Levantamento do TCE aponta melhora na transparência dos municípios em PE

(Foto: Arquivo)

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) mostra evolução no nível de transparência dos municípios de Pernambuco em 2017, em comparação aos números de 2016. No ranking dos municípios que ocupam as dez melhores posições estão Recife, Jaboatão dos Guararapes, Garanhuns, Gravatá, Brejinho, João Alfredo, Calçado, Olinda, Cabrobó e Taquaritinga do Norte.

Para cada portal avaliado foi calculado o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco – ITMpe, que pode variar entre zero e 1.000 pontos. De acordo com o valor obtido, os portais são classificados em cinco níveis de transparência: Desejado, Moderado, Insuficiente, Crítico e Inexistente.

De acordo com o levantamento, o número de prefeituras enquadradas nos níveis ‘Desejado’ e ‘Moderado’ de transparência aumentou, passando de 79 em 2016 para 101 em 2017. Além disso, 55 municípios (30%) ampliaram o seu nível de transparência, 92 (50%) permaneceram na mesma situação de 2016 e 36 (20%) apresentaram uma diminuição na pontuação do índice. As cidades do Recife e de Jaboatão do Guararapes foram as únicas que alcançaram o nível ‘Desejado’ de transparência.

LEIA MAIS

Índices de violência revela que risco de jovens negras serem mortas é duas vezes

Nacionalmente, o risco de uma jovem negra ser vítima de homicídio é 2,19 vezes maior do que o de uma jovem branca. (Foto: Reprodução)

Dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, divulgados hoje (11) pela Unesco, reforçam a constatação de que são os jovens de 15 a 29 anos, negros, moradores das periferias e das áreas metropolitanas dos grandes centros urbanos, as maiores vítimas da violência.

Com base na análise das ocorrências de 2015, os pesquisadores também concluíram que, em 26 das 27 unidades da federação, a taxa de homicídios é maior entre as mulheres negras nesta faixa etária do que entre as mulheres brancas.

Nacionalmente, o risco de uma jovem negra ser vítima de homicídio é 2,19 vezes maior do que o de uma jovem branca. Desmembrando os dados, os pesquisadores identificaram que, no Rio Grande do Norte, o risco de assassinato para as negras desta faixa etária é 8,11 vezes maior que o de uma jovem branca.

Com informações do EBC

Sistema de abastecimento de água atende 100 famílias em assentamentos em Petrolina

(Foto: Divulgação)

No final de semana secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, esteve assentamento José Almeida, junto com senador Fernando Bezerra, para anunciar o investimento de R$ 1 milhão em obras estruturantes.

O recurso vai beneficiar mais de 100 famílias em Petrolina. O convênio feito com o INCRA já foi empenhado e viabilizará a implantação de um sistema de abastecimento simplificado no assentamento José Almeida e a recuperação de estradas vicinais nos assentamentos São José do Vale e Josias e Samuel. A expectativa é que os serviços nos assentamentos comecem no prazo de três meses.

Governo anuncia escolas em tempo integral em Petrolina e Santa Maria da Boa Vista

(Foto: Internet)

Em anunciou feito hoje (11) o Governo de Pernambuco confirmou a construção de 20 escolas em tempo integral no estado. Petrolina aparece na lista com duas e Santa Maria da Boa Vista com uma.

Ao todo, a Rede Estadual trabalha com 370 escolas em tempo integral no ensino médio, com 332 sendo consideradas de referência e as outras 38 técnicas. Juntas, atendem 160 mil estudantes, com mais da metade das vagas (51%) sendo disponibilizadas nesse formato para alunos do ensino médio.

Entre as anunciadas estão:

Escola Estadual Pau Brasil em Santa Maria da Boa Vista
Escola João de Deus – Petrolina
Escola Estadual São Gonçalo – Petrolina T

Tempo integral em dois turnos (7h às 14h e 14h30 às 20h40)

Em Pernambuco, 13º salário dos servidores estaduais será pago sexta-feira

(Foto: Arquivo)

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou na manhã de hoje (11) que o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais será feito sexta-feira (15). O benefício será feito para 131 mil servidores da ativa.

O valor R$ 850 milhões, somado aos R$ 850 milhões dos salários de novembro, pagos na semana passada, é a injeção de R$ 1,7 bilhão na economia estadual, segundo o Governo de Pernambuco.

“Apesar das dificuldades do cenário econômico brasileiro, o Governo de Pernambuco tem se planejado para cumprir suas responsabilidades com os nossos servidores. É um reforço que damos também à nossa economia nesse final de ano”, avaliou Paulo Câmara.

Com informações do FolhaPE

Associações de Trabalhadores Rurais de Afrânio recebem seis tratores do deputado Adalberto Cavalcanti

Adalberto realiza entrega de equipamentos em Afrânio. (Foto: ASCOM)

Nesse domingo (10), o deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve em Afrânio (PE) para a entrega de seis tratores para as Associações de Trabalhadores Rurais do município. As Associações ainda serão beneficiadas com a aquisição de uma retroescavadeira e mais dez ensiladeiras.

