Fachin envia recurso de Lula ao plenário do STF

(Foto: AFP/Nelson Almeida)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu nessa segunda-feira (25) enviar o pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para julgamento no plenário da Corte.

A decisão do ministro foi motivada por uma petição feita, mais cedo, pelos advogados de Lula. Os defensores pediram que o ministro reconsidere decisão que rejeitou analisar o caso, na sexta-feira (22). Além disso, a defesa também pretendia que a questão fosse julgado pela Segunda Turma do tribunal, formada por Fachin e os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello.

Com a decisão do ministro, o caso deverá ser julgado somente em agosto, após o recesso de julho na Corte. Nesta semana, o plenário fará as duas últimas sessões antes do recesso e as pautas de julgamento já foram definidas. Antes disso, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá enviar parecer sobre a questão. Após a tramitação formal, caberá à presidente do STF, Cármen Lúcia, pautar o pedido.

Pernambuco: evento em Jaboatão marca entrada da família Ferreira no grupo da oposição

(Foto: Divulgação)

Acontecerá na manhã desta terça-feira (26) o ato simbólico da aliança entre a família Ferreira ao grupo de oposição ao Governo de Pernambuco. Ex-aliados de Paulo Câmara, o clã anunciou o rompimento da parceria na quinta-feira (21) por descontentamento com o atual governador.

LEIA TAMBÉM:

Família Ferreira anuncia rompimento com governo de Paulo Câmara

O ato festivo será realizado em Jaboatão dos Guararapes, colégio eleitoral de Anderson Ferreira (PR), prefeito da cidade. Nos bastidores há um boato de que o deputado estadual André Ferreira (PSC) deverá anunciar também sua pré-candidatura ao Senado Federal na chapa de Armando Monteiro governador e Mendonça Filho, também ao senado.

A saída da família da base aliada de Câmara veio na semana em que o governador realizou mudanças no secretariado e acabou tirando o poder dos Ferreira. Na carta assinada por Anderson e André, eles alegam que “há alguns meses o nosso grupo vem dialogando com vários segmentos da sociedade sobre a necessidade do estado de Pernambuco iniciar um novo ciclo de mudança”.

Gilmar Santos vê como positiva aproximação de Marília Arraes com Silvio Costa

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos principais apoiadores da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT), o vereador Gilmar Santos afirmou que não existe contradição na parceria firmada com Silvio Costa (Avante). Segundo Gilmar, o posicionamento do deputado federal o credenciam para essa aliança ao senado.

“Em relação ao deputado Silvio Costa com todo esse movimento de denúncia contra o golpe e de defesa da liberdade do presidente Lula credencia o deputado para a construção dessa chapa com a companheira Marília Arraes. Não existe nenhuma contradição nesse sentido“, disse ao Blog Waldiney Passos.

LEIA TAMBÉM:

Marília Arraes fecha chapa com Sílvio Costa para senador

Para Gilmar, o momento é de construir diálogos e encontrar o melhor caminho para dar continuidade ao projeto de Marília no estado. “O que existe entre a companheira, entre a gente que tem apoiado o nome de Marília são apenas diálogos, são possibilidades procurando exatamente pessoas e forças políticas que representam minimamente o projeto que a gente quer defender com Marília para o estado de Pernambuco”, afirmou.

Na terça-feira (19) Marília Arraes anunciou uma aliança que lançará Silvio Costa a uma vaga no Senado. Partidários veem a jogada como um passo na busca por decretar sua candidatura ao Governo. Isso porque o próprio PT Nacional já sinalizou aproximação ao PSB no estado.

Pernambuco: Armando Monteiro defende entrada dos Ferreiras na oposição

Irmãos podem ocupar segunda vaga ao Senado pela chapa de oposição. (Foto: Internet)

O pré-candidato ao governo do estado pelo grupo “Pernambuco quer Mudar”, Armando Monteiro (PTB) afirmou, nesta quinta-feira, que os irmãos André Ferreira (PSC) e Anderson Ferreira (PR) – que anunciaram suas saídas da base aliada do governador Paulo Câmara (PSB) – “serão bem-vindos” à Frente das Oposições, caso essa seja a decisão deles.

A ideia é que os Ferreiras ocupem a segunda vaga disponível para o Senado na sua majoritária, já que uma das vagas é do deputado federal Mendonça Filho (DEM). Ainda segundo Armando, ao confirmarem a entrada no grupo, os Ferreiras devem ter papel fundamental na construção do restante da majoritária.

“Caso eles confirmem essa disposição de se incorporarem à Frente, nós vamos construir isso com eles. A exemplo do que ocorre com outros partidos da Frente, vamos construir juntos. Esse processo começou e fizemos essa composição parcial da chapa e aí vamos concluir essa montagem da chapas juntos. Eles sendo atores importantes dessa construção”, relatou.

Alvorlande diz estar pronto para assumir vaga de Gabriel Menezes

Alvorlande Cruz – PSL. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (21) na Casa Plínio Amorim, o vereador Gabriel Menezes (PSL) discursou em tom de despedida agradecendo o apoio e parceria dos colegas da oposição e disse não saber se Alvorlande Cruz, que é seu suplente, iria assumir ou não a vaga que ele deixará para se dedicar à campanha para deputado estadual, uma vez que o mesmo ocupa um cargo de confiança do prefeito Miguel Coelho.

