Simão Durando e Fernando Filho inauguram, em Izacolândia, 1ª Cozinha Comunitária de Petrolina com 200 refeições diárias

Garantir uma alimentação digna para quem mais precisa é um dos caminhos para promover mais qualidade de vida e inclusão social. Com esse objetivo, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, ao lado do deputado federal Fernando Filho e do vice-prefeito Ricardo Coelho, inaugurou, na sexta-feira (29), a Cozinha Comunitária de Izacolândia.

O novo equipamento terá capacidade para ofertar 200 refeições gratuitas por dia a famílias em situação de insegurança alimentar distrito. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Petrolina e o Governo de Pernambuco, através do Programa Bom Prato. A Cozinha Comunitária recebeu investimentos superiores a R$ 170 mil da gestão municipal para aquisição de material, reforma e adequação da estrutura.

Durante o evento, Simão Durando destacou a importância da nova estrutura para a população de Izacolândia. “Essa cozinha representa muito mais do que a oferta de refeições. Ela simboliza cuidado, acolhimento e respeito com as famílias que mais precisam. Estamos trabalhando para garantir dignidade e ampliar as oportunidades para nossa população, especialmente para aqueles que mais necessitam do apoio do poder público”, afirmou o prefeito.

A solenidade contou com a presença do secretário executivo de Combate à Fome de Pernambuco, Felipe Medeiros, representando a governadora Raquel Lyra, do vice-prefeito Ricardo Coelho, da primeira-dama Alinne Durando, além de secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e políticas da região.

Na ocasião, Simão também anunciou novas ações para o distrito, entre elas a abertura do processo licitatório para construção do novo Mercado Público de Izacolândia e a ampliação do horário de funcionamento da Unidade Básica de Saúde.

Ascom

Anvisa libera fábrica da Ypê e produtos feitos a partir de 1º de abril

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (29) a retomada da produção na fábrica da Ypê, em Amparo, no interior de São Paulo, após concluir que a empresa corrigiu parte das falhas sanitárias identificadas em inspeções anteriores. A decisão permite que a Química Amparo, fabricante da marca, volte a operar imediatamente. A liberação ocorreu após uma nova fiscalização realizada em conjunto pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, pelo Grupo de Vigilância Sanitária de Campinas e pela Vigilância Sanitária de Ampar

O que mudou– Segundo a Anvisa, a empresa apresentou um plano para atender 76 exigências sanitárias apontadas durante uma inspeção feita em abril deste ano. Entre as medidas cobradas estavam melhorias nos processos de fabricação, rastreamento dos produtos, controle de qualidade e monitoramento de possíveis riscos sanitários. “Verificamos que esta fábrica da Ypê já reúne as condições necessárias para operar com segurança e disponibilizar produtos sem risco sanitário para a população brasileira”, afirmou em nota o presidente da agência, Leandro Safatle. A agência informou ainda que continuará acompanhando as ações corretivas implementadas pela empresa.

Produtos liberados – Com a decisão, produtos da Ypê fabricados a partir de 1º de abril de 2026 poderão voltar a ser comercializados e utilizados normalmente. A liberação vale para itens como lava-roupas líquidos, detergentes lava-louças líquidos e desinfetantes produzidos após essa data.

Produtos suspensos – Apesar da retomada da fábrica, parte dos produtos da marca continua proibida para venda e uso. A restrição permanece para todos os detergentes, sabões líquidos para roupas e desinfetantes com lotes terminados em “1”. Segundo a Anvisa, “esses produtos devem permanecer armazenados em local seguro e não serem descartados. Sua liberação ocorrerá à medida em que a empresa apresentar laudos de laboratórios autorizados pela Anvisa”.

Entenda o caso – A crise começou no dia 7 de maio, quando a Anvisa determinou a suspensão de mais de 100 lotes de produtos da Ypê após identificar falhas consideradas graves nos processos de fabricação da unidade de Amparo. A fiscalização encontrou 76 irregularidades sanitárias e apontou risco de contaminação microbiológica nos produtos fabricados na planta industrial. O caso ganhou ainda mais atenção porque a empresa já havia registrado, em novembro de 2025, um episódio de contaminação microbiológica envolvendo a bactéria Pseudomonas aeruginosa em produtos da linha lava-roupas.

O que é bactéria – A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria comum no ambiente e pode ser encontrada na água, no solo e em locais úmidos. Em pessoas saudáveis, normalmente não causa problemas graves. No entanto, ela pode provocar infecções em pessoas com imunidade baixa, como pacientes em tratamento contra câncer, transplantados, idosos e pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico. Por isso, a Anvisa classificou as medidas adotadas como preventivas para evitar riscos à saúde da população.