Os recursos para a aquisição dos equipamentos são provenientes de emendas parlamentares de autoria de Adalberto Cavalcanti, que vem destinando boa parte de suas emendas às populações mais necessitadas.

O seputado continuará a fazer  a entrega de equipamentos como esses em outros municípios da Região para diversas Associações de Trabalhadores Rurais. “A meta é entregar 39 (trinta e nove) Tratores, 4 (quatro) Retroescavadeiras e 85 (oitenta e cinco) Ensiladeiras, que vão beneficiar o povo trabalhador da zona rural”, disse Adalberto Cavalcanti.

Pesquisas eleitorais estão longe de prever cenário em 2018, avaliam especialistas

O especialista afirma que as pesquisas atuais não servem de real parâmetro para o pleito do ano que vem. (Foto: Internet)

Faltando pouco menos de um ano para as eleições presidenciais de 2018, o assunto já toma conta do debate público brasileiro. Políticos conhecidos dos eleitores, como o ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro, estão há, pelo menos, um ano viajando pelo Brasil para consolidar suas candidaturas.

Não à toa, os dois seguem na dianteira da corrida ao Planalto, segundo levantamento divulgado no início deste mês pelo instituto Datafolha. Dependendo da relação dos candidatos exibida aos entrevistados, o ex-presidente varia de 34% a 37% das citações. Bolsonaro, em geral, fica com 18%.

No entanto, os números que mais chamaram a atenção de especialistas não foram esses. De acordo com o Datafolha, 46% da população não demonstra preferência por nenhum candidato, ao menos quando o assunto é citação espontânea. O número já foi maior em pesquisas anteriores, mas, ainda assim é muito alto.

“Se você tem quase 50% dos eleitores que da sua própria cabeça não podem citar um candidato de sua preferência, isso é muito prejudicial ao próximo passo da simulação, que é de mostrar o cartão com os nomes dos candidatos. Uma coisa é muito destoante da outra”, analisa o cientista político e professor da Universidade de Brasília David Fleischer.

LEIA MAIS

Fernando dialoga com lideranças do MST e anuncia liberação de recursos para adutora e estradas

Integrantes do MST recebem Fernando. (Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) visitou neste final de semana os colonos do assentamento José Almeida, em Petrolina (PE). Ele dialogou com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) sobre ações para fortalecimento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).

Fernando anunciou a liberação de R$ 1 milhão para investimento em adutora de água e implantação de estradas na zona rural do município. Os recursos são frutos de emendas parlamentares do senador e vão beneficiar mais de cem famílias de Petrolina.

“Tive a oportunidade de ser secretário de Agricultura de Miguel Arraes e sei que é fundamental que possamos ter um olhar especial em relação aos pequenos agricultores. Temos que garantir as condições para que eles possam produzir e prosperar, gerando renda e também empregos”, disse.

“Se reforma da Previdência não for votada este ano, será no início de 2018”, diz Temer

(Foto: Internet/aquivo)

O presidente Michel Temer disse nesse domingo (10) que a reforma da Previdência será aprovada, se não em 2017, “no início do ano que vem”. A declaração foi dada em entrevista, pouco antes de embarcar de volta a Brasília.

O presidente viajou a Buenos Aires para participar da abertura da 11ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comercio (OMC), onde destacou em seu discurso que o Brasil “deixou a recessão para trás”.

“Para não dizer que não falei de flores, quero dizer que a reforma da Previdência vai muito bem. Fecharam questão já o PMDB, o PTB, o PPS [ a favor da reforma]. Hoje falei com os presidentes do PP, do PSD e agora falei com o presidente do PRD. Estão todos entusiasmados para o eventual fechamento da questão”, acrescentou.

“Confio que até o dia 18 teremos os votos necessários para que seja colocado em votação”, afirmou, repetindo a expectativa que já havia sido anunciada pelo líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A votação no Senado já estava prevista para ocorrer somente no ano que vem.

Pela agenda da Câmara desta semana, o relatório elaborado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA) deve ser lido em plenário na quinta-feira (14) de manhã. A partir daí, líderes fariam a defesa da proposta e estaria aberta a discussão para que a votação ocorresse nos dias 18 e 19.

Vereador Fredão de Benedito aceita cargo de secretário de Urbanismo de Casa Nova

Fredão de Benedito, novo secretário de Urbanismo de Casa Nova (Foto: Divulgação)

O vereador de Casa Nova Fredão de Benedito aceitou o convite do prefeito Wilker Torres (PSB) e será o novo secretário de Urbanismo da cidade.

Fredão agradeceu o reconhecimento do seu trabalho e a confiança do grupo político, liderado pelo prefeito. “Agradeço ao prefeito e o grupo pelo apoio, incentivo e confiança. Tenho exata noção da minha responsabilidade neste momento. Não posso e não vou decepcionar as pessoas que votaram e acreditaram em mim”, pontuou.

