Odacy confirma nome de Dulcicleide Amorim para disputar mandato de deputada estadual

(Foto: Internet)

Em entrevista à Rádio Jornal na manhã desta terça-feira (19), o deputado estadual Odacy Amorim (PT), pré-candidato a governador de Pernambuco, confirmou que caso consolide seu projeto de disputar a majoritária irá lançar o nome de sua esposa Dulcicleide Amorim como candidata a deputada estadual.

“Eu não posso ir para um projeto desses e deixar minha base sozinha, porque eu tenho que cuidar da minha base, dos meus amigos, de minhas amigas que graças a Deus nunca me faltaram. O que eu tenho que fazer? A minha candidatura se consolidando a governo do Estado Dulcicleide, minha esposa, será candidata a deputada estadual, se o partido vai ter mais de uma candidatura, se vai ter alguém mais candidato a deputado estadual aí a gente vai discutir e resolver”, comentou.

Temer pede a deputados que tenham coragem para votar a reforma da Previdência

(Foto: Internet/aquivo)

O presidente Michel Temer afirmou hoje (18) a parlamentares que não se pode “ter medo de ter coragem” para votar a reforma da Previdência.

O presidente pediu a deputados, presentes em cerimônia realizada no final da tarde no Palácio do Planalto, que mantivessem o assunto em evidência mesmo durante o recesso parlamentar. Apesar da expectativa inicial do governo de encerrar o ano com a reforma aprovada na Câmara, a votação ficou agendada para fevereiro do ano que vem.

“Não podemos ter medo de ter coragem. Porque, na verdade, a coragem suprema se dá precisamente pela votação dessa readequação previdenciária. Por isso, faço apelo a vocês, não podemos deixar passar esse final de ano, o mês de janeiro sem a todo instante levantar o tema da reforma previdenciária”, disse o presidente.

Temer aproveitou a cerimônia de sanção da lei que altera a compensação financeira pela exploração de recursos minerais e defendeu a aprovação da reforma. Ele voltou a dizer que a reforma beneficia os mais pobres e minimizou a redução na economia – de R$ 1 trilhão para R$ 600 milhões – com as mudanças no texto da reforma.

Fonte Agência Brasil

Temer sanciona lei que garante às mulheres acesso a todos os cargos da Marinha

(Foto: Ilustração)

O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou durante evento nesta segunda-feira (18) a lei que libera às mulheres o acesso a todos os cargos de oficiais da Marinha, como os da Armada e do corpo de Fuzileiros Navais. Até agora, apenas homens eram admitidos nessas funções.

“É importante esse ato porque abre as portas para todo e qualquer posto para mulheres na Marinha. A igualdade conquistada pelas mulheres fará termos uma sociedade melhor e nos fará homens melhores. Essa luta é importante para toda a sociedade”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que participou da cerimônia de sanção, no Palácio do Planalto.

Segundo Temer, garantir às mulheres os mesmos direitos “não faz mais do que cumprir o preceito constitucional”. Em seu discurso, Temer lembrou que um dos pilotos do avião presidencial é uma mulher e afirmou que quando a aeronave é conduzida por ela, a aterrissagem “é mais suave”.

“Já percebi que quando ela pilota o avião a descida é mais suave. Não sei se a pista reconhece o elemento feminino, mas o fato é que toda vez eu fico observando e a aterrissagem é muito mais suave; o que significa que a presença da mulher, além de ser de uma força extraordinária, também tem uma suavidade sensível, que todos podemos perceber”.

Fonte EBC

Operação Torrentes: MPF apresenta primeira denúncia contra envolvidos em desvio de verbas em PE

(Foto: Ilustração)

Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) ofereceu à Justiça Federal, nesta segunda-feira (18), a primeira denúncia contra envolvidos na Operação Torrentes.  Entre os denunciados estão quatro militares e quatro citados no grupo de empresários ligados ao suposto esquema.

As irregularidades, segundo a PF, podem chegar a até 30% em contratos que totalizam R$ 450 milhões para compra de comida, colchões, filtros de água e lonas de proteção para flagelados. No dia da operação, os agentes estiveram em prédios públicos como a Secretaria da Casa Militar, que fica no anexo ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado.

