STF suspende parte do decreto de indulto de Natal assinado por Temer

(Foto: Internet)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, suspendeu nesta quinta-feira (28) parte do decreto de indulto natalino, assinado pelo presidente Michel Temer na última sexta-feira (22), por considerá-lo inconstitucional.

A decisão atende a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que questionou a legalidade do decreto presidencial que deixou mais brandas as regras para o perdão da pena de condenados por crimes cometidos sem violência ou ameaça, como corrupção e lavagem de dinheiro.

“Indulto não é nem pode ser instrumento de impunidade. É providência garantidora, num sistema constitucional e legal em que a execução da pena definida aos condenados seja a regra, possa-se, em situações específicas, excepcionais e não demolidoras do processo penal, permitir-se a extinção da pena pela superveniência de medida humanitária”, afirmou Cármen Lúcia ao acatar pedido da PGR.

Para Cármen Lúcia, o decreto de indulto natalino também é inconstitucional por incorrer em desvio de finalidade. Segundo a presidente do STF, com o decreto, Temer invadiu competência do Judiciário e do Legislativo, o que fere o princípio constitucional da separação dos Poderes.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Senador Humberto Costa desconversa sobre apoio a Odacy Amorim para governador

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, esteve presente na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Petrolina nesta quinta-feira (28). O senador está na cidade para se reunir com representantes do partido do Sertão do Araripe e do São Francisco.

Durante entrevista à imprensa, Humberto desconversou sobre um possível apoio ao deputado estadual Odacy Amorim (PT) que externou o seu desejo de disputar as eleições de 2018 para governador. Segundo o senador, até o momento não há nenhuma posição sobre o assunto, já que o principal assunto dentro da legenda é a candidatura do ex-presidente Lula

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“O partido garante que todos os filiados em condições de disputar as eleições podem se apresentar para uma disputa interna. A iniciativa da candidatura de Odacy foi dele e das pessoas que o acompanham. É um excelente parlamentar, uma pessoa cuja prática política sempre foi marcada pela ética, pela decência e pode ser candidato. Agora eu não tenho uma posição firmada sobre isso. Primeiro vamos definir o roteiro nacional, nossa principal preocupação é com Lula”.

A reunião com representantes do partido deve acontecer ainda nesta quinta-feira (28). O líder do PT no Senado afirmou que deve tratar dessa possibilidade de candidaturas durante o encontro. “Vamos fazer uma reunião com representantes do PT do Araripe e do São Francisco para trazermos os informes da reunião do diretório nacional, a nossa mobilização para o dia 24 e conversar sobre a sucessão estadual, essa possibilidade de candidaturas locais”.

Sem assinatura de presidente da Comissão de Finanças, parecer pela reprovação das contas de Júlio Lossio é apresentado na Câmara

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão desta quinta-feira (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, leu o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa sobre as contas do ex-prefeito Júlio Lossio.

O documento, que ainda não foi assinado pelo presidente da comissão, Ronaldo Silva (PSDB), previa a reprovação das contas de Lossio referente a 2010, contrariando a recomendação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que sugeria a aprovação das contas com ressalva.

O relator Aero Cruz (PSB) e o secretário Osinaldo Souza (PTB), que compõem a comissão, votaram a favor da reprovação das contas do ex-gestor. Segundo Aero, “foram encontradas 17 irregularidades nas contas de 2010. A gente acompanhou o parecer pela rejeição do Ministério Público de Contas como também o primeiro parecer do Tribunal de Contas que era pela rejeição. Encaminhamos para a mesa diretora que vai trazer para o plenário para votação”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Ronaldo Silva afirmou que não teve tempo hábil para apreciar as contas. Segundo o presidente da comissão, houve uma reunião com a comissão nessa quarta-feira (27) para receber o parecer do relator. “Eu não assinei ainda o parecer, só recebi a cópia. Tenho tempo para ler ainda. Não quer dizer que eu concorde com o parecer do relator. Depois que eu avaliar, se eu achar que é necessário acompanhar o relator, irei acompanhar”.

A expectativa é que uma sessão extraordinária seja convocada no mês de janeiro para a apreciação da decisão da comissão. Com a maioria na Câmara, a base governista deve rejeitar as contas de Lossio.

Câmara encerra o ano sem votar as contas do ex-prefeito Julio Lossio

A Câmara Municipal de Petrolina entrará em recesso no dia 1º de janeiro

Não consta da pauta da última sessão ordinária de 2017, nesta quinta-feira (28), da Câmara Municipal de Petrolina, a análise das contas de 2010 do ex-prefeito Julio Lossio, até então a informação era que ainda neste semestre os vereadores poderiam votar as contas com grande possibilidade de rejeição.

