Adalberto Cavalcanti faz entrega de equipamentos para associações em Santa Cruz

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti fez a entrega no último sábado (06) de mais um trator completo com implementos, uma ensiladeira e R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) em horas/máquina para o município de Santa Cruz da Venerada

Foram indicados também uma ambulância no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e um Gabinete Odontológico no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) e ainda dois veículos cabine dupla para o Programa Saúde da Família, no valor de 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), recursos estes, que já estão aguardando o pagamento por parte do Ministério da Saúde.

Todos esses equipamentos e recursos são provenientes das emendas parlamentares indicadas pelo Deputado Federal Adalberto Cavalcanti.

Estiveram presentes no evento o vereador Naldo Amaral, Vereador Dr. Carlos e o presidente da associação Sr. Chico, além das pessoas das comunidades que serão beneficiadas.

Sessão extraordinária acontece nesta segunda na Câmara Municipal de Petrolina

Plenário da Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina (PE) devem se reunir nesta segunda-feira (8) para sessão extraordinária, às 10h, convocada pelo presidente da Câmara Municipal, Osório Siqueira.

Os parlamentares vão analisar um projeto que visa a criação do Programa Municipal de Infraestrutura Hídrica, Terraplenagem e Estradas de Acesso às Unidades Produtivas do Município e uma autorização para a prefeitura contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. Além disso, uma viagem de 12 dias do prefeito Miguel Coelho para o exterior será apreciada.

Prefeito de Casa Nova deve discutir alianças locais para as eleições de 2018

(Foto: Arquivo)

De olho nas movimentações da política nacional, estadual e local, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, afirmou que é necessária uma nova realidade, além do realinhamento de posicionamentos. Para o gestor, “as eleições de 2018 são nacionais e estaduais, mas nem por isso deixam de trazer reflexos para a política local”.

“Para nós que ganhamos as eleições em uma frente ampla, com todos aqueles que estavam insatisfeitos, hoje precisamos discutir uma nova realidade, realinhar posicionamentos, encontrar caminhos novos e ver o que é melhor para Casa Nova”.

Wilker afirmou ainda que diante da crise enfrentada pelos municípios, não há espaço para divisões. “Vamos marchar juntos. Não é possível acender velas para dois santos, não é possível participar do governo e da administração com propostas, objetivos e candidatos diferentes”.

Bolsonaro acerta com o PSL e será candidato a presidente; aliança com Paulo Câmara é ventilada

Em conversa com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, o deputado federal Jair Bolsonaro fechou sua filiação ao partido para ser candidato a presidente pela sigla. O acordo acabou de ser fechado em encontro no Recife, no escritório de um amigo de ambos, nesta sexta-feira (5). A agremiação enviará uma nota à imprensa para confirmar a notícia.

Depois de anunciar a filiação e candidatura à Presidência de Bolsonaro, Luciano Bivar articula um encontro com o governador Paulo Câmara (PSB). A intenção da conversa é definir como ficará a aliança em Pernambuco, já que atualmente o PSL faz parte da base do governador.

Futura ministra do Trabalho foi condenada a pagar dívida trabalhista

(Foto: internet)

A futura ministra do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ), foi condenada pela Justiça a pagar dívida trabalhista a um motorista que prestou serviço para a sua família por três anos. Ela também firmou acordo com outro profissional da mesma categoria para evitar nova sentença desfavorável.

Os dois casos foram encerrados este ano, com condenação para pagamento de, no total, R$ 74 mil. O valor refere-se a horas-extras, férias, 13º salário, FGTS, verba rescisórias não pagas e multa. O caso foi revelado pelo site “G1”.

Cristiane Brasil, que é filha do ex-deputato federal Roberto Jefferson, foi condenada na ação movida pelo motorista Fernando Fernandes Dias.

Ele afirmou à Justiça que trabalhou com a futura ministra entre novembro de 2011 e dezembro de 2014 sem anotação na carteira de trabalho. Declarou também que trabalhava 19 horas por dia cinco vezes por semana.