Fiscalização contínua – Mesmo com a liberação da fábrica, a Anvisa informou que continuará monitorando a empresa para verificar se todas as medidas exigidas serão mantidas de forma permanente. A agência também destacou que os produtos ainda suspensos só poderão voltar ao mercado após apresentação de novos testes laboratoriais autorizados pelo órgão.

Agência Brasil

Prefeitura de Juazeiro leva serviços sociais à comunidade quilombola Barrinha da Conceição neste sábado (30)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), realiza, neste sábado (30), uma ação de serviços sociais na comunidade quilombola Barrinha da Conceição. A iniciativa será realizada das 8h às 12h, com atendimentos gratuitos voltados à população da localidade.

Durante a ação, a comunidade terá acesso a serviços do Cadastro Único, Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar e vacinação. A proposta é aproximar os atendimentos da população, garantindo orientação, acolhimento e acesso a direitos de forma mais ágil e descentralizada.

A atividade integra as ações do município para ampliar a presença dos serviços públicos nas comunidades e fortalecer o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Os moradores devem comparecer ao local no horário indicado, levando documentos pessoais e, quando possível, o Número de Identificação Social (NIS), cartão do SUS e cartão de vacinação.

Ascom

Vice-governadora Priscila Krause participa de entregas na área de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher no Sertão do São Francisco

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, entregou, nesta sexta-feira (29), equipamentos do governo do Estado nas áreas de habitação, recursos hídricos e proteção à mulher em dois municípios do Sertão do São Francisco, Cabrobó e Santa Maria da Boa Vista.

Priscila participou da entrega de escrituras de propriedade a beneficiários do Programa Morar Bem – maior programa habitacional da história do Estado. O evento oficializou a conquista de moradia digna para 390  famílias do núcleo habitacional Cohab, em Cabrobó. A entrega marcou o encerramento da Semana Solo Seguro em Pernambuco, iniciada no dia 25 de maio e promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para acelerar a Regularização Fundiária de Interesse Social em todo o país.

Neste período, a Pernambuco Participações S.A (Perpart), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, realizou a entrega histórica de mais de 3 mil títulos de propriedade em municípios da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão.

“É difícil descrever esse momento, essa oportunidade e honra de participar da vida das pessoas dessa maneira. É por isso que a governadora Raquel Lyra  trabalha todos os dias para termos momentos como esse, de entrega para que as pessoas sejam atendidas e, nesse caso, tenham acesso ao título de propriedade de suas casas, que é  um investimento de uma vida inteira”, declarou Priscila Krause.  A oficialização dos endereços facilita a chegada de melhorias na infraestrutura, a expansão de redes de serviços essenciais e o fortalecimento do comércio local.

Creche – Antes da entrega das escrituras, o prefeito Galego de Nanai  convidou a vice-governadora para visitar as obras da creche que o governo do Estado está construindo. Quanto estiver pronta, no segundo semestre, a  unidade terá capacidade para atender 355 crianças de quatro meses a cinco anos e onze meses, com dez salas distribuídas entre berçário, maternal e pré-escola. O valor contratado é de R$ 4.308.342,46.

A unidade faz parte do programa estadual de construção de 250 novas creches. Das obras previstas, 200 são executadas por meio de parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), com 196 ordens de serviço já assinadas. O investimento contratado soma pouco mais de R$ 1 bilhão, beneficiando 176 municípios pernambucanos.

“Hoje, nós estamos entregando títulos de escritura da Cohab, investindo R$ 17 milhões na requalificação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cabrobó, R$ 17 milhões na requalificação da estrada da Ilha de Assunção (PE-510), devolvendo aquele sonho importante para aquela comunidade. Estamos reformando a Escola Assis Chateaubriand, temos um convênio assindo de mais de R$ 5 milhões para calçar mais de 80 ruas em Cabrobó, tudo com o dinheiro do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Cabrobó, Galego de Nanai.

Recursos Hídricos  – Depois da agenda em Cabrobó, a vice-governadora seguiu para o Assentamento Mártires da Resistência II, localizado na zona rural de Santa Maria da Boa Vista.  O governo do Estado entregou mais um sistema de dessalinização no município. A iniciativa integra o programa estadual de ampliação do acesso à água potável para populações rurais difusas e reforça os investimentos do programa Águas de Pernambuco, considerado o maior investimento em saneamento e segurança hídrica da história do Estado.

