João Luiz Nogueira recebe Título de Cidadão Petrolinense e reafirma compromisso com a saúde e o desenvolvimento da cidade

Em discurso emocionado, João Luiz Nogueira agradeceu a homenagem e reafirmou seu compromisso com a saúde pública e o desenvolvimento de Petrolina.

 

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao secretário municipal de Saúde, João Luiz Nogueira, em reconhecimento à dedicação, competência e aos relevantes serviços prestados ao município, especialmente no fortalecimento da rede pública de saúde e na ampliação do atendimento à população.

A honraria foi concedida por meio de projeto de autoria do vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão) e a solenidade foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira. O evento reuniu diversas autoridades, entre elas o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Fausto Campos, o prefeito Simão Durando, o vice-prefeito Ricardo Coelho, o deputado federal Fernando Filho, os deputados estaduais Antônio Coelho e João de Nadegi, o ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, além de vereadores, secretários municipais, familiares e amigos do homenageado.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o discurso da esposa do homenageado, Mariana Nogueira, que relembrou a mudança da família do Recife para Petrolina, quando João Luiz recebeu o convite para assumir novos desafios profissionais. Ela destacou as incertezas e dificuldades do início dessa trajetória, mas ressaltou que a cidade rapidamente acolheu a família e passou a fazer parte de suas vidas.

LEIA MAIS

Secretário João Luiz recebe Título de Cidadão Petrolinense em reconhecimento aos serviços prestados à saúde pública

João Luiz será homenageado com o Título de Cidadão Petrolinense em reconhecimento aos serviços prestados na área da saúde

O secretário de Saúde de Petrolina, João Luiz Nogueira, será homenageado nesta sexta-feira (19) com o Título de Cidadão Petrolinense, uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Poder Legislativo Municipal. A cerimônia está marcada para as 11h30, no plenário da Câmara de Vereadores.

A homenagem é de autoria do vereador Ronaldo Cancão, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.386/2026, e tem como objetivo reconhecer a contribuição do gestor para o fortalecimento da saúde pública no município e em toda a região do Vale do São Francisco.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina concede Título de Cidadão Petrolinense e Medalha Dom Malan a André Vitor Brandão

Artista, pesquisador e educador foi homenageado em sessão solene realizada no Teatro do Sesc Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na noite desta quarta-feira (10), uma sessão solene no Teatro do Sesc Petrolina para conceder ao artista, pesquisador e educador André Vitor Brandão duas das mais importantes honrarias do município: o Título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan. A homenagem foi proposta pelo vereador Gilmar Santos e aprovada pelos parlamentares em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cultura e à educação da cidade.

A solenidade foi presidida pelo vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão) e contou com a participação da vereadora Cláudia Ferreira, representando os demais vereadores da Casa Plínio Amorim.

LEIA MAIS

Segurança na Jecana do Capim é tema de reunião entre vereador Ronaldo Cancão e comando do 5º BPM

O vereador Ronaldo Cancão reuniu-se com o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente-Coronel Vieira, para alinhar as estratégias de segurança pública para a próxima edição da Jecana do Capim. O encontro contou também com a participação do presidente da Associação de Moradores do Capim, Reginaldo Batista Nunes.

Durante a reunião, o comando da PM apresentou sugestões e diretrizes para garantir a ordem e a integridade física de turistas, moradores e comerciantes que participam da festividade. O objetivo da articulação é assegurar a tranquilidade do evento, considerado uma das principais tradições culturais da comunidade e um importante vetor de movimentação econômica para a região.

Com Gaturiano de volta requerimento de Ronaldo Cancão perde sentido

Vereador Gaturiano Cigano. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A noticia divulgada na tarde de ontem (13), com exclusividade pelo Blog Waldiney Passos e rapidamente replicada por outros meios de comunicação da cidade, sobre a volta do vereador Gaturiano Cigano (União Brasil) ao cenário político, após ter tido a prisão relaxada pela Justiça Federal por ausência de demonstração da participação do edil nos fatos apurados na Operação Errantes, da Polícia Federal (PF), deve por fim as pretensões do ex-vereador e suplente Ronaldo Cancão, que através de requerimento enviado à Mesa Diretora da Câmara Minicipal de Petrolina, solicitou sua imediata convocação para assumir o assento deixado por Gaturiano, que se encontrava recluso em virtude das investigações da operação da Polícia Federal (PF).