A deputada foi condenada à revelia porque não prestou depoimento e enviou para audiência uma preposta (representante do empregador) que não tinha pleno conhecimento dos fatos. O valor da condenação foi calculado em R$ 60,5 mil e ainda não foi totalmente pago.

Já o motorista Leonardo Eugênio de Almeida Moreira trabalhou com a família da deputada entre junho de 2014 e outubro de 2015. Ele afirma ter sido admitido sem anotação na carteira de trabalho e dispensado sem verbas rescisórias.

Moreira declarou ainda que, a partir de setembro de 2014, trabalhava das 8h às 23h de segunda-feira a quinta-feira e das 8h até 2h na sexta-feira. Aos sábados, afirma, a jornada iniciava às 13h e terminava às 4h de domingo, quando voltava a trabalhar às 13h e interrompia o expediente às 1h da madrugada de segunda-feira.

O acordo com este motorista foi fechado em R$ 14 mil, com pagamento parcelado.
Nos dois casos, a deputada alegou que os profissionais faziam um serviço “eventual” e que não eram seus empregados.

Com informações de Folhapress.

Câmara Municipal convoca sessão extraordinária para apreciação de projetos e viagem de Miguel

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira, convocou, por meio de ofício, uma sessão extraordinária para esta segunda-feira (8), às 10h. Dentre os projetos, uma viagem de 12 dias do prefeito Miguel Coelho para o exterior será apreciada.

Além disso, os parlamentares devem analisar um projeto que visa a criação do Programa Municipal de Infraestrutura Hídrica, Terraplenagem e Estradas de Acesso às Unidades Produtivas do Município e uma autorização para a prefeitura contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal.

Julgamento Lossio

Há uma expectativa para que as contas de 2010 do ex-prefeito Júlio Lossio seja julgada ainda neste mês de janeiro pelos vereadores. O presidente da comissão de orçamento e finanças, Ronaldo Silva, ainda não deu seu parecer sobre as contas do ex-gestor. Os outros dois componentes da comissão, Aero Cruz e Osinaldo Souza, já se posicionaram a favor da reprovação das contas de Lossio.

Temer sanciona lei que permite uso de até R$ 15 bilhões do FGTS pela Caixa

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer sancionou ontem (4), sem vetos, a lei que permite a capitalização da Caixa Econômica Federal em até R$ 15 bilhões com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O projeto, agora convertido em lei, foi aprovado no Congresso Nacional em dezembro e autoriza o Conselho Curador do FGTS a realizar contratos com a Caixa na forma de instrumentos híbridos de capital e dívida. Os contratos serão feitos por meio de resolução do conselho.

Sem o recurso, o banco poderia ter que reduzir a concessão de crédito. O objetivo é atender às normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) para que a Caixa continue liberando crédito para operações imobiliárias ao público de baixa renda, sobretudo para o Programa Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com o projeto aprovado no Congresso, a aplicação de recursos do FGTS fica autorizada até o dia 31 de dezembro de 2018.

A sanção ocorreu no gabinete do presidente Temer com a presença do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

Senador Fernando Bezerra recebe comitiva do Partido Verde

(Foto: ASCOM)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (4) uma comitiva do Partido Verde (PV) de Pernambuco. O presidente estadual da sigla, Carlos Augusto Costa, liderou o grupo, que contou com representantes de diversas regionais.

A reunião ocorreu no escritório político do senador, na Zona Sul do Recife. O PV é um dos partidos integrantes do movimento Pernambuco Quer Mudar, que está unificando as oposições.

Fernando Bezerra e os Verdes discutiram questões programáticas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. O senador integra, desde que assumiu o mandato, a Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC), da qual já foi presidente.

Ele participou de duas conferências internacionais sobre o clima, promovidas pela Organização das Nações Unidas. “Tenho debatido com frequência temas como energias renováveis, uso racional dos recursos hídricos e aquecimento global. Acho fundamental que tenhamos uma pauta que contemple todas estas demandas, que são determinantes para o crescimento de qualquer sociedade moderna”, disse Fernando.

