Odacy Amorim e Fernando Bezerra lamentam morte de Armando Monteiro Filho

(Foto: Ilustração)

O senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado estadual Odacy Amorim lamentaram por meio de nota o falecimento de Armando Monteiro Filho. Segundo o senador, “Armando Monteiro Filho foi um homem que mereceu todo nosso respeito e admiração. Um homem público absolutamente comprometido com as melhores causas, lutou uma vida inteira pela democracia e pelo Brasil. Deputado estadual e federal, foi ministro da Agricultura do ex-presidente João Goulart e candidato ao Senado na chapa de Miguel Arraes em 1994”.

Fernando ai falou sobre a importância de Armando para o estado. “Pai de família exemplar, jamais deixou de estar ao lado da esposa, dos filhos e dos parentes, mesmo com tantos afazeres na vida pública e empresarial. Seu legado não será apagado. Armando é parte fundamental da a história de Pernambuco. Minha solidariedade aos familiares e amigos, que possam encontrar conforto nesse momento de pesar”.

Odacy também lamentou a perda, “é com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento de Armando Monteiro Filho, pai do senador Armando Monteiro Neto. Tratava-se de um homem admirável, empreendedor, e que fez muito pelo nosso estado. Como Ministro da Agricultura e Deputado Federal, Armando demonstrou todo o seu potencial e disposição ao contribuir para o desenvolvimento de Pernambuco. Apresento meus sinceros sentimentos a toda família e amigos. Que Deus conforte a todos”.

Fernando Bezerra Coelho responde Jarbas Vasconcelos e dispara, “trata-se de uma alma movida pelo ódio”

Disputa entre FBC e Jarbas segue acirrada (Foto: Internet)

A briga política pela direção estadual do Movimento Democrático Brasileiro, antigo PMDB, tem acirrado as discussões entre Jarbas e FBC. Em resposta ao editorial escrito pelo deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) para a Folha de São Paulo, na última quinta-feira (28),  que tinha como título “O que esperar do ‘novo’ MDB?“, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) tratou, também em editorial escrito para o mesmo jornal, o parlamentar como “um homem que ao longo de tantas décadas notabilizou-se por difamar e atacar quem dele discorda”.

Durante o seu texto, Fernando põe em pauta parte da história política do deputado e mostra um legado cheio de contradições, segundo FBC, como sua ida ao PSB após perder as prévias do PMDB em 1985, quando pleiteava o cargo de prefeito da capital pernambucana. Para o senador, “uma coisa sobre Jarbas Vasconcelos é unanimidade em Pernambuco: trata-se de uma alma movida pelo ódio”.

Confira a íntegra do texto

“Jarbas Vasconcelos, uma vida movida pela ira”

Uma coisa sobre Jarbas Vasconcelos é unanimidade em Pernambuco: trata-se de uma alma movida pelo ódio. Um homem que ao longo de tantas décadas notabilizou-se por difamar e atacar quem dele discorda.

Não foi com surpresa que lemos o artigo escrito por ele e veiculado por esta Folha na última quinta-feira, 28 (“O que de fato esperar do novo MDB”). Quem conhece Jarbas sabe que esse tipo de atitude é sua marca na política.

Mas, para o bem da verdade, alguns pontos devem ser esclarecidos. Jarbas fala em contradições dos outros, quando sua biografia é marcada justamente por incoerências e traições. Chama a mim de adesista, mas aceitou meu apoio em 1990, quando meu pai foi seu candidato a vice-governador; em 2002, na disputa pela reeleição; e em 2014, quando foi eleito para a Câmara dos Deputados.

Como a história não se apaga, é importante lembrar que já na aurora da redemocratização, em 1982, ele traiu Miguel Arraes (1916-2005), impedindo o ex-governador de retomar nas urnas o mandato cassado em 1964.
Em 1985, nas primeiras eleições para prefeito de capitais, ele perdeu as prévias do PMDB para o ex-deputado Sérgio Murilo (1931-2010).

0 que fez, então? Deixou a legenda, indo abrigar-se no PSB para disputar a prefeitura do Recife. Pôs nas ruas a campanha de mais baixo nível já vista em Pernambuco, chamando o opositor de assassino.

LEIA MAIS

STJ já discute condenação de Lula

(Foto: Arquivo)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já discute a possibilidade de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 24, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, nos bastidores, ministros do STJ acreditam que um veredicto negativo por 3 a 0 “será fatal para o petista”, e dificultaria a possibilidade de concessão de liminar pelo STJ, permitindo que Lula leve adiante uma candidatura presidencial.