Por meio de nota, o Governo de Pernambuco afirmou apoiar “toda investigação que tenha como objetivo impedir o mau uso de recursos públicos” e reforçar a “disposição, transparência e a determinação em prestar todas as informações solicitadas pelos órgãos de controle”. No texto, a administração também ressalta ser fundamental “ter a devida cautela para não condenar de forma antecipada servidores públicos estaduais sem o necessário processo legal”.

Com informações do G1

TSE aprova calendário eleitoral de 2018

(Foto: Ilustração)

Nesta segunda-feira (18) foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o calendário das eleições de 2018. A Corte eleitoral também aprovou diversas normas de organização do pleito.

As regras contidas nas resoluções seguem a lei eleitoral, incorporando inclusive a minirreforma política aprovada neste ano, e detalham procedimentos a serem adotados pela Justiça Eleitoral, sobretudo em relação a prazos e formalidades nos processos judiciais.

O prazo final para a aprovação definitiva das resoluções é março do ano que vem. Segundo o vice-presidente do TSE e relator das normas, Luiz Fux, até lá a Corte poderá discutir eventuais ajustes nas normas aprovadas.

Marília Arraes recebe incentivo de Lula e busca aliança com PSOL

(Foto: Arquivo)

Durante confraternização nesta segunda-feira (18), a pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT) revelou que recebeu uma ligação de apoio do ex-presidente Lula (PT).

A vereadora afirmou que Lula teria sugerido a ela que não desistisse de convencer Humberto Costa a ser candidato ao senado, na mesma chapa do PT. “Eu já disse a ele (Humberto Costa) que ele vai perder o voto da base, se ficar ao lado de Paulo Câmara. Ele não devia esperar que o outro campo vá dar voto a ele. Podem até prometer, mas não entregam. Eu conheço este povo”, afirmou.

Já em clima de campanha, Marília busca aliança com o PSOL, ainda no primeiro turno. Para a parlamentar, o cenário em que os dois partidos ligados à esquerda saem com candidaturas independentes no primeiro turno poderia “levar os representantes da direita para o segundo turno”.

Com informações do Jamildo

Ministério Público Federal desiste da perícia de recibos de aluguéis apresentados pela defesa de Lula

(Foto: Arquivo)

Foi protocolado na manhã de hoje (18) um documento sobre a desistência do Ministério Público Federal (MPF) da perícia técnica nos mais de 30 recibos de aluguéis apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para os procuradores, esses recibos são ideologicamente falsos, ou seja, foram produzidos para dar aparência de legalidade a atos ilícitos. Alguns deles, conforme o MPF, têm datas que não existem no calendário.

Ainda de acordo com MPF, o conjunto probatório atual já permite concluir que Costamarques firmava os recibos ideologicamente falsos em blocos, com objetivo de dissimular a locação do apartamento.

“Após a colheita da prova oral, não mais persiste a postulação de realização de prova pericial porque os aspectos pontuais atinentes à confecção dos documentos de que se trata, que se pretendia aclarar por prova técnica, já estão suficientemente elucidados”, considerou a força-tarefa.

A defesa de Lula, também se manifestou nesta segunda-feira. Os advogados afirmam que a perícia técnica não é necessária porque os recibos são autênticos. “(…) Está devidamente comprovada a autenticidade dos recibos apresentados bem como a quitação emitida em favor da inquilina, D. Marisa Letícia Lula da Silva, não havendo novos requerimentos a serem realizados por esta Defesa”, escreveram os advogados.

Com informações do G1

Segundo Fernando Bezerra Coelho, adiamento da reforma da Previdência ajuda a convencer sobre benefícios da sua aprovação

Para FBC, adiamento da votação da reforma é bom para convencimento de benefícios das mudanças. (Foto: Arquivo)

Em entrevista a Rádio Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) defendeu o adiamento da votação da reforma da Previdência. Para o peemedebista, “o adiamento da votação da reforma é em benefício do próprio convencimento para se votar a reforma”. Sem os 308 necessários para aprovar as mudanças, a base governista só volta a discutir as mudanças em fevereiro.

“Durante todo o mês de janeiro, com os parlamentares voltando às suas bases, conversando com os seus representados, vai se ter a oportunidade de se fazer o convencimento de que essa reforma da Previdência procura diminuir os privilégios. Esse tempo que vamos ter poderá ser um tempo importante para o convencimento e para que a matéria possa ser apreciada logo quando do retorno dos trabalhos
legislativos, no início de fevereiro”, disse.

