Estado de saúde de Ciro Coelho é estável após grave acidente na BR-428

O ex-deputado estadual e ex-secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Ciro Coelho, foi uma das vítimas do acidente registrado na tarde deste domingo (24), na BR-428, próximo ao município de Cabrobó.

Ciro retornava do Recife para Petrolina acompanhado do filho, José Antônio Coelho, e da nora, Rita Daniela, de 41 anos. Infelizmente, Rita não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

José Antônio sofreu ferimentos leves e foi inicialmente atendido em Cabrobó, sendo posteriormente transferido para Petrolina.

Já Ciro Coelho precisou de atendimento emergencial devido à forte pancada que provocou sangramento. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital da Unimed, em Petrolina, onde recebeu os primeiros cuidados. Os médicos conseguiram estancar a hemorragia, e seu quadro de saúde é considerado estável, porém inspira cuidados.

De acordo com o cardiologista Dr. Lucas Novaes, que acompanha o caso, Ciro deverá passar por uma série de exames complementares, mas sua condição já não é considerada de alta gravidade.

Ex-deputado Ciro Coelho sofre acidente em Cabrobó; nora morre na colisão

Um acidente grave foi registrado na tarde deste domingo (24) na BR-428, no município de Cabrobó (PE), próximo ao Canal da Transposição. A colisão envolveu uma pick-up Fiat Strada e um Honda Civic.

No impacto, uma mulher morreu ainda no local. Outra pessoa que estava nos veículos sofreu ferimentos graves e precisou ser encaminhada às pressas para um hospital da região.

Segundo informações iniciais, a vítima fatal era nora do ex-deputado estadual Ciro Coelho. O acidente mobilizou equipes de resgate e autoridades de trânsito, que isolaram a rodovia para o trabalho de remoção e perícia.

As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Celulares, bebidas e prostitutas. Entenda como funcionava o esquema de corrupção na Penitenciária de Petrolina

Aparelhos celulares, entrada de prostitutas e bebidas alcoólicas. Essas são algumas das regalias que determinados detentos da Penitenciária de Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão do Estado, tinham acesso. Segundo fontes policiais, as práticas teriam aval de diretores e agentes em cargos de chefia, mediante pagamento de propina. Na última terça-feira (19), o diretor do presídio, Alessandro Barbosa, e outros cinco policiais penais foram alvos da Operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Civil. A ação investiga uma quadrilha suspeita de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

O Diario de Pernambuco apurou que os principais beneficiados eram os “chaveiros”, presos que assumem a função de apoio aos agentes de segurança na unidade, e “cantineiros”, que são detentos que cuidam das cantinas. No esquema, eles seriam responsáveis por intermediar o acesso dos demais presos às vantagens indevidas junto aos policiais penais envolvidos.

Além do diretor da unidade, foram afastados os policiais penais Ronildo Barbosa dos Santos, Ricardo Borges da Silva, Rivelino Rufino de Carvalho, Cledson Gonçalves de Oliveira e Vinícius Diego Souza Colares. A decisão judicial foi proferida pela Vara Criminal da Comarca de Petrolina.

A lista de benefícios também incluiria a mercantilização de itens básicos, como água e espaços para detentos dormirem, consumo de drogas, visita de pessoas sem cadastro prévio autorizado e até a entrada de aparelhos eletrônicos sem autorização e entrada de pedaços de animais para churrasco. Um vídeo, obtido pelo Diario de Pernambuco, mostra detentos entrando com um boi inteiro para um churrasco. Outras imagens mostram, também, as carnes já fatiadas e bebidas alcoólicas.

Em nota enviada na última quinta-feira (21), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), informou que as imagens são antigas e que medidas já foram adotadas. A reportagem voltou a procurar a SEAP para comentar as novas informações, mas não houve resposta até a publicaçao.

Operação La Catedral

A prática também pôde ser vista no Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. Em denúncia do Ministério Público (MPPE). Entre os anos de 2018 e 2024, detentos e diretores se associaram de forma estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas no Presídio de Igarassu para obter vantagens mediante a prática de infrações penais.