Além de requerimentos e indicações, está prevista apenas a participação do Diretor-Presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Anderson de Souza, para expor a sociedade petrolinense um balanço de todas as ações desenvolvidas por esta Agência durante o ano de 2017.

O recesso parlamentar segue durante todo o mês de janeiro, caso necessário, o presidente Osório Siqueira poderá convocar sessão extraordinária, sem remuneração para os vereadores, para apreciação de algum projeto importante do executivo municipal.

Projetos do executivo provocam sessão extraordinária na Câmara de Juazeiro

(Foto: blog Waldiney Passos)

Já de recesso desde meados de dezembro, os vereadores de Juazeiro terão que interromper o descanso nesta quinta-feira (28).

O Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Alex Tanuri (PSL), convocou os vereadores para uma sessão extraordinária, marcada para às 10 horas da manhã.

O motivo da urgência, são dois projetos do Poder Executivo que alteram o Código Tributário, um deles reduzindo a alíquota de ISS.

Segundo o Presidente da casa Aprígio Duarte Filho, não haverá despesas ou pagamento pelas sessões extraordinárias.

Fernando Bezerra em busca de mais apoio para sua candidatura ao governo do estado

Fernando Bezerra e Guilherme Uchoa. (Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), esteve na manhã desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Lá, foi recebido pelo o presidente da casa, deputado Guilherme Uchoa, do PDT.

Durante o encontro com Uchoa, Fernando Bezzera aproveitou a agenda para comunicar a liberação de um convênio no valor de R$ 3 milhões, via Ministério do Turismo, para a construção da estrada do Sossego, na Ilha de Itamaracá.

A obra é uma reivindicação já bastante antiga dos moradores e do trade turístico do balneário e uma luta pessoal de Uchoa. “Acredito que será algo muito importante para impulsionar o turismo em Itamaracá, que é um patrimônio de Pernambuco e precisa ter seu potencial dinamizado”, disse Fernando.

O senador aproveitou a oportunidade, para desejar a todos os deputados estaduais, na figura do presidente, um feliz ano novo. O empresário Guilherme Uchoa Jr, filho do parlamentar estadual também participou do encontro.

Gabriel Menezes acusa vereadores de barganharem reeleição de Osório, Ronaldo Cancão rebate “ele fala muito besteirol”

A eleição do vereador Osório Siqueira para comandar o Poder Legislativo por mais dois anos em Petrolina (biênio 2019/2020), ainda gera discórdia entre alguns vereadores da situação e oposição. Dos 5 vereadores da bancada da oposição, dois votaram a favor da reeleição de Osório: Domingos de Cristália e Paulo Valgueiro.

O vereador Gabriel Menezes não só votou contra como acusou o prefeito Miguel Coelho de ter interferido no processo em favor de Osório e questionou a postura do vereador Ronaldo Cancão, autor do projeto proibindo a reeleição, que agora teria voltado atrás para fazer parte da mesa como 1º vice-presidente na chapa eleita.

“Ano passado ele apresentou um projeto que poê fim a reeleição e voltou atrás. O que é isso? Essa casa vai virar um balcão de negócios”, disparou acrescentando que Ronaldo Cancão não tem estrutura emocional para presidir a Câmara. “Ronaldo Cancão não tem temperamento para presidir essa casa, sinto muito pois ele já esbraveja, grita, é um costume rotineiro”.

Em resposta, Cancão avaliou como normal sua postura a favor da reeleição afirmado ter montado no passado uma estrutura para ser candidato, mas que reconhecia não ter voto suficiente, por isso resolveu apoiar Osório. Disse ainda que Gabriel Menezes fala muito ‘besteirol’ e não tem provas quando acusa a casa de fazer barganha.

 

Prefeito de Petrolina anuncia antecipação de salários

(Foto: ASCOM)

No início desta noite na entrega da Ciclovia Major Prado em frente ao Batalhão do Exército, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou que os salários dos servidores municipais que normalmente são pagos até o 5º dia útil serão pagos a partir de amanhã dia 27/12.

Durante o evento o prefeito estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Coronel Leite, vereadores e correligionários. Foram investidos na obra R$ 700.000,00.

Os servidores do município já receberam a segunda parcela do décimo terceiro no dia 20/12.

Osório Siqueira é reeleito para a presidência da Câmara de Vereadores de Petrolina

Osório Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em uma votação tranquila, embora o clima que antecedeu a eleição fosse tenso, o vereador Osório Siqueira foi reconduzido para o quinto mandato a frente da mesa diretora da Casa Plínio Amorim.

21 dos 23 vereadores compareceram a sessão desta terça-feira (26). Os vereadores Ruy Wanderley (PSC) e Ronaldo Silva (PSDB) se ausentaram, mas segundo o presidente da câmara, ambos justificaram suas ausências.