Fernando Filho afirma que vai se filiar ao PMDB

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.(Foto: Blog Waldiney Passos)

O ministro das Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido), revelou, nessa quarta-feira (3), que deverá ingressar no PMDB. Após rumores darem conta que o auxiliar do presidente Michel Temer (PMDB) poderia ir para o DEM e mais recentemente para o PR, Filho garante que o seu destino deverá ser o partido do presidente Michel Temer (PMDB).

Nessa quarta, ele acenou que o desembarque no partido do pai e senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) será o provável. “O PMDB é o caminho natural”, resumiu o ex-socialista, durante o enterro do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho.

De acordo com ministro, a demora em ingressar na legenda se dá em virtude do imbróglio jurídico pelo controle da legenda travado entre o grupo político dos Coelho e o atual presidente estadual do PMDB, o vice-governador Raul Henry. “Estamos aguardando o desenrolar”, disse.

Atualmente, a disputa pelo comando da sigla está judicializada. O grupo dos Coelhos espera uma posição da Justiça pernambucana sobre o comunicado feito pela Executiva Nacional de que a prerrogativa de destituir é decisão partidária interna. A expectativa de Fernando Filho é que o desfecho sai ainda em janeiro ou fevereiro.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Temer quer que ministros decidam se é necessário enviar Exército e Força Nacional para o julgamento de Lula em Porto Alegre

(Foto: Internet)

A Presidência da República pediu nesta quinta-feira (4) aos ministérios da Defesa e da Justiça que avaliem o ofício recebido do prefeito de Porto Alegre (RS), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), pelo qual ele solicitou tropas da Força Nacional e do Exército para o dia 24 de janeiro, quando o TRF (Tribunal Regional Federal) deverá julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na carta enviada a Temer nesta quarta-feira (3), Marchezan Júnior afirmou que há “ameaça de ocupação de espaços públicos municipais pelos diversos movimentos sociais que manifestaram-se publicamente nesse sentido” e que teria ocorrido “menção à desobediência civil e luta propugnadas nas redes sociais por alguns políticos, inclusive senadores da República”.

Ele solicitou tropas da FN e do Exército “para auxiliar na segurança da população e proteção dos próprios prédios públicos municipais, em razão do iminente perigo à ordem pública e à integridade dos cidadãos porto-alegrenses”.

Segundo a Presidência, caberá aos dois órgãos avaliar a legalidade e a possibilidade de atendimento ao pedido. Depois de uma resposta dos dois ministérios, o tema deverá ser discutido entre ministros e o presidente Michel Temer.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que “pessoalmente” não vê a “possibilidade de emprego das Forças Armadas (nesse caso)”. “Se consultado, reafirmarei a desnecessidade”, disse o ministro.

Jungmann informou que, até as 15h40, o pedido ainda não havia chegado ao ministério, e ponderou que normalmente pedidos de operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) partem dos governadores de Estado, não de prefeitos, por força da Constituição. O Rio Grande do Sul é governado por José Ivo Sartori (PMDB).

No Ministério da Justiça, a assessoria informou que já existem 200 homens da Força Nacional em atividade no Rio Grande do Sul desde agosto de 2016. Segundo assessoria, caberia ao governo do Estado manejar esse contingente, caso necessário, para outras atribuições. Mas um eventual pedido de ampliação do número de soldados também poderia ser levantado pelo governador.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Ministro da Saúde anuncia que vai deixar cargo até abril para se candidatar

(Foto: Internet)

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, atualmente licenciado do mandato de deputado federal (PP-PR), disse nesta quinta-feira (4) que deixa a pasta até abril para tentar a reeleição para o cargo no Congresso Nacional.

“Eu saio para disputar a eleição. Vou concorrer à reeleição de deputado federal. E fico no ministério até a data que o presidente me solicitar, desde que seja até 7 de abril, porque preciso descompatibilizar”, explicou.

