Temer adia reunião sobre preço de combustíveis

A ordem no Palácio no Planalto é que se consolidem primeiramente a redução efetiva do preço do diesel nas bombas. (Foto: Internet)

Marcada para essa segunda-feira (4), a reunião do Grupo de Trabalho composto por técnicos dos ministérios da Fazenda e de Minas e Energia (MME), além da Agência Nacional do Petróleo (ANP), foi adiada e ainda não tem uma nova data para ocorrer. Na ocasião, o ministério informou, por meio de nota oficial, que a reunião buscaria criar uma “política de amortecimento dos preços dos combustíveis ao consumidor”.

A suspensão da reunião foi determinada pelo presidente Michel Temer, que teria considerado inoportuno e indelicado o governo discutir eventuais mudanças nos prazos de reajustes de preços da gasolina e demais combustíveis, no momento em que o novo presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, mal assumiu o cargo.

O presidente orientou seus auxiliares a conduzir os estudos internamente e compartilhá-los mais tarde com a Petrobras, antes de anunciar publicamente qualquer intenção ou proposta. A ordem no Palácio no Planalto é que se consolidem primeiramente a redução efetiva do preço do diesel nas bombas em todo o país e, em seguida, as medidas legais para compensação do desconto de R$ 0,46 por litro, antes de se iniciar o debate sobre a gasolina e gás.

LEIA MAIS

Lideranças de Sobradinho se unem em torno do Movimento Renova Bahia

(Foto: ASCOM)

O movimento Renova Bahia, que defende a presença do pré-candidato a deputado estadual Tum, como representação política regional na Assembléia Legislativa, discute alternativas de desenvolvimento e a maior participação econômica e social no governo, conseguiu unir as maiores lideranças de Sobradinho (BA) em torno de suas propostas em um encontro realizado neste sábado (03).

Estiveram na reunião o Vereador Batata (Cícero Ronaldo de Lima Xavier – PEN), que é vereador com dois mandatos e foi presidente da Câmara; o Vereador Louro (Elieze dos Santos Souza – PRB), o Presidente da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josivam Santos, um dos maiores líderes de todo o interior do município e o ex-prefeito Genilson Silva, dirigente partidário e a uma das maiores lideranças políticas de Sobradinho.

LEIA MAIS

Osório Siqueira esclarece motivos da suspensão da sessão desta terça

Presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira (PSB).

Devido às criticas por parte da população e até mesmo de alguns vereadores, o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira (PSB), enviou nova nota à imprensa local esclarecendo algumas questões e informando que a decisão, que contou com o apoio dos membros da Mesa Diretora e da maioria dos pares, teve por objetivo preservar os direitos dos servidores que estavam com dificuldade de deslocamento por causa da falta de combustíveis nos postos da cidade e garantir as condições necessárias para realização da plenária de forma organizada.

Confira a íntegra da nota:

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos no país como consequência da greve dos caminhoneiros, que em momento oportuno protestam contra os aumentos abusivos nos preços dos combustíveis e derivados, manifestação esta que conta com nosso total e irrestrito apoio, venho como presidente do Poder Legislativo esclarecer alguns pontos que porventura tenham causado dúvidas na nota anterior aos munícipes e integrantes deste poder.

1 – Assim como a capital pernambucana (Recife), a vizinha cidade de Juazeiro-BA e diversas casas legislativas do país, tomamos a decisão de, em entendimento com membros da Mesa Diretora e apoio da maioria dos vereadores que compõem o poder legislativo local,  suspender a realização da sessão ordinária desta terça-feira (28) devido ao desabastecimento que atinge 100% dos nossos postos de combustíveis e que causam transtornos a toda população, não sendo diferente com os funcionários desta Casa que também precisam se deslocar ao seu ambiente de trabalho.

2 – Para o bom andamento dos trabalhos legislativos contamos com o apoio de muitos servidores que nos auxiliam durante as sessões ordinárias a exemplo de assessores, operadores de som e internet, motoristas, seguranças, secretárias, pessoal dos serviços gerais, que nos comunicaram a dificuldade enfrentada para o deslocamento devido a esta situação instalada.