Dos 21 vereadores presentes, 18 votaram sim para a reeleição de Osório Siqueira e apenas 3 votaram contra a chapa de Osório.

Votaram a sim para a reeleição de Osório os seguintes vereadores:

Aero Cruz, Alex de Jesus, Júnior Gás, Domingos de Cristália, Edilsão do Trânsito, Elias Jardim, Elismar Gonçalves, Gaturiano Cigano, Gilberto Melo, Ibamar Fernandes, Manoel da Acosap, Paulo Valgueiro, Major Enfermeiro, Rodrigo Araújo, Ronaldo Souza, Osinaldo Souza, Zenildo do Alto do Cocar e o próprio Osório Siqueira.

Votaram contra:

Gilmar Santos, Cristina Costa e Gabriel Menezes.

A chapa eleita ficou assim composta:

PRESIDENTE: OSÓRIO FERREIRA SIQUEIRA – PSB

1º VICE-PRESIDENTE: RONALDO LUIZ DE SOUZA – PTB

2º VICE-PRESIDENTE: GILBERTO DE SÁ MELO – PR

3º VICE-PRESIDENTE: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA LOPES (MAJOR ENFERMEIRO) – PMDB

1º SECRETÁRIO: OSINALDO VALDEMAR DE SOUZA – PTB

2º SECRETÁRIO: RODRIGO TEIXEIRA COELHO DE ANDRADE ARAÚJO – PSC

3º SECRETÁRIO: ELIAS PASSOS JARDIM – PHS

“Essa eleição é imoral”, alfineta vereador Gilmar Santos em relação a votação da nova mesa diretora da Câmara de Petrolina

Vereador Gilmar Santos (PT). Foto (Blog Waldiney Passos)

A sessão da câmara de vereadores de Petrolina desta terça-feira (26), na qual será realizada a eleição para nova mesa diretora cada casa para o biênio 2019/2020, começou em clima tenso.A

o chegar ao plenário da Casa Plínio Amorim, o vereador Gilmar Santos (PT), saiu em defesa do cancelamento da votação. “Essa eleição é imoral. Não tem cabimento realizar um pleito desses faltando um ano para ele acontecer de fato. É para servir a quem? A população ou a interesses políticos particulares”, questionou o parlamentar.

Gilmar voltou a afirmar que essa escolha está acontecendo por força de conchavos e favorecimentos políticos.

Rodrigo Araújo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos primeiros a chegar à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (26), o vereador Rodrigo Araújo (PSC), que teve seu nome colocado em um documento que pedia o adiamento da eleição para o segundo semestre de 2018, foi inscrito na chapa única registrada como 2º Secretário.

Rodrigo negou que tenha se beneficiado com a candidatura ao cargo. “Eu sou um vereador de primeiro mandato, mas graças a Deus eu fui bem criado, eu não tenho mutreta, não estou barganhando nada, eu apenas estou votando no presidente Osório Siqueira, porque realmente é quem tem voto aqui na casa e eu estou aqui para ajudar. Tô como segundo secretário e quero ajudar no que for possível”, garantiu o vereador.

Em meio a polêmicas, acontece hoje a eleição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Petrolina só tomará posse em janeiro de 2019, mas a escolha dos novos dirigentes da casa Plínio Amorim, que deveria acontecer somente em dezembro de 2018, será realizada na sessão desta terça-feira (26).

Os motivos reais da antecipação da eleição em um ano, ninguém revela oficialmente. Os vereadores da oposição garantem que um dos motivos, é que o atual presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), gostaria de sair candidato a deputado estadual, o que o tiraria da presidência da casa e poderia enfraquecer o apoio da bancada da situação ao prefeito Miguel Coelho.

Os vereadores que apoiam o prefeito negam que esse seria um dos motivos. Porém, não explicam o que os levaram a apressar essa votação. O certo é que, com motivos ou não, a eleição acontece na sessão de hoje (26), que começa às 9h.

A única chapa registrada na secretaria da câmara é formada pelos os seguintes vereadores:

PRESIDENTE: OSÓRIO FERREIRA SIQUEIRA – PSB

1º VICE-PRESIDENTE: RONALDO LUIZ DE SOUZA – PTB

2º VICE-PRESIDENTE: GILBERTO DE SÁ MELO – PR

3º VICE-PRESIDENTE: RAIMUNDO NONATO DE SOUSA LOPES (MAJOR ENFERMEIRO) – PMDB

1º SECRETÁRIO: OSINALDO VALDEMAR DE SOUZA – PTB

2º SECRETÁRIO: RODRIGO TEIXEIRA COELHO DE ANDRADE ARAÚJO – PSC

3º SECRETÁRIO: ELIAS PASSOS JARDIM – PHS.