Outras saídas

Nessa quarta-feira (3), o presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, entregou à Presidência da República carta pedindo exoneração do cargo de ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, alegando questões pessoais e partidárias.

Já no final de dezembro, o deputado federal Ronaldo Nogueira (PTB-RS) também pediu exoneração do cargo de ministro do Trabalho para se dedicar à campanha eleitoral. Ele será substituído pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), cuja nomeação foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

Governo de Pernambuco vai criar conselho para discutir segurança pública com a sociedade

Paulo Câmara, governador de Pernambuco. (Foto: Arquivo)

O Governo de Pernambuco anunciou nessa quarta-feira (3) que vai reestruturar o Conselho Estadual de Defesa Social. A mudança vem após o grande aumento da violência em Pernambuco e visa discutir medidas de segurança com a sociedade civil.

Em 2017, foram registrados aproximadamente 5,5 mil homicídios, segundo balanço. O resultado, que é o pior da história, fez de Pernambuco um dos estados mais violentos do país.

“Diante de tudo que a gente enfrentou em 2017, é um reclamo justo da sociedade. Então decidimos modificar o projeto de lei que foi aprovado e, a partir desse primeiro semestre, vamos regulamentar a utilização desse conselho”, disse o governador Paulo Câmara.

A discussão sobre segurança pública no estado acontecerá quatro vezes no ano. O grupo será formado por 30 membros, incluindo gestores públicos e representantes de diversas entidades da sociedade civil.

Enquete: em quem você votaria para Governador de Pernambuco?

Petrolina pode ter três candidatos ao governo estadual.

2018 é ano de eleição para Presidente da República, Senadores, Deputados Federais e Estaduais/Distrital e Governadores. Em Pernambuco, a luta pela vaga do Executivo Estadual tem sido cada vez mais acirrada.

Com Odacy Amorim disputando a vaga com Marília Arraes no Partido dos Trabalhadores para pleitar o cargo de governador, Fernando Bezerra Coelho assumindo a presidência do Partido mais importante – pelo tempo de propaganda na TV – na corrida eleitoral, o MDB, e Júlio Lossio já em caravana pelo estado, Petrolina larga na disputa com três possíveis candidatos.

Essa enquete não se trata de pesquisa eleitoral, dependendo apenas da participação espontânea do interessado.

E você? Em quem votaria caso as eleições fossem hoje? Enquete segue até o dia 14/01/2018, às 23h.

[poll id=”32″]

Se condenado em segunda instância, Lula deve ser preso

(Foto: Internet)

Em entrevista ao UOL, o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, declarou que se o TRF-4 confirmar a sentença em que Sergio Moro impôs nove anos e meio de cadeia a Lula, a prisão do ex-presidente petista “é uma decorrência natural da condenação em segundo grau”.

Segundo Dallagnol, caso o tribunal não requeira a prisão do ex-presidente, o Ministério Público Federal poderá solicitá-la. “A determinação da prisão como uma consequência do julgamento de segundo grau é algo que vai competir ao TRF da 4ª Região. Eventualmente, o Ministério Público Federal pode até pedir [a prisão]. O tribunal pode determinar a prisão de ofício, sem nenhuma solicitação. Mas o Ministério Público pode, sim, pedir”.

Questionado sobre a possibilidade de Lula não poder concorrer às eleições presidenciais, o procurador afirmou que não olha para o processo pela perspectiva eleitoral, mas tão somente criminal. “Vejo com os olhos de quem acredita que a lei vale para todos. Observo com a preocupação de que, no Brasil, todos sejam verdadeiramente iguais debaixo da lei. Não vejo razão para distinguir entre Francisco e Chico. A lei vale para todos”.

O fato é que, caso a condenação em segunda instância se confirme, o ex-presidente deve realmente ser preso, após a apuração dos recursos pelo tribunal. Lula foi condenado em primeira instância a cumprir 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Na oportunidade, o juiz Sérgio Moro não decretou a prisão do ex-presidente.