Na hipótese de haver um voto divergente da condenação, Lula ganharia fôlego e poderia apresentar mais de um recurso para tentar reverter a condenação em segunda instância. Segundo a colunista, o palpite, entre magistrados, é o de que o próprio TRF-4 evitaria acelerar o processo, evitando atropelar a candidatura do ex-presidente.

O PT tem afirmado que a candidatura de Lula será registrada independentemente da decisão do TRF-4 e que há vários mecanismos jurídicos que permitem ao ex-presidente fazer campanha até próximo das eleições.

Morre o empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho

(Foto: Internet)

O empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho faleceu na manhã desta terça-feira (2).  Genro do ex-governador Agamemon Magalhães, Armando Monteiro Filho, que estava com 92 anos, foi deputado estadual, deputado federal e ministro da Agricultura no governo João Goulart. Casado com Do Carmo Monteiro, deixa viúva e cinco filhos. Ainda não há definição sobre local e horário do velório.

Armando estudou engenharia na Universidade do Recife, ingressando em 1945. Participou ativamente da política estudantil. Em 1954 foi eleito o deputado federal mais votado em Pernambuco. Foi ministro da agricultura no governo de João Goulart, de 8 de setembro de 1961 a 26 de junho de 1962, nomeado pelo então primeiro-ministro Tancredo Neves.

Justiça proíbe acampamento do MST durante julgamento de Lula em Porto Alegre

(Foto: internet)

O juiz federal Osório Ávila Neto determinou que seja estabelecida uma área onde os manifestantes deverão ficar nas imediações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, no dia do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em segunda instância, em 24 de janeiro de 2018.

O magistrado ainda citou que deverá haver um isolamento para o trânsito nas vias próximas ao prédio.

A ação civil pública foi protocolada pelo Ministério Público Federal (MPF) e solicitava que o Parque Maurício Sirotski Sobrinho, situado em frente ao TRF4, fosse interditado, para evitar protestos no local. O pedido foi atendido parcialmente pelo juiz.

No despacho, publicado na quinta-feira (28) à noite, Neto proibiu a instalação de acampamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na área do parque e nos terrenos vizinhos, até três dias após o julgamento. Mas os manifestantes poderão acessar a área.

A decisão provocou reações do Partido dos Trabalhadores e do MST. Em 15 de dezembro, o movimento no Rio Grande do Sul definiu que montaria um acampamento na capital gaúcha no mês de janeiro, devido ao julgamento de Lula.

LEIA MAIS

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti entrega equipamentos agrícolas em Dormentes

(Foto: ASCOM)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti esteve nesta sexta-feira (29), na cidade de Dormentes (PE), para realizar a entrega de equipamentos agrícolas a Associações de Trabalhadores Rurais.

Os trabalhadores receberam do Deputado, quatro tratores de pneus com implementos e oito ensiladeiras. Adalberto Cavalcanti ainda disponibilizou R$ 300 mil reais que serão distribuídos em Horas/Maquina para as Associações de Trabalhadores Rurais.

Estavam presentes na entrega, o ex-prefeito Ranieri Reis, ex-vice prefeito Avelar Gomes, as vereadoras Betinha de Dudu , Socorrinha da Saúde, vereador Jurandir, o suplente de vereador Paulo Vila Nova e os líderes comunitários Eltildes, Anselmo e Zé de Cícero.

Governo Temer decide não publicar novo decreto até o STF julgar indulto

(Foto: Reprodução)

O governo decidiu esperar o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar de vez o caso do decreto natalino do presidente Michel Temer antes de avaliar a publicação de uma nova medida para substituir os trechos suspensos na quinta (28) pela presidente da corte, Cármen Lúcia.

Até a manhã desta sexta-feira (29), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, havia dito que o governo emitiria um novo decreto, mas que ainda não havia prazo para tanto. Em nota divulgada nesta tarde, o Ministério da Justiça informou que pretende esperar uma decisão final do Supremo.

A decisão de Cármen Lúcia foi em caráter liminar, ou seja, provisório. Somente em fevereiro, após o fim do recesso, o relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, deve levá-lo a plenário.

Com informações da Folha de Pernambuco.

PT pretende relançar a candidatura de Lula após o julgamento do ex-presidente

(Foto: internet)

Mesmo que a justiça confirme a condenação emitida pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex do Guarujá, em São Paulo, o PT vai fazer um relançamento da candidatura do o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O julgamento de Lula em segunda instância, está marcado para o dia 24 de janeiro, no Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4). De acordo com informações do Jornal a Folha de São Paulo, o partido planeja realizar uma reunião ampliada da executiva do PT, onde a candidatura de Lula será relançada independe da decisão do Tribunal.

O ato, que deve contar com presença de deputados, senadores, governadores e outros convidados, é visto como um gesto de resistência.

