Lava Jato: STF suspende análise de denúncia contra Fernando Bezerra Coelho

(Foto: Arquivo/ Waldemir Barreto)

Nesta terça-feira (5) a segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a análise de uma denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB).

Com isso, os ministros adiaram a decisão sobre torná-lo ou não réu na Operação Lava Jato. Edson Fachin e Celson Mello, votaram pelo recebimento da denúncia. Gilmar Mendes e Dias Toffoli, votaram pela rejeição da denúncia.

FBC é acusado de pedir e receber propina de ao menos R$ 41,5 milhões, entre 2010 e 2011, das construtoras Queiroz Galvão, OAS e Camargo Corrêa.

Vereadores Edilsão do Trânsito e Ruy Wanderley negam afastamento da câmara

Edilsão do Trânsito e Ruy Wanderley. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão de hoje (5) da Câmara de vereadores de Petrolina, surgiu a informação que os vereadores Edilsão do Trânsito (PRTB) e Ruy Wanderley (PSC) iriam se afastar da Casa. Os dois edis pediriam licença da Casa Plínio Amorim para não participarem da análise e votação das contas do ex-prefeito Julio Lossio, prevista para entrar na pauta no dia 19 de dezembro.

Em conversa com o blog, o vereador Edilsão do Trânsito negou qualquer possibilidade de afastamento e foi enfático: “Se eu tiver que me afastar, faria isso logo pelos próximos três anos”, concluiu.

O vereador Rui Wanderley também negou o afastamento e se disse surpreso com o comentário. Porém, lembrou que ele foi o único vereador de Petrolina que já se afastou por duas vezes para dar o lugar ao suplente. Rui também falou que já discutiu com o partido a possibilidade de um suplente assumir o mandato dele na câmara durante essa legislatura.

“Quando vai ser eu não sei. Se vai ser agora ou depois. Se alguém está antecipando é porque já deve ter alguma informação, mas eu não sei”, falou Rui Wanderley.

No lugar de Ruy assumiria como suplente Josivaldo Barros e Paulo Afonso entraria no lugar de Edilsão do Trânsito.

Em nota, Prefeitura de Petrolina anuncia que não realizará festa de réveillon na cidade

(Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Petrolina anunciou nesta terça-feira (5) que a cidade não terá queima de fogos no Réveillon.  Em nota, a gestão alegou que vai priorizar o pagamento de despesas. Os débitos da gestão anterior ainda não foram quitados.

Ainda na nota, a prefeitura afirmou que vai priorizar despesas como pagamento de 13º salário dos servidores, conclusão de obras e serviços, além da negociação de débitos deixados pela gestão anterior, que somam quase R$ 200 milhões.

Entretanto, o município confirmou que outras festas serão mantidas, como por exemplo, Carnaval, São João e aniversário de Petrolina.

Prefeito Miguel Coelho terá R$ 329 milhões para usar em 2018 sem passar pela aprovação da Câmara

Sessão na Câmara de Vereadores que aprovou o orçamento 2018. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina desta terça-feira (5), os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei nº 026/2017 que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Petrolina para o quadriênio de 2018/2021 – o PPA – de autoria do Poder Executivo com 338 emendas, incluindo pedidos de todos os vereadores, e o projeto de lei nº 027/2017 de autoria também do poder executivo que estima a receita e fixa a despesa do município de Petrolina para o exercício financeiro 2018 no valor de R$ 819.800.000,00 (oitocentos e dezenove milhões e oitocentos mil reais).

O ponto de discordância entre as bancadas de situação e oposição foi a emenda de nº 337 de autoria dos vereadores que fazem oposição ao prefeito Miguel Coelho, que tratava de créditos adicionais. O projeto do executivo solicitava 40% do valor total do orçamento de 2018 em forma de aditivo (mais de R$ 329 milhões) para que seja remanejado entre as áreas do executivo sem precisar passar pela aprovação dos vereadores.

A emenda 337 sugeria que esse crédito adicional fosse de apenas 20%. Colocada em votação no plenário, a emenda foi reprovada por 17 votos da bancada de apoio ao prefeito. Apenas os cinco vereadores da oposição votaram a favor do crédito adicional de 20%. Assim, o prefeito Miguel Coelho vai poder usar quase R$ 330 milhões de reais sem passar pela aprovação da Câmara Municipal.