Segundo relatório da PF, obtido pelo Diario de Pernambuco, a peça central do esquema era o preso Lyferson Barbosa da Silva, conhecido como “Mago” ou “Lobo”, que atuava como “chaveiro” do pavilhão e levava uma vida de luxo na cadeia. De acordo com a investigação, Lyferson intermediava a entrada de visitantes sem vínculo familiar com os presos, o que seria irregular, além do ingresso de alimentos não autorizados e de aparelhos eletrônicos nas celas, como TVs, freezers e celulares.

Por conta dessa operação, um ex-secretário, um ex-diretor de presídio, oito policiais penais e três detentos viraram réus, acusados de participar de um esquema envolvendo organização criminosa, corrupção, prevaricação (quando um funcionário público atrasa, deixa de fazer ou faz algo indevidamente em benefício próprio), favorecimento real impróprio (facilitar a entrada de aparelhos de comunicação em estabelecimentos prisionais sem autorização legal), violação de sigilo funcional, tráfico de drogas e tráfico de influência.

Diario de Pernambucco

Abrigo de idosos em Petrolina é alvo de investigação por suspeita de maus-tratos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, instaurou um procedimento administrativo para investigar denúncias de possíveis violações de direitos contra idosos em uma instituição de longa permanência da cidade. O abrigo investigado é o Cantinho do Abraço, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

A investigação teve início após o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros (HU/Univasf) comunicar sobre suspeitas de violência envolvendo dois idosos identificados como Inês Joaquina da Conceição Souza e Nicanor Cardoso da Silva.

De acordo com o Ministério Público, a apuração busca verificar eventuais situações de maus-tratos, negligência ou falhas na assistência prestada aos moradores do abrigo. O procedimento foi instaurado com base no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garantem a dignidade, o respeito e a proteção integral desses grupos.

Entre as medidas determinadas pela promotoria, estão:

– Solicitação ao Hospital Universitário para envio, no prazo de dez dias, dos relatórios médicos e sociais referentes aos dois idosos;
– Requisição ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para realizar uma vistoria na instituição, elaborando relatório circunstanciado sobre as ocorrências registradas e os protocolos de prevenção adotados;
– Comunicação da instauração do procedimento ao Conselho Superior do MPPE e publicação no Diário Oficial Eletrônico.

A promotoria destacou que a investigação poderá se estender por até um ano, prazo que pode ser prorrogado caso necessário. O objetivo é assegurar que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que situações de violência, abandono ou descuido não permaneçam impunes.O Diario de Pernambuco entrou em contato com o Cantinho do Abraço, mas não obteve retorno.

Diario de Pernambuco

Prefeitura de Petrolina alerta motoristas sobre interdições no trânsito neste domingo

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que neste domingo (24) o tráfego em algumas vias da cidade sofrerá alterações devido eventos esportivos. As mudanças têm como objetivo garantir a segurança dos participantes e reduzir transtornos para os condutores.

O primeiro evento será a Corrida do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), com largada às 6h da manhã, na Orla de Juazeiro-BA. O percurso seguirá pela Ponte Presidente Dutra, contornará o viaduto dos Barranqueiros e retornará para Juazeiro. Durante a prova, os atletas utilizarão apenas a faixa da direita na BR-407, minimizando o impacto no tráfego. Já no viaduto dos Barranqueiros, a via ficará totalmente interditada durante a passagem dos corredores.

Também a partir das 6h, será realizada a Corrida da Família do Colégio Ana Nery, com largada e chegada na Porta do Rio. O percurso terá 5 km e será realizado pela Avenida Cardoso de Sá. O terceiro evento do dia será o 2º Treinão dos Amigos do Capim, com concentração, largada e chegada ao lado da estátua do jegue, na entrada da comunidade, igualmente marcado para as 6h.

A AMMPLA orienta os condutores a redobrarem a atenção, reduzirem a velocidade nas áreas de realização das provas e, quando possível, buscarem rotas alternativas. Equipes de agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos para organizar a circulação de veículos e oferecer apoio operacional durante toda a manhã.

Ascom

Inscrições do Casamento Comunitário têm atendimento especial neste sábado

Neste sábado (23), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, oferecerá atendimento especial para inscrições do Casamento Comunitário, garantindo mais uma oportunidade para que nenhum casal fique de fora dessa ação que transforma vidas. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (25), no CEAM e CREAS, localizados na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó, em frente ao SESI, das 8h às 13h.

