Justiça mantém prisão de piloto acusado de espancar jovem em Brasília

A Justiça do Distrito Federal decidiu neste sábado (31) manter a prisão do empresário e piloto de automobilismo Pedro Turra, de 19 anos, após audiência de custódia. A decisão foi confirmada pela defesa do acusado. Turra foi preso nesta sexta-feira (30) pela Polícia Civil por lesão corporal grave. Ele é acusado de agredir um adolescente de 16 anos, durante uma briga ocorrida na semana passada, no bairro de Vicente Pires, na capital federal.

O desentendimento ocorreu por causa de um chiclete arremessado em um amigo da vítima, que está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Águas Claras, onde segue em estado de coma. Na decisão, a juíza responsável pela audiência também determinou que a corregedoria da Polícia Civil seja comunicada sobre o possível descumprimento dos deveres funcionais pelos policiais que realizaram a prisão do piloto.

Defesa
Em nota enviada à Agência Brasil, o advogado Eder Fior disse que o acusado relatou durante a audiência que está sendo alvo de ameaças de morte e acusou os policiais que efetuaram a prisão de descumprirem o dever legal de proteção. Além disso, a defesa acusou a polícia de promover a “espetacularização” do caso.

 “A defesa registra estarrecimento diante da espetacularização indevida promovida por delegado e agentes policiais, que, em conduta frontalmente incompatível com o Estado de Direito, teriam desrespeitado decisão judicial expressa que determinava a preservação da imagem do custodiado, expondo-o de forma degradante e potencializando riscos concretos à sua segurança e dignidade”, afirmou o advogado.

Nova prisão 
Turra chegou a ser preso um dia após a agressão, mas pagou fiança de R$ 24 mil e passou a ser responder ao inquérito por lesão corporal em liberdade. A nova prisão foi autorizada pela Justiça após a polícia apresentar provas de que o empresário está envolvido em outros casos de agressão.

Em um deles, ele teria usado um taser (arma de choque) contra uma adolescente de 17 anos para obrigá-la a ingerir bebida alcoólica durante uma festa.  Além disso, um homem compareceu à delegacia para informar que também foi agredido pelo piloto em junho do ano passado.  Após o episódio, Turra também foi desligado da Fórmula Delta, competição de automobilismo na qual atuava como piloto.

Agência Brasil

Venezuela anuncia anistia geral após prisão de Maduro

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou, nesta sexta-feira, 30, que vai promover uma anistia geral dentro do país, abrangendo todos os presos políticos de 1999 até 2025.

A decisão ocorre quase um mês depois da captura e prisão de Nicolás Maduro, então presidente da Venezuela, pelos Estados Unidos, após investida do governo Donald Trump. Delcy, que também faz parte do núcleo chavista da política venezuelana, também anunciou que a prisão de Helicoide, em Caracas, será fechada.O local ficou conhecido por promover, segundo ativistas e adversários políticos de Maduro, tortura aos seus presos e opositores do chamado ‘chavismo’. A prisão se tornará um centro esportivo.

“Decidimos colocar em marcha uma lei de anistia geral que cubra todo o período de violência política de 1999 até o presente”, iniciou a presidente interina, que continuou. “Decidimos que as instalações de Helicoide, que hoje servem como centro de detenção, serão transformadas em um centro social, esportivo, cultural e comercial para a família policial e para as comunidades vizinhas”, afirmou Delcy durante discurso na Suprema Corte.

Prisão de Maduro
Nicolás Maduro foi preso nos primeiros dias de 2026, após avanço da operação liderada pelas forças policiais americanas. Contra o presidente, pesam acusações de envolvimento com uma organização criminosa que promove o tráfico de drogas. Maduro está nos Estados Unidos, onde deve ser julgado pelos crimes que é acusado.

A Tarde

Estados Unidos atacam Venezuela e Maduro é preso, diz Trump

Os Estados Unidos atacaram a Venezuela, na madrugada deste sábado (3), e o presidente Nikolás Maduro foi preso. A informação foi repassada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e divulgada pelo G1. Ainda segundo os EUA, o ataque ao país sul americano foi de “grande escala”.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea”, afirmou Trump. De acordo com Trump, a ação foi conduzida em conjunto com as forças de segurança americanas. O presidente não informou para onde Maduro e a mulher foram levados.

Diario de Pernambuco

Defesa de general Heleno se manifesta após Moraes conceder domiciliar

O general Augusto Heleno, de 78 anos, chegou à residência dele na Asa Norte, em Brasília (DF), na noite desta segunda-feira (22/12), onde vai cumprir prisão domiciliar humanitária. Heleno foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado no Comando Militar do Planalto.