Na oportunidade, a Mesa Diretora da Câmara informou que, momentaneamente, Ronaldo não teria direito. “Quero aclarar que nós estamos fazendo conforme manda o regimento interno. Não quero, em nenhum momento, deixar de cumprir a lei […] Como presidente e Mesa Diretora, nós estamos fazendo conforme manda o Regimento Interno. O regimento interno diz que o vereador só perderá o seu mandato com decisão judicial ou com perca de um 1/3 das suas sessões que, isso corresponde aproximadamente a quatro meses de falta não justificada“, afirmou o presidente.

O retorno de Gaturiano à Câmara coloca um ponto final neste episódio. O edil deve estar de volta as sessões a partir da próxima terça-feira (19), já que, devido ao feriado de Páscoa, não haverá sessão nesta quinta-feira (14).

Ronaldo Cancão formaliza pedido para tomar posse como suplente de Gaturiano Cigano

Ronaldo Cancão é o 2º suplente do União Brasil (Foto: Jean Brito/CMP)

Dias após a Câmara de Petrolina comunicar o desconto no salário do vereador Gaturiano Cigano (União Brasil), que está preso em decorrência de uma operação da Polícia Federal, Ronaldo Cancão (União Brasil) solicitou que a Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim dê posse ao suplente.

Dança das cadeiras

A vaga pertence justamente a Cancão, que é o segundo suplente do partido. O primeiro é César Durando e atualmente ocupa um cargo, após Gilberto Melo se licenciar para assumir a secretaria de Agricultura de Petrolina. No ofício datado de 4 de abril e lido na sessão desta terça-feira (5), Cancão pede medidas para adoção “na maior brevidade possível nos termos regimentais” e que ele possa assumir a cadeira.

LEIA MAIS

Ronaldo Cancão presentei FBC com imagem de São Francisco de Assis: “Que ele possa abençoar a sua caminhada”

O vereador de Petrolina, Ronaldo Cancão (União Brasil) entregou, nesta sexta-feira (17), ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) uma estátua de São Francisco de Assis. A homenagem foi feita durante passagem de Bezerra por Petrolina.

“Hoje tive a alegria de entregar ao meu amigo histórico Senador Fernando Bezerra a estátua de São Francisco de Assis, que ele possa abençoar a sua caminhada. Tenha a minha Solidariedade.”

Ronaldo Cancão é nomeado assessor especial na Prefeitura de Petrolina

(Foto: Jean Brito/CMP)

Ronaldo Souza, o Ronaldo Cancão (DEM) não conseguiu uma cadeira na Câmara de Vereadores para o período legislativo de 2021 a 2024. Mas o suplente foi nomeado assessor especial na Prefeitura de Petrolina. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (11).

Cancão obteve 2.040 votos na eleição de 2020, ficando na segunda suplência do DEM. Mesmo sem ter a sorte de César Durando (DEM), empossado vereador após a saída de Gilberto Melo (DEM) para a Secretaria de Agricultura, Cancão seguirá ao lado do prefeito Miguel Coelho (MDB).

Apesar de a nomeação ter saído apenas nessa semana, ela é retroativa ao dia 1° de janeiro, o início do segundo mandato de Miguel na Prefeitura.

Cícero Freire sugere efetivação dos profissionais da saúde contratados para atuar durante na pandemia

Vereador pediu efetivação dos profissionais contratados na pandemia (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre as Indicações aprovadas por 14×0 na sessão de terça-feira (22), na Casa Plínio Amorim esteve uma proposição de Cícero Freire (Republicanos). Ele solicitou a efetivação dos profissionais que atuam no Hospital de Campanha de Petrolina. Na justificativa do edil, há demanda na saúde pública e tais profissionais podem supri-la.

Para isso, será necessário apoio da Câmara dos Deputados e Senadores para destinar recursos. “Vai completar um ano de combate a esse vírus. Esses contratados que foram para o Hospital de Campanha, eles colocaram suas vidas em risco. O que estou pedindo: que o prefeito reconheça a efetivação, como forma de reconhecimento pela guerra que estão enfrentando”, explicou o edil.

