Julgamento de Bolsonaro começa na terça-feira (2) e terá oito sessões

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).  Cerca de dois anos e meio após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, a Corte realizará um julgamento histórico, que pode levar para a prisão um ex-presidente da República e generais do Exército pela acusação de golpe de Estado, medida inédita após a redemocratização do país.

Para garantir a tranquilidade do julgamento, o Supremo preparou um esquema especial de segurança para restringir a circulação de pessoas nos edifícios da Corte, além de varredura com cães farejadores em busca de bombas e uso de drones. As sessões foram marcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.

Saiba os horários das sessões:
2 de setembro – 9h e 14h;
3 de setembro – 9h;
9 de setembro – 9h e 14h;
10 de setembro –9h;
12 de setembro – 9h e 14h.

Quem são os réus?

  • Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  • Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  • Paulo Sérgio Nogueira – ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022;
  • Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;

Rito – O rito que será adotado no julgamento está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei 8.038 de 1990, norma que regulamenta as regras processuais do tribunal. No dia 2 de setembro, às 9h, primeiro dia de julgamento, a sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, que fará a leitura do relatório com o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento. Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e as defesas dos réus.

Acusação – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, será responsável pela acusação. Ele terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus.

Defesas – Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor dos réus. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

Crimes – Todos os réus respondem no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.  A exceção é o caso do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A regra está prevista na Constituição.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro. Ramagem continua respondendo pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Votos – O primeiro a votar será Alexandre de Moraes, relator da ação penal. Em sua manifestação, o ministro vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre a questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito. Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

Sequência de votação – Após o voto do relator, os demais integrantes da turma vão proferir seus votos na seguinte sequência:

  • Flávio Dino;
  • Luiz Fux;
  • Cármen Lúcia;
  • Cristiano Zanin;

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma.

Pedido de vista – Um pedido de vista do processo não está descartado. Pelo regimento interno, qualquer integrante da Corte pode pedir mais tempo para analisar o caso e suspender o julgamento. Contudo, o processo deve ser devolvido para julgamento em 90 dias.

Prisão – A eventual prisão dos réus que forem condenados não vai ocorrer de forma automática após o julgamento e só poderá ser efetivada após julgamento dos recursos contra a condenação. Em caso de condenação, os réus devem ficar em alas especiais de presídios ou nas dependências das Forças Armadas. Oficiais do Exército têm direito à prisão especial, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP). O núcleo 1 tem cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição.

Núcleos  – A denúncia da trama golpista foi dividida pela PGR em quatro núcleos. O núcleo crucial ou núcleo 1, formado por Jair Bolsonaro, será o primeiro ser julgado. As demais ações penais estão em fase de alegações finais, última etapa antes do julgamento, que deverá ocorrer ainda neste ano.

Agência Brasil

 

Sem projetos para apreciação, vereadores de Petrolina retornam sessões ordinárias

(Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Após cerca de dois meses sem sessões plenárias, os vereadores de Petrolina retornam aos trabalhos, nesta terça-feira (07), sem projetos para apreciação. Assim, a discussão dos parlamentares deve se restringir aos requerimentos e indicações que serão apresentados.

Em uma das indicações, o vereador Gilmar Santos (PT) solicita alguns serviços para o Residencial Novo Tempo 6, como a construção de uma UBS, a instalação de uma cabine de ônibus e cuidados com espaços usados para prática de esportes.

Já o vereador Capitão Alencar pede à prefeitura, com máxima urgência, que sejam disponibilizados carros-pipa para o Sítio Capim, Rajada e para a Baixa dos Fogos, todos localizados na zona rural da cidade.

LEIA MAIS

Câmara Municipal de Juazeiro reiniciará sessões com restrições de público

Após o recesso parlamentar, os vereadores de Juazeiro retomarão as sessões ordinárias na próxima terça-feira (10), a partir das 9h da manhã com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube.

As sessões serão com as presenças dos vereadores em plenária, mas em função de perdurarem as restrições sanitárias ocasionadas pela pandemia Covid 19, estão restritas a participações populares na plenária da Casa Aprígio Duarte. As reuniões acontecerão todas às terças, no mesmo horário.

O presidente da Casa, o vereador Berg da Carnaíba, por meio da Ato da Mesa, nº 08, de 02 de agosto de 2021, informa que o fato de o prédio da Câmara de Vereadores Juazeiro está em fase de conclusão das obras de restauração do revestimento e pintura da fachada, bem como, do serviço de dedetização contra o Covid, realizada em todas as dependências do prédio,  neste primeiro momento, também por estas razões, não será permitida a presença de populares para acompanhar a sessões presencialmente.

