoje com a notícia de que o secretário dos Estados Unidos, da América do Norte, um tal de Marco Rubio, disse que os nossos criminosos aqui são terroristas e que os americanos podem fazer intervenção”, declarou o presidente.

LEIA MAIS

Governo Trump classifica PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Trump endurece combate ao narcotráfico e classifica facções brasileiras como terroristas

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu classificar as facções criminosas brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28) pelo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Segundo o governo dos Estados Unidos, a medida faz parte da estratégia de combate ao chamado “narcoterrorismo”, intensificada no segundo mandato de Trump.

Em nota oficial, o governo norte-americano afirmou que continuará utilizando “todas as ferramentas disponíveis” para proteger os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos, combater o tráfico de drogas e enfraquecer financeiramente organizações criminosas.

LEIA MAIS