Paulo Câmara rebate críticas da oposição e associa oposição ao governo Temer

(Foto: Ilustração)

Um dia após a oficialização da pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao Governo de Pernambuco, o atual governador do estado rebateu as críticas feitas sobre a aproximação do PT com o PSB. Durante uma coletiva de imprensa, Paulo Câmara fez questão de destacar a aproximação da oposição com o governo de Michel Temer (MDB).

Câmara falou com a imprensa nessa terça-feira (12), na entrega das novas motocicletas da Polícia Militar e também falou sobre a permanência do PP na base aliada. “O governo Temer, infelizmente, não prioriza os pobres e nem prioriza combater as desigualdades sociais. Esse palanque que está se montando na oposição com a turma do Temer não é um palanque que vai fazer bem a Pernambuco. Vamos debater isso e nós estamos aqui para isso também”, disse o governador.

Questionado sobre a presença do deputado federal Marinaldo Rosendo (PP), Câmara garantiu que o partido continua na aliança com os socialistas.

“Tem 14 deputados estaduais e eu não vi nenhum deputado estadual no evento da oposição. Então isso mostra que o PP está muito ciente da sua contribuição ao Governo do Estado e tenho certeza que vamos caminhar juntos ao longo dos anos”, destacou.

Pesquisa aponta vitória de Marília Arraes em segundo turno, em todos os cenários, para governadora de Pernambuco

Marília tem crescido nas pesquisas para o governo do estado.

Na pesquisa estimulada realizada pela Datamétrica sobre as eleições deste ano, entre 8 e 9 de junho, aponta um empate técnico no primeiro turno para governador de Pernambuco entre os três primeiros pré-candidatos, Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT) e Armando Monteiro (PTB).

O governador, do PSB, vem em primeiro lugar, com 20%, seguido da candidata do PT, com 17%, e do candidato do PTB, com 14%. Os demais pré-candidatos simulados na pesquisa, Júlio Lóssio, Danielle Portela e Coronel Meira, apareceram cada um com 2%, 2% e 1%, respectivamente.

Mas em segundo turno a pré-candidata Marília Arraes venceria as eleições em todos os cenários. Exercitando as possibilidades entre os três principais pré-candidatos, Marília venceria Armando por 29% a 20%, portanto fora da margem de erro – que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Marília venceria Paulo com 28% contra 27%, o que constitui um empate técnico. Paulo venceria Armando com 28% contra 24%, novamente configurando empate técnico.

Em cenário entre Marília e Paulo, o eleitor de Armando beneficia mais Marília do que Paulo: 44% preferem Marília, enquanto 24% preferem Paulo. Na hipótese de sair Paulo, seus votos se distribuem mais em favor de Marília: 31% migrariam para a candidata do PT e 19% para Armando.

Em eventual segundo turno entre o governador e Armando, a migração do voto de primeiro turno de Marília é maior para o pré-candidato do PTB do que para o pré-candidato do PSB. A frequência de eleitores de Marília que, diante de um cenário de segundo turno sem ela, disseram que não votariam em ninguém, chama a atenção. São 53% de eleitores que de alguma forma não votariam em nenhum dos dois candidatos.

Júlio Lossio acompanha Marina Silva durante lançamento de pré-candidatura em Recife

(Foto: Reprodução)

O pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo partido REDE Sustentabildiade, Júlio Lossio, estará em Recife nesta quarta-feira (13) acompanhando a pré-candidata à Presidência da República Marina silva durante agenda no estado. Ela desembarca no Recife nesta quarta-feira e deve permanecer dois dias na capital.

Marina deve participar de uma plenária com os filiados do partido e com simpatizantes de sua candidatura às 19h desta quarta. Na quinta-feira (14), a ex-senadora participa do lançamento da pré-candidatura do pastor Jairinho Silva ao senado, às 19h.

Além de Lossio, os pré-candidatos da REDE ao Senado, Jairinho Silva e Antonio Souza, acompanharão Marina Silva em sua agenda no estado.

Prefeitura antecipa metade do 13º salário de servidores e injeta mais de R$ 9 milhões na economia de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com poucos dias para o início do São João de Petrolina, a prefeitura anunciou a antecipação do pagamento de uma parcela do 13º. Nesta quarta-feira (13) serão pagos 50% do 13º salário. A prefeitura estipula que com essa ação serão injetados mais de R$ 9 milhões na economia local.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a antecipação deste valor é resultado de um esforço da administração que, mais uma vez, fez um planejamento financeiro para priorizar o pagamento dos servidores regularmente.

