Paulo Câmara não aprova tentativa de Fernando Bezerra Coelho de assumir PMDB estadual

Câmara quer PMDB como aliado para conseguir mais tempo no guia eleitoral na TV. (Foto: Arquivo)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), desaprovou a ida de Fernando Bezerra Coelho para o PMDB e classificou como “violência” a tentativa do senador de assumir o comando do partido no estado.

“É uma violência em relação a sua história, à democracia e ao que representa o PMDB para Pernambuco. É o PMDB histórico”, afirmou Paulo Câmara que acredita na vitória de Jarbas Vasconcelos (PMDB) para assumir a legenda.

O PMDB assumirá papel importante nas eleições de 2018, já que é o partido com mais tempo de televisão no guia eleitoral. A continuidade da aliança PSB-PMDB pode significar uma arrancada na frente pela disputa do Executivo estadual.

Temer reúne presidentes de partidos e pede apoio à reforma da Previdência

(Foto: Arquivo)

O presidente Michel Temer reuniu-se na noite de hoje (03) com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com presidentes de partidos da base governista para tratar da votação da reforma da Previdência.

Durante a reunião, o presidente Temer pediu apoio aos presidentes e lideranças partidárias para aprovação da reforma em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o vice-líder do governo, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o presidente foi claro ao afirmar que, se a reforma não for aprovada, pode estancar e prejudicar a retomada do crescimento econômico do Brasil.

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara disse que a reunião foi muito proveitosa e serviu para uma avaliação da votação da proposta com a maioria dos presidentes de partidos da base aliada.

“A gente sai da reunião de hoje com a expectativa muito grande de conseguir reunir os votos dos partidos da base, que somam mais de 320 votos [na votação da reforma da previdência]. Acho que podemos, de forma organizada, ter condições de trabalhar a votação da previdência”, disse Rodrigo Maia.

Segundo o presidente da Câmara, os presidentes e líderes partidários tiveram a oportunidade de falar sobre a votação e alguns chegaram a levantar a possibilidade de fechar questão a favor da aprovação da matéria.

“A gente conseguiu organizar a base para construir nessa semana as condições necessárias para votar a reforma da Previdência. Acho que o compromisso de todos os partidos é trabalhar suas bancadas, alguns fechando questão, outros no convencimento, mas com a certeza de que todos trabalharão de hoje até quarta ou quinta-feira próximas para votar a proposta”.

LEIA MAIS

Reforma da Previdência é a principal pauta da semana na Câmara dos Deputados

(Foto: Internet)

O governo ainda não possui todos os votos necessários para aprovar a medida, entretanto, a reforma da Previdência será o principal tema em debate na Câmara dos Deputados nesta semana.

Na última semana, o deputado Beto Mansur (PRB), um dos principais articuladores do governo, montou uma estratégia envolvendo lideranças aliadas de mais de 20 estados para ajudá-lo no convencimento e, também, na contagem dos votos dos deputados que apoiam a aprovação da reforma.

Os números podem ser apresentados neste domingo (3), às 19h. ao presidente da República, Michel Temer, e ministros envolvidos na aprovação da reforma.

O deputado Rodrigo Maia, responsável por pautar a votação da PEC, tem afirmado que só colocará a matéria em votação quando houver garantia de votos suficientes para aprová-la. Ele já admitiu que, se não for possível aprovar a PEC ainda este ano, a votação poderá ficar para depois do carnaval de 2018. Maia defende a aprovação da reforma para que o país volte a crescer.

Com informações do Diário de Pernambuco

Bombeiro surta, furta viatura e tenta invadir o Congresso Nacional

Os militares dos Bombeiros e da Polícia Militar chegaram a usar o termo “terrorismo” . (Foto: Reprodução)

Na madrugada de hoje (3) um militar do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi preso, após roubar uma viatura da corporação e seguir, em alta velocidade, em direção ao Congresso Nacional. O carro foi interceptado perto da Catedral de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios. Ninguém ficou ferido.

Os militares dos Bombeiros e da Polícia Militar chegaram a usar o termo “terrorismo” em conversas. Segundo eles, o homem estava em “surto aparente” e planejava invadir o Congresso com o carro.