A prisão domiciliar humanitária foi concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da defesa do general. Os advogados argumentaram que Heleno está debilitado e enfrenta Alzheimer. A concessão de Moraes foi acompanhada de uma série de medidas cautelares ao general.

LEIA MAIS

Polícia Militar prende em flagrante homem em Curaçá por violência doméstica

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou a prisão em flagrante por violência doméstica no município de Curaçá. Por volta das 00h30, deste domingo (21), policiais militares foram acionados, por meio da Central de Operações, com a informação de que um indivíduo estaria agredindo sua companheira na Fazenda Surubim, nas proximidades do Novo Horizonte.

No local, os policiais encontraram a vítima, que apresentava uma lesão na cabeça e confirmou a agressão. O indivíduo apontado como autor foi localizado. O agressor foi preso em flagrante por violência doméstica, com base na Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

A PM reforça que em caso de violência doméstica a pessoa deve ligar para o Disque Denúncia: 181 ou nos números 📱 Telefone Fixo/WhatsApp – 45ª CIPM: (74) 3531-1325 / (74) 99971-5584.

Ascom

Polícia prende casal paraguaio que transportava 350 kg de cocaína escondidos em roupas de cama

Um casal paraguaio foi preso com cerca de 350 quilos de cocaína no interior paulista, na última quinta-feira (18). Os suspeitos partiram de Foz do Iguaçu, no Paraná, e estavam conduzindo a droga dentro de um caminhão com destino a João Pessoa, na Paraíba. Conforme a Polícia Militar, o casal foi abordado no quilômetro 338 da Rodovia Assis Chateaubriand, na altura da cidade de Santópolis do Aguapeí (região de Araçatuba, cerca de 520 quilômetros da capital).

Durante a vistoria no caminhão, os agentes encontraram as drogas no meio de roupas de cama e toalhas. Foram localizados três fardos de cloridrato de cocaína, pesando ao todo 107,3 quilos, e mais oito fardos de pasta base de cocaína (240,4 quilos), totalizando 347,7 quilos de drogas. A abordagem aconteceu no decorrer da Operação Impacto Força Total, que reuniu policiais militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar de São Paulo; a Polícia Federal; a Delegacia de Repressão à Entorpecentes do Rio de Janeiro (DRE/RJ) e a FICCO, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado em São Paulo.

O motorista e a passageira, de nacionalidade paraguaia, foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e escoltados com os entorpecentes até a Delegacia da Polícia Federal de Araçatuba. A mulher foi liberada, mas o homem foi mantido preso. As identidades não foram informadas e, por isso, não foi possível localizar a defesa dos suspeitos. De acordo com a Polícia Militar, eles não tinham antecedentes criminais no Brasil.

Segundo a Polícia Federal, a interceptação foi possível “graças ao monitoramento realizado pela DRE/RJ, que identificou a movimentação de uma carga suspeita vinda do Paraná”. “Com base nessas informações, a equipe do Rio de Janeiro acionou a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (FICCO/SP), que mobilizou o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar de São Paulo para a abordagem”, acrescentou em nota.

A ação faz parte da Missão Redentor, operada pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, e cujo objetivo é desarticular facções criminosas e interromper o fluxo de armas e drogas dos grupos traficantes.

Estadão Conteúdo

‘Senhor das armas’: Médico condenado por crimes ligados ao comércio de armas é preso dentro de banco em Caruaru

Um médico, de 65 anos, foi preso na sexta-feira (5) dentro de uma agência bancária no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O médico ficou conhecido como “senhor das armas” em 2014, após ser flagrado pela polícia com uma grande quantidade de armamentos e munições. A pena do mandado de prisão em regime fechado é de 16 anos e 11 meses e 192 dias-multa por posse ou porte ilegal de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo e associação criminosa. O mandado foi expedido em novembro de 2025.

A prisão aconteceu após a conclusão de um inquérito iniciado em 2014, quando o médico foi indiciado por crimes ligados ao armazenamento e comércio ilegal de armas. Desde novembro, a polícia buscava o médico e recebeu a informação de que ele iria ao banco, momento em que a prisão foi realizada sem resistência.

A sentença do Tribunal de Justiça de Pernambuco, acessada pelo g1, detalha o arsenal apreendido em 2014 na casa do médico e de outros denunciados. De acordo com o documento, foram encontradas 65 armas de diversos tipos, como metralhadoras, fuzis, rifles e espingardas, com calibres que variavam de .12 a .45. Também foram apreendidas 7.832 munições de calibres entre .28 e 9 mm, além de 124 carregadores, projéteis vazios, 19 facões, celulares e papéis com anotações sobre a venda dos armamentos.