“Essa antecipação é um reforço do nosso compromisso em honrar sempre os salários dos servidores, contratados e toda a equipe que se dedica, dia a dia, por uma Petrolina maior e mais forte. Estamos garantindo a antecipação num momento especial para nossa cidade que é o São João. Por isso, estamos ainda mais animados para o Melhor e Mais Forte São João do Brasil”, disse.

FBC afirma que Armando Monteiro tem “o melhor sangue da política de Pernambuco”

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Durante o evento que confirmou o nome de Armando Monteiro como pré-candidato ao governo de Pernambuco no grupo de oposição ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), o senador Fernando Bezerra Coelho não escondeu a vontade de ter sido o candidato da chapa, mas fez questão de enaltecer Armando.

“Você sabe, Armando, que eu queria estar jogando em outra posição. Mas eu quero lhe dizer com muita lealdade, a minha vida já tem 36 anos de disputa política, foram nove eleições para o governo do Estado, estive do lado vencedor sete vezes e eu estou com a percepção que tem cheiro de mudança no ar”, disse.

Após vários anos compondo o grupo da Frente Popular, Fernando vai para a eleição deste ano como oposição ao PSB. Além disso, o senador aproveitou a oportunidade para exaltar o pré-candidato ao governo.

“Armando, você é o mais preparado, você é o que tem mais experiência, você que já demonstrou por onde passou, como liderança de classes, na federação das indústrias, na CNI, você se transformou em um líder verdadeiro, não inventado, não forçado. A sua liderança é própria do seu talento e dos seus predicados. Você tem, Armando, no seu sangue, o melhor sangue da política de Pernambuco”, afirmou Fernando.

Manuela D’Ávila afirma que é necessário combater desigualdade regional para tornar Vale do São Francisco mais competitivo

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A passagem da pré-candidata à Presidência da República, Manuela D’Ávila (PC do B) no final de semana foi breve, mas ela fez questão de destacar a importância da preservação do Rio São Francisco. Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã do domingo (10), Manuela também falou da divisão entre esquerda e direita no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Em Petrolina, Manuela D’Ávila reafirma pré-candidatura à Presidência da República

“Tem dois lugares no Brasil que fizeram eu ter a certeza absoluta que Deus existe, um deles foi a margem do Rio São Francisco. Nosso compromisso com o rio é com todo o Nordeste, nós conversávamos, eu e os meus deputados da Bahia, sobre o impacto da fruticultura nessa região e sobre a possibilidade do Brasil produzir mais produtos do que produz. Embora essa região seja a que mais produz frutas no Brasil, nós produzimos menos do que o Chile. Do ponto de vista do que isso representa a competitividade global, as possibilidades que teríamos se tivéssemos políticas de desenvolvimento que combatessem a desigualdade regional“, afirmou.

LEIA MAIS

Oposição confirma Armando Monteiro como pré-candidato ao Governo de Pernambuco

(Foto: Foto: Renata Monteiro/JC Imagem)

O grupo de oposição ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) oficializou na manhã dessa segunda-feira (11) o nome do senador Armando Monteiro Neto (DEM), para a disputa em outubro. O evento realizado na capital Recife contou com a participação do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e outras lideranças políticas estaduais.

Em sua fala, Armando endureceu as críticas ao atual governo estadual. “Esse governo que aí está não correspondeu, não fez as entregas, não se colocou a altura dos desafios de Pernambuco, não deu rumo a sua administração, se omitiu. Pernambuco perdeu vez e voz, perdeu protagonismo no cenário regional. Eu vim hoje aqui com a responsabilidade que hoje me foi confiada eu vim celebrar a esperança, eu vim falar do futuro, eu vim convocá-los para que juntos possamos convocar todas as forças de Pernambuco, construir unidades a partir desse exemplo quando forças heterogêneas se reuniram”, disse.

O grupo “Pernambuco Quer Mudar” ainda não definiu as outras duas vagas para a chapa majoritária, a de vice-governador e do Senado, porque busca agregar lideranças da Frente Popular com o objetivo de fortalecer a oposição.

Os deputados federais Bruno Araújo (PSDB), Fernando Filho (DEM), Daniel Coelho (PPS), Ricardo Teobaldo (Podemos), Marinaldo Rosendo (PP), os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto também marcaram presença no lançamento da pré-candidatura.