Em conversa com o blog Waldiney Passos, após o discurso de Gabriel, Alvorlande Cruz (PSL) disse que está pronto para assumir a cadeira que o vereador Gabriel Menezes deixará vaga na Casa Plínio Amorim. “Eu ainda não conversei nem com Gabriel e nem com o prefeito, mas vou conversar com os dois. Como eu sou aliado de Miguel, tenho que conversar com ele para saber como é que vai ficar. Mas estou preparado. Até porque quando a gente se pré-dispõe a ser alguma coisa tem que está preparado”, garantiu Alvorlande que é secretário executivo extraordinário do prefeito Miguel Coelho.

Gabriel Menezes vai se licenciar da Câmara Municipal entre os meses de agosto a outubro para fazer campanha para deputado estadual e acompanhar o nascimento de seu filho.

Músicas do cantor Aldair Playboy são alvos de críticas de vereadores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A apresentação do cantor Aldair Playboy no São João de Petrolina na noite da quarta-feira (20) e as músicas apresentadas no show de ontem não agradaram aos vereadores da Casa Plínio Amorim. As letras de baixo calão, denegrindo a mulher apresentavam cunho machista e foram desaprovadas pelos edis.

O debate foi iniciado pelo vereador Gilmar Santos (PT) que entregou uma cópia de uma música aos colegas de Câmara, suscitando a um grande debate. “Me digam se essa Casa aqui não tem a obrigação de fazer denúncias, como pode fechar a boca quando o conteúdo não produz cultura”, disse Gilmar.

LEIA MAIS

“Não é um rompimento, é um afastamento natural”, afirma Gabriel Menezes sobre grupo de Lóssio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Às vésperas de seu afastamento da Casa Plínio Amorim, o vereador Gabriel Menezes (PSL) afirmou que a decisão de se afastar do grupo de Júlio Lóssio é algo “natural”. Em seu primeiro mandato, o radialista deixará a Câmara em agosto para concorrer às eleições de outubro como deputado estadual.

LEIA TAMBÉM:

Cotado para ser candidato pelo grupo de Lóssio, Gabriel Menezes revela tristeza com ex-prefeito

Vereador Gabriel Menezes já tem data para se licenciar da Câmara Municipal

Durante entrevista no programa Super Manhã, na Rádio Jornal, Gabriel disse ontem (20) que não entendeu a mudança de pensamento do ex-prefeito em desistir de seu nome e de Julio Lóssio Filho para apoiar sua esposa, Andréa Lóssio.

LEIA MAIS

STF absolve Gleisi Hoffmann de corrupção e lavagem

(Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (19) pela absolvição da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A Segunda Turma da Corte julgou nesta terça-feira a ação penal na qual a senadora foi acusada de receber R$ 1 milhão para sua campanha ao Senado em 2010.

Segundo a acusação, o valor foi desviado no esquema de corrupção na Petrobras e negociado por intermédio de Paulo Bernardo e do empresário Ernesto Kluger Rodrigues, que também é réu. Na denúncia, a Procuradoria-Geral da República (PGR) usou depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa para embasar a acusação.

LEIA MAIS

Marília Arraes fecha chapa com Sílvio Costa para senador

Marília ao lado de Sílvio durante evento no Recife. (Foto: Cássio Oliveira/ JC)

A pré-candidata do Partido dos Trabalhadores ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, anunciou, nesta terça-feira (19), durante evento no Recife Praia Hotel, o nome de Silvio Costa (Avante) para concorrer a uma vaga no Senado Federal pela sua chapa. O deputado deve será um dos cabeças do grupo da vereadora durante a campanha.

LEIA TAMBÉM

Marília Arraes realiza coletiva para falar sobre disputa ao Governo do Estado

Contudo, Marília não anunciou os nomes para vice e segunda vaga no Senado. Júlio Lossio (REDE), ex-prefeito de Petrolina, é um dos cotados para assumir uma dessa vagas.

A pré-candidata deixou claro em seu discurso que ainda vive um processo de incerteza quanto a sua candidatura, já que parte do PT ainda sustenta a ideia de uma aliança com o PSB do governador Paulo Câmara. Marília condenou ainda as alianças entre políticos que já foram rivais. “A população não aceita que políticos se combatam durante anos e depois façam alianças”, afirmou.

Marília Arraes realiza coletiva para falar sobre disputa ao Governo do Estado

Marília Arraes mostra força e deve confirmar nome para concorrer ao Governo do Estado pelo PT.

A vereadora do Recife e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (PT), convocou a imprensa para uma entrevista coletiva às 11h desta terça-feira (19) Recife Praia Hotel, que fica na capital pernambucana. Marília falará sobre a viabilidade da sua candidatura, que, segundo sua assessoria, “entra numa nova fase”.

Com a força da pré-candidata, que é considera um trunfo eleitoral do PT, confirmada através de pesquisas, o partido – que cogitava rifar Marília para fechar aliança com o PSB – se vê acuado para confirmar o nome da vereadora para concorrer ao Governo do Estado.