LEIA MAIS

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti faz a entrega de equipamentos em Santa Filomena

Trabalhadores aprovam iniciativa e comemoram chegada de equipamentos. (Foto: ASCOM)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti esteve em Santa Filomena (PE) nessa quinta-feira (28) para realizar a entrega de equipamentos para Associações Rurais de Trabalhadores. Ao todo, foram entregues três tratores de pneus com implementos e de cinco ensiladeiras.

Os equipamentos são provenientes de recursos das emendas parlamentares indicadas por Adalberto Cavalcanti ao Orçamento Geral da União/2017. O deputado foi bastante aplaudido durante a entrega do material.

Estavam presentes na entrega, o Presidente da Câmara Municipal Vereador Walace Mororó, os Vereadores Adelvan Damasceno, Danúbio Macedo, Erin de Cícero Henrique, Xixico Coelho,  além de muitas pessoas que estiveram prestigiando o evento.

Em seu primeiro mandato, vereador Rodrigo Araújo se destaca com projetos e participação nas sessões

Vereador Rodrigo Araújo. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Com 100% de participação nas sessões ordinárias e extraordinárias da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Rodrigo Araújo (PSC) termina o ano de 2017 como um dos parlamentares mais atuantes na Casa Legislativa. Em seu primeiro mandato, Rodrigo tem apresentado projetos de lei importantes para a sociedade petrolinense.

Ao todo, foram apresentadas e aprovadas 175 indicações, além de 36 requerimentos, 14 emendas no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária Anual, dois decretos legislativos, 30 projetos de lei e 21 leis sancionadas.

Ao longo do ano, Rodrigo Araújo requereu a reabertura do posto de saúde do bairro Rio Corrente, solicitou a inclusão do “Forró da Espora” no calendário oficial de eventos da cidade, apresentou projeto de lei para que estudantes pudessem visitar a Câmara Municipal para entender funcionamento do Legislativo e para fechar estabelecimentos que promovam exploração infantil.

Ronaldo Cancão detona vereadores que faltaram confraternização da Câmara de Municipal de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Cancão não aprovou a falta de alguns vereadores na confraternização organizada pelos parlamentares da Câmara Municipal nessa quinta-feira (28). Segundo Ronaldo, é necessário saber dividir os momentos de embate e de confraternização. “Estou magoado. Confraternização não tem divisor de barreira, divisor de água. Demonstraram que o egoísmo prevaleceu. Eu não discuto pessoas, eu discuto política. A hora de confraternização, é hora de esquecer os problemas”, disse.

Durante seu discurso para os presentes, Ronaldo falou da grandeza daqueles que divergem em opiniões políticas, mas sabem o momento de confraternizar, citando o vereador Paulo Valgueiro, seu adversário político. “Ele é amigo íntimo de Júlio e já disse que não é oposição aos companheiros, ele é oposição ao governo e que iria votar na chapa de Osório porque reconhecia o potencial dele como presidente”.

Por fim, quando falou que teria convidado alguns dos parlamentares que se recusaram a ir ao evento, o vereador se dirigiu a um dos seus colegas, sem citar nomes, como “bobão” e afirmou que este desrespeitava seu próprio líder Paulo Valgueiro.

“Ao bobão eu não fui, porque o bobão conseguiu atingir até Paulo Valgueiro e Domingos de Cristália. Ele não respeitou nem o líder dele Paulo Valgueiro, que tem o meu respeito. Eu não tenho palavras a dar a pessoas que preferem o ódio do que o espírito natalino”.

Os vereadores Cristina Costa (PT) e Gilmar Santos (PT) não foram à confraternização devido à presença do senador Humberto Costa, líder do PT no Senado Federal, na cidade. Os parlamentares estiveram reunidos na tarde dessa quinta-feira (28) para tratar de assuntos do partido.

Com o pé na estrada Julio Lossio anuncia pré-candidatura ao governo de Pernambuco

O ex-prefeito do município de Petrolina, Julio Lossio, deu inicio a maratona de vistas a municípios pernambucanos para anunciar oficialmente que é pré-candidato ao governo do estado. Lossio esteve nesta quinta-feira (28) nas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. O ex-prefeito concedeu entrevistas e falou de suas pretensões políticas para o ano de 2018, em Cabrobó Lossio concedeu entrevista ao radialista Mario Souza da Radio Grande Rio FM.

Julio Lossio disse ao entrevistador que pretende levar ao estado com o “Pernambuco Pode Mais”, a ideia de que é preciso pensar num estado com menos violência e consequentemente com o cidadão se sentindo mais seguro e com um estado avançando dando oportunidades para as pessoas. Perguntado pelo radialista sobre o futuro partido político, Julio Lossio disse que tem conversa adianta com alguns partidos como a REDE, no entanto, para o ex-prefeito a prioridade nesse momento não é um partido político e sim apresentar o “Pernambuco Pode Mais” que tem como objetivo discutir alternativas para o estado de Pernambuco.