3 – A suspenção autorizada foi apenas no que diz respeito a sessão ordinária deixando a critério dos vereadores a abertura e funcionamento dos gabinetes, da mesma forma os trabalhos internos como presidência, diretorias e setores técnicos não foram afetados estando funcionando normalmente.

4 – A não realização desta sessão específica não acarretará nenhum prejuízo à população já que da pauta não constava nenhum projeto de urgência urgentíssima e a Casa Plínio Amorim vem cumprindo anualmente com o número máximo de reuniões previsto no Regimento Interno e na Lei Orgânica do Município.

5 – Entendemos e respeitamos a opinião de alguns edis que discordam do nosso posicionamento, no entanto, reafirmamos que a nossa intenção foi de apenas garantir aos pares as condições mínimas necessárias para a realização de forma ordeira desta sessão ordinária.

6 – Por fim, reiteramos o apoio a greve e parabenizamos a classe dos caminhoneiros e ao povo brasileiro que aderiu a essa manifestação. Também nos posicionamos contra o aumento excessivo da gasolina e óleo diesel.

 OSÓRIO FERREIRA SIQUEIRA  –  Presidente da Câmara Municipal de Petrolina

Caso PT descarte seu nome para Governo, Odacy Amorim afirma ter aval para candidatura a deputado federal

Pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo de Pernambuco, o deputado estadual Odacy Amorim não descarta colocar seu nome na corrida para a Câmara dos Deputados. A decisão seria tomada caso o PT optasse por uma aliança com o PSB.

Com a ida de Odacy para a vaga de deputado federal, sua esposa Dulcicleide Amorim deve disputar as eleições como deputada estadual também pelo PT. Apesar da ligação familiar, o ex-prefeito afirma que a escolha se deve por um motivo: fortalecer os projetos na região.

LEIA MAIS:

Odacy não descarta concorrer ao Governo de Pernambuco: “estou à disposição”

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Juazeiro tem funcionamento suspenso

(Foto: Internet)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, diante do desabastecimento ocasionado pela paralisação dos caminhoneiros, decidiu, na tarde desta segunda-feira (28) suspender todas as atividades da Câmara, incluindo a sessão programada para terça-feira (29).

Ficam suspensos os atendimentos, as atividades administrativas e legislativas, incluindo-se as sessões ordinárias, especiais e solenes, mantendo-se apenas em funcionamento o departamento financeiro.

A Câmara de Vereadores de Juazeiro retornará às atividades normais assim que houver estabilidade no abastecimento de combustíveis.

Senado aprova urgência para projeto que isenta diesel de PIS/Cofins

(Foto: Ilustração)

Após votar seis medidas provisórias (MPs) em uma segunda-feira (28) atípica, os senadores aprovaram, há pouco, o requerimento de urgência do projeto de lei que reonera setores da economia e contém um artigo que pode baratear o preço do diesel. Devido à crise gerada com a greve dos caminhoneiros, que já dura oito dias, os parlamentares imprimiram um ritmo acelerado de votações das MPs, e a maioria foi aprovada de forma simbólica.

Com a pauta livre, o Senado pode agora se debruçar sobre o projeto que retira a desoneração, ou seja, os benefícios fiscais concedidos pelo governo a 56 setores da economia. A matéria foi aprovada na semana passada pela Câmara após os deputados incluírem um trecho que estabelece alíquota zero do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) cobrados sobre o óleo diesel até o fim do ano. Embora não haja acordo em torno do projeto, os senadores já podem discuti-la em plenário a partir desta terça-feira (28).

Antes do requerimento de urgência, aprovado de forma simbólica, os parlamentares aprovaram cinco medidas provisórias enviadas pelo presidente Michel Temer e rejeitaram uma. Além do projeto que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, foi aprovada e encaminhada à sanção a matéria que autoriza a União a doar recursos ao Estado da Palestina para a restauração da Basília da Natividade. Durante as discussões, senadores criticaram medidas que podem gerar novos custos para os cofres públicos em meio à crise atual.