LEIA MAIS

Atual vice-prefeita, Luska Portela recebe Título de Cidadã Petrolinense

(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Luska Portela foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Petrolina na noite de segunda-feira (21). Atual vice-prefeita, ela recebeu o Título de Cidadã Petrolinense. Luska é baiana de nascimento e pernambucana de coração. A honraria foi proposta por Ronaldo Silva (DEM) e Ronaldo Cancão (DEM).

Ao proporem o título, os vereadores levaram em conta a atuação de Luska Portela nas causas sociais, como pessoas em vulnerabilidade. Vice-prefeita desde 2016, Luska não seguirá no posto para a próxima gestão, mas deixa um legado a Petrolina.

“Sempre ouvi dizer que mãe não é só aquela que nos coloca no mundo. Mãe é aquela que acolhe. Foi assim que me senti em Petrolina, acolhida por uma mãe e também por amigos que foram verdadeiros irmãos. Na minha família, meu esposo, minhas filhas, minha neta Clara, encontrei força e coragem. E através do amor que tenho por Petrolina consegui compreensão, paciência e muita cumplicidade com a nossa gente”, comentou a homenageada.

O prefeito Miguel Coelho (MDB) esteve presente na solenidade e elogiou a parceria. “Nos últimos quatro anos, tive a oportunidade de aprender com ela, que foi como uma mãe. Ela é, acima de tudo, uma pessoa dedicada, amiga e carinhosa. Posso dizer que esse título é merecido para aquela que foi a melhor vice-prefeita que nossa cidade já teve“, disse.

Ronaldo Cancão cita negligência da Celpe e cobra melhorias na rede elétrica na Ilha do Massangano

Cancão lembrou morte provocada por problemas na rede elétrica

A morte de um homem, registrada no início do mês na Ilha do Massangano, não passou despercebida na Câmara de Vereadores. A vítima foi eletrocutada durante a forte chuva registrada no feriado de Finados (2) e para o vereador Ronaldo Cancão (DEM), isso representa negligência.

“A morte, a fatalidade, na Ilha do Massangano serviu de exemplo que a Celpe precisa ter um cuidado maior com as ilhas”, destacou o edil durante a sessão de terça-feira (24). Representante da zona rural, Cancão revelou já ter procurado a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

“Já mandei um ofício para o diretor-presidente para ele mudar toda fiação da Ilha do Massangano e Ilha do Coqueiro, para colocar cabos isolados para evitar tragédia que ocorreu na Ilha do Masssangano. Dar um tratamento mais adequado“, destacou.

Vereadores da Situação condenam vídeo divulgado após votação de projeto do Executivo

Projeto foi aprovado e já está sancionado pelo prefeito Miguel Coelho (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma semana após votar e aprovar um subsídio à empresa responsável pelo transporte coletivo, os vereadores de Petrolina se uniram para condenar a ação do vereador Gabriel Menezes (PSL). O edil gravou um vídeo na última sessão, classificando os colegas da Situação como “vereadores do prefeito”.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina aprova projeto do Executivo sobre contribuição patronal

O vídeo repercutiu nos grupos de WhatsApp e não passou despercebido na Casa Plínio Amorim hoje (24). “Nunca fui corrupto, tratem de respeitar a minha história. Tenho muito respeito ao dinheiro público. A Prefeitura, nós autorizamos, a dar à empresa R$ 4 milhões e de forma leviana e falaram que a gente pegou do povo”, disse Ronaldo Cancão (DEM).

“Má fé e jogo sujo”

Ele explicou que o projeto não significa dar dinheiro a Atlântico. Trata-se de um subsídio cujo repasse é do Governo Federal. Maria Elena de Alencar (MDB) lembrou que alguns edis da Oposição jogam baixo. “São práticas que são velhas conhecidas desses colegas. O nome leviano cabe perfeitamente para aqueles que usam de má fé e do veneno“, pontuou.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina aprova projeto do Executivo sobre contribuição patronal

Projeto segue para sanção do prefeito Miguel Coelho (Foto: Blog Waldiney Passos)