No finalzinho da entrevista o radialista Mario Souza provocou o pré-candidato sobre com quem ele estaria disposto a sentar para falar de alianças, sobre o senador Fernando Bezerra Coelho, o ex-prefeito Julio Lossio foi enfático ao afirmar que com FBC pode até conversar, mas não tem como andar junto. Em relação ao senador Armando Monteiro, Julio disse que o petebista não vem sendo visto com bons olhos pelos pernambucanos pelo fato de o mesmo está ao lado de quem apoiou a derruba de Dilma. O mesmo ele pensa do ministro Mendonça Filho. Julio também disse que já conversou com Odacy Amorim e Maria Arraes.

O ex-prefeito da principal cidade do sertão pernambucano, pretende visitar todas as cidades do estado para apresentar o projeto “Pernambuco Pode Mais”. As próximas cidades que vão receber a visita do ex-prefeito são Salgueiro, Cedro e Serrita.

Com informações do Blog Didi Galvão.

Juazeiro: Vereadores aprovam projetos referentes a ISS, SIM e IPTU da Sorte

A Câmara de Juazeiro aprovou na manhã desta quinta-feira (28), em Sessão Extraordinária, projetos enviados à Casa pelo Poder Executivo. Ao final da sessão, o presidente Alex Tanuri (PSL) convidou a todos para a primeira Sessão Ordinária marcada para 19 de fevereiro de 2018.

Foram aprovados por unanimidade, o Projeto de Lei 032/2017 que altera a redação do artigo 5º da Lei Complementar Nº 029/2017 referente ao Imposto sobre Serviço exclusivamente por contribuinte da área de educação e saúde. E o Projeto de Lei Complementar Nº 033/2017 que altera as Leis Complementares Nº027/2017 e a Nº 003/2009 do Código Tributário de Juazeiro. A alteração reduz a alíquota do ISS de 5% para 2% do serviço cartorial. O reajuste visa atender a reivindicação dos titulares de serviços públicos e cartorários.

Outros projetos votados foram referentes ao Selo de Inspeção Municipal (SIM) que visa alterar e modernizar a legislação relativa à constituição do serviço e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas, alimentos de consumo humano de origem animal e/ou vegetal. E outro projeto posto em votação que concede continuidade do Programa IPTU da Sorte em 2018.

Previsão de chuva faz Temer desistir de passar o réveillon no Rio de Janeiro

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer tinha planejado passar o réveillon no Rio de Janeiro, mas a viagem foi cancelada. Segundo o Palácio do Planalto, o cancelamento aconteceu por motivos meteorológicos.

A previsão de chuvas para a base militar da Marinha na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, mudaram os planos do presidente e de sua família. O presidente vai esperar 2018 em Brasília mesmo.

Esta quinta-feira (28), Temer ficou em casa, no Palácio do Jaburu. Lá, recebeu os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, além do ministro da Justiça, Torquato Jardim.

A visita de Jardim ao Palácio do Jaburu ocorreu após a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ter pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendesse parte do decreto de concessão de indulto natalino assinado pelo presidente Michel Temer.

Osório Siqueira avalia como positivo o trabalho da Câmara de Vereadores em 2017

Vereador Osório Siqueira (PSB). (Foto: blog Waldiney Passos)

Em confraternização com a imprensa na tarde desta quinta-feira (28), no clube da Aesa em Petrolina (PE), o vereador Osório Siqueira (PSB), presidente da Casa Plínio Amorim, avaliou como positivo o trabalho da Câmara neste ano de 2017.

“Avalio tudo como positivo, tudo dentro da legalidade. Apesar de algumas discussões fora do foco, mas tivemos grandes conquistas, como a aprovação de mais de 60 projetos do executivo e do legislativo, todos projetos para beneficiar a população. Também tivemos 1.151 indicações e cerca de 400 requerimentos, que pediu principalmente, melhoria para os moradores de Petrolina”, destacou Osório.

Indagado sobre sua possível candidatura para deputado estadual, Osório disse que está focado na administração da câmara de vereadores e que vai aguardar a conjuntura em 2018 e as conversas com seu grupo político.

O vereador também voltou a afirmar que a eleição para a nova mesa diretora da casa para o biênio 2019/2020, foi feita dentro da lei, não teve interferência do prefeito Miguel Coelho e nem teve barganha de cargos, ao contrário do que dizem vereadores da oposição.

LEIA MAIS