LEIA MAIS

Temer acena com redução de R$ 0,46 no diesel por 60 dias

(Foto: Internet)

Em pronunciamento na noite deste domingo (27), o governo federal cedeu e decidiu congelar por 60 dias a redução do preço do diesel na bomba em R$ 0,46 por litro. Michel Temer se pronunciou depois de um dia inteiro de negociações no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, esse valor equivale, a zerar as alíquotas da Cide e do PIS/Cons.

As Medidas Provisórias foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União no fim da noite de ontem (27) e encaminhadas ao Congresso.

Na primeira rodada de negociações com os caminhoneiros, quando se acordou que a Petrobras baixaria em 10% o preço do diesel nas  refinarias durante 30 dias, e os caminhoneiros fariam uma trégua de 15 dias na paralisação, o Ministério da Fazenda estimou em R$ 5 bilhões o valor das compensações do Tesouro Nacional à estatal.

Agora, com a validade do congelamento do preço nos postos pelo dobro do tempo, as despesas serão proporcionalmente elevadas. Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, as reivindicações custarão R$ 10 bilhões ao Tesouro.

Odacy não descarta concorrer ao Governo de Pernambuco: “estou à disposição”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos nomes cotados pelo Partido dos Trabalhadores  (PT) para concorrer ao Governo de Pernambuco, o deputado estadual Odacy Amorim afirmou que apoiará a decisão do partido, mesmo que seja para concorrer às eleições em uma aliança com o PSB.

Dia 10 o partido tem uma decisão se vai ter candidatura própria ou se não vai ter candidatura própria. Tem um movimento de aliança ao governador Paulo Câmara, eu coloquei meu nome como pré-candidato ao governo e defendo a ideia da candidatura própria, mas eu disse [ao PT] que eu não vou dizer ao povo que eu sou pré-candidato ao governo se o PT não decide logo se tem uma candidatura própria”, explicou Odacy durante o programa Super Manhã da Rádio Jornal Petrolina, na edição da quinta-feira (24).

No final de semana Odacy esteve num evento a também pré-candidata Marília Arraes e reafirmou ter chances de concorrer ao Governo. “Estou à disposição, estou animado para concorrer ao governo. Tenho grandes chances de ser escolhido candidato a governador, desde que seja decidido se vai haver candidatura própria. Se o nome for o dela, vou apoiar e apoio. Se o partido decidir por aliança, vou respeitar a decisão do partido”, destacou.

Segundo Odacy, o partido não está no momento de ter disputas internas e sim de montar um projeto para Pernambuco avançar.

Em nota, Miguel afirma que nunca faltou apoio político a Maria Elena

Um dia após a vereadora Maria Elena (PRTB) anunciar a desistência de ser pré-candidata pelo grupo da família Coelho, o prefeito de Petrolina afirmou surpresa com a decisão da edil. Através de uma nota, Miguel alegou estranhamento com as declarações de Elena durante sua fala na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na sessão da quinta-feira (24).

Em sua decisão, Maria Elena disse que a conjuntura não era favorável ao seu nome, já que o irmão de Miguel, Antônio Coelho é o principal nome do grupo político nas eleições para uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conforme disse a própria vereadora durante conversa com a imprensa.

LEIA TAMBÉM:

Maria Elena desiste de concorrer a uma vaga na Alepe

Apesar da possível rusga com a fala da vereadora e ex-secretária de Cultura, Turismo e Esportes durante o primeiro ano de sua gestão, Miguel Coelho afirmou que continuará contando com o apoio de Maria Elena dentro do grupo político na cidade.

