“Esse é o tipo de fala de quem nunca fez nada”, diz Fernando Filho sobre declarações de Lucas Ramos

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante coletiva nesta sexta-feira (22) o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, criticou a declaração do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sobre o anúncio de recursos para Petrolina.

Durante sua confraternização, na última sexta-feira (15), Lucas Ramos afirmou que diversos ministros estiveram na cidade para anunciar recursos, mas nada foi feito. “Quase todo mês tem um ministro em Petrolina anunciando e vendendo sonhos, torço para que esses anúncios se tornem realidade”, disse na época.

Em entrevista, Fernando Filho alfineteou o deputado e respondeu a declaração. “Esse é o tipo de fala de quem nunca fez nada. Não sabe quanto tempo demora para poder realizar e viabilizar alguma coisa. O ministro da agricultura esteve aqui em maio e hoje já foi possível dar uma ordem de serviço com o recurso. O ministro dos transportes esteve aqui e eu já soube, que essa semana começou as obras”, declarou o ministro.

Para encerrar Fernando Filho, relembrou o atraso no repasse de verba para o Hospital Dom Tomás e novamente alfinetou Lucas Ramos. “Ele (Lucas Ramos) poderia ajudar o governador a liberar o dinheiro do Hospital Dom Tomás lá da APAMI, que faz mais de 1 ano que está lá na secretaria de saúde do estado e ainda hoje não foi liberado. A gente precisa falar essas coisas por que tem gente que fica querendo, com um discurso camuflar a falta de serviço que ele tem prestado a população”, concluiu Fernando Filho.

Vereador Rodrigo Araújo esclarece assinatura em documento enviado ao presidente da Câmara

Vereador Rodrigo Araújo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina desta quinta-feira (21), além da eleição antecipada da nova mesa diretora da casa, outro assunto que ganhou destaque foi a assinatura do vereador Rodrigo Araújo (PSC), em um ofício enviado ao presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira (PSB).

No documento, que pedia a realização da eleição para a mesa diretora, somente no segundo semestre de 2018, constava a assinatura de seis líderes de partidos. E uma delas era a do vereador Rodrigo como líder do PSC, seu partido.

Porém, o vereador informou na última quarta-feira (20), que ele não tinha assinado o documento, o que gerou especulação de que a assinatura tivesse sido falsificada. Fazendo uso da palavra, o vereador Ruy Wanderley (PSC), informou que foi ele (Ruy), quem assinou o documento no lugar de Rodrigo, mas não tinha escrito o nome do líder do partido e sim o nome do próprio Ruy Wanderley. Por isso não havia falsificação de assinatura.

“Criaram um mal-estar sem necessidade. Eu, como vice-líder do PSC posso assinar o documento na ausência do líder. E como o vereador Rodrigo não estava no momento da assinatura, eu assinei por ele e coloquei um p e uma barra”, explicou Ruy Wanderley.

Rodrigo Araújo também usou o microfone para esclarecer a situação. “Eu não sabia que o colega Ruy Wanderley tinha assinado o documento por mim. Mas depois que ele me informou ficou tudo esclarecido. Não tem nada a ver com falsificação que ele não homem de fazer coisa errada. Está tudo esclarecido” finalizou o vereador.

Bancada religiosa não aceita a palavra ‘casamento’ para união homoafetiva

Foto/Internet

Em função de um recurso do senador Magno Malta (PR-ES), o PLS 612/2011, da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), aprovado em caráter terminativo na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será submetido ao Plenário.

O projeto altera o Código Civil para prever que a união estável poderá converter-se em casamento, mediante requerimento dos companheiros ao oficial do Registro Civil.

O senador Wilder Morais (PP-GO), que apoiou o requerimento, não admite que seja usada a palavra ‘casamento’ para reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo. Para ele, casamento atinge as igrejas.

A senadora Marta Suplicy esclarece que o seu projeto não obriga as igrejas a realizar casamentos homoafetivos. Ela explica que a determinação se limita aos cartórios.