O carro foi retirado sem autorização de um quartel em Ceilância, e percorreu quase 30 quilômetros até chegar à Esplanada dos Ministérios. Segundo a PM, o bombeiro militar recusou várias ordens de parada, informadas pelo rádio do próprio veículo e por carros que acompanharam o trajeto.

Na Esplanada, tiros foram disparados contra os pneus do veículo, até que ele não conseguisse mais continuar a fuga. O homem foi detido e encaminhado a outro quartel do Corpo de Bombeiros, onde recebeu voz de prisão.

Veja vídeo:

Com informações do G1

Pesquisa revela crescimento na popularidade de Temer com aprovação de 5%

O nível de confiança da pesquisa, segundo o jornal, é de 95%. (Foto: Internet)

O instituto Datafolha divulgou neste domingo (3) uma nova pesquisa que revela o crescimento na popularidade do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB).

A pesquisa divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra o percentual de 5% para os entrevistados que avaliaram o governo como ótimo/bom. O crescimento registrado esbarra na rejeição, que continua alta, com 71% dos entrevistados, avaliando como ruim/péssimo.

2.765 pessoas foram entrevistadas, no período entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Eleições 2018: Marina Silva anuncia pré-candidatura

A Rede pretende agora procurar partidos como PSB, PV e PPS para compor uma aliança para 2018. (Foto: Arquivo)

A ex-senadora Marina Silva (Rede) decidiu se lançar pré-candidata à Presidência em 2018 neste sábado (2) em Brasília. A candidata repetiu o discurso que defendeu em 2010 e 2014, quando ficou em terceiro lugar.

“O compromisso e o senso de responsabilidade, sem ser a dona da verdade, me convoca para esse momento”, afirmou Marina, durante reunião do Elo Nacional da Rede, partido fundado pela ex-senadora em 2015.

Marina voltou a dizer que não quer “o poder pelo poder” e que é preciso unir “as pessoas competentes” de vários partidos para criar um “ecossistema”, que faça da política “um serviço para ajudar a melhorar o Brasil”. Em 23 convenções estaduais da Rede o nome de Marina foi aprovado por unanimidade para disputar as eleições do próximo ano -o congresso nacional do partido vai chancelar a escolha em abril. A sigla da ex-senadora tem direito apenas a 12 segundos de tempo de TV na propaganda eleitoral.

Comissão do Senado aprova projeto que autoriza moradores do campo a comprar armas

(Foto: Ilustração/Internet)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou esta semana (29) projeto de lei que altera o Estatuto de Desarmamento e autoriza a aquisição de arma de fogo por moradores de áreas rurais. A medida ainda precisa passar pela Câmara antes de ser enviada para sanção presidencial.

A proposta, do senador Wilder Morais (PP-GO), tem como justificativa a segurança de moradores de áreas afastadas dos grandes centros urbanos.

“É nessa esteira que propomos este Projeto de Lei, visando a assegurar aos residentes em áreas rurais o direito de adquirir uma arma de fogo de uso permitido para utilização em suas propriedades, as quais, não raro, encontram-se a centenas de quilômetros de um posto policial, o que coloca inúmeras famílias à mercê do ataque de criminosos ou, até mesmo, de animais silvestres, não assistindo a elas quaisquer meios de defesa de sua vida e de sua propriedade”, afirma o senador ao justificar a proposta.

De acordo com informações do Jornal Estadão e do site G1, o projeto, porém, prevê apenas a posse da arma de fogo, não liberando o porte. Ou seja, o morador de área rural que comprar uma arma de fogo poderá mantê-la em sua casa, mas não poderá carregá-la quando se deslocar para outros locais. A condição para que a arma seja adquirida é de que a pessoa tenha mais de 21 anos.

Esta não é a primeira vez que um projeto que cria exceções ao Estatuto do Desarmamento é aprovado no Senado. No mês passado, proposta que autorizava o uso de armas por agentes de trânsito foi vetada pelo presidente Michel Temer. Na ocasião, Temer argumentou “contrariedade ao interesse público”.

Arma branca: Na mesma reunião, a CCJ também aprovou projeto que tipifica o crime de porte de arma branca (faca, canivete e estilete). A proposta prevê pena de até três anos de detenção.