Reprovação de Temer aumenta e chega a 82%, segundo pesquisa

Presidente sofre com a marca de presidente mais impopular no período pós-redemocratização. (Foto: Internet)

Uma nova pesquisa do instituto Datafolha mostra que a taxa de reprovação do governo Temer subiu de 70% para 82% após a greve dos caminhoneiros e a lenta retomada da economia. A pesquisa foi divulgada na madrugada desse domingo (10).

Marcado como o pior presidente da história do País após a ditadura militar, apenas 3% consideram sua gestão ótima ou boa e 14% regular. O índice de rejeição de Temer bate o de Dilma Rousseff, que em agosto de 2015 atingia 71% entre os brasileiros.

A pesquisa mostrou ainda que o universo político tem sofrido com os baixos índices de credibilidade, como os partidos políticos, com 68%, Congresso 67% e Presidência da República com 64%. Já os índices de desconfiança no Supremo chegam a 39% e na imprensa a 37%.

LEIA MAIS

Temer é o presidente mais impopular da história do Brasil, afirma Datafolha

(Foto: Internet)

A pesquisa do Instituto Datafolha apresentada nesse domingo (10) apontou que o presidente Michel Temer é o mais rejeitado na história do país, desde a redemocratização do Brasil. 82% dos brasileiros reprovam o trabalho do medebista, o maior índice desde os 73% apresentados em setembro de 2017, pelo próprio Temer.

O Datafolha ouviu 2.824 pessoas em 174 municípios entre os últimos dias 6 e 7 de junho. Por outro lado, somente 3% consideram o governo do presidente como Ótimo ou bom, outros 14% como Regular. A pesquisa também perguntou ao eleitor qual o nível de confiança da imprensa, Forças Armadas, do STF e do Congresso Nacional.

O levantamento foi feito após a greve dos caminhoneiros, que enfraqueceu o governo de Temer. Segundo o Datafolha, a impopularidade do presidente cresceu em todas as faixas de renda e escolaridade e no Nordeste, a rejeição ao governo do medebista alcança 87%.

Em Petrolina, Manuela D’Ávila reafirma pré-candidatura à Presidência da República

Pré-candidata esteve em Petrolina nessa manhã (Foto: Blog Waldiney Passos)

A pré-candidata à Presidência da República pelo PC do B, Manuela D’Ávila visitou Petrolina na manhã desse domingo (10) e conversou com a imprensa no Petrolina Palace. Antes de seguir para um ato democrático na vizinha Juazeiro, Manuela afirmou que continua pré-candidata e que as decisões do PT não interferem na sua caminhada.

LEIA TAMBÉM:

Em documento, PT nacional aconselha aliança com PSB e lima candidatura de Marília Arraes

Isso porque, conforme o Blog Waldiney Passos publicou mais cedo, o Partido dos Trabalhadores aconselhou a formação de alianças com partidos de esquerda, entre eles o PC do B. Na visão da pré-candidata, o gesto representa um sinal de união, mas sem interferir na sua decisão de concorrer ao cargo mais importante do país.

LEIA MAIS

Em documento, PT nacional aconselha aliança com PSB e lima candidatura de Marília Arraes

(Foto: Instituto Lula)

O PT Nacional publicou uma resolução na qual orienta os diretórios estaduais a formarem alianças com outros partidos, no sentido de fortalecer a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa forma, a pré-candidatura de Marília Arraes pelo partido, ao Governo de Pernambuco deve ser rifada.

LEIA TAMBÉM:

“Quem vai decidir é a nacional, não vai adiantar a gente fazer um enfrentamento”, afirma Odacy sobre aliança do PT com PSB

Marília Arraes empareda Humberto Costa e Odacy Amorim

Durante a semana a presidente nacional do partido, a senadora Gleisi Hoffmann se encontrou com o governador do estado, Paulo Câmara (PSB) sinalizando a aproximação com os socialistas em Pernambuco e mais nove estados. No documento publicado no sábado (9), o PT afirma ainda que não existe plano B à candidatura de Lula.

Apesar da orientação do PT, em Pernambuco o partido se divide: uma parte defende apoiar a reeleição do governador Paulo Câmara; outro grupo é a favor da candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes. Pré-candidato ao Governo do Estado, Odacy Amorim reafirmou nessa semana que acatará a decisão da Nacional.