Fernando afirmou ainda que o país tem crescido neste ano. Defensor das medidas aprovadas pelo governo de Michel Temer (PMDB), o senador acredita em uma recuperação maior da economia em 2018.

Com possibilidade de perder o comando do PMDB, Jarbas Vasconcelos deve ir para o PSB

Paulo Câmara esteve com Jarbas na última sexta-feira (15). (Foto: Internet)

Podendo perder o comando do PMDB estadual nesta semana, o ex-governador Jarbas Vasconcelos deverá seguir para PSB do governador Paulo Câmara. O partido socialista tem se esforçado para formar um novo quadro, já que recentemente a legenda perdeu parte dos parlamentares para o Democratas e o próprio PMDB.

Com as eleições de 2018 se aproximando, a perda de parlamentares pode ser uma dor de cabeça para a legenda, pois os partidos com mais deputados têm maior acesso ao tempo de TV e recursos do fundo partidário, o que pode fortalecer as campanhas eleitorais significativamente.

Governo quer divulgar texto da reforma da Previdência o mais rápido possível

Ministro Moreira Franco cobrou que o relator da reforma da Previdência apresente a versão final do texto “o mais rápido possível”. (Foto: Helvio Romero/Estadão)

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, cobrou que o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresente a versão final do texto “o mais rápido possível”.

Segundo o ministro, que participou de uma reunião com o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), neste domingo, 17, os deputados precisam conhecer o quanto antes o conteúdo do projeto para que possam assimilá-lo e retomar a votação da reforma em fevereiro.

“A expectativa que temos é que se possa ter o mais breve possível a emenda aglutinativa do relator, para que todos tomem conhecimento, porque até agora não se tem”, disse.

Moreira evitou comentar as pressões do funcionalismo público para abrandar a proposta. O Palácio do Planalto resiste em aceitar as modificações que ainda estão sendo negociadas pelos deputados, criação de uma regra de transição mais benéfica para servidores que entraram antes de 2003.

LEIA MAIS

Ação da prefeitura remove placas e outdoors irregulares em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Neste sábado (16) equipes da prefeitura de Petrolina, através da  Diretoria de Disciplinamento Urbano, iniciaram a remoção de outdoors e placas irregulares nas vias do município.

A ação de combate a poluição visual, removeu também os que ofereciam riscos a população, devido a deterioração ou a presença de abelhas e cupins.

Onze remoções foram feitas e a expectativa da equipe é que o trabalho tenha continuidade até a remoção de todos os que estão fora da regularidade imposta pela gestão pública do município.

Fim da neutralidade de rede nos EUA pode ter impactos na internet no Brasil

(Foto: Ilustração)

A decisão da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) de revogar a neutralidade de rede no país pode ter repercussões também no Brasil. Empresas de telecomunicações já discutem a flexibilização da neutralidade de rede no Brasil, garantida na lei conhecida como Marco Civil da Internet.

A regra impedia provedoras de acesso à internet de tratar de forma discriminatória os dados que circulam em suas redes, de bloquear sites, de piorar ou retardar a conexões intencionalmente e de priorizar serviços e informações de parceiros. Sem a neutralidade, as operadoras poderão adotar essas práticas, estando autorizadas, por exemplo, a vender pacotes diferenciados como no caso da TV por assinatura – um somente com e-mail, outro com redes sociais e vídeos e assim por diante.

No Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, manifestou-se por meio de sua conta no Twitter e lamentou a decisão. “A revogação da neutralidade da rede nos Estados Unidos fere um de seus princípios mais importantes: a liberdade de conexão. Ainda bem que no Brasil o Marco Civil da Internet nos protege de medidas dessa natureza”, diz o tuíte.

Em nota divulgada após a votação de quinta-feira nos EUA, o Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) defendeu a flexibilização das regras para garantir o que chamou de “neutralidade inteligente”.

“O setor de telecomunicações é a favor da neutralidade da rede aplicada de forma inteligente, permitindo às empresas gerenciar o tráfego nas suas redes com o objetivo de melhorar a qualidade e a experiência do usuário. Não deveria haver regra para interferir na gestão do tráfego das prestadoras de telecomunicações. Bastaria a lei reforçar que é assegurado aos interessados que o uso das redes se dê de forma não discriminatória, garantida pela fiscalização da agência reguladora”, propõe a entidade.