“Constitui crime, punível com detenção, de um a três anos, e multa, o porte de artefato perfurante, cortante ou contundente com a finalidade de praticar crime”, diz o texto do projeto, que abre exceção para casos em que o artefato seja destinado para emprego em “ofício, arte ou atividade para o qual foi fabricado” O projeto ainda precisa ser analisado na Câmara dos Deputados.

Lula vence em todos os cenários de segundo turno diz nova pesquisa Datafolha

Lula venceria a eleição com Bolsonaro em segundo lugar. (Foto: Ilustração)

Divulgada neste sábado (02) pelo o Instituto Datafolha, nova pesquisa  aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece na liderança da disputa presidencial de 2018. O levantamento também indica que o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) se consolidou no segundo lugar, superando Marina Silva, anunciada hoje (02) como pré-candidata da Rede, que até então aparecia tecnicamente empatada com o parlamentar.

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno e ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em comparação com setembro, em relação à disputa com Bolsonaro (51% a 33%), Alckmin (52% a 30%) e Marina (48% a 35%). Nos demais segundos turnos pesquisados, Alckmin e Ciro Gomes empatam tecnicamente, com 35% e 33% dos votos respectivamente, e Marina vence Bolsonaro, com 46% contra 32% dos votos.

Em todos os cenários estimulados, Lula também aparece em primeiro lugar, com intenções de voto que variam entre 34% e 37%, dependendo dos possíveis candidatos citados. No que apresenta o maior número de nomes, Lula aparece com 34% dos votos, seguido por Bolsonaro, com 17%. Marina aparece com 9%, tecnicamente empatada com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e com Ciro Gomes (PDT), ambos com 6%. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa soma 5%. As intenções de voto em branco e nulo chegam a 12%.

A candidatura de Lula, no entanto, pode ser barrada, com a previsão de julgamento em segunda instância da sua condenação pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, no caso do tríplex no Guarujá. No principal cenário em que o ex-presidente não está na disputa, Bolsonaro lidera com 21%, seguido de Marina (16%) e Ciro Gomes (12%). Alckmin aparece com 9%, empatado com o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, um dos cotados para substituir Lula na disputa, soma 3% e empata tecnicamente com Manuela D’Ávila, já anunciada como pré-candidata do PCdoB. Sem Lula, as intenções de voto saltam para 28% e 30%.
O instituto Datafolha fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, não houve mudança quanto ao perfil do eleitorado dos dois principais candidatos. Lula tem a preferência entre mais pobres, menos escolarizados e moradores da região Nordeste. Bolsonaro, por sua vez, tem maior adesão entre eleitores homens, jovens e com renda maior.

Em vídeo nas redes sociais, Temer diz que Brasil vai fechar 2017 “no positivo”

O presidente Michel Temer divulgou um vídeo nas redes sociais para comentar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado hoje (1º). O presidente afirmou que o Brasil vai fechar 2017 sem recessão e com crescimento.

“Os números mostram que recuperamos os investimentos. É o primeiro resultado positivo depois de mais de três anos. E por que isto é importante? Porque quando os empresários investem, a economia aquece e surgem os empregos. Vamos fechar 2017 no positivo, deixando para trás a recessão. É uma grande vitória”, disse o presidente.

Ele também atribuiu a queda da inflação e dos juros, além do crescimento da economia, às reformas que o governo tem feito no país. Temer aproveitou e defendeu, mais uma vez, a aprovação da reforma da Previdência, considerada prioritária pelo governo.

“É uma reforma para o povo porque combate privilégios e mantém os direitos de quem já se aposentou ou mesmo de quem já tem condições para aposentar-se. Não muda nada para o trabalhador rural, nem para os mais pobres, nem para os que dependem da assistência social”, disse.

Temer, seus ministros e aliados no Congresso Nacional têm se reunido frequentemente para tratar do assunto. O governo precisa reunir 308 votos para aprovar a reforma da Previdência na Câmara. “Trabalho para convencer os companheiros do Congresso Nacional, que muito tem auxiliado o governo, a votar essa matéria pelo bem de todos”, completou.