No total, está prevista a instalação de 400 sistemas iguais a esse em todo o Estado, com investimento total de R$ 78 milhões. Em Santa Maria da Boa Vista, o município já foi contemplado com seis sistemas já concluídos, de um total de 17. “Isso só mostra o comprometimento da nossa governadora com o nosso povo, principalmente com as pessoas que mais precisam. Então, graças a Deus, a gente conseguiu aprovar 17 dessalinizadores, hoje já temos seis e não para por aí. Além dessa água, além da água do poço, tem também o trabalho da nossa adutora, que a gente está conseguindo”, afirmou o prefeito do município, George Duarte.

“A água dos dessalinizadores é  potável, para uma população rural que antes sofria com insegurança hídrica. É uma água para beber, para cozinhar, para escovar os dentes. Santa Maria da Boa Vista é o município com a maior área rural do Sertão do São Francisco”, destacou Priscila Krause.

O secretário executivo de Saneamento, Artur Coutinho, ressaltou o caráter sustentável e social da iniciativa. “Todos os dessalinizadores do Governo de Pernambuco possuem placa solar, ou seja, são sistemas sustentáveis. Além da destinação de água potável para a população rural, os sistemas também contam com bebedouros para dessedentação animal”, afirmou.

Proteção à mulher – Saindo da zona rural e chegando na cidade, a gestora participou da entrega do Centro de Referência da Mulher Maria Cariri em Santa Maria da Boa Vista, fortalecendo a rede de proteção e atendimento às mulheres no município.  Os Centros de Referência da Mulher são espaços especializados de acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. As unidades oferecem acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, além de encaminhamentos para os demais serviços da rede de proteção.  O novo equipamento integra a política estadual coordenada pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, que realizou chamamento público para implantação de 30 novos CRMs, num investimento total de R$ 8,1 milhões.

Ascom

Lula critica classificação do PCC e CV como terroristas pelos EUA

Durante agenda em Sergipe, Lula afirmou que o combate ao crime organizado deve ser conduzido pelas autoridades brasileiras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou pela primeira vez, nesta sexta-feira (29), a decisão do governo dos Estados Unidos de classificar as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas estrangeiras.

Durante agenda no estado de Sergipe, Lula criticou a postura adotada pelas autoridades norte-americanas e afirmou que o Brasil não aceitará interferências externas no combate ao crime organizado.

“Estou muito triste hoje com a notícia de que o secretário dos Estados Unidos, da América do Norte, um tal de Marco Rubio, disse que os nossos criminosos aqui são terroristas e que os americanos podem fazer intervenção”, declarou o presidente.

LEIA MAIS

CBHSF promove mobilização em defesa do Rio São Francisco no Dia Nacional do Velho Chico

Iniciativa busca fortalecer a conscientização ambiental e a revitalização do rio

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará, no próximo dia 3 de junho, uma grande mobilização em defesa do Rio São Francisco por meio da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026.

Criada em 2014, a iniciativa se consolidou como uma das principais ações de conscientização ambiental voltadas para a preservação do Velho Chico, reunindo escolas, universidades, instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades de toda a bacia hidrográfica.

Neste ano, a campanha ganha um significado ainda mais especial ao integrar as comemorações dos 25 anos do CBHSF. Com o tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”, a ação destaca a importância da participação coletiva na proteção, recuperação e revitalização do rio.

LEIA MAIS

UPE abre seleção para professores com vagas em Petrolina e salário de R$ 2,9 mil

Inscrições seguem abertas até o dia 10 de junho

A Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), abriu seleção pública simplificada para a contratação temporária de 37 professores universitários auxiliares. Entre as unidades contempladas pelo certame está o campus de Petrolina, além de outras cidades do estado.

As inscrições começam neste sábado (30) e seguem até o dia 10 de junho, exclusivamente pela internet, através do portal da UPE.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 1.828 mortes no trânsito em 2024 e tem um dos maiores aumentos do país

O aumento do número de motocicletas e desafios na fiscalização estão entre os fatores apontados para o crescimento das mortes no trânsito em Pernambuco

Pernambuco registrou 1.828 mortes em sinistros de transporte terrestre em 2024, segundo dados divulgados pelo Atlas da Violência 2026, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O número representa um aumento de 12% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 1.632 vítimas fatais.

O levantamento aponta que Pernambuco está entre os estados brasileiros com os maiores crescimentos no número de mortes no trânsito no último ano. O resultado também representa o maior registro desde 2021 e reforça uma tendência de alta observada nos últimos anos.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco transfere ponto facultativo de Corpus Christi para a véspera de São João

Mudança beneficia servidores estaduais, que terão ponto facultativo na véspera das festividades de São João

O Governo de Pernambuco anunciou a transferência do ponto facultativo de Corpus Christi para o dia 23 de junho, véspera de São João. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (29), por meio da Secretaria de Administração (SAD).