Ruy deixa em aberto possibilidade de deixar cargo de vereador para suplente assumir

Ruy afirmou que poderá deixar cargo de vereador para suplentes assumirem. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ruy Wanderley (PSC) afirmou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores de Petrolina, que trata da possibilidade de deixar cargo para suplentes antes mesmo de assumir seu mandato.

Segundo o parlamentar, a ideia de abrir espaço para suplentes para fortalecer a legenda do Partido Social Cristão (PSC) em Petrolina. “Vou continuar trabalhando para que o primeiro suplente do PSC assuma por 20, 60 dias”. Os suplentes do partido são Josivaldo Barros – 1º suplente, Peba do Cartório – 2º Suplente – e Socorro Souza do São Gonçalo – 3ª suplente.

Sobre as especulações que preveem a saída do vereador para os suplentes analisarem as contas de Júlio Lossio, Ruy afirmou que não recebeu nenhum convite para deixar o cargo. “Eu fui pego de surpresa. Não recebi nenhum convite para isso”.

Pernambuco: Ministério Público Eleitoral solicita ao TRE suspensão de propaganda do DEM

De acordo com o órgão, o material foi utilizado para promoção pessoal de Mendonça Filho, atual ministro da Educação. (Foto: Internet)

O Ministério Público Eleitoral em Pernambuco solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) a suspensão imediata da propaganda partidária do partido Democratas (DEM), com veiculação prevista para os dias 5, 6, 7 e 8 de dezembro, em rádio e TV.

Segundo o órgão, o material que foi entregue pelo partido às emissoras é o mesmo exibido no primeiro semestre de 2017, julgado irregular pelo TRE-PE. De acordo com o MPF, a propaganda utilizava a promoção pessoal do atual ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que é deputado federal, o que é vedado.

Além disso, o material não difere das propagandas eleitorais realizadas em guia eleitoral e nem faz menção ao partido, “que fica claramente em segundo plano”.

“É plenamente viável que políticos de destaque na legenda participem dos programas gravados e narrem os afazeres e ganhos sociopolíticos do partido. O que a lei veda explicitamente é promoção pessoal durante esses comunicados”, explica o Ministério Público em sua petição.

“Está a serviço de alguém que quer inviabilizar o projeto do PT”, disse Gilmar Santos sobre pré-candidatura de Odacy Amorim

Esquenta o debate sobre a candidatura do PT para governador. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o fim de semana, o vereador Gilmar Santos (PT) postou um vídeo em uma rede social afirmando que a vereadora do Recife Marília Arraes (PT) é a candidato do Partido dos Trabalhadores nas eleições do ano que vem para concorrer ao governo de Pernambuco.

Contrariando a afirmação do vereador Gilmar, ontem (5) durante entrevista ao programa super manhã, com Waldiney Passos, na rádio Jornal Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) confirmou que ele é que deve ser o candidato do partido para governador.

Procurado pela a redação do Blog Waldiney Passos para saber a opinião do vereador a respeito da declaração de Odacy Amorim, Gilmar Santos foi taxativo. “Não há impasse no PT sobre a decisão de lançar o nome de Marília Arraes para disputar o governo estadual no próximo ano. Quanto ao deputado Odacy Amorim, ou é um projeto pessoal ou está a serviço de alguém que pretende inviabilizar o projeto do PT”, afirmou Gilmar.

Leia a nota do vereador Gilmar Santos na íntegra

“Não há impasse quanto a decisão da militância e dos simpatizantes ao PT de Pernambuco sobre o nome da companheira Marília Arraes para disputar o governo estadual no próximo ano. Acreditamos que a candidatura de Marília devolve grande oportunidade ao partido no estado para a retomada de um protagonismo de lutas junto aos movimentos sociais e populares, em defesa de direitos das populações mais empobrecidas e vulneráveis da nossa sociedade.

É mulher que expressa coragem, inteligência, assume a luta do PT e das forças de esquerda contra o golpe, tem disposição para a construção de um projeto que devolva a Pernambuco maior desenvolvimento econômico, inclusão social e distribuição de renda e, mesmo sendo vereadora, com limitadas estruturas, comparadas com as de poderosos caciques da política pernambucana, consegue ter mais força de representatividade de que certos deputados e senadores. Isso fica evidente nessa primeira pesquisa de intenção de votos, onde ela aparece em todos os cenários do segundo turno, concorrendo tanto com o governador Paulo Câmara, quanto com o senador Fernando Bezerra Coelho, tendo 10% contra 2% do FBC.