Fernando Filho alfineta Lucas Ramos “tem gente que tenta com o discurso camuflar a falta de serviços…”

Durante a confraternização com a imprensa na última sexta-feira (22), o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido), disse, ao ser questionado sobre o comentário feito pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que os ministros e o Governo Federal só vendem sonhos em Petrolina, que esse é tipo de fala de quem nunca fez nada. “Não sabe quanto tempo demora você realizar e viabilizar alguma coisa”.

“O ministro da Agricultura teve aqui em maio, hoje nós demos a ordem de serviço do recurso, o ministro dos Transportes esteve aqui e eu soube pelo prefeito que essa semana começaram as obras, de fato é muita burocracia, demora para fazer, agora ele poderia ajudar o governador a liberar o dinheiro do Hospital Dom Tomás, lá da APAMI, que já está há mais de um ano na Secretaria de Saúde do Estado e até hoje não foi liberado. A gente precisa falar essas coisas porque tem gente que fica querendo com o discurso camuflar a falta de serviços que tem prestado a população”, rebateu Fernando Filho.

DEM quer testar nome de Maia para presidente da República

O DEM trabalha para lançar o presidente da Câmara dos Deputados Maia (RJ), como candidato à Presidência da República em 2018. A legenda investe no discurso de que ele é o único candidato com capacidade de “reunificar” a política nacional, por ser hoje um dos poucos políticos com trânsito no governo e nos principais partidos da oposição (PT, PC do B e PDT), que o ajudaram para o comando da Casa, além de manter boa relação com o Judiciário

O lançamento da pré-candidatura já tem data para acontecer: 6 de fevereiro, quando está marcada a convenção nacional do DEM. Ao lançar Maia, a estratégia do partido é testar o nome do presidente da Câmara nas pesquisas eleitorais. O parlamentar fluminense tem dito a aliados que só aceita disputar o Palácio do Planalto se atingir pelo menos 10% das intenções de voto. Nos últimos levantamentos, ele ainda patina, com menos de 5%.

“O Rodrigo tem os principais atributos que o legitimam a exercer essa função de candidato do centro: capacidade de diálogo, equilíbrio e serenidade para decisões. Hoje é um presidente respeitado pelo governo e pela oposição mostrando vocação para romper esse clima de intolerância política que agita o País”, diz o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), um dos principais entusiastas da candidatura de Maia.

Em pronunciamento de Natal, Temer volta a defender reforma da Previdência

(Foto: Reprodução)

Em pronunciamento à nação, o presidente Michel Temer fez nesse domingo (24) uma retrospectiva do ano e voltou a defender a aprovação da reforma da Previdência. Citando a Argentina, que, apesar de grandes protestos populares, aprovou, na última terça-feira (19), mudanças nas regras para aposentadoria, Temer disse acreditar que os parlamentares “não faltarão ao Brasil”.

“Quero dizer uma palavra sobre a reforma da Previdência: não é uma questão ideológica ou partidária, é uma questão do futuro do país e para garantir que os aposentados de hoje e os de amanhã possam receber suas pensões”, disse Temer. “Tenho plena convicção de que nossos parlamentares darão o seu voto e o seu aval para que isso também aconteça aqui. Tenho certeza que eles não faltarão ao Brasil”, acrescentou o presidente.

Para Temer, 2017 foi um ano de “grandes desafios” e de “conquistas importantes”. Em cadeia nacional de rádio e televisão, o presidente afirmou que seu governo não adotou “modelos populistas” e conseguiu “resgatar” o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e “ampliar” programas sociais, além de recuperar a economia.

LEIA MAIS

Eleição com chapa única na Câmara Municipal de Petrolina e Ronaldo Cancão vai ser vice-presidente

Após definir a eleição para renovação da mesa diretora, biênio 2019/2020, para esta terça-feira (26), o presidente da Câmara Municipal de Petrolina Osório Siqueira (PSB) divulgou a pauta da sessão com o registro de chapa única.

Da atual composição apenas Osório Siqueira e Gilberto Melo, postulam permanecer na mesa. Osório pleiteia o 5º mandado no comando da Casa Plínio Amorim e Gilberto Melo o 2º mandato na mesa diretora.

A chapa para o biênio 2019/2020 está assim definida:

Osório Siqueira (Presidente)

Ronaldo Cancão (1º Vice-presidente)

Gilberto Melo (2º Vice-presidente)

Major Enfermeiro (3º Vice-presidente)

Osinaldo Souza (1º Secretário)

Rodrigo Araújo (2º Secretário)

Elias Jardim (3º Secretário)