Com a alteração, o dia 4 de junho, data originalmente prevista para o ponto facultativo de Corpus Christi, terá expediente normal nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado.

LEIA MAIS

Fraudes no Pronaf em Ouricuri desviaram R$ 1,9 milhão, aponta Justiça Federal

Esquema utilizava documentos falsos para liberar financiamentos rurais

A Justiça Federal condenou integrantes de um esquema de fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que provocou prejuízo superior a R$ 1,9 milhão aos cofres públicos. As irregularidades ocorreram entre os anos de 2010 e 2012 na agência do Banco do Nordeste (BNB) de Ouricuri, no Sertão do Araripe pernambucano.

A sentença foi proferida no último dia 26 de maio pelo juiz federal substituto Bruno Rodolfo de Oliveira Melo, da 27ª Vara Federal de Pernambuco.

LEIA MAIS

Bell Marques arrasta multidão e marca celebração dos 141 anos de Senhor do Bonfim

Celebração reuniu milhares de pessoas em clima de alegria e confraternização

A celebração dos 141 anos de emancipação política de Senhor do Bonfim foi marcada por uma verdadeira multidão nas ruas da cidade na noite desta quinta-feira (28). O cantor Bell Marques comandou uma grande puxada que reuniu milhares de pessoas em um percurso que saiu do Portal da Cidade e seguiu até a Avenida 2 de Julho, transformando o aniversário do município em uma grande festa popular.

Ao som de sucessos que marcaram sua carreira, além de músicas atuais e muito forró, Bell levou animação ao público formado por moradores, visitantes, jovens, idosos e famílias inteiras que acompanharam o trio elétrico durante todo o trajeto.

LEIA MAIS

Arraiar da Rainha promete reunir famílias e abrir temporada junina em Petrolina

Genival Bastos reforçou o convite para o Arraiar da Rainha durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM.

A Pastoral Familiar da Catedral de Nossa Senhora Rainha dos Anjos realiza neste sábado (30) mais uma edição do tradicional Arraiar da Rainha, evento que já integra o calendário junino de Petrolina e promete reunir famílias, amigos e amantes do forró em uma grande confraternização.

O convite foi reforçado durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, pelo integrante da organização, Genival Bastos, que destacou o caráter familiar e comunitário da festa.

LEIA MAIS

Inep divulga regras para seleção de certificadores para provas de 2026

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi publicada nesta quarta-feira (27) a chamada pública aos interessados em parte da Rede Nacional de Certificadores (RNC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições vão de 8 a 28 de junho, pelo Sistema RNC.

Os certificadores são profissionais que atuam como representantes e fiscais externos do Inep durante a aplicação de provas de larga escala, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da Prova Nacional Docente (PND) e do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

A remuneração para por dia de trabalho varia de R$ 510 a R$ 864, a depender do município. Podem se candidatar servidores públicos do Executivo federal e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais. É necessário ter concluído o ensino médio.

LEIA MAIS

Homem é morto com mais de 70 tiros em João Pessoa

Homem é morto com mais de 70 tiros em calçada de casa, em João Pessoa — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com a Polícia Civil, homem morto tinha 29 anos e desde a quarta-feira (27) suspeitos já estavam em busca de encontrá-lo. Nem todos os disparos atingiram a vítima.

Um homem identificado como Jaime da Silva Bernardo, de 29 anos, foi morto com mais de 70 tiros em uma calçada de uma casa, no bairro do Colinas do Sul, em João Pessoa, no início da noite desta quinta-feira (28). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil.

De acordo com o delegado Hector Azevedo, responsável pelas investigações no local do crime, suspeitos já procuravam o homem desde a quarta-feira (27) e após encontrá-lo em uma calçada, foi morto.

amiliares também disseram à polícia, segundo Hector Azevedo, que o homem já tinha passagens na polícia pela Lei Maria da Penha. O delegado não informou eventuais informações sobre a motivação para o crime.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inaugura campo society no Núcleo 11 do Perímetro Irrigado

A Prefeitura de Petrolina inaugurou, na última quinta-feira (28), a segunda unidade do programa “Areninha Petrolina”. O novo campo de futebol society com grama sintética foi instalado na Escola Municipal Ricardina Ferreira da Silva, localizada no Núcleo 11 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.

A estrutura será integrada às atividades da unidade de ensino, servindo como espaço para a prática esportiva, recreação e convivência dos estudantes. De acordo com a gestão municipal, o objetivo do projeto é descentralizar o acesso ao esporte, oferecendo um ambiente adequado para o desenvolvimento e a socialização de crianças e adolescentes.

LEIA MAIS