Com informações do EBC

Rede Sustentabilidade deixa governo de Paulo Câmara para candidatura própria com Júlio Lossio

(Foto: Ilustração)

Durante conferência estadual, neste sábado (16), a Rede Sustentabilidade anunciou a saída do governo de Paulo Câmara (PSB). Com candidatura própria, o grupo coloca Júlio Lóssio entre os cotados para disputa do governo estadual.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier, anunciou o seu afastamento das atividades partidárias. “Resolvemos que teremos candidatura própria aos cargos majoritários em 2018. Por isso, vamos entregar os cargos até o final do ano, para fazer uma transição sem problemas e com transparência”, disse Roberto Leandro, um dos representantes e o partido no Estado.

Entre os nomes cotados para a chapa majoritária, estão o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio, que deve deixar o PMDB e está em conversas avançadas com a Rede, o ex-superintendente do Ibama, João Arnaldo, o ex-deputado estadual Roberto Leandro e o cantor gospel Jairinho.

Com informações do JC

PT aprova resolução para apoiar candidatura de Lula

Em diferentes cenários, o petista aparece com pelo menos 35% das intenções de voto. (Foto: Internet)

Em reunião, neste sábado (16), o Diretório Nacional  do PT aprovou uma resolução para apoiar a candidatura de Lula independentemente do resultado do julgamento no dia 24 de janeiro.

“Absolutamente convencido” de que Lula é o “plano A do povo brasileiro” e único nome com “condições de ganhar a eleição”, o PT trabalhará para evitar a fratura no campo de centro-esquerda. E o caminho é “dialogar com companheiros” que ventilam candidaturas paralelas, como PSOL (Guilherme Boulos), PC do B (Manuela D’ávila) e PDT (Ciro Gomes). Movimentos como a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo também serão procurados.

“É muito mais fácil convencê-los disso do que de qualquer outra coisa”, disse Alexandre Padilha, vice-presidente do partido.

Na prática, significa dizer que, “para eleger a maior bancada possível [no Congresso], o PT pode se aliar a legendas hoje êmulas no campo federal, como o PMDB de Michel Temer, a quem petistas chamam de “golpista”. “Mas as dinâmicas regionais têm que ser devidamente acompanhadas pela Executiva [da sigla], fazendo a esperança vencer o ódio.”

Por apoio a Lula, o PT pode se unir a algozes que selaram a destituição de Dilma. O partido abriria mão de lançar candidatos a governador em até 16 Estados em 2018 para apoiar nomes de outras legendas. Em troca, os petistas querem espaço em palanques regionais fortes para sua chapa presidencial.

la consiga concorrer, já que seu futuro político depende de uma decisão a ser tomada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região no dia 24 de janeiro. É quando os desembargadores da corte porto-alegrense votarão os recursos que a defesa do petista apresentou para recorrer da condenação de Lula a nove anos e meio de prisão na Lava Jato. Há vários quadros possíveis, da absolvição a uma campanha em 2018 com liminares e novos recursos.

Juazeiro ganha mais uma unidade do CREAS

(Foto: ASCOM)

O CREAS presta serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias em situação de ameaça e violação de direitos promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os usuários.

A nova sede, localizada à Rua Argentina, número 36, bairro Maria Gorete, tem melhor localização, é mais ampla e com espaços bem definidos para melhor atender aos usuários.

A partir desta sexta-feira (15), os moradores do bairro Maria Gorete podem desfrutar de um novo centro de atendimento. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Bomfim, da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, vereadores e demais autoridades.

 “A estrutura é muito boa e vem dar mais conforto e comodidade para o usuário, além de ser uma forma de motivar a equipe de servidores. Essa inauguração é mais uma prova de que a gestão municipal se preocupa com a comunidade e com o usuário que chega ao serviço”, ressaltou a coordenadora do CREAS, Ivânia Nascimento.

O CREAS atende indivíduos e famílias em situação de ameaça e violação de direitos oferecendo serviços especializados e continuados. Possui também um número telefônico que recebe denúncias de violação de direitos funcionando através do 0800 284 7033.