De carroças e bicicletas, vereadores de Juazeiro protestam contra aumento dos combustíveis

O vereador Joseilson Marcelino foi o primeiro a comparecer à Casa Aprígio Duarte em uma carroça. (Foto: ASCOM)

Os vereadores Joseílson Marcelino (PTB), Aníbal (PTC), Bené Marques (PSDB) e Domingão da Aliança (PRTB) foram à Câmara de Juazeiro para a Sessão Ordinária desta segunda-feira (21) de uma forma inusitada. Para protestar contra o aumento de combustível na região, os parlamentares chegaram de carroça e bicicletas ao legislativo municipal.

O vereador Joseilson Marcelino foi o primeiro a comparecer à Casa Aprígio Duarte em uma carroça acompanhado de assessores e soltando fogos de artifícios. O parlamentar não poupou críticas à nova política de reajustes de combustíveis no Brasil.

“Em Lagoa Grande a gasolina é mais barata que Juazeiro e Petrolina, em Casa Nova também, em Massaroca a mesma coisa. Então, essa foi a forma que eu encontrei para sensibilizar a sociedade juazeirense, as autoridades, os vereadores para que a gente possa encabeçar um movimento que baixe o preço do combustível”, disse Joseilson.

“Pelo que estou vendo até chegar ao fim do ano vamos estar pagando 10 reais no litro. Vai ser o presente de Natal e Ano Novo que teremos. E não se explica também o aumento do álcool. O Álcool faz parte do Petróleo? Ele faz parte de outra fonte energética. É isso que se questiona”, pontuou.

LEIA MAIS

Pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota tem segurança pública como principal bandeira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O lançamento das pré-candidaturas do PSOL de Petrolina aconteceu na noite do domingo (20) e quatro nomes estão à disposição do partido no município. O destaque é Lucinha Mota, que inicia sua jornada política motivada pela morte de sua filha, Beatriz Angélica.

Antes de sua fala, o PSOL municipal fez uma introdução sobre a luta de Lucinha pela solução do Caso de Beatriz. Emocionada, ela deixou claro que a decisão de tentar uma candidatura a deputada estadual foi tomada em conjunto com os grupos “Beatriz Clama por Justiça” e “Somos Todos Beatriz”.

LEIA TAMBÉM:

PSOL de Petrolina lança pré-candidatos às eleições de 2018, entre eles Lucinha Mota

“Juntos decidimos se eu seria candidata ou não, foi unânime, todos concordaram. Eu teria que ter muito cuidado em qual partido eu iria entrar e eu decidi entrar no PSOL, foi uma decisão minha. A decisão do partido foi uma decisão minha. É um partido que amanhã não vai me dar nenhuma rasteira, hoje eu estou lançando minha candidatura, mas nos partidos que existem no estado existem os conchavos e mais na frente iam me tirar, porque eu sou um problema pra eles, eu não vou parar“, frisou a pré-candidata.

Segurança pública

Em seu discurso, Lucinha fez questão de abordar a segurança pública em Pernambuco, sua principal bandeira como pré-candidata. O estado ocupa o quarto lugar no número de mortes violentas intencionais, de acordo com um levantamento – realizado entre 2013 e 2016 – do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Falando em arregaçar as mangas, a pré-candidata destacou que irá até onde for necessário para fazer justiça, já que a solucionar a morte de Beatriz é sua motivação. “Sim, eu sou a mãe de Beatriz. Ouvi e estou ouvindo as pessoas dizerem que estou usando o nome de Beatriz. Estou e vou usar o nome de todas as outras crianças e jovens se necessário for, para o bem, porque pessoas de bem precisam ser ouvidas na política. A minha bandeira é segurança pública e vou bater de frente com aqueles que não têm interesse em resolver esse problema”, pontuou.

Grupo de Lóssio fala em repetir caminhada das eleições municipais para chegar ao Governo de Pernambuco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O domingo (20) foi marcado pelo lançamento da pré-candidatura de Andrea Lóssio a deputada estadual pela Rede Sustentabilidade, partido no qual seu esposo Julio Lóssio é pré-candidato ao Governo de Pernambuco. O evento reuniu correligionários da família e o tom dos discursos foi de repetir a caminhada feita por Julio até chegar à Prefeitura de Petrolina em 2008 e 2012.

Porta-voz do diretório estadual da Rede, Clécio Araújo destacou a luta da sigla contra o atual sistema político. “Em Pernambuco nós temos um palanque majoritário passando por cima de pau e pedra, nossos opositores o tempo todo vêm negando essa possibilidade da Rede ser uma alternativa e a gente veio buscar em Petrolina uma pessoa com uma história de ganhar uma eleição numa cidade historicamente pautada pelas oligarquias”, afirmou Clécio.

