Políticas Públicas de Juazeiro são reconhecidas em evento de empreendedorismo em Salvador

O evento aconteceu no Hotel Fiesta (Foto: ASCOM)

Juazeiro, foi uma das duas cidades de porte médio, a receber o certificado de município com 100% dos indicadores de desenvolvimento, durante o evento Bahia Empreendedora, realizado nos dias 14 e 15 de dezembro, no Hotel Fiesta em Salvador (BA).

O evento premiou municípios que implantaram políticas em prol de pequenos negócios no ano de 2017, melhorando assim, as oportunidades de empreendedorismo para seus moradores.

O Estado da Bahia possui 16 municípios que alcançaram esse índice, sendo que das cidades de porte médio, apenas duas obtiveram resultado positivo, Juazeiro e Simões Filho.

Representando o prefeito Paulo Bomfim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix compareceu ao evento acompanhado do secretário de Administração Georgeano dos Santos; da superintendente pedagógica da secretaria de Educação Risalda Carvalho e da superintendente de planejamento da secretaria de Governo Lindsai Amaral.

“O município vem alcançando metas consideráveis no setor do desenvolvimento econômico no ranking nacional. A cidade que hoje ocupa o primeiro lugar do estado e o sexto do país na geração de emprego de carteira assinada, acaba de obter mais um grande mérito, tornou-se índice de indicativo positivo de políticas de desenvolvimento implantadas”, explicou Tiano Felix.

Dentro das políticas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, existe a Lei Geral 123 que aborda processos de desburocratização, valorização e favorece o ambiente dos pequenos negócios que se instalam no município.

Na lei, existem algumas temáticas que foram transformadas em indicadores de acompanhamento da política implementada e Juazeiro alcançou essa meta.

O evento foi uma realização do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado e a Junta Comercial da Bahia (JUCEB).

Prefeito de Juazeiro quer celeridade no processo para a construção da Policlínica Regional

(Fotos: ASCOM)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu na tarde desta sexta-feira (15), com o presidente do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf), o também  prefeito de Canudos, Geo Rabelo. Juntos, ligaram para os demais colegas gestores para pedir celeridade e apoio efetivo das Câmaras Municipais para que a Policlínica Regional seja instalada o mais rápido possível.

A instalação da Policlínica Regional seria de grande importância para as melhorias dos serviços de saúde à população, é o que prevê o prefeito Paulo Bomfim. “Hoje, nós temos a Rede Peba, onde atendemos a mais de 50 municípios. Criando um Consórcio de Saúde, os municípios do lado baiano teriam mais acesso aos médicos especialistas, pois é esta a preocupação do Governador Rui Costa, pensar no povo da Bahia, com todo respeito ao Estado vizinho” destacou o prefeito de Juazeiro.

Para o presidente do Constesf, o legislativo e o executivo dos municípios precisam se alinhar para que a Policlínica Regional seja instalada e a população beneficiada.

“O momento é de prestar melhores serviços de saúde para as pessoas de 10 cidades, que necessitam deste atendimento. É hora de pensar no povo, esquecer a política”, declarou o prefeito de Canudos e dirigente do colegiado de prefeitos, Geo Rabelo.

E completou: “A população não pode ser prejudicada por questões político-partidária. O Governador já sinalizou o desejo de iniciar a construção o mais rápido possível, mas os prefeitos e vereadores precisam colaborar”.

Em Ouricuri, prefeitura inicia leilão com nove lotes de veículos

(Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira (19) a prefeitura de Ouricuri colocará nove veículos da frota para leilão. Os lances já estão disponíveis pela internet.

Serão nove lotes, entre carros de passeio, ambulâncias e máquinas pesadas de construção. Os lotes estão disponíveis para visitação, na garagem da prefeitura, que fica localizado à Rua Tenente Pedro Adamis da Silva nº 666, Centro de Ouricuri.

O leilão acontecerá 10h na garagem da prefeitura na modalidade presencial. Os interessados em participar devem se cadastrar e preencher os dados, seja pessoa física ou jurídica, enviar os documentos necessários para habilitar- se no leilão. Os lances já podem ser feitos pela internet através do site.

Paulo Câmara assina protocolo para receber indústria estrangeira de munições em PE

A previsão é começar a produzir as primeiras balas em 2018. (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (15) uma solenidade marcou a assinatura do protocolo de intenções para a construção da fábrica da Ruag Indústria e Comércio de Munições Ltda, da Suíça. O documento foi assinado pelo governador, Paulo Câmara (PSB).

Segundo a presidente da Ruag no Brasil, Maria Vasconcelos, a linha de produção pode ser ampliada. E, com essa possível expansão, o investimento em Pernambuco pode chegar até R$ 250 milhões. O local da fábrica ainda não foi definido.