Impostômetro atinge a marca de R$ 2,1 trilhões

(Foto: Reprodução)

A soma de todos os impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros no período de um ano, atingiu nesta quinta-feira (21) R$ 2,1 trilhões. O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo registrou a marca que deve chegar a R$ 2,170 trilhões, até o último dia do ano.

A ferramenta é uma projeção criada há sete anos com o objetivo de conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária do país e incentivar a cobrança para que os governos ofereçam serviços públicos de qualidade. O painel do Impostômetro fica na Rua Boa Vista, centro da capital paulista.

Ministro da Fazenda admite aumento de impostos para cumprir meta fiscal

(Foto: Arquivo)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (21) que o governo não descarta aumentar impostos para cumprir a meta fiscal. A meta fiscal aprovada pelo Congresso para 2017 e 2018 permite ao governo fechar o ano com um déficit de até R$ 159 bilhões.

“Na área de arrecadação, existem mais alternativas. Essa é uma questão que será enfrentada de outras maneiras caso, de fato, seja exatamente essa realidade”, disse Meirelles. “Sempre se pode aumentar impostos de outra área, de outra forma, e que não estejam sujeitos à anualidade, noventena ou outra coisa. Não temos nesse momento uma decisão: ‘vai aumentar em consequência o imposto tal’. Não é isso”.

Meirelles deu as declarações durante evento do partido ao qual é filiado, o PSD, que apresentou o programa de televisão da legenda cujo protagonista é o ministro.

Com informações do G1

Lóssio é sondado para ingressar no PSD e disputar o cargo de senador ou vice de Paulo Câmara

(Foto: Arquivo)

Apesar de a filiação do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, à Rede ser dada como certa, outros partidos ainda alimentam o desejo de contar com ele em suas fileiras, no pleito do ano que vem. Cotado para disputar o governo do estado, ele foi sondado para ingressar no PSD e disputar a eleição majoritária pelo partido.

Segundo o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), a legenda tem conversado com Lóssio, que pode disputar o cargo de senador ou vice de Paulo Câmara (PSB), já que o atual vice-governador, Raul Henry (PMDB), deve tentar a Câmara Federal.

“Quem sabe vamos integrar a chapa majoritária? Temos conversado com Júlio Lóssio para vir ao partido. Tem duas de senado e uma de vice. A gente vai apresentar nossos quadros e se a gente puder somar para garantir a reeleição de Paulo, a gente vai fazer. Ele esteve com a gente e conversou sobre isso”, colocou Rodrigo Novaes, em entrevista à Rádio Folha 96,7.

O ex-prefeito estava no aguardo do desembarque da Rede do governo estadual, que foi consolidado no último sábado (16), para intensificar seu diálogo com a agremiação. No entanto, ainda aguarda uma sinalização da direção da sigla para dar os próximos passos rumo à sua filiação.

Fonte Blog da Folha

Adalberto Cavalcanti percorre diversas cidades para entrega de tratores em Pernambuco

(Foto: ASCOM)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti começa nesta sexta-feira (22) a entrega vários tratores e ensiladeiras em diversas cidades pernambucanas. A agenda será iniciada em Mirandiba.

Ainda na sexta, o deputado entrega equipamentos em Salgueiro. No sábado (23) segue para Cabrobó e no domingo a entrega será feita em Parnamirim.

Prefeitura do Recife abre inscrições para seleção pública simplificada com 12 vagas

As inscrições vão até o dia 2 de janeiro. (Foto: Ilustração)

A prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, abriu inscrições para seleção pública simplificada com 12 vagas de níveis superior e médio.

As vagas ofertadas são para atuação nos planos de manejo das Unidades de Conservação da Natureza. Quatro profissionais com nível médio e oito com nível superior completo.