LEIA TAMBÉM:

Ao lado de amigos, Júlio Lóssio oficializa nome de Andrea como pré-candidata a deputada estadual

Julio Lóssio Filho que foi especulado como pré-candidato no lugar de sua mãe pediu mais uma vez a união do grupo político montado por seu pai durante os anos de prefeito, para buscar uma vaga ao Governo de Pernambuco. “Essa é a nossa especialidade, vencer a descrença e com a ajuda de cada um de vocês a gente conseguiu e nesse ano a gente vai conseguir de novo para ajudar Pernambuco. Vamos pedir um pouco das pernas, da voz, dos braços, da força, do suor e da luta de cada um de voz para que a gente nos próximos dias, nas próximas semanas e nos próximos meses possamos construir um Pernambuco que pode mais, uma Petrolina que cuide das pessoas, um Pernambuco que realmente cuide daqueles que mais precisam”, disse o filho dos pré-candidatos.

LEIA MAIS

Maduro é reeleito em eleição questionada pela oposição

O processo eleitoral foi acompanhado por forte esquema de segurança. (Foto: Internet)

Presidente da Venezuela desde 2013, Nicolás Maduro, de 55 anos, é reeleito para mais seis anos de mandato, em uma eleição duramente criticada pela oposição e com elevado índice de abstenção. De acordo com a imprensa oficial, ele obteve 67,7% dos votos, enquanto o segundo colocado Henri Falcón conseguiu 21,1%.

Em entrevista coletiva na noite de ontem(20), Falcón disse desconhecer o resultado das eleições. Segundo ele, são necessárias novas eleições, pois houve uma “violação” do acordo pré-eleitoral. Há informações, não confirmadas oficialmente, de que o índice de abstenção nas eleições foi superior a 70%.

“Não reconhecemos este processo eleitoral como válido”, disse Falcón. “Para nós não houve eleições, é preciso fazer novas eleições na Venezuela, não é uma colocação que viemos fazer, viemos fazer exigências.”

Legalidade

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, ressaltou que mais de 150 representantes de organismos internacionais acompanharam a “transparência e legitimidade” das eleições e dos conselhos legislativos. Na relação desses representantes estão o ex-ministro da Espanha José Luis Rodríguez e o ex-presidente do Equador Rafael Correa, ambos simpatizantes de Maduro.

O processo eleitoral foi acompanhado por forte esquema de segurança, com 300 mil homens da Força Armada Nacional Bolivariana, além do apoio de seguranças e funcionários públicos.

PSOL de Petrolina lança pré-candidatos às eleições de 2018, entre eles Lucinha Mota

O PSOL de Petrolina anunciou seus pré-candidatos a deputado estadual e federal na noite desse domingo (20), em um ato com casa cheia, no Neumann Hotel, região central. Aliado a nível estadual e nacional com o PCB, os socialistas lançaram dois nomes à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e dois à Câmara dos Deputados, mas os olhares se voltaram para Lucinha Mota, mãe da menina Beatriz Angélica, morta durante uma solenidade no Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, há quase três anos.

Lucinha revelou ao Blog que a iniciativa de ser pré-candidata a deputada estadual partiu dela, que procurou o PSOL após uma pesquisa entre os partidos no estado. Durante sua fala no lançamento das pré-candidaturas ela comentou sobre a caminhada até sua entrada na política.

“A partir daquele dia [que foi à Delegacia depor sobre a morte de Beatriz] eu entendi que para se resolver o caso de Beatriz e para se resolver todos os casos de violência dentro do estado  Pernambuco, precisa-se de políticos. No início alguns repórteres da região me perguntaram se eu teria intenções políticas e eu deixei isso bem claro: a partir do momento em que eu não me sentisse representada politicamente, eu seria uma opção e a partir de hoje eu direi, eu sou uma opção para Pernambuco”, afirmou emocionada ao relembrar da sua filha.

LEIA MAIS

PT promete lutar caso candidatura de Lula seja vetada pelo TSE

A informação de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já analisa rejeitar a inscrição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva das eleições de outubro fez o Partido dos Trabalhadores (PT) iniciar um levantamento a respeito de candidatos que participaram da corrida eleitoral com registros indeferidos que foram eleitos e reverteram a inelegibilidade.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o estudo é liderado pelo advogado Luiz Fernando Pereira e usa dados a partir de 2002. Pereira utiliza a tese segundo a qual contra Lula existe uma inelegibilidade provisória. O PT está consciente das dificuldades, ainda mais porque o TSE será presidido a partir de agosto pelo ministro Luiz Fux, contrário à inscrição do ex-presidente.

O PT se apoia nos discursos colhidos na rua de que uma eleição sem Lula é uma exceção e busca se fortalecer, para manter viva as esperanças do ex-presidente de participar das eleições. Mesmo preso, o petista lidera as intenções de voto, em pesquisas nas quais seu nome aparece como opção.