Quanto à pré-candidatura do deputado Odacy Amorim, diante dos fatos colocados, ou é um projeto pessoal ou está à serviço de gente que pretende inviabilizar o projeto do PT no estado. Esperamos que o deputado perceba a força da realidade e reveja suas posições”.

Maia espera avançar nesta semana na formação de base para aprovar Previdência

Maia não confirmou se a votação poderá começar na próxima semana. (Foto: Internet)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nessa segunda-feira (4) que, até a próxima quinta-feira (7), espera avançar na organização da base de parlamentares para aprovar a reforma da Previdência.

Maia encerrou, nessa segunda, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), um seminário sobre reformas estruturais e reconheceu que o governo ainda está longe da aprovação da reforma da Previdência.

Ele ressaltou, porém, que, nas duas últimas reuniões de que participou, os presidentes dos partidos assumiram que vão trabalhar para isso durante a semana.

“A gente continua longe do ponto de vista do número de votos, mas desta vez com cada partido trabalhando de forma organizada, o que é importante. A gente estava longe dos votos e sem organização. Acho que agora, os principais partidos da base vão trabalhar, e o governo também vai mapear aqueles deputados que estão em partidos hoje que não estão na oposição mas também não estão na base mas que podem ajudar na votação da matéria.”

LEIA MAIS

PPA e LOA devem ser votadas nesta terça na Câmara de Vereadores de Petrolina

A grande discussão deve girar em torno do valor de 40% a título de crédito suplementar para o Executivo Municipal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina devem analisar nesta terça-feira (5), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, o Plano Plurianual (PPA), que prevê o orçamento da cidade para o quadriênio 2018-2021, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima as receitas e fixa as despesas orçamentárias para o ano de 2018.

Com pareceres da Comissão de de Finanças e Orçamento que aprovam os valores de R$ 819.800.000,00 para a LOA e a receita de R$ 3.429.663.948,00 para o financiamento do PPA, o orçamento deve ser aprovado pela maioria dos parlamentares da Casa, já que a bancada governista detém a maioria dos vereadores no Legislativo. A Comissão é integrada pelos vereadores Ronaldo Silva (PSB) – Presidente, Aerolande Cruz (PSB) – Relator – e Osinaldo Souza (PTB) – Secretário.

Além disso, a LOA prevê a abertura de créditos suplementares no valor de até 40% do total da despesa fixada para o exercício de 2018, ou seja, o município poderá, ainda, obter o valor máximo de R$ 327.920.000,00 a título de créditos adicionais. Para ter acesso a esse crédito, segundo a LOA, o Poder Executivo não precisará da autorização do Legislativo, o que deve gerar ampla discussão entre a oposição e a situação no decorrer da sessão.

Emendas

Ao todo, os vereadores apresentaram 338 emendas aos Projetos de Lei, que teve sua entrada na Câmara Municipal no dia 05 de outubro. Segundo os pareceres, o número de emendas apresentadas foi considerado um recorde na história do Poder Legislativo Municipal – ano passado foram registradas 182 emendas. Além disso, foi destacada a participação de todos os vereadores no processo, já que os 23 parlamentares apresentaram emendas.

Operação Lava Jato anuncia devolução de R$ 600 milhões à Petrobras

(Foto: Internet)

Nesta segunda-feira (4) o Ministério Público Federal no Paraná anunciou a devolução de R$ 600 milhões à Petrobras, recuperados por meio de acordos de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato.

O repasse será feito na quinta-feira (7), diretamente à Petrobras durante evento com o presidente da estatal petrolífera, Pedro Parente, em Curitiba – base e origem da Lava Jato. “Será a maior quantia já devolvida em uma investigação criminal no País”, revela a Procuradoria.

Será a quarta devolução da Lava Jato à Petrobras. Em novembro de 2016, o Ministério Público Federal no Paraná comunicou a restituição de R$ 204,2 milhões em recursos da corrupção recuperados pela Operação Lava Jato para a estatal.

Com informações da Época

Em Parnamirim, Adalberto Cavalcanti entrega equipamentos rurais

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve no Povoado de Matias, em Parnamirim no último domingo (03) para a entrega de duas enciladeiras. Uma outra foi entregue no Distrito de São Domingos.

O evento ocorreu com a presença de várias lideranças, tais como: O vereador Dado, o ex-vereador Deca Boiadeiro, o ex-vereador e presidente do STR. Evangelista, Professor Elso, João Presidente da Associação, Antonio Presidente da Associação, o ex-vereador e poeta Donizete Batista e  Milin, ex-presidente do Sindicato de Bodocó.