A licença foi anunciada na sessão extraordinária da Casa Legislativa de Casa Nova nesta sexta (08), e a posse está prevista para ocorrer na próxima segunda-feira (11).

Moro nega resposta a Lula e faz declaração polêmica

(Foto: Internet)

O juiz federal Sérgio Moro afirmou na sexta-feira (8), que “não debate publicamente com pessoas condenadas por crime” e se negou a responder fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Após participar de evento na sede Petrobrás, Moro ainda criticou o foro privilegiado e disse que casas legislativas podem agir “com desvio de poder”, ao evitar a prisão de parlamentares.

“O foro privilegiado fere o princípio da igualdade. Todas as pessoas têm que ser tratadas de maneira igual perante a lei. O princípio da igualdade está na base da nossa democracia. Por outro lado, na prática, os tribunais superiores estão assoberbados de processos, estão sobrecarregados de recursos”, afirmou.

Segundo o juiz, é preciso pensar também nos mecanismos de proteção jurídica dos agentes políticos. “Houve aquela discussão se está sujeita ou não uma prisão de um parlamentar a uma casa legislativa, não vou entrar no mérito da controvérsia. Mas, ainda que se for reconhecer alguma espécie de proteção, ela deve ser utilizada para proteger o parlamentar quanto a eventual perseguição política por conta da sua opinião pública e não para protegê-lo de investigações ou perseguições por corrupção”, acrescentou.

Com informações do Estadão

Carlos Marun é cotado para substituir Imbassahy na Secretaria de Governo

Marun é aliado do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB). (Foto: Reprodução)

Com o pedido de demissão Antonio Imbassahy na sexta-feira (8), o presidente Michel Temer confirmou a integrantes da bancada do PMDB que o deputado Carlos Marun (PMDB) será o novo ministro da Secretaria de Governo.

À frente da Secretaria de Governo, Carlos Marun será responsável pela articulação política do governo. Caberá a ele a interlocução entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. O nome de Marun para o ministério já era cotado desde novembro e chegou a ser anunciado nas redes sociais do Palácio do Planalto.

A mensagem, contudo, foi logo apagada. Isso porque houve reação de Imbassahy, que ganhou uma pequena sobrevida no cargo.

Com informações do G1

Alckmin assume a presidência nacional do PSDB

(Foto: Arquivo)

Em convenção na manhã de hoje (9), PSDB elegeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin para a presidência do partido. A chapa encabeçada por Alckmin recebeu 470 votos a favor, 3 contra, e houve uma abstenção.

Em discurso logo após ser eleito, o tucano partiu para o ataque contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Depois de ter quebrado o Brasil, Lula diz que quer voltar ao poder. Ou seja, meus amigos, ele quer voltar à cena do crime”.

“Fiquem certos de uma coisa, nós os derrotaremos nas urnas. Lula será condenado nas urnas pela maior recessão de nossa história. As urnas os condenarão pelos milhões de empregos perdidos, pelas empresas fechadas, pelos sonhos desfeitos”, discursou Alckmin.

Em Nota, Ruy Wanderley esclarece boatos sobre seu afastamento da Casa Plínio Amorim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador de Petrolina e líder governista, Ruy Wanderley (PSC) emitiu uma nota, neste sábado (9), onde presta esclarecimentos sobre o seu afastamento da Câmara de Vereadores do Município.

O parlamentar não descartou a possibilidade do afastamento, mas explicou o motivo, que é diferente do especulado. Ele ainda falou sobre quando deve se afastar do cargo. “Só Deus sabe. Pode ser hoje, amanhã, ano que vem. Formalizarei o pedido quando achar prudente, assim como o amigo Josivaldo Barros achar que está pronto para assumir a responsabilidade”.

Veja a nota na íntegra:

“Tais notícias acerca de meu afastamento da Câmara para não votar nas contas do Ex-Prefeito Júlio Lossio são, notadamente, de cunho duvidoso, e totalmente distorcidas.

Desde minha pré-candidatura, quando montávamos toda a estrutura partidária do PSC em Petrolina, partido ao qual sou Presidente, sempre discutíamos sobre a realização do mandato coletivo. Todos os companheiros do PSC sabiam que aqueles que fossem eleitos pela sigla, não teriam um mandato individualizado, mas o mandato seria de todos.

LEIA MAIS

Ministro Antonio Imbassahy pede demissão do governo de Michel Temer

O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, pediu demissão. (Foto: Ilustração)

O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), pediu exoneração do cargo ao presidente da República, Michel Temer (PMDB) nesta sexta-feira (8), informou a Secretaria Especial de Comunicação Social do Planalto.

A carta de demissão foi entregue por Imbassahy a Temer em São Paulo, onde os dois cumprem agenda oficial, por volta das 16h20. Temer aceitou o pedido. “Fazer parte do seu governo foi, para mim, uma honra. Atuar na articulação política em um período de radicalização pós-impeachment, com uma grande fragmentação partidária, em meio a enormes dificuldades econômicas e fiscais, representou um grande desafio”, diz a carta.

Com informações de O Globo