A iniciativa vai beneficiar 600 casais com a união civil gratuita, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Cartório de Registro Civil e o programa Transforma Petrolina. Além de oficializar o amor, o casamento comunitário promove solidariedade: cada casal é convidado a levar 2kg de alimentos não perecíveis no ato da inscrição, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do Transforma Petrolina.

Com inscrições simplificadas, agora não é mais necessário apresentar a folha resumo do Cadastro Único; basta que o casal não tenha renda comprovada ou receba até um salário mínimo. Casais a partir de 16 anos podem participar, desde que com autorização dos pais, e situações de divórcio ou viuvez seguem os critérios legais para apresentação de documentos. Todo o processo é pensado para oferecer acolhimento, dignidade e segurança às famílias.

Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos: Solteiro(a): certidão de nascimento recente, RG, CPF e comprovante de endereço. Divorciado(a): certidão de casamento com averbação do divórcio, RG, CPF e comprovante de endereço. Viúvo(a): certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge falecido, RG, CPF e comprovante de endereço. Todos os documentos devem estar atualizados e em conformidade com a lei para garantir a validade do processo. A data e o local da cerimônia serão anunciados em breve, prometendo um evento emocionante e repleto de simbolismo, que reforça o compromisso da Prefeitura de Petrolina em fortalecer os laços familiares e garantir direitos de forma gratuita e acessível a todos.

Ascom

Agosto Lilás: Em caminhada Petrolina reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

Entre panfletos, cartazes e passos firmes, dezenas de pessoas percorreram as ruas de Petrolina nesta sexta-feira (22) durante a Caminhada Lilás, reforçando o compromisso da cidade com a proteção e os direitos das mulheres. A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, e o percurso seguiu até a frente da Prefeitura, passando por pontos estratégicos da cidade para aumentar a visibilidade da campanha e distribuir informações sobre os canais de denúncia da violência doméstica. Promovida em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a iniciativa reuniu cidadãos, servidores públicos e representantes da sociedade civil, consolidando o compromisso de toda a cidade com uma cultura de respeito, inclusão e igualdade para todas as mulheres.

Um dos símbolos mais marcantes do evento foi a cadeira de rodas pintada de lilás, em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, ativista brasileira que se tornou um símbolo na luta contra a violência doméstica no Brasil. A cor lilás representa igualdade e respeito, enquanto a inclusão da cadeira evidencia que a violência afeta todas as mulheres, independentemente de suas condições físicas, reforçando o caráter inclusivo e abrangente da mobilização.

Passando pelo trajeto, Maria Santos, moradora do centro da cidade, parou para observar e destacou a importância do ato. “É muito bom ver a cidade se mobilizando assim. Muitas mulheres precisam de apoio, campanhas como essa ajudam a mostrar que ninguém está sozinho”, disse. A Caminhada Lilás vai além de um ato de conscientização: busca engajar a sociedade na prevenção da violência contra a mulher, disseminando informações essenciais sobre direitos e serviços de apoio.

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, desenvolve políticas públicas voltadas às mulheres, visando proteção, autonomia e empoderamento. Nesse contexto, destaca-se o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que oferece gratuitamente atendimentos socioassistenciais, psicológicos e jurídicos, além de palestras, cursos e oficinas para fortalecer a cidadania e apoiar mulheres vítimas de violência. O CEAM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).

Ascom

Hospital Dom Tomás em Petrolina realiza campanha para implantar setor de radioterapia

O Hospital Dom Tomás em Petrolina realiza uma campanha para arrecadar recursos financeiros com objetivo de implantar o setor de radioterapia. O auxilio vai possibilitar o início do funcionamento de consultas cirurgias, quimioterapia e radioterapia. As obras da ala de radioterapia, iniciadas em 2022, passaram por ajustes e aditivos, mas estão concluídas. Para funcionar plenamente, em parceira com a entidade governamental, a exigência é de que o hospital tenha condições financeiras de se manter por três meses, para iniciar os atendimentos do setor.

Cada bilhete da rifa custa R$ 10,00 e tem como prêmio um terreno que será sorteado em outubro. Para adquirir é necessário acessar através deste site. Os recursos serão destinados à compra de mobília e equipamentos complementares. A previsão é que os atendimentos comecem ainda neste semestre, com capacidade inicial para 900 pacientes por ano.