Confira a íntegra da nota assinada pelo prefeito de Petrolina:

LEIA MAIS

Odacy Amorim critica governo Temer por aumentos no preço do combustível e condena atitude de donos de postos

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT) participou do programa Super Manhã, nessa quinta-feira (24), na Rádio Jornal e comentou sobre o preço do combustível comercializado pela Petrobras. Para o petista – que já solicitou uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sobre esse tema – a alta no preço é consequência da má gestão do presidente Michel Temer (MDB).

“Por o governo não ter uma boa avaliação eles estão tomando medidas impopulares que prejudica a vida do povo, foi o caso da reforma trabalhista, foi o caso da PEC que vai segurar os investimentos na saúde e educação por 20 anos e o aumento do combustível”, disse o deputado estadual.

Odacy relembrou as antigas gestões, comparando os reajustes no governo de Fernando Henrique Cardoso e nos três mandatos do PT, com Lula e Dilma Roussef, quando no governo do tucano o aumento foi de 8% e chegou a 20% nos últimos anos e com Temer, pulou para 60%.

LEIA MAIS

Maria Elena desiste de concorrer a uma vaga na Alepe

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão dessa quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi marcada pelo anúncio da desistência de Maria Elena a uma sua pré-candidatura para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Cotada para ser o segundo nome pelo grupo do prefeito Miguel Coelho, a edil explicou sua decisão durante o uso da Tribuna Livre.

A vereadora que recentemente se filiou ao PRTB para disputar as eleições estaduais, creditou sua decisão devido a atual conjuntura política. “A conjuntura política nos mostra um quadro incógnito do ponto de vista da viabilidade e a gente se reportando a uma Petrolina do passado bem recente, a gente via que as forças políticas, existia a condição de um grupo político fazer dois candidatos e a nossa realidade agora é que existem muitas forças políticas e a gente não sabe como eleitor vai reagir agora”, afirmou.

Após discursar na Casa Plínio Amorim, Maria Elena atendeu a imprensa e chamou sua pré-candidatura de uma “aventura” na qual ela não poderia submeter a família e os amigos a um caminho de incerteza. Ela também ressaltou que o grupo Coelho sempre foi claro que a primeira opção era o nome de Antônio Coelho, filho mais novo do senador Fernando Bezerra. “O combinando foi tratado, é claro que o Antônio é o candidato da Casa Grande e eles em momento nenhum me trataram fora do combinando. Eles disseram que ia ter a pessoa da casa deles e eu seria a segunda”.

Questionada sobre sua saída do PSB para o PRTB, decisão tomada para concorrer à Alepe, a vereadora disse ter a intenção de fazer um teste no novo partido. “Eu vou fazer uma experiência no PRTB, é uma coisa que agora não dá [pra dizer] que eu só queria alugar a sigla, confesso a vocês que me doeu muito sair do PSB e agora estou no PRTB que ia me oferecer as condições partidárias e eu não posso ser desleal”, destacou.

Câmara aprova projeto para prevenir acidentes de motos em Juazeiro

Projeto foi aprovado nessa terça. (Foto: ASCOM)

Os vereadores da Câmara de Juazeiro aprovaram, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (22), o Projeto de Lei Nº 3.411/2018, de autoria do parlamentar Allan Jones (PTC), que institui a Campanha Municipal Permanente de Prevenção aos Acidentes de Motos em Juazeiro.

Segundo o texto do projeto, o objetivo da campanha é levar ao conhecimento dos usuários das vias públicas a necessidade urgente de se pilotar preventivamente as motocicletas, pelo risco iminente de morte; intensificar a fiscalização e repressão, por meio de abordagem aos motociclistas e integralização das Ações da Companhia de Transito e Transporte (CSTT) as da Policia Militar e órgãos de Trânsito Estaduais, além de promover educação e prevenção em Escolas Municipais e Universidades.

Lóssio fala em recuperar estradas e implantar Nova Semente estadual, caso seja eleito Governador de Pernambuco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio já iniciou sua caminhada como pré-candidato ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade há alguns meses. No domingo (20) ele discursou ao lado da sua esposa e pré-candidata a deputada estadual, Andrea Lóssio, momento no qual apresentou algumas de suas propostas, caso eleito.