Ao lado de amigos, Júlio Lóssio oficializa nome de Andrea como pré-candidata a deputada estadual

Cercado de amigos e seguidores, o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio mais uma vez se colocou como pré-candidato ao Governo de Pernambuco em um café da manhã nesse domingo (20) e aproveitou para oficializar o nome da sua esposa, Andrea Lóssio como pré-candidata a deputada estadual pela Rede Sustentabilidade.

O evento reuniu representantes do diretório estadual e nacional da Rede, bem como pré-candidatos a Alepe e Câmara dos Deputados. Ex-primeira dama de Petrolina, Andrea Lóssio confirmou o que já era de conhecimento geral e explicou como foi o processo de aceitação para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

“Estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram. Quando eu recebi o convite para sair como pré-candidata a deputada estadual eu disse não. Para quem não sabe meu pai era político, eu praticamente nasci na política. Júlio quando assumiu [a Prefeitura] eu não assumi nenhuma secretaria por opção, eu preferia ficar nos bastidores. Sempre fui de bastidores e tinha decidido a não sair candidata. Eu sai de Petrolina e fui pensar, porque entrar na política você tem que estar na linha de frente, tem que ter consciência. Eu tô ciente e estou como pré-candidata e digo sempre que política é missão”, disse Andrea.

LEIA MAIS

Justiça determina prisão do ex-ministro José Dirceu

Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016.

A juíza substituta da 13ª Vara Federal Gabriela Hardt determinou a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A decisão é para a execução provisória da condenação de Dirceu a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato. Dirceu deverá se entregar, até as 17h desta sexta-feira (18), na sede da Polícia Federal em Brasília. O juiz Sérgio Moro, titular, está fora do país.

A prisão do ex-ministro foi decidida após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitar, no início da tarde de ontem (17), o último recurso de Dirceu contra a condenação na segunda instância da Justiça. Ainda cabe recurso às instâncias superiores.

Além de negar o recurso, a Quarta Seção do TRF4 determinou a imediata comunicação a 13ª Vara Federal para que fosse determinada a prisão, com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a execução da pena após o fim dos recursos na segunda instância.

Condenação

Dirceu foi condenado por Moro a 20 anos e 10 meses de prisão em maio de 2016. Em setembro do ano passado, o TRF4 aumentou a pena para 30 anos e nove meses. A pena foi agravada devido ao fato de o ex-ministro já ter sido condenado por corrupção na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

LEIA MAIS

Oposição anunciará candidato a governador em 28 de maio

(Foto: Divulgação)

Os partidos que formam a oposição ao Governo de Pernambuco adiaram o anúncio de quem será o candidato do Pernambuco Quer Mudar. O nome escolhido pela coligação será conhecido no dia 28 de maio, em um evento que deve reunir as principais lideranças da oposição, como Armando Monteiro Neto e Fernando Bezerra Coelho.

O Pernambuco Quer Mudar é composto por  PTB, DEM, PSDB, PRB, Podemos, PV, PRTB e PPS. Reunidos desde o ano passado, o grupo justificou o adiamento devido ao cenário político nacional e local.

Além dos senadores já mencionados, políticos como os deputados federais Fernando Filho, Bruno Araújo e Mendonça Filho, todos ex-ministros de Michel Temer, estão na oposição ao governador Paulo Câmara (PSB).

Fernando Bezerra Coelho defende maior discussão nas políticas públicas voltadas a energias renováveis

(Foto: Ascom)

Na reunião dessa terça-feira (15) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho defendeu a manutenção de empregos na indústria automotiva do país. O senador pediu uma discussão ampliada em relação aos veículos híbridos, que podem contribuir também para o agronegócio.

Segundo o Fernando Bezerra, o Brasil tem capacidade de implantar um modelo próprio de migração de carros poluentes (os quais utilizam combustíveis fósseis) para os ecologicamente corretos.  “O carro elétrico é um caminho, sim. Mas, o carro híbrido é muito importante para o Brasil; especialmente para o agronegócio e a produção de etanol, que foi o combustível que o país escolheu incentivar”, disse.

O vice-líder do Governo no Senado também afirmou que o Brasil possui diferentes políticas e ações públicas voltadas à ampliação das chamadas “energias alternativas”, entre elas a Política Nacional de Biocombustíveis, mais conhecida como Renovabio.

Regulamentada no mês de março, a Renovabio busca aumentar a produção de biocombustíveis na matriz energética brasileira e contribuir para que o país cumpra os compromissos assumidos no Acordo Mundial do Clima, firmado em Paris (França), em 2015.