A solenidade de assinatura também contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, de representantes das Forças Armadas e da Polícia Militar. O ministro avaliou a ocasião como um momento histórico para o Brasil.

Com informações do G1

Base nacional curricular para educação básica é aprovada pelo CNE

(Foto: Ilustrativa)

Nesta sexta-feira (15) o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por 20 votos favoráveis e três contrários e os conselheiros debatem agora os detalhes do texto final.

O documento que irá orientar os currículos da educação básica e estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da educação infantil e do ensino fundamental.

O documento foi alvo de diversos questionamentos e polêmicas, e um grupo de entidades chegou a pedir a suspensão da sua votação na semana passada.

Com informações do EBC

Partido Verde de Juazeiro terá nova diretoria

Nesta sexta-feira (15), o diretório municipal do Partido Verde (PV), de Juazeiro, dará posse a sua nova diretoria. O evento será realizado no auditório do Rapport Hotel, a partir das 19h.

A Nova executiva do partido Verde em Juazeiro terá o Advogado João Victor Medrado, na presidência, e o empresário Fonseca Fraga, na vice-presidência.

“Assumo esse compromisso porque sei que terei ao meu alcance o conhecimento e a experiência dos companheiros de partido. Nessa missão sei que terei a oportunidade de aprender e compartilhar de experiências exitosas no PV”, disse João Victor.

A posse, que contará com a presença de lideranças do PV, a exemplo do Deputado Estadual Marcell Moraes, e de outros partidos políticos.

Michel Temer recebe alta nesta sexta-feira em São Paulo

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) deve ter alta na manhã desta sexta-feira (15) segundo informações divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Temer foi submetido na quarta-feira (13) a um procedimento de desobstrução da uretra.

Segundo nota da assessoria de imprensa da Presidência, Temer se recuperou bem do procedimento, mas permanecerá no hospital até esta sexta. “Teoricamente não há nenhuma contraindicação. Tudo normal. Vai cumprir uma agenda normal”, disse o médico.

Temer deve ficar até três semanas com sonda e deverá adiar viagem marcada para a Ásia. A equipe médica ainda não decidiu que tipo de sonda será utilizada.

Com informações do G1

Empresas podem ficar proibidas de ligar para o consumidor

(Foto: Ilustração)

Caso a se torne lei o PLS 420/2017, aprovado em decisão final nesta quarta-feira (13) por comissão, as empresas poderão ficar proibidas de importunar o consumidor com chamadas de telemarketing.

O texto garante que órgãos públicos de defesa do consumidor deverão disponibilizar um sistema pelo qual o consumidor que não deseja mais receber chamadas de telemarketing pode se inscrever no cadastro. Para isso, basta que ele procure o serviço e liste os números de telefone, fixo ou celular, de sua titularidade.

Em alguns estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraná, onde há lei estadual prevendo esse direito ao consumidor, já existem serviços semelhantes. A proposta foi apresentada pelo senador Lasier Martins (PSD), mas a redação aprovada é do relator, Cidinho Santos (PR-MT).

Operação Zelotes: Lula deve prestar depoimento em fevereiro de 2018

O ex-presidente, teria participado de um esquema para beneficiar empresas junto ao governo Dilma Rousseff (Foto: Ilustração)

A Justiça Federal em Brasília, marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018  o interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo em que o petista é réu na Operação Zelotes por tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com o MPF, os crimes teriam sido praticados entre 2013 e 2015, quando Lula, como ex-presidente, teria participado de um esquema para beneficiar empresas junto ao governo Dilma Rousseff.
O depoimento de Lula está marcado para a manhã do dia 20 de fevereiro, segundo a decisão da Justiça Federal.

O ex-presidente sempre negou as acusações, dizendo que jamais interferiu na aprovação de medidas provisórias ou mesmo no processo de escolha e compra dos caças pelo Brasil.

Senado mantém o título de Patrono da Educação do educador Paulo Freire

Com a rejeição da CDH, a sugestão foi arquivada. (Foto: Ilustração)

Foi rejeitada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado nesta quinta-feira (14) uma sugestão legislativa que tinha o objetivo retirar do educador Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira.

Apresentada ao Senado, por meio do portal e-Cidadania, a proposta pede a retirada do título do educador por considera-lo um filósofo de esquerda e alegando que os resultados de seu método de educação são “um fracasso retumbante”. A proposta popular recebeu 23,3 mil apoios e 20,3 mil votos contrários.

Paulo Freire foi declarado Patrono da Educação Brasileira em 2012, em reconhecimento à vida e obra do educador e filósofo. Ele é considerado um dos principais pensadores da história da pedagogia mundial, influenciou o movimento chamado pedagogia crítica.