Juntos aos amigos e imprensa local, Lóssio afirmou que sua meta é melhorar as estradas da zona rural. “A prioridade é de melhorar nossas estradas para que o homem do interior possa ir e vir com mais tranquilidade”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Grupo de Lóssio fala em repetir caminhada das eleições municipais para chegar ao Governo de Pernambuco

Ao lado de amigos, Júlio Lóssio oficializa nome de Andrea como pré-candidata a deputada estadual

Outra bandeira da sua pré-campanha é a implantar o Nova Semente Pernambucana. “Se estão fechando, em janeiro a gente começa a abrir com a força do estado. Esse foi o programa mais exitoso do mundo de educação infantil do mundo. Nenhum lugar conseguiu abrir 190 creches e colocar 10 mil crianças, por isso nós temos oportunidade de falar sobre o Nova Semente na Europa, nos Estados Unidos”, disse em uma crítica direta a atual gestão de Petrolina.

Para o pré-candidato, a base são as crianças e é necessário investir em programas voltados à educação desse grupo. O ex-prefeito aproveitou para alfinetar o atual cenário do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. “Eu quero saber quantas casas já chegaram em Petrolina e quantas já estão chegando em outros lugares?”, finalizou.

Vereador propõe treinamento de prevenção de acidentes e primeiros socorros a profissionais de creches públicas

Caso seja aprovado, o projeto segue para a sanção do prefeito. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão desta terça-feira (22), o vereador Ronaldo Silva (PSDB) deve apresentar o projeto de lei 071/18 que dispõe sobre a obrigatoriedade de curso e treinamentos de prevenção de acidentes e primeiros socorros para todos os docentes e profissionais de creches públicas e educação infantil.

De acordo com a proposta, o seu objetivo é de “não apenas prevenir os corriqueiros acidentes nas escolas, mas, caso ocorram, que nossas crianças e adolescentes tenham um atendimento rápido e eficaz, resguardando-os de complicações mais sérias”.

Ainda segundo projeto de lei, “todos os funcionários das escolas e creches deverão participar do curso, sem prejuízo de suas demais atividades ordinárias”. Além disso, “o curso se estende aos alunos e pais que queiram voluntariamente participar de treinamentos em primeiros socorros previamente agendados”.

Os vereadores devem debater sobre o tema e, após discussão, votar a favor ou contra a proposta. Caso seja aprovado, o projeto segue para a sanção do prefeito.

Gaturiano Cigano apresenta projeto de lei que prevê castração móvel em Petrolina

Gaturiano tem se destacado com projetos importantes na Casa Plínio Amorim. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gaturiano Cigano (PRP) deve apresentar, nesta terça-feira (22), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei n.º 157/17 que institui o programa de castração móvel destinado ao controle populacional de cães e gatos na cidade.

De acordo com o texto do projeto, fica o Poder Executivo autorizado a instituir, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, através centro de Zoonoses o programa. Além disso, o município poderá por meio de seus recursos ou parcerias disponibilizar veículos devidamente equipados com material e pessoal técnico habilitado a efetuar castrações cirúrgicas nos animais.

Ainda segundo o texto legal, a unidade móvel destinada a atender o programa contará com sala de ambulatório; sala de assepsia; sala de cirurgia; sala de recuperação cirúrgica; banheiro para uso da equipe médica-veterinária; balança para pesagem dos animais; kit para ressuscitação cardio-respiratória; equipamentos para esterilização de materiais; material para acondicionamento e descarte de resíduos de acordo com a legislação vigente.

O projeto pode se tornar um marco no controle de cães e gatos na cidade. Em sua justificativa, Gaturiano afirma que “a proposta, aliada a medidas de guarda responsável, busca estabelecer um método no controle da superpopulação canina e felina no município de Petrolina adotar um meio mais eficaz e ágil de prevenção a disseminação de diversas doenças”.