Supremo inicia nesta terça julgamento de Gleisi na Lava Jato

Gleisi também é alvo de outras duas denúncias.

Será iniciada, nesta terça-feira (19), o julgamento de uma ação penal da Operação Lava Jato que mira a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e o marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, investigados pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) é quem vai realizar o julgamento.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, encaminhou, nessa segunda-feira (18), ao STF um memorial reforçando  o pedido de condenação de Gleisi, do marido da senadora e do empresário Ernesto Kugler Rodrigues, também denunciado no caso.

Esse será o segundo julgamento de uma ação penal da Lava Jato na Segunda Turma do STF. O colegiado é composto pelos ministros Edson Fachin (relator da Lava Jato), Celso de Mello (revisor da Lava Jato na turma), Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Denúncia

Em 27 de setembro de 2016, a denúncia contra Gleisi, o marido e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues foi recebida por unanimidade pela Segunda Turma do STF. Eles são acusados de solicitar e receber R$ 1 milhão oriundos de um esquema de corrupção instalado diretoria de abastecimento da Petrobras que teria favorecido a campanha de Gleisi ao Senado, em 2010.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), foram feitas quatro entregas de R$ 250 mil cada em espécie, que teriam sido utilizados na campanha de Gleisi sem qualquer registro. A denúncia é fundamentada nas delações premiadas do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.

Gabriel Menezes se licencia da Câmara para disputar vaga na Alepe; Alvorlande assume

Vereador Gabriel Menezes. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Gabriel Menezes (PSL) afirmou, na manhã desta sexta-feira (15), em entrevista ao programa “Bom dia Vale”, com Winston Monteclaro, na Rádio Jornal, que deve se licenciar da Câmara de Vereadores para disputar uma vaga a Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Alvorlande Cruz (PSL), suplente de Gabriel, vai assumir a vaga de vereador na Casa Plínio Amorim.

Segundo Gabriel, mesmo não sendo eleito para deputado, ele deve ficar afastado até novembro, já que seu filho deve nascer no final de outubro deste ano. O vereador disse ainda já ter conversado com Alvorlande.

“Eleito ou não, só retornarei no início de novembro, porque minha esposa está gestante e eu sei que a eleição vai ser dia 7, no início de outubro, e meu filho deve nascer no lá para o dia 27, 28 de outubro. Então vou dar um apoio a minha esposa e vivenciar este momento tão mágico”, afirmou.

Vereador Rodrigo Araújo indica melhorias para bairro Atrás da Banca e escola municipal

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Por meio de duas indicações, o vereador Rodrigo Araújo deve solicitar nesta quinta-feira (14), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, ações no bairro Atrás da Banca e a recuperação de uma escola municipal na Zona Rural da cidade.

Segundo a indicação 730/2018, o bairro Atrás da Banca precisa de algumas ações como o mutirão de limpeza, conserto de buracos, trocas de placas e limpeza em canal, além de pavimentações.

De acordo com a indicação 731/2018, o vereador solicita que o prefeito Miguel Coelho interceda junto à secretaria Municipal de Educação a recuperação da Escola São José, no povoado de Massapê, Zona Rural do município.

Vereador Osinaldo Souza solicita doação de terreno para construção de igreja evangélica no Vivendas, em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Osinaldo Souza (PTB) deve solicitar ao prefeito Miguel Coelho, nesta quinta-feira (14), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, o envio de um Projeto de Lei que proponha a doação de terreno público para a construção de uma igreja evangélica.

A doação seria para a construção de um prédio para a igreja Assembleia de Deus no Residencial Vivendas, localizada na zona leste da cidade. A solicitação será feita através do requerimento nº 118/18.

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Armando Monteiro visita Petrolina nesta sexta-feira (15)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro Neto (PDT) estará em Petrolina nesta sexta-feira (15) para ouvir as demandas dos homens e mulheres do campo. A visita será coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama.

Em participação do programa Super Manhã de hoje (13), José Batista explicou como surgiu a ideia de trazer o senador para ouvir o pequeno produtor. “75% da produção do campo, sobretudo de grãos e ovos, é relativa a mão calejada do agricultor familiar. Estava conversando com o senador [Fernando Bezerra Coelho] há uns 90 dias, ele achou a ideia louvável de colocar no Plano de Governo a retomada da assistência técnica de Extensão Rural em Pernambuco”, disse.

O encontro com Armando Monteiro acontecerá às 10h, no Auditório da Fundação Nilo Coelho, próximo à Igreja Matriz. Cada convidado terá 20 minutos para apresentar as demandas ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Instituições como a Embrapa e IF-Sertão.

Na agenda do pré-candidato também consta uma reunião com membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em Petrolina. Questionado a respeito da escolha de Armando para disputar o Governo de Pernambuco, José Batista da Gama teceu elogios ao político.

O Armando Monteiro é um desses políticos sérios de Pernambuco. Ele tem essa cara fechada, mas sempre foi um homem destacado na política brasileira. É um camarada muito respeitado, é um senador atuante”, disse.