Tá chegando a hora
Exatamente daqui há um mês saberemos de fato quais serão os candidatos que irão concorrer as eleições deste ano em Petrolina. Digo, saberemos, porque daqui até o dia 16 de setembro, prazo final para realização das convenções partidárias, muita coisa pode mudar, nomes que estão colocados como pré-candidatos a prefeito podem simplesmente desistir da cabeça de chapa para disputar o mandato de vice-prefeito em composições, sobretudo, de partidos de oposição no município. É o caso dos radialistas Vinícius de Santana e Gabriel Menezes. Em entrevista a Rádio Jornal, na última quinta-feira (13), o ex-deputado Odacy Amorim chegou a insinuar essa possibilidade quando questionado sobre as conversações para definir a chapa majoritária. Ele disse que existem muitos nomes bons e que tudo é possível de acontecer.
Mantendo a fidelidade
Durante essa pandemia do novo coronavírus um fato chamou a atenção no Estado da Bahia: O governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), deixaram de lado as divergências políticas para alinhar as ações de combate à Covid-19. Mas, não passou disso, nos bastidores os dois se articulam para fazer desta eleição uma prévia da disputa pelo governo em 2022. Em Casa Nova por exemplo, segundo informações oficiosas, a ex-prefeita Dagmar Nogueira (DEM), foi chamada a Salvador para deixar de apoiar o atual prefeito Wilker Torres (PSB). Tendo construído uma carreira política em cima da honestidade e fidelidade, ela não pensou duas vezes e deu um “Não”, disse que vai continuar com o atual prefeito, a quem parabeniza sempre por “realizar um grande trabalho”. Essa sim tem palavra!
Um olho na missa e outro no padre
Essa eleição municipal vai ter um duplo sentido para Odacy Amorim. Como ele é o primeiro suplente do PT em Pernambuco, caso não consiga lograr êxito em Petrolina e Marília Arraes se eleja prefeita do Recife, nem tudo estaria perdido. Neste cenário, a vaga de Deputado Federal estaria garantida. Odacy nega torcer por esta engenharia, mas é uma possibilidade real.
Eleição acirrada
Com histórico de campanhas eleitorais acirradas, a cidade de Cabrobó se prepara para vivenciar mais uma disputa dura. Pelo menos três nomes de peso estão colocados como pré-candidatos a prefeito da cidade sertaneja: Auricélio (Ex-prefeito), Dim Saraiva (Presidente da Câmara de Vereadores) e Galego de Nanai (Delegado de Policia Civil). Segundo o amigo blogueiro Didi Galvão, “essa vai ser a mais disputada eleição de todos os tempos no município. Um deles se apresenta como o mais experiente para comandar os destinos do município em tempos de crise; outro prefere se colocar como o mais próximo do povão e aquele que tem mais facilidade de diálogo com os menos favorecidos; mas tem o que espera ser visto como a novidade da política e que pode representar o novo”.
CURTAS:
Como assim?
Não sei por que muitos “pré-candidatos a vereador” querem se eleger descendo o pau na atual legislatura. Falam mal dos vereadores, do trabalho que eles realizam, do papel que exercem. Enfim, é como se estivessem cuspindo no prato antes de comer, ou pedindo o voto das pessoas para ir a um lugar sem importância. Assim fica difícil entender a cabeça dessa gente!
Eu prometo!
A campanha eleitoral está começando, alguém se lembra de algumas promessas que já foram feitas em outras disputas e que não foram cumpridas em Petrolina?
Show…
O discurso do vereador Ronaldo Cancão surpreendeu a todos durante a entrega do Título de Cidadão Petrolinense, na última sexta-feira (14), ao presidente da Caixa Econômica Federal Pedro Guimarães. O edil falou da trajetória de sucesso do presidente e fez uma homenagem ao seu pai, segundo ele um grande nadador que conquistou várias medalhas. Ao final, Cancão presenteou o homenageado com uma imagem de São Francisco de Assis, santo protetor das águas, fazendo uma analogia entre ao legado deixado pelo genitor do mais novo cidadão petrolinense e as águas do Velho Chico.
Bem na fita
No mesmo evento o presidente da Caixa fez questão de ressaltar a importância do trabalho realizado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) durante a Pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, foi a partir de Petrolina, com a iniciativa de fechar as ruas para organizar as filas dos beneficiários do auxilio emergencial, que o pagamento começou a fluir em todo o país. “Quando vi a foto e mostrei na TV citando Petrolina, tudo começou a mudar”.
Perguntar não ofende
Com a decisão de Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, que declarou em entrevista ao Estado de S.Paulo na última quinta-feira (13) que o partido não fará alianças com o PT em 2020, como fica então o apoio de Gonzaga Patriota a Odacy Amorim em Petrolina, será que pode gorar?





Um pedido de Zenildo do Alto do Cocar (MDB) acabou gerando um atrito na sessão de hoje (28), em Petrolina. Durante as justificativas das Indicações e Requerimentos o vereador defendeu uma proposta que não constava na pauta dessa manhã.




Uma publicação nos grupos de WhatsApp da região repercutiu de forma negativa perante os vereadores de Petrolina, na sessão de terça-feira (30). A postagem dizia respeito a uma suposta “farra de diárias” para viagem, praticada por edis da atual legislatura. O fato conseguiu unir Oposição e Situação, que repudiaram a disseminação da informação.