O trecho da decisão ressalta que o material apreendido, especialmente as anotações sobre comercialização de armas, indicava a atuação dos envolvidos em uma quadrilha estruturada e lucrativa, que já possuía antecedentes em outra ação penal na mesma Vara Criminal. Além disso, o inquérito levanta a possibilidade de se tratar de associação criminosa que colaborava com assaltantes e com o tráfico de drogas.

“Realizadas perícias nas armas apreendidas, restou comprovado potencial ofensivo de cada uma, havendo nos autos indícios suficientes de autoria de materialidade, podendo se tratar de uma associação criminosa para comércio clandestino de armas de fogo, munições acessórios, que poderia, inclusive, estar abastecendo tráfico de drogas assaltantes da região”, disse a sentença. À época, a apreensão foi considerada a maior já realizada pelo Departamento Estadual de Investigações sobre Entorpecentes (DENARC) em Pernambuco.

G1 Pernambuco

Homem é preso em flagrante na Bahia após tentar estuprar médica em UBS

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em Salvador, na Bahia suspeito de tentar estuprar uma médica durante um atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sérgio Arouca, localizada no bairro de Paripe. Segundo a Polícia Civil do Estado, o homem avançou sobre a profissional durante a consulta, mas foi contido por funcionários da unidade de saúde até a chegada das autoridades.

O criminoso foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de lesão corporal e agora se encontra à disposição da Justiça, destacou a polícia.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) disse que lamenta e repudia o episódio de violência e assédio sexual ocorrido na UBS e que a unidade prestou apoio psicológico e administrativo à profissional envolvida. A servidora foi encaminhada à Central de Flagrantes para oitiva e exame de corpo de delito.

“A UBS Sérgio Arouca, em décadas de funcionamento, nunca havia registrado um episódio semelhante”, diz a nota. A SMS informou ainda que iniciou uma revisão dos protocolos de segurança e vai incluir câmeras e alarmes na UBS para reforçar a segurança dos profissionais. A unidade de Sérgio Arouca também terá policiamento no local até que o novo sistema de vigilância seja instalado completamente.

Estadão Conteúdo

Bolsonaro passará por audiência de custódia neste domingo (23)

Depois de ser preso em forma preventiva, neste sábado (22), por tentar violar a tornozeleira eletrônica, o ex-presidente Jair Bolsonaro passará por audiência de custódia no domingo (23). Bolsonaro fez exames médicos neste sábado e agora aguarda audiência.

Enquanto estiver na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, Jair Bolsonaro ficará numa cela de cerca de 12 metros quadrados (m²) que foi reformada recentemente. O espaço tem paredes brancas, uma cama de solteiro, armários, mesa de apoio, televisão, frigobar, ar condicionado e uma janela, além de banheiro privativo. Ele não terá contato com outros presos e poderá sair para o banho de sol.

Ele foi preso por volta de 6h por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes porque, ainda de madrugada, tentou violar a tornozeleira eletrônica. O relatório da Secretaria de Administração Penitenciária do governo do Distrito Federal afirmou que Jair Bolsonaro admitiu ter usado “ferro de solda” para romper a tornozeleira eletrônica e apontou que o equipamento tinha queimaduras em toda sua circunferência.

O documento diz que uma violação na tornozeleira foi detectada às 00h07 deste sábado. O sistema de monitoramento da tornozeleira acionou imediatamente a equipe de policiais penais que faziam a escolta da residência do ex-presidente. Ao analisar a tornozeleira, a policial penal Rita Gaio, diretora adjunta do centro de monitoramento e a responsável pelo relatório, verificou a existência de queimaduras no dispositivo. “O equipamento possuía sinais claros e importantes de avaria. Havia marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local de encaixe/fechamento do case”, diz o documento.

A equipe, então, questionou Bolsonaro sobre o rompimento do dispositivo. A resposta foi registrada no relatório. “Em resposta, informou que fez uso de ferro de solda para tentar abrir o equipamento”, diz o documento. Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo.

Diario de Pernambuco

“Isso é muito ruim”, reage Trump sobre a prisão de Jair Bolsonaro

Jornalistas brasileiros abordaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pouco antes de ele embarcar no helicóptero Marine One, nos jardins da Casa Branca, em Washington. O líder republicano foi perguntado sobre a prisão de Jair Bolsonaro. “O senhor tem algum comentário a fazer sobre a prisão de Bolsonaro, um ex-presidente brasileiro?”, perguntou o repórter.