Oposição e Situação travaram mais uma batalha na Câmara de Vereadores de Petrolina. Na sessão de terça-feira (15), a bola da vez para o debate acalorado foi o Projeto de Lei n° 020/2020 (confira aqui), cuja autoria é do Poder Executivo. A Prefeitura solicitava suspensão dos impostos patronais até o final do ano, por conta da pandemia.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Petrolina analisa suspensão temporária das contribuições previdenciárias patronais

Na visão da bancada oposicionista, a matéria pode vir a “endividar” o IGEPREV. “Ele está pedindo para endividar o IGEPREV a partir do momento que deixa passar os recursos“, disse Cristina Costa (PT). Líder da Oposição, Paulo Valgueiro (PSD) reconheceu a legalidade do projeto, mas não poupou críticas. “A imoralidade, esse é um dos projetos que não é ilegal, mas é total e absolutamente imoral“, enfatizou.

Em sua fala, Gilmar Santos (PT), pontuou a escassez de informações claras a cerca da real situação do IGEPREV. Último a falar, Gabriel Menezes (PSL) falou em “quebra do Instituto”, pois “falta recurso a pagar as pensões e aposentadorias”.

O que diz a Situação

Para a bancada governista, as falas dos colegas opositores tem cunho eleitoreiro. “Alguns não têm comportamento digno de um parlamentar dessa Casa“, disparou Alvorlande Cruz (Republicanos). Ronaldo Silva (DEM) justificou que a Prefeitura não deixará de arcar com suas responsabilidades no futuro.

LEIA MAIS

Ronaldo Cancão denuncia loteamentos ilegais na Ponta da Serra

Vereador cobrou ação do Poder Público

O vereador Ronaldo Cancão (DEM) cobrou o Poder Público de Petrolina para que adote medidas na Ponta da Serra, zona rural de Petrolina. Durante a sessão dessa terça-feira (15), o edil ratificou uma demanda de 2019, na qual solicita uma reunião.

Segundo ele, pessoas estão construindo lotes na comunidade.  “É irresponsabilidade. Estão construindo loteamento sem autorização da Prefeitura, vendendo ilusão e enganando as pessoas e prejudicando as famílias. Vai ter uma morte na Ponta da Serra se as autoridades não tomarem de conta“, destacou o edil.

No Requerimento apresentado hoje, Cancão quer uma reunião na Ponta da Serra com a presença da Codevasf e Prefeitura. O vereador propôs a elaboração de uma Comissão para investigar o fato. Também foi sugerido por Alvorlande Cruz (Republicanos) a participação da Comissão de Obras no debate.

“Ficam construindo loteamento sem autorização da Casa, derrubam árvore sem autorização da AMMA e não tem licença da Prefeitura. Espero uma posição”, enfatizou Cancão. Segundo ele, caso não sejam adotadas medidas, a denúncia será apresentada à Justiça.

Após longo debate, Câmara aprova Estatuto da Igualdade Racial de Petrolina

Mesa Diretora e Comissões foram contrárias ao posicionamento de Osinaldo

O Estatuto de Igualdade Racial finalmente foi aprovado na Câmara de Vereadores de Petrolina. Mas a votação dessa quinta-feira (10) não foi tranquila. Logo no início da discussão, Osinaldo Souza (MDB) foi o único a questionar os pareceres das Comissões competentes. O debate em torno desse ponto se prolongou por boa parte da sessão, atrasando a análise do Projeto de Lei n°152, de Gilmar Santos (PT), cuja data é novembro de 2019.

O PL foi avaliado pelas Comissões de Justiça e Redação (aprovada) e Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (aprovada). No entanto, duas emendas supressivas foram rejeitadas, bem como uma modificativa. Todas de autoria do próprio Osinaldo.

Cobrança por debate sobre emendas

Duas dessas emendas – as mais criticadas pelos colegas – pediam a retirada da obrigatoriedade em tornar os terreiros de religião africanas patrimônio histórico, material e imaterial. A outra trata do poder de polícia, para penalizar quem cometer atos racistas.

Após a leitura dos pareceres, o presidente Osório Siqueira (MDB) afirmou que a votação seguiria o trâmite normal. Contudo, Osinaldo tentou adiar o debate, exigindo a discussão das emendas no Plenário. Foi então que o relator da Comissão de Justiça, Manoel da Acosap (DEM) interviu. “O projeto é constitucional, suas colocações são por leis via Comissão“, afirmou Acosap.

LEIA MAIS
123