Dinheiro para as prefeituras

O presidente também anunciou o repasse de R$ 2 bilhões a mais para os municípios, “graças à melhoria dos resultados econômicos”. “Estamos transferindo R$ 2 bilhões a mais para os municípios. Os prefeitos pagarão o 13º salário e poderão fechar as contas de 2017 com mais tranquilidade”.

Fonte Agência Brasil

Adalberto Cavalcanti promove atendimento odontológico gratuito e entrega de equipamentos

Moradores de três bairros receberam atendimento odontológico gratuito. (Foto: Divulgação)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti (Avante) percorreu diversas cidades do interior de Pernambuco, promovendo ações para a população, com atendimento odontológico e entrega de equipamentos para trabalhadores rurais.

Com a Unidade Móvel de Saúde, moradores dos bairros São Joaquim, Vale do Grande Rio e Antônio Cassimiro, receberam atendimento odontológico gratuito. Aproximadamente 50 atendimentos diários.

Através de recursos das emendas parlamentares, Adalberto Cavalcanti iniciou a entrega de 39 Tratores com Implementos e 85 Ensiladeiras. Os equipamentos serão entregues em Associações de Trabalhadores Rurais de 22 municípios pernambucanos. A Iniciativa acontece em parceria com Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Greve do dia 5 é cancelada por Centrais sindicais

(Foto: Ilustração)

A centrais sindicais informaram nesta sexta-feira (1), que cancelaram a greve geral convocada para a próxima terça-feira (5). O documento que cancela a greve é assinado pelas seis entidades sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central e CSB).

“Nós, representantes das seis centrais sindicais, diante da informação de que a proposta de reforma da Previdência não será votada na próxima semana, decidimos suspender a greve marcada para 5 de dezembro”, afirma a nota, veiculada nos sites das centrais.

Em Petrolina, Programa Governo Presente atende moradores do bairro José e Maria neste sábado

(Foto: Ilustração)

Neste sábado (2), Programa Governo Presente promove diversas atividades no bairro José e Maria, em Petrolina. As atividades acontecerão em parceria com a Prefeitura de Petrolina e serão feitas na AME Lia Bezerra.

Entre os serviços ofertados estão a emissão da 2ª Via Certidão de Casamento e Nascimento; Habilitação para casamento; Divórcio; Pensão Alimentícia; Investigação de paternidade (DNA) e Orientação Jurídica, com a Defensória Pública.

Outras instituições marcam presença no evento: Compesa, Expresso Cidadão, Secretária Estadual de Educação, Detran, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Cras e outras empresas privadas.

A ação será realizada das 8 às 12h, na AME Lia Bezerra, Avenida Principal, José e Maria. Outras informações através do telefone (87) 3866-9761.

Maioria das prefeituras não cumprem as leis trabalhistas

Francisco Gerson Marques – Procurador do Ministério Público do Trabalho. (Foto: ASCOM)

A afirmação foi feita pelo o procurador do Ministério Público do Trabalho, Francisco Gerson Marques, durante uma palestra no 24° Congresso da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que acontece até hoje em Brasília . Falta de punição é um dos fatores que mais influencia gestores públicos a infringir acordos, segundo o jurista. Entidades que representam os servidores falam em mais de três mil processos trabalhistas coletivos em andamento.

“Como não há uma punição ao gestor público, mas ao órgão, ele acaba criando dificuldades para fazer um acordo com seus servidores e cumprir a lei. Após a judicialização dos processos, o administrador aproveita o tempo e a burocracia para empurrar o problema até a próxima gestão. Além disso, um prefeito ou secretário tende a fazer uma interpretação diferente do que está realmente na lei, seja por um problema financeiro ou fiscal”, avalia Gerson Marques.

Segundo o presidente da CSPB, João Domingos, a entidade movimenta mais de três mil processos trabalhistas contra órgãos municipais. O sindicalista esclarece que existe uma predisposição de administradores públicos em infringir acordos. “Somos a entidade com mais Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal. Isso mostra que nosso setor é o que tem mais regressões da lei. Como disse o procurador Francisco Gerson, a punição aplicada ao ente público, e não ao gestor, os deixa livres para fazerem o que convier. Eu diria que todos os administradores públicos tendem a não cumprir acordos”, avalia.