Ex-vereador César Durando assume o cargo de secretário-executivo de Habitação em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (4) o ex-vereador César Durando assumiu o cargo de secretário-executivo de Habitação em Petrolina. A nomeação foi assassinada na presença de Miguel Coelho e Heitor Leite.

Vereador de Petrolina por três mandatos, Durando vai atuar na Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, com um cargo no executivo. Cesar será responsável, dentre outras atribuições, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, acompanhamento dos habitacionais já construídos e a regularização fundiária do município.

“É uma grande honra poder mais uma vez contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade. Esse começo será para conhecer melhor a situação dos projetos ligados à habitação e se integrar com a equipe da Prefeitura”, explicou o novo secretário após a reunião que teve também a presença do secretário Heitor Leite e o diretor do Sest/Senat, Simão Durando.

Em Petrolina, Miguel Coelho não descarta reforma no secretariado

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Em entrevista nesta segunda-feira (4) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho não descartou a possibilidade de mudanças em seu secretariado.

Em dezembro de 2016, Miguel anunciou em coletiva seu time de secretários e na época deixou claro que seria implacável ao avaliar o trabalho do grupo. “Não existe dono de cargo, fica quem entrega, quem não entregar não terá oportunidade”, afirmou na época.

Durante entrevista ao programa Nossa Voz, Miguel Coelho reforçou a declaração e confirmou a possibilidade. “A questão de avaliação dos secretários é permanente. Eu observo todos os dias não podemos ter cargos acomodados. Em um ano é impossível fazer essa avaliação, mas próximo ao carnaval podemos fazer algumas reformas para dar celeridade a Petrolina”, afirmou.

O secretariado de Miguel conta com um número reduzido desde o início, na época ele afirmou que a alteração aconteceu para conter gastos. “Vamos fazer um plano de contenção de gastos e otimizar os gastos da prefeitura dando mais qualidade aos investimentos, gastando dinheiro com o que realmente precisa”.

Odacy Amorim ou Marília Arraes?

Quem será o candidato do PT ao governo de Pernambuco? (Foto: aquivo)

Hoje (4) em entrevista ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) garantiu que já está viajando pelas cidades pernambucanas em busca de apoio para a sua candidatura a governador.

Já o vereador do PT em Petrolina Gilmar Santos, postou em uma rede social no último sábado (2) que o partido já tem nome para as eleições 2018 e este nome é o da vereadora do Recife Marília Arraes.

(Foto: internet)

Indagado durante a entrevista sobre como fica a situação de Marília Arraes, que foi apresentada a região como possível candidata ao governo de Pernambuco pelo PT, Odacy disse que tanto o nome dele, como o da vereadora do Recife ou outro que apareça, serão avaliados pelo o partido.

“O que a gente precisa é construir quais são os critérios que vai se discutir para apresentar um nome ou um projeto para o povo de Pernambuco. O que eu aconselho ao meu partido é que tenhamos muita maturidade para fazer essa escolha”, frisou.

Odacy também disse que a sua candidatura não é um enfrentamento a uma possível do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), que também anunciou pré-candidatura ao governo do estado, mas sim é um enfrentamento as mazelas de Pernambuco.

Odacy Amorim confirma que é pré-candidato ao governo de Pernambuco

(Foto: Arquivo)

Em entrevista hoje (04) ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim (PT), afirmou que é pré-candidato a governador de Pernambuco. “A missão de colocar meu nome à disposição em 2018 para governador, é porque eu acredito que é possível apresentarmos um projeto novo para Pernambuco”, disse Odacy.

Para o deputado, os indicadores econômicos do estado são ruins e é preciso que haja um choque de gestão, um choque de administração por parte do governo do estado para que isso mude.

“Porque eu quero ser governador de Pernambuco? Eu quero para garantir que todo homem e toda mulher do sertão tenha direito a água em sua casa, tenha direito ao saneamento básico, tenha um apoio na edificação das suas propriedades rurais, que tenha saúde de qualidade”, justificou o deputado.

Odacy, que estava com o nome colocado para ser candidato a deputado federal, disse que não teme perder espaço para um cargo na chapa proporcional porque o partido vai focar em ter representação na assembleia legislativa do estado e no congresso nacional.

“Estou saindo para essa caminhada, mas nós vamos sim buscar manter o mandato de deputado estadual na região, eleger o nosso representante na câmara federal e de poder formar o nosso grupo político também na região do São Francisco e no estado de Pernambuco”, garantiu Odacy.