Talvez se confundindo, Trump responde: “Eu falei, na noite passada, com o senhor que você acabou de mencionar. Acredito que vamos nos encontrar em um futuro muito próximo”. Os repórteres, então, insistiram: “Algum comentário sobre a prisão do ex-presidente brasileiro hoje?”. Em meio ao barulho intenso do helicóptero, Trump disse: “O quê? Não sei nada sobre isso. Eu não ouvi. Foi isso que aconteceu? Isso é muito ruim, muito ruim”.

Correio Braziliense

Bolsonaro na cadeia: Moraes aponta “violação de uso de tornozeleira” e “risco de fuga” e nega pedido de prisão domiciliar e visitas

Em sua decisão que embasou o pedido de prisão do ex-presidente, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apontou que “Jair Bolsonaro violou o uso de tornozeleira eletrônica à 0h08 deste sábado (22) e tinha elevado risco de fuga durante a vigília convocada pelo filho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ)”. Essa informação foi divulgada pelo G1, logo após a prisão de Bolsonaro, em Brasília, neste sábado (22).

No entendimento do ministro, a proximidade da residência de Bolsonaro da embaixada dos Estados Unidos também era um indicativo de que ele poderia tentar escapar de uma eventual prisão.

O que aconteceu

Bolsonaro teve a prisão domiciliar convertida em prisão preventiva nesta manhã, após ordem de Moraes. Ele foi detido pela Polícia Federal em casa, por volta das 6h, e levado para Superintendência da PF em Brasília. De acordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, a medida foi adotada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Moraes entendeu que “eventual realização da suposta ‘vigília’ configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal”. O ministro escreveu que, embora o ato tenha sido apresentado como uma vigília pela saúde de Bolsonaro, “a conduta indica a repetição do modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu”, com o uso de manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.

E ainda na manhã deste sábado (22), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em conceder a prisão domiciliar ao político diante da fragilidade da sua saúde. A decisão proferida pelo magistrado também na manhã deste sábado, 22, horas após a prisão do ex-mandatário também veta a autorização de visitas, como solicitado pelos advogados.

“Diante da decretação da prisão preventiva do réu Jair Messias Bolsonaro julgo prejudicado o pedido de prisão humanitária domiciliar e autorização de vistas”, diz o ministro. A deliberação é uma resposta ao pedido encaminhado na sexta-feira, 21, pelos advogados referente ao cumprimento da pena sobre a trama golpista, que resultou em 27 anos e três meses de prisão.

A medida, contudo, vale para hoje devido a custódia do ex-presidente em razão de um ato de vigília convocado pelo seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que estava prevista também para este sábado. O movimento protagonizado pelo herdeiro de Bolsonaro resultou na sua prisão preventiva no início desta manhã, às 6h, a pedido da Polícia Federal (PF), e acatada por Moraes.

Diario de Pernambuco e A Tarde

Bolsonaro ficará preso em sala de Estado

O ex-presidente Jair Bolsonaro ficará uma “sala de Estado” na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O espaço É reservado para autoridades e outras figuras públicas de alto escalão e possui mesa, cadeira, cama e banheiro privativo. O chefe do Planalto foi preso, na manhã deste sábado (22/11), em cumprimento a um mandado autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Federal chegou ao condomínio de Bolsonaro, em Brasília, por volta das 6h, e deixou o local cerca de meia hora depois. Ele foi levado diretamente para a Superintendência da PF. “A Polícia Federal cumpriu neste sábado (22/11), em Brasília/DF, um mandado de prisão preventiva em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal”, publicou a Polícia Federal em nota.

A prisão ocorre na reta final do julgamento da trama golpista. Ontem, a defesa de Bolsonaro havia pedido ao STF a concessão a concessão de uma “prisão domiciliar humanitária” como uma alternativa ao cumprimento da pena em regime fechado. A solicitação foi apresentada após a publicação do acórdão que rejeitou embargos do condenado. O prazo para apresentação de novos recursos termina na semana que vem.

Condenado pelo STF
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado em setembro a 27 anos e três meses de prisão, em regime inicialmente fechado, por liderar uma trama golpista para se manter no poder mesmo após derrota nas urnas em 2022. Outros sete aliados foram condenados no mesmo grupo de denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na semana passada, a Primeira do Turma do STF rejeitou, por unanimidade, todos os recursos apresentados pela defesa do ex-chefe do Planalto. Os ministros também se posicionaram contra os embargos de outros seis condenados no processo: Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto. Eles são integrantes do núcleo central da trama golpista.

Quarto presidente preso

Jair