O Dom Tomás existe desde 2017, criado pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI), para atender pacientes portadores de tumores malignos. A unidade está localizada na rua Visconde de Mauá, nº 10, bairro Gercino Coelho. Parte do ambulatório funciona das 07h às 17h, mas o hospital é aberto 24h.

G1 Petrolina

Prefeito Simão lança Operação Centro Mais Seguro para combater criminalidade na região central de Petrolina

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (22), na Praça Dom Malan, a Operação Centro Mais Seguro, uma iniciativa que marca um reforço da segurança e da organização da região central da cidade. O objetivo é garantir mais tranquilidade, inibir práticas ilícitas e devolver a sensação de segurança à população que utiliza o centro como espaço de convivência, compras e lazer.

O trabalho será realizado de forma preventiva e ostensiva, com patrulhamento fixo e rondas em locais estratégicos. A Operação Centro Mais Seguro também visa dar suporte ao comércio local, garantindo um ambiente mais seguro para consumidores e empreendedores. Nesta primeira etapa, participaram da ação Guardas Civis Municipais em patrulhamento a pé, além de quatro viaturas da GCM realizando rondas permanentes no centro da cidade.

O prefeito Simão Durando destacou a importância da iniciativa para fortalecer a sensação de segurança na região central. “O Centro de Petrolina é um cartão-postal da nossa cidade, é onde circulam diariamente milhares de pessoas entre comércio, serviços e turismo. Com essa operação, reforçamos nosso compromisso de cuidar da segurança da população e garantir que todos possam transitar e trabalhar com tranquilidade. Essa é mais uma ação que mostra que estamos atentos e presentes onde o povo precisa”, ressaltou.

A Operação Centro Mais Seguro é coordenada pela Secretaria de Segurança e deverá integrar também outras ações de cidadania e ordenamento urbano nos próximos meses.

Ascom

Vídeo mostra detentos entrando com um boi inteiro para churrasco na Penitenciária de Petrolina

Um vídeo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mostra detentos entrando com um boi inteiro para um churrasco. Outras imagens mostram, também, as carnes já fatiadas e bebidas alcoólicas. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), as imagens são antigas e medidas já foram adotadas.

Na última terça-feira (19), o diretor do presídio, Alessandro Barbosa, e outros cinco policiais penais foram alvos da Operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Civil. A ação investiga uma quadrilha suspeita de crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.Os vídeos e fotos foram enviados para o Diario de Pernambuco. Em um deles, dois homens colocam as partes de um animal em cima de um lençol enquanto outros dois seguram o pano. Em seguida, o animal é colocado no scanner do raio-x e entregue por uma janela para dentro do presídio. Em outro vídeo, mais pedaços do animal entram na penitenciária da mesma maneira.

A carne do boi teria sido usada para fazer churrascos na quadra do presídio. Em uma das fotos, um dos detentos aparece com o rosto virado, preparando as carnes, que, em outra imagem, aparecem fatiadas. Outra foto mostra uma mesa, com um homem com anéis dourados nos dedos, um celular da marca iPhone, tomando um líquido amarelo, semelhante a whisky. Há uma garrafa de água com a mesma bebida, além de outros copos.

Operação
Além do diretor da unidade, foram afastados os policiais penais Ronildo Barbosa dos Santos, Ricardo Borges da Silva, Vinícius Diego Souza Colares, Rivelino Rufino de Carvalho e Cledson Gonçalves de Oliveira. A decisão judicial foi proferida pela Vara Criminal da Comarca de Petrolina. Segundo a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas em maio de 2024. Nesta terça-feira (19), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão domiciliar, afastamento de função e bloqueio judicial de ativos financeiros. A ação foi realizada nas cidades de Petrolina, e em Itaberaba e em Juazeiro, no interior da Bahia.

Em nota, a Seap informou que as imagens foram registradas há mais de um ano e que, na época, “adotou as providências cabíveis como apreensão de itens proibidos, transferências de envolvidos no fato e abertura de procedimento administrativo disciplinar”. “A Seap reforça que segue adotando ações estratégicas de segurança para coibir a entrada de itens proibidos nas unidades prisionais em todo o Estado”, afirmam, em nota.