Votação da reforma da Previdência fica para 19 de fevereiro

Segundo Rodrigo Maia, é possível aprovar a proposta em 2018 mesmo sendo ano eleitoral. (Foto: Arquivo)

Depois de se reunir hoje (14) com o relator da proposta da reforma da Previdência, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), marcou o debate da reforma da Previdência para 5 de fevereiro, e o início da votação para logo depois do Carnaval, a partir do dia 19 do mesmo mês.

Segundo Rodrigo Maia, houve “contaminação” do texto inicial e uma “comunicação pouco efetiva”, mas até fevereiro haverá todas as condições para colocar a proposta em pauta.

“A recepção da sociedade já melhorou muito, tende a melhorar nas próximas semanas. No dia 19, a matéria vai estar pronta para pauta e vamos começar a votação da reforma da Previdência. A data está colocada para que cada deputado possa organizar sua programação e para que a gente possa votar essa matéria. Espero eu que a gente possa ter essa matéria aprovada porque é fundamental para o Brasil”, declarou o presidente da Câmara.

Com informações do EBC

Orçamento aprovado prevê salário mínimo de R$ 965

O projeto vai à sanção prevendo um deficit primário de 157 bilhões de reais para o governo federal no próximo ano. (Foto: Ilustração)

Na noite de quarta-feira (13) o Congresso Nacional aprovou a proposta orçamentária de 2018, que vem conta com um crescimento de 2,5% da economia e com um salário mínimo de 965 reais (o atual é de 937 reais).

O projeto vai à sanção prevendo um deficit primário de 157 bilhões de reais para o governo federal no próximo ano. O número é um pouco menor do que os 159 bilhões de reais determinados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO, Lei 13.473/2017) como meta fiscal para o próximo ano.

Por isso o saldo negativo das contas públicas será um pouco inferior ao previsto inicialmente. Para 2017, a meta também é de 159 bilhões de reais.

Pagamento do 13º da prefeitura de Petrolina será feito na próxima terça-feira

(Foto: Arquivo)

A prefeitura de Petrolina anunciou hoje (14) que o pagamento da segunda parcela do 13º salário será feito na próxima terça-feira (19). Ainda segundo a prefeitura, recursos possibilitarão uma injeção de R$ 10,5 milhões na economia local.

“O primeiro ano da nossa gestão não foi fácil. Se conseguimos atravessar este ano de recuperação da economia e com todas dificuldades que encontramos, foi por muito esforço e planejamento. O pagamento do 13° vai aquecer nossa economia, gerar mais empregos e dar mais tranquilidade para os servidores e colaboradores da Prefeitura”, resume o prefeito Miguel Coelho.

A primeira parcela, equivalente a 50% do valor total do 13º, foi paga em junho, contemplando mais de 6.000 servidores. Somando os valores pagos agora com os salários antecipados do primeiro semestre, a Prefeitura de Petrolina injetou R$ 18 milhões na economia da região.

Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta-feira

(Foto: Internet/aquivo)

O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou reação nos corredores do Congresso Nacional. Os líderes da base governista na Câmara dos Deputados anteciparam-se e disseram que a votação neste ano ainda não está completamente descartada, e o próprio Palácio do Planalto se manifestou.

Em nota à imprensa, o presidente Michel Temer, que está em São Paulo, disse que vai discutir a partir desta quinta-feira (14) a data de votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera as regras previdenciárias. “Ele espera, ainda para amanhã (14) a leitura da emenda aglutinativa do deputado Arthur Maia [PPS-BA, relator do projeto] sobre a reforma da Previdência”, informou o Planalto, por meio da assessoria de imprensa.

Segundo o comunicado, Temer retorna amanhã (14) a Brasília, após passar por procedimento cirúrgico devido a dificuldades urinárias. “Somente depois disso”, afirmou o Planalto, ele discutirá a data de votação da PEC com os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

LEIA MAIS

Michel Temer passa por cirurgia para desobstrução da uretra

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer (PMDB) passou por procedimento de desobstrução da uretra na tarde desta quarta-feira (13), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O procedimento demorou pouco mais de uma hora e acabou por volta de 17h30. O presidente passa bem.

Os médicos informaram que Temer terá de usar uma sonda para normalizar todo o funcionamento da uretra. Alta do presidente vai depender da adaptação dele a essa sonda. Em nota, o Planalto informou: “O presidente Michel Temer foi internado, na tarde desta quarta-feira (13) no Hospital Sírio Libanês, com quadro de dificuldade urinária e diagnóstico de estreitamento uretral. Ele foi submetido a procedimento cirúrgico de pequeno porte, que ocorreu com sucesso. O tempo de recuperação é de até 48 horas.”

Além da cirurgia na próstata, Temer passou, em novembro, por uma angioplastia de três artérias coronárias. O procedimento também foi realizado no Sírio-Libanês.

Fonte G1