“Pegue como exemplo a prefeitura de Guarulhos, onde o atual prefeito exonerou quase todos os servidores da gestão anterior e ainda não pagou os direitos trabalhistas dessas pessoas. É um crime grave isso. Numa empresa privada, esse tipo de abuso seria punido de forma rigorosa. Não há desculpas para o não pagamento desses homens e mulheres que dependem desse dinheiro para manterem suas famílias”, completa Domingos.

João Domingos coloca também que, além da impunidade ao gestor público, a conta das multas do não cumprimento de leis fica para a prefeitura. “Quer dizer, o prefeito não cumpre acordos e quem paga é o município. Pagamos pela má fé de um cidadão com dinheiro do nosso imposto. É a mais pura falta de honestidade de propósito do gestor”, finaliza o sindicalista.

“Sou aliado de Miguel, mas não posso esquecer do meu partido”, diz Ruy Wanderley

Ruy colocou seu partido, o PSC, à frente de qualquer aliança política. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (30), o líder da bancada de situação na Câmara Municipal de Petrolina, Ruy Wanderley (PSC), decidiu lembrar aos colegas parlamentares a importância de seus partidos nas suas caminhadas políticas. No seu discurso, Ruy fez questão de colocar o seu partido, o Partido Social Cristão (PSC), à frente de qualquer aliança.

“Sou aliado de Miguel, ajudei a eleger, fui candidato a vereador pelo grupo dele, mas eu sou de outro partido, eu tenho que começar a visualizar na minha frente o nome PSC. Sou do PSC e tenho que defender os interesses primeiro do povo, do prefeito Miguel, mas não posso esquecer do meu partido”, disse.

Para o parlamentar, os demais vereadores da cidade devem estar atentos à questão, já que a partir de 2018, segundo Ruy, os partidos terão mais dificuldade para existir no país. “A lei mudou e diz que agora em 2018 o partido que não tiver 1,5% de votos no Brasil passa a ter dificuldade para existir. Para um partido sobreviver neste país, por exigência de lei, e ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão precisa de pelo menos nove deputados federais, não são nove vereadores, governadores ou senadores”, lembrou.

Além disso, Ruy afirmou que caso tenha que criticar algum aliado do governo, irá fazê-lo, como fez com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Eu fui criticado veemente quando fiz críticas à Compesa. Eu fiz uma crítica coerente, que era a vontade do povo, por que a Compesa presta um péssimo serviço em Petrolina. Afirmaram que aliado de Miguel e de Fernando Filho havia criticado o governador. Eu critiquei não foi a mando de ninguém, foi porque era o meu desejo em trazer a discussão para esta Casa. E vou continuar criticando. As pessoas têm que entender que antes de sermos aliados, nós somos filiados a um partido”, finalizou.

Jarbas não deixará barato eventual dissolução do PMDB

O senador Romero Jucá deve preparar o lombo para levar pancada do deputado Jarbas Vasconcelos, caso consume o seu intento de dissolver o diretório do Pernambuco a fim de entregar o seu controle ao senador Fernando Bezerra Coelho. Este último já teve oportunidade de dizer que, “politicamente”, a questão está resolvida.

Isto é, ainda que perca a briga jurídica que está sendo travada numa Vara do Recife e em outra de Brasília, a executiva nacional do partido deverá sacramentar no próximo dia 17 o fim do seu “Conselho Político”, que é quem teria competência para intervir nos diretórios estaduais, embora nunca tenha se reunido para este fim.

Sendo assim, o que a executiva nacional decidir, estará decidido. E a maioria dos seus membros já teria tomado a decisão de afastar o vice-governador Raul Henry do comando do partido para entregá-lo ao senador petrolinense. A senadora Kátia Abreu (TO), expulsa do PMDB pelo Conselho de Ética (?) do partido na última quarta-feira, chamou Jucá de “canalha”, “crápula” e “ave de rapina”.

Mas como tem coro grosso e está acostumado a levar pancada, silenciou diante das críticas. É o que deverá fazer também se porventura for atacado por Jarbas e Raul Henry após a provável dissolução do diretório pernambucano.

Com informações da coluna Fogo Cruzado, do jornalista Inaldo Sampaio, Jornal Folha de Pernambuco.