Na segunda categoria serão selecionados dois arquitetos, dois biólogos, um engenheiro florestal, um sociólogo, um assistente social e um jornalista ou linguista. O salário para quem possui curso de graduação é de R$ 3.338,30 e para quem terminou o Ensino Médio é de R$ 1.500.

As vagas são temporárias, com os contratos tendo duração de um ano, podendo ser prorrogados por mais um. A carga horária é de 40 horas semanais. Outras informações através do edital da seleção.

Rodrigo Novaes faz balanço sobre sua atuação durante sessão no plenário Eduardo Campos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão de terça-feira (20), no plenário Eduardo Campos, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) fez um balanço sobre sua atuação parlamentar no ano de 2017.

O deputado subiu à tribuna 73 vezes ao longo do ano para tratar de assuntos de interesse dos municípios do sertão. Dentro as principais iniciativas destacadas estão a CPI das Faculdades Irregulares, a PEC que altera a composição do Tribunal de Contas do Estado, a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, e os Projetos de Lei que cria regras para fiscalizar as atividades da Federação Pernambucana de Futebol, que institui normas de segurança para os bancos e que garante o pagamento das obrigações trabalhistas aos funcionários de empresas contratadas pelos órgãos públicos.

Além disso, o vice-líder do governo ajudou a aprovar o projeto de lei, de autoria do executivo, que instituiu o piso salarial dos advogados.

Em Petrolina, Maéve Melo anuncia licença e Larissa Soeiro assume interinamente Secretaria de Educação

(Foto: Divulgação)

Foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta quarta-feira (20), a troca provisória do comando da secretaria de saúde de Petrolina. A titular da pasta de Educação, Maéve Melo afastou-se do cargo de secretária para licença maternidade e Larissa Soeiro assume interinamente.

Larissa Soeiro trabalhou em cargos importantes como diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura do Ipojuca (PE); Controladora Geral da Prefeitura de Boa Vista (RR); e Diretora da Coordenadoria Geral de Licitações e Convênios – Prefeitura de Petrolina/PE.

Já afastada do cargo, a secretária Maéve Melo deu à luz nesta quarta-feira (20). Hélio Neto nasceu nesta tarde em Petrolina. Maéve ficará em repouso nos próximos meses, e deve retornar à Secretaria de Educação em junho.

“Essa eleição da nova mesa diretora da Câmara é fruto de cooptação”, diz Gilmar Santos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois da votação e aprovação dos 12 projetos em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) desta quarta-feira (20), o debate girou em torno da eleição da nova mesa diretora da casa para o biênio 2019/2020, que marcada para a próxima terça-feira (26).

Enquanto a maioria dos vereadores da bancada de apoio ao prefeito Miguel Coelho, defende que a eleição seja realizada semana que vem, os vereadores de oposição querem que presidente da Câmara Osório Siqueira (PSB), deixe a votação para o segundo semestre de 2018.

O vereador Gabriel Menezes (PSL), disse que a eleição antecipada é fruto de um pedido do prefeito Miguel Coelho (PSB), a sua bancada de apoio, para que o vereador Osório Siqueira não saia candidato a deputado estadual. Osório não quis comentar a colocação de Gabriel Menezes.

Já o vereador Gilmar Santos (PT), disse em seu discurso, que a eleição antecipada em um ano é imoral, já que historicamente as eleições para a mesa diretora são realizadas no final de cada mandato, o que não é o caso.

“A forma como essa movimentação acontece é através dos acordos junto aos vereadores da situação, negociações. Inclusive o presidente da câmara tem a oportunidade de está ofertando cargos da mesa diretora aos vereadores que lhe apoiam. Essa eleição é fruto de cooptação” alfinetou o vereador do PT.

O vereador Ronaldo Souza (PTB), se sentiu ofendido com as colocações de Gilmar Santos e disparou. “Me sentir ofendido sim e vou fazer uma representação contra ele porque o vereador feriu o código ética da casa. O que é cooptação? Corrupção. E eu não sou corrupto”, disse Ronaldo Souza.