Diario de Pernambuco

Requerimento que solicita informações e melhorias para o curso de Medicina da Facape é aprovado pela Câmara de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou, na Sessão Ordinária de quinta-feira (21), por unanimidade, com 19 votos, o Requerimento nº 386/2025 que solicita ao Poder Executivo e à Diretoria da Facape esclarecimentos e medidas corretivas a respeito das reivindicações realizadas pelos alunos do curso de Medicina. Desde o início da semana, os alunos começaram uma mobilização nos veículos de comunicação locais para encontrar soluções para as dificuldades que o curso apresenta.

Dentre os pontos mencionados no Requerimento estão pedidos de esclarecimento sobre falhas na disciplina de Cirurgia, informações sobre a disponibilidade de materiais e equipamentos para aulas práticas, além de dados sobre acesso dos alunos aos hospitais para atividades práticas, entre outros. Em sua justificativa, o autor, vereador Dhiego Serra (PL), enfatizou a importância da aprovação do Requerimento para que haja esclarecimentos formais e ações necessárias sejam tomadas. “O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) precisa ser cumprido de maneira integral, com muita gestão e responsabilidade para que nenhum aluno conclua o curso sem a formação adequada,” pontuou.

No momento da votação, o vice-prefeito, Ricardo Coelho, estava presente na Sessão e respondeu sobre os apontamentos. “Na semana passada eu estive com alguns alunos e eles me entregaram um Ofício com todas as solicitações. Conversei com o prefeito Simão Durando e chegamos a algumas demandas que podem ser solucionadas de imediato. Até o final do mês nós vamos assinar o convênio com o Hospital Dom Tomás, com o Neurocardio e o Memorial, para que vocês possam ter aulas práticas. Também estamos analisando a questão da coordenação do curso, estudando alguns nomes para que seja escolhida uma pessoa preparada para esse cargo”, afirmou o vice-prefeito.

Reunião com as Comissões Permanentes

Na última terça-feira (19), os estudantes do curso de Medicina da Facape compareceram ao Plenário da Câmara em busca de apoio para as reivindicações. Ao final da Sessão, representantes dos alunos e pais se reuniram com os vereadores membros da Comissão de Saúde e da Comissão de Educação da Casa para apresentar as necessidades atuais do curso. Os vereadores responderam parte dos questionamentos dos alunos e manifestaram apoio na busca por soluções. Na oportunidade, foi recomendada a formalização das solicitações em um relatório para ser apresentado às autoridades responsáveis em uma reunião agendada com os parlamentares sobre o tema.

Ascom

Petrolina entra em alerta para ventos fortes nesta sexta-feira

Petrolina começa a se despedir do mês de agosto sem qualquer previsão de chuva. Ainda assim, a população tem observador dias mais nublados e com a presença de ventos mais intensos. Nesta sexta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta, com grau de severidade “Perigo Potencial”, referente a possíveis vendavais, com velocidade dos ventos variando entre 40 Km/h e 60 Km/h, que podem acontecer até às 18h de hoje.

Apesar do risco de queda de galhos de árvores ser baixo, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu) recomenda que a população siga algumas recomendações. São elas:

* Em caso de rajadas de vento, evitar de se abrigar embaixo de árvores e próximo a placas de propaganda;
– Em caso de rompimento de cabos elétricos ou queda de postes, manter a distância e comunicar a CELPE (116) e a Central do Mais Luz (0800 608 1022);
– Não estacionar veículos nas proximidades de árvores e torres de transmissão.

Em Petrolina, a população pode acionar a Defesa Civil pelos seguintes contatos: Central de Operações da Defesa Civil, pelo número 153, ou pelo WhatsApp (87) 98134-1838.

Ascom

Faculdade Senac Petrolina participa da 11ª edição do Semiárido Show

A Faculdade Senac, em Petrolina, marcará presença na 11ª edição da Feira de Agricultura Familiar Semiárido Show, promovida pela Embrapa Semiárido de 26 a 29 de agosto, em um dos Campos Experimentais da instituição, localizado na BR-428, Km 148, zona rural do município. Nos dias 27 e 28 de agosto, a Faculdade será parceira na realização do Dia de Campo OvoLimpo, evento técnico voltado para difundir conhecimentos aplicados à cadeia produtiva de ovos..

Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, a Semiárido Show tem como objetivo facilitar o acesso a informações, tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e por instituições parceiras. A feira é considerada um dos principais espaços de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar no Semiárido brasileiro.

O Dia de Campo OvoLimpo é direcionado a agricultores e agentes da cadeia produtiva de ovos e vai abordar temas como produção, legalização, beneficiamento e organização comunitária para implantação de entrepostos, além de boas práticas de manipulação. A programação contará com seis estações temáticas, entre elas: Galinheiro OvoLimpo, Sanidade Avícola, Agroindústria OvoLimpo, Fábrica de Ração, Gastronomia e Microcrédito.

Em duas dessas estações, professoras do curso de Gastronomia da Faculdade Senac, em Petrolina, vão demonstrar a forma correta de manipulação de ovos para consumo seguro e apresentar sugestões de preparos culinários. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento.

Ascom

Petrolina sedia I Simpósio Internacional de Biblioterapia do Vale do São Francisco

Nos dias 5 e 6 de setembro, Petrolina, será palco do I Simpósio Internacional de Biblioterapia do Vale do São Francisco, um evento inédito que será realizado de forma híbrida, com atividades presenciais na Faculdade de Petrolina (Facape) e transmissão ao vivo por meio de plataforma online.

Com o tema “Cuidando da saúde mental”, o foco central do evento é a biblioterapia, prática terapêutica, individual ou em grupo, que utiliza a leitura de textos literários como ferramenta de cuidado emocional. A biblioterapia auxilia pessoas a compreenderem seus sentimentos e enfrentarem questões como ansiedade, depressão e distúrbios alimentares, promovendo o autoconhecimento e o bem-estar.A programação contará com mesas-redondas, palestras, lançamento de livros de autores do Vale do São Francisco, teleconferências internacionais e atividades culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através da plataforma online.

No momento da inscrição, os interessados devem optar pela modalidade presencial ou online. O investimento é de R$ 40,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais e público geral. A proposta é proporcionar uma experiência única de integração entre literatura, saúde mental e educação. O simpósio começa no dia 5 de setembro, data em que se celebra o Dia do Livro, Leitura e Literatura em Petrolina, instituído por lei municipal.

O evento tem como objetivos promover a biblioterapia para o cuidado da saúde mental, divulgar suas práticas em diferentes contextos, incentivar o intercâmbio cultural e científico entre profissionais de diversos países e fortalecer a formação contínua de bibliotecários, professores, psicólogos e demais profissionais da área. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp, através dos números: (87) 98868-1902 (Tereza Roberta) ou (87) 99933-0000 (Peterson Martins).

G1 Petrolina

Prefeitura de Petrolina tem novos secretários de Governo e Casa Civil

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou nesta quinta-feira (21) mudanças em seu secretariado para as pastas de Governo e Casa Civil. As alterações visam reforçar a articulação política e administrativa da gestão, garantindo continuidade a projetos prioritários para a cidade.

Juliane Padilha assume a Secretaria da Casa Civil no lugar de Henrique Guerra. Ela será responsável por coordenar a articulação entre as diversas secretarias municipais e acompanhar a execução das principais ações estratégicas do governo.Henrique Guerra passa a comandar a Secretaria de Governo, antes ocupada por Luzemberg Santos. Ele ficará responsável pela articulação política da gestão com o poder legislativo. A pasta também abriga o programa Bora Petrolina, mutirão de serviços públicos nos bairros do município.

Perfis dos novos secretários

Juliane Padilha é Administradora com especialização em Gestão Pública, possui mais de 15 anos de experiência na área administrativa, com passagens pelos hospitais Dom Malan e Universitário. Iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2017, na Secretaria de Saúde, e em 2022 assumiu a Secretaria de Gabinete.

Henrique Guerra é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou por seis anos na Ernst & Young, com experiência em auditoria, consultoria empresarial, análise licitatória e planejamento tributário. Na gestão pública, foi secretário de Gestão Administrativa durante o governo do ex-prefeito Miguel Coelho.

G1 Petrolina