Confira a íntegra da resolução:

LEIA MAIS

Osinaldo Souza critica falta de justiça social e espaços para os negros na política e outras esferas no país

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Osinaldo Souza (PTB), que é pré-candidato a deputado estadual em Pernambuco, lamentou que em 130 anos da abolição da escravatura ainda não haja justiça social com a população negra no Brasil. Segundo o parlamentar, não existe, até hoje, justiça social ao povo escravo, ao povo negro no Brasil.

“Quantos governadores, juízes, deputados, vereadores prefeitos, promotores, juízes, da pele negra existem no Brasil? A nossa população negra foi expulsa das fazendas sem um conto de réis. Como iriam criar seus filhos? Desde então, vimos que faltam políticas públicas, falta justiça social com o povo negro de maioria no Brasil”, disse Osinaldo.

O vereador defendeu, ainda, mais espaço para a mulher na política. “A mulher representa 53% dos eleitores no Brasil e tem tão pouca representatividade na política, portanto, precisamos fazer justiça social à mulher e à população negra em nosso País”, concluiu.

Marília Arraes empareda Humberto Costa e Odacy Amorim

Marília Arraes (PT), vereadora da cidade do Recife, Pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo PT / Foto: Waldiney Passos

A divulgação da pesquisa encomenda para consumo interno do PT deixou o senador Humberto Costa (que pleitei a reeleição) e o deputado Odacy Amorim (que coloca o nome como pré-candidato ao governo do estado) com as barbas de molho.

Humberto disse que só acreditava na viabilidade da candidatura de Marília através de pesquisa, a consulta veio e não só comprovou a viabilidade da candidatura própria do Partido dos Trabalhadores como apontou o nome de Marília sendo o preferido do eleitorado pernambucano, claro que os números refletem apenas o momento eleitoral, mas serviu para fazer com que Humberto jogasse a toalha e afirmasse que não vai mais se opor a esta possibilidade.

Para Odacy Amorim as únicas opções diante deste cenário são: torcer para que a executiva nacional defina uma aliança com o PSB que possa refletir no apoio a candidatura à reeleição do governado Paulo Câmara e com isso pleitear uma vaga de vice na chapa majoritária ou concorrer a uma vaga de deputado federal já que não retira em hipótese nenhuma a candidatura de sua esposa Dulcicleide Amorim a uma vaga na Assembleia Legislativa (ALEPE).

Caso a candidatura de Marília Arraes seja mesmo confirmada no encontro dos delegados, que foi adiado do próximo domingo (10) para o final de julho, os projetos pessoais de Humberto e Odacy caem por terra e ambos vão ter que escrever na cartilha da vereadora.

Lula pede a STJ e STF que garantam direito de recurso em liberdade

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa recorrer em liberdade contra sua condenação na segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá.

O mesmo pedido foi também protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com a defesa de Lula.

Entre os argumentos utilizados pela defesa, está o de que Lula é pré-candidato à Presidência da República pelo PT, sendo líder em pesquisas de intenção de voto. “Assim, além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível”, escreveram os advogados.

As peças são assinadas pela equipe de oito advogados do ex-presidente, entre eles o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin Martins, responsável pela maioria das sustentações orais em julgamentos de Lula.

A defesa quer que as apelações contra a condenação, destinadas ao Supremo e ao STJ, tenham efeito suspensivo sobre a execução de pena, o que resultaria na libertação de Lula. Tal efeito suspensivo foi negado, no início do mês passado, pela vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Maria de Fátima Freitas Laberrère.

A magistrada é a responsável por analisar a admissibilidade dos recursos extraordinário e especial, destinados respectivamente ao STF e STJ, contra a condenação. Antes de serem encaminhados às instâncias superiores, tais recursos precisam passar pelo crivo do segundo grau.

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde cumpre sua pena de 12 anos e um mês imposta pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal da capital paranaense.

O ex-presidente foi preso após ter sua condenação confirmada pela segunda instância, de acordo com entendimento atual do Supremo Tribunal Federal (STF), que permite o cumprimento de pena mesmo que ainda reste a possibilidade de recurso a instâncias superiores.

Fonte Agência Brasil

Júlio Lossio pode compor chapa de Paulo Câmara

(Foto: Arquivo)

O ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, que é pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo partido Rede, pode integrar a chapa majoritária do governador Paulo Câmara (PSB).

Lossio seria apresentado como o nome do interior do estado, já que a chapa conta com nomes que se concentram na região metropolitana. Júlio poderia concorrer a uma vaga no Senado Federal ou até mesmo como vice do atual chefe do Executivo estadual.