Eleição da mesa diretora da câmara na próxima terça-feira é desejo da maioria dos vereadores, garante Osório Siqueira

Osório Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No início da sessão desta quinta-feira (21) da Câmara de Vereadores de Petrolina, o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira (PSB), disse que a antecipação da eleição da mesa diretora para o biênio 2019/2020, marcada para a próxima terça-feira (26), é um desejo da maioria dos edis.

Osório afirmou que tem um ofício assinado por 14 vereadores pedindo a antecipação da eleição para este mês, mas não explicou o motivo dessa votação antecipada. Ele também confirmou que recebeu outro documento, assinado por outros cinco vereadores, pedindo que a votação seja feita somente no segundo semestre de 2018, já que os eleitos só tomarão posse em 2019.

Porém, o presidente da câmara informou que esse documento com apenas cinco assinaturas foi descartado por ter sido assinado pela minoria. E por isso a eleição está mantida para a próxima terça-feira (26).

Petrolina: com 12 projetos em pauta, sessão desta quinta na Câmara de Vereadores deve ser movimentada

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão ordinária, desta quinta-feira (21), da Câmara Municipal de Petrolina promete ser bastante movimentada. Ao todo, 12 projetos estão em pauta para apreciação e votação dos vereadores. As proposições apresentam textos que preveem mudanças no Código de Obras Municipal, criação de programa para crianças com microcefalia, incentivos para doação de sangue voluntária, prevenção de violência doméstica, dentre outros. A sessão começa às 9h.

O vereador Gaturiano Cigano (PRP), apresentará o Projeto de Lei 161/2017, que prevê a instituição do programa de melhoramento do rebanho. Segundo o parlamentar, “o fortalecimento do rebanho traz um significativo aquecimento da economia em especial para os criadores que vive em regime da agricultura familiar que não tem acesso a raças melhoradas que alcança em menos tempo uma maior pesagem no caso de produção de carne”.

Rodrigo Araújo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Outra proposição que deve ser apreciada pela Casa é o Projeto de Lei 099/17, de autoria do vereador Rodrigo Araújo (PSC). O projeto prevê a obrigação de hospitais, clínicas, consultórios e estabelecimentos similares de Petrolina fixarem cartazes informando os direitos assegurados à pessoa com câncer. “O presente projeto de lei é uma iniciativa relevante para que esses cidadãos possam tomar conhecimento dos seus direitos, já assegurados e consolidados por leis existentes”, disse o vereador.

Ruy Wanderley (PSC) também vai levar aos demais vereadores um Projeto de Lei. A proposição do líder da bancada de situação na Casa Legislativa prevê o incentivo para doação de sangue voluntária. Segundo o parlamentar, a demanda será levada a apreciação pois, “de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, taxa esta que está longe da meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3% da população brasileira”.

Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina vai acontecer na próxima terça-feira (26)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Agora é prego batido e ponta virada, a eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina para o biênio 2019/2020 vai acontecer na sessão ordinária da próxima terça-feira (26). O edital de convocação para a eleição foi publicado no final da tarde desta quarta-feira (20) pelo presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira.

De acordo com o edital, o horário e o prazo para registro de chapas vai até às 09:00 horas do dia 25 (segunda-feira). Os interessados deverão se inscrever através de requerimento no qual deverão constar os cargos previstos na Lei Orgânica Municipal, respectivamente: Presidente, Primeiro Vice-presidente, Segundo Vice-presidente, Terceiro Vice-presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário e Terceiro Secretário, além de nome a assinatura legível dos respectivos membros, sendo vedada a inscrição de vereadores em mais de uma chapa.

A votação será aberta através de chamada nominal presidida pela atual Mesa Diretora. Será considerada vencedora a chapa que conseguir a maioria dos votos válidos e, em caso de empate, será considerado eleito o vereador mais idoso dentre os candidatos à presidência, sendo ainda critério de desempate: dia. mês e hora de nascimento.