91% dos deputados federais em busca de reeleição estão sendo investigados pela Justiça

(Foto: Arquivo)

Um levantamento apontou que 50 dos 55 deputados federais investigados na Operação Lava Jato disputarão as eleições de outubro desse ano. O número representa 91% dos políticos alvos de inquéritos na Justiça Federal. 42 dos deputados buscará a reeleição, conforme analisou o Estado de São Paulo.

De acordo com o jornal, quatro deputados federais pretendem concorrer a uma vaga no senado, dois a governador, um a deputado estadual e outro à Presidência da República. Apenas dois afirmaram que não têm interesse em disputar uma nova eleição e três não quiseram responder.

Caso reeleitos, os políticos continuarão com o chamado foro privilegiado e somente poderão ser julgados no Supremo Tribunal Federal (STF), caso os crimes cometidos tenham ocorrido durante o mandato. Dos 50 deputados que pretendem disputar algum cargo neste ano, 12 são filiados ao PP e outros 12 ao PT. Na sequência, aparecem seis do PSDB e quatro do DEM.

PSB pode apoiar candidatura de Ciro Gomes à Presidência, afirma Paulo Câmara

(Foto: Julio Jacobina/DP)

Com a desistência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa de não concorrer à Presidência da República pelo PSB, o partido já estuda apoiar o nome de Ciro Gomes para a disputa. A afirmação veio do governador de Pernambuco e vice-presidente nacional da legenda, Paulo Câmara, nesse final de semana.

“Apoio ao Ciro vai depender do processo de discussão interna do partido. Com a desistência do ministro Joaquim Barbosa de ser pré-candidato, isso passa a ser uma possibilidade“, disse Câmara sobre o político do PDT. Ainda segundo o governador de Pernambuco, a centro-esquerda deve seguir dois caminhos: encaminhar uma candidatura única ou se dividirá no primeiro turno, já que há a possibilidade de apoio ao PT.

No entanto, na opinião de Câmara, a candidatura ideal uniria PT, PSB e PDT lado a lado. “Se der para juntar tudo no primeiro turno, é o melhor dos mundos, independentemente de quem seja o candidato. Agora, se não der, é importante também a gente se preparar para estar junto no segundo turno“, disse.

Caso não haja consenso com as duas siglas, o PSB deve encaminhar uma candidatura única ao Governo de Pernambuco, porém ainda não decidiu quem seria o nome a disputar as eleições.

Deputado Odacy Amorim grava vídeo no projeto Pontal lamentando retirada dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do local

O deputado estadual e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Odacy Amorim (PT), acompanhou nesta terça-feira (09), a retirada pela polícia, dos Trabalhadores Rurais Sem Terra dos acampamentos Dom Tomás e Democracia, montados no projeto Pontal desde 2014. Os policiais cumpriram uma ordem judicial expedida em fevereiro desse ano.

Odacy gravou um vídeo mostrando que o trabalhadores estavam plantando na área e lamentou a expulsão do MST do Pontal. Veja.

STF torna Geddel, irmão e mãe réus em caso dos R$ 51 milhões

(Foto: Internet)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (8), por unanimidade, pelo recebimento da denúncia por lavagem de dinheiro e associação criminosa contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima; seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA); e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, de 84 anos.

O caso está relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados no apartamento de um amigo de Geddel em Salvador. Ele foi preso preventivamente em 8 setembro do ano passado, três dias após o dinheiro ser encontrado. Posteriormente, um fragmento de impressão digital encontrado no material apreendido foi apontado pela Polícia Federal como sendo do ex-ministro.

Fachin afirmou haver “elementos suficientes” para justificar a abertura de ação penal, com base em depoimentos, provas documentais e periciais. Em breves votos, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello acompanharam o relator.

LEIA MAIS

No RJ, Paulo Bonfim participa de evento com Manuela Dávilla, pré-candidata à Presidência da República

Já em clima de eleição, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B) esteve na 73ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), no Rio de Janeiro (RJ), onde acompanhou a deputada estadual do Rio Grande do Sul e pré-candidata à Presidência da República, Manuela Dávilla.

O evento realizado na terça-feira (8) foi marcado por uma conversa com os pré-candidatos, momento no qual Manuella Dávilla apresentou suas propostas, ao lado de Bonfim. Os dois políticos são do mesmo partido e Manuela utilizou Juazeiro como referência na evolução da educação infantil.

Juntamente com Bonfim e Manuela também esteve o vice-presidente da FNP e também prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B). Durante o evento, Paulo Bonfim falou sobre a conversa com os colegas de partido.

“Tem sido muito interessante ser procurado por colegas prefeitos e prefeitas de todo o país para conhecer a nossa gestão, nossas experiências. Sabemos que Juazeiro ainda tem uma demanda muito grande em todas as áreas. Entretanto, a população reconhece o que já foi feito e acredita na nossa capacidade de produzir ações ainda mais consistentes, que melhorem a vida das pessoas“, disse.