Câmara de Juazeiro mantém sessões remotas às terças-feiras

Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Berg da Carnaíba

As sessões remotas na Câmara de Vereadores de Juazeiro serão mantidas remotamente todas as terças-feiras, com mudança apenas no horário de 9h iniciará às 10h. As medidas restritivas para o funcionamento também permanecem, como o fechamento dos gabinetes e a adoção de trabalho home office. As reuniões serão transmitidas pelo canal do YouTube TV Câmara Juazeiro BA.

A decisão da presidência da Casa se deu em função das medidas restritivas para combater a disseminação do Novo Coronavírus que foram prorrogadas e seguem até o dia 29 de março divulgadas pelo próprio Governador do Estado, Rui Costa. “O Governo da Bahia também determinou algumas ações que são válidas para todo o Estado, como é o caso do toque de recolher, que foi antecipado para 18h. O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em todo o território baiano a partir desta segunda, 22 de março.  Restrição da venda de bebidas alcoólicas segue em todo o Estado também, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). Também segue vedada em todo a prática de atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomeração. O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a prática de atividades físicas está proibido até 29 de março. Os atos religiosos litúrgicos podem ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%, desde que o espaço seja amplo e tenha ventilação cruzada”, explica o presidente Berg da Carnaíba, justificando a suspensão do atendimento ao público na Casa Legislativa de Juazeiro.

O presidente informa ainda, que fica facultativo a cada vereador abrir os gabinetes às terças-feiras para participar das sessões on-line das instalações da Câmara, mas com restrição de visitantes.

Funcionará apenas alguns setores essenciais com sistema de rodízio e apenas um funcionário em atividade por dia, outros estarão em home office e de sobreaviso. Somente os funcionários da vigilância e da limpeza ficarão nas instalações da Câmara em dias alternados e também em sistema de rodízio.

Em função do decreto estadual, Câmara de Juazeiro suspende sessões desta semana

Em função da decisão do Governador da Bahia, Rui Costa (PT), de decretar lockdown na região norte do Estado, estão suspensas as sessões ordinárias remotas da Câmara Municipal de Juazeiro programadas para acontecer nesta segunda (08) e terça (09), bem como a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, programada para às 16h.

O expediente na Casa também está suspenso temporariamente.

Segundo o governador a medida é por conta da lotação dos leitos de UTI, com municípios da região já tendo atingindo a marca de 100% de ocupação.

Funcionarão apenas estabelecimentos que prestam serviços essenciais. O decreto de lockdown, inicialmente valerá de segunda-feira (08/03) até às 5h da próxima quarta-feira (10/03).

“Temos que obedecer a determinação do Governo Estadual e aguardaremos as novas decisões, torcendo que o índice de infestação do Covid19 diminua e possamos tão logo voltar às atividades normalmente”, declara Berg Da Carnaíba, presidente da mesa diretora.

Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro também decide pela realização das sessões remotas através do YouTube

Em razão dos novos decretos e orientações do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, de intensificar as medidas de combate ao contágio do Covid 19, a Câmara de Vereadores de Juazeiro acatou o Requerimento proposto pelo Vereador Dr. Salvador e a partir de segunda (08) realizará as sessões remotamente. O vereador solicitou já que nesse período pandêmico do Covid 19 é cada vez mais crescente o número de infectados pelo vírus em nossa região.

A proposição foi aprovada por unanimidade pelos colegas da Casa, e por isso, as próximas sessões ocorrerão normalmente às segundas e terças-feiras a partir das 9 horas remotamente e serão exibidas pelo canal do YouTube TV Câmara Juazeiro BA.

LEIA MAIS

Câmara Municipal de Juazeiro inicia ano Legislativo na próxima segunda-feira 

(Foto: Ascom)

Depois de uma sessão especial e duas extraordinárias realizadas este ano para apreciar Projetos do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Juazeiro abre o ano Legislativo na próxima segunda-feira (15). Excepcionalmente, a sessão, que deverá contar com a presença da prefeita Suzana Ramos e do vice-prefeito Leonardo Bandeira, acontecerá às 17h, mas ao longo do ano serão realizadas as segundas e terças-feiras, às 9h.

As sessões acontecerão presencialmente na Casa Aprígio Duarte com a presença dos 21 vereadores, e o cumprimento de todos os protocolos básicos de segurança sanitária exigidos para a contenção do Coronavírus (Covid 19).

As reuniões serão transmitidas ao vivo pelo canal TV Câmara no Youtube por meio do endereço eletrônico:  Tvcamarajuazeiroba e através do app Instagram @tvcamarajuazeiroba.

A partir da próxima semana sessões da Câmara de Petrolina serão presenciais

(Foto: Jean Brito/CMP)

O anúncio foi feito na sessão, ainda de forma virtual, desta terça-feira (01) pelo o presidente da Casa Plínio Amorim, o vereador Osório Siqueira. De acordo com o parlamentar, é uma decisão da maioria dos vereadores, que já haviam expressado esse desejo em outras ocasiões.

O protocolo com as medidas de prevenção para evitar contaminação pelo novo coronavírus ainda está sendo formatado, mas Siqueira garantiu que há tempo hábil para elaborar as regras a serem seguidas. O presidente também informou que o número de assessores dos parlamentares será limitado, mas não deixou claro como será a participação da imprensa.

O vereador Rodrigo Araújo levantou a questão e gerou discussão. Para Rodrigo, limitar a participação desses profissionais, que sempre lotaram o local reservado a eles nas sessões presenciais seria uma injustiça. Para tentar resolver o problema, o vereador Paulo Valgueiro sugeriu que a Câmara continue com a transmissão online das sessões.

Osório Siqueira minimizou a polêmica informando que irá se reunir com a assessoria de comunicação da Casa Plínio Amorim para tentar encontrar uma solução para o assunto.

(Com informações do Blog Nossa Voz)

Gabinetes dos vereadores voltam a receber o público com acesso limitado a partir de hoje, sessões virtuais continuam em novo horário

Osório Siqueira, presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em mais uma portaria publicada nesta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira, estabelece novas normas de segurança em matéria de saúde pública, em consonância com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS), os Decretos Estaduais e os Decretos Municipais, em especial o Decreto nª 37/2020, de 31 de maio de 2020, que trata da retomada das atividades econômicas, em especial no tocante à Administração Pública.

Considerando que o Poder Executivo, o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e outros Órgãos Públicos, não estão realizando reuniões presenciais, para evitar com que as pessoas corram o risco de se contaminar com a COVID-19, a Câmara Municipal resolveu reabrir os gabinetes dos vereadores a partir desta quinta-feira (04), funcionando com apenas dois servidores e limitando o acesso de duas pessoas por vez, sendo obrigatório o uso de máscara e prévia higienização controlado pelas recepcionistas da Câmara Municipal de Petrolina e lavatório situado próximo a recepção, a partir do dia 04/06/2020.

O horário de expediente será das 07h00min às 13h00min, de segunda a sexta-feira, sendo obrigatório a todos os vereadores e servidores o uso de máscaras e higienização com álcool gel na recepção, mantendo o distanciamento entre as pessoas de 2,0 (dois) metros.

Sessões plenárias

As sessões plenárias ordinárias, extraordinárias e solenes, todas na forma presencial, permanecem suspensas, mantendo-se as ordinárias de forma remota, em ambiente virtual, a partir da próxima segunda-feira (09), às terças e quintas feiras, iniciando-a às 14h30min, até o dia 02/07/2020.

Osório Siqueira analisa possibilidade de sessões presenciais ainda este mês

Sem sessões ordinárias desde março, quando foi decretado o isolamento social em todo o município de Petrolina com fechamento do comércio e paralisação de atividades na prestação de serviços e de órgãos públicos, de forma presencial, diante da pandemia do novo coronavírus, a Câmara de Vereadores retomou as sessões ordinárias em plenário nesta terça-feira (02), mas de forma virtual.

A reunião ordinária online é inédita na história da Casa que havia se reunido no dia 15 de maio, também remotamente, só que numa convocação extraordinária, para apreciação de projetos de lei de urgência enviados pelo Poder Executivo.

Na sessão desta terça-feira, transmitida pelo canal da Câmara Municipal de Petrolina no youtube, os vereadores encaminharam uma série de matérias entre requerimentos e indicações contemplando as mais variadas solicitações da população ao poder publico municipal.

Segundo o presidente da Casa, vereador Osório Siqueira (MDB), o mês de junho será avaliado para que o legislativo petrolinense possa analisar a possibilidade de voltar a realizar as sessões de forma presencial.

“Durante todo este mês, a gente vai discutindo a forma das reuniões voltarem a ser realizadas no plenário, com todas as adequações que esse novo momento exige diante dessa crise da doença provocada pelo novo coronavírus”, comentou.

Entre as matérias, houve rejeições de três requerimentos de autoria da bancada da oposição. As propostas foram apresentadas pelos vereadores Paulo Valgueiro (PSD), líder dos oposicionistas na Casa; Gilmar Santos (PT), e Gabriel Menezes (PSL). As demais matérias foram aprovadas por unanimidade.

A próxima reunião plenária online da Casa Plínio Amorim acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 9h, transmitida pelo youtube.

Câmara Municipal de Petrolina realiza mais uma sessão virtual nesta terça

(Foto: Arquivo)

Após passar alguns meses com as atividades suspensas devido a pandemia da CoviD 19, os vereadores de Petrolina voltam a se reunir nesta terça-feira (02) em sessão ordinária. O retorno dos trabalhos, atende pleito da maioria dos edis que assinaram ofício direcionado ao presidente Osório Siqueira, reivindicando a retomada dos trabalhos de forma virtual, atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Decretos dos Governos Estadual e Municipal.

“Requeremos de Vossa Excelência a retomada dos trabalhos legislativos, através da realização de Sessões Ordinárias remotamente, através de videoconferência, observando as orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, evitando aglomerações e preservando a integridade física de nossos edis e dos servidores da Câmara Municipal de Petrolina“, destaca o ofício.

Muitas Indicações e Requerimento constam da pauta da sessão desta terça-feira, porém nenhum projeto será apreciado.

O link para acompanhar a sessão está disponível no site da câmara www.petrolina.pe.leg.br

Mesa diretora suspende por mais 15 dias sessões na Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: arquivo)

Em nova portaria publicada na tarde desta quinta-feira (30), a mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina resolver estender a suspensão de todas as sessões ordinárias, solenes e outras, até o dia 15 de maio, em virtude dos decretos dos governos estadual e municipal.

Ficam suspensos ainda o atendimento ao público neste período, na Sede do Poder Legislativo Municipal.

A novidade é que quando do retorno dos trabalhos, por conta do período em que a Câmara de Vereadores ficou sem ter sessões ordinárias, solenes e outras reuniões que aglomera pessoas, no mês de julho do ano em curso, não haverá recesso parlamentar.

Na portaria, o presidente Osório Siqueira lembra ainda que  o prazo de 15 (quinze) dias, pode ser prorrogado por igual período, em conformidade com o estado do aumento da calamidade da COVID-19.

Câmara de Vereadores de Petrolina retoma trabalhos nesta terça

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (04), a Câmara de Vereadores de Petrolina terá sua primeira sessão ordinária deste ano, após mais de um mês de recesso. Em ano eleitoral, é possível que os ânimos dos parlamentares estejam mais exaltados.

No encerramento do ano legislativo, o presidente da Casa, Osório Siqueira (PSB), avaliou positivamente a atuação da Casa. “Foram quase duas mil matérias, entre Indicações e Requerimentos reivindicando aos órgãos competentes, a todos os órgãos responsáveis pelas demandas“, disse.

Além disso, o presidente falou sobre a expectativa para este ano. “É um tempo maior para andar nas comunidades e voltar carregado de matérias para podermos aprovar e reivindicar ao Poder Executivo“, afirmou.

Câmara de Vereadores de Serra Talhada retoma sessões parlamentares

(Foto: Ascom)

Na noite de ontem (4), a Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada (PE), retornou às atividades para a primeira sessão ordinária de 2019. Durante a sessão, que contou com a participação de 16 vereadores, foram homenageadas com moções de pesar a senhora Severina Maria do Nascimento e a professora da Escola Imaculada Conceição, de Caiçarinha da Penha, Emília Barros, solicitadas pela vereadora Alice Conrado (PMB) e Sinézio Rodrigues (PT), respectivamente.

Ainda na pauta, foram destaques a indicação de pavimentação das Ruas José Dantas do Nascimento, e AABB, além da construção de um cemitério na comunidade Malhada do Juá, feitas pelo vereador Antônio de Lima (PTC). Já o vereador Francisco Pinheiro (PTB), indicou a pavimentação das Ruas Afonso Kerhle e AABB.

O vereador Jaime Inácio do PHS fez um requerimento da construção de um sistema de abastecimento de água por meio da barragem da Fazenda Jurema.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Juazeiro tem funcionamento suspenso

(Foto: Internet)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, diante do desabastecimento ocasionado pela paralisação dos caminhoneiros, decidiu, na tarde desta segunda-feira (28) suspender todas as atividades da Câmara, incluindo a sessão programada para terça-feira (29).

Ficam suspensos os atendimentos, as atividades administrativas e legislativas, incluindo-se as sessões ordinárias, especiais e solenes, mantendo-se apenas em funcionamento o departamento financeiro.

A Câmara de Vereadores de Juazeiro retornará às atividades normais assim que houver estabilidade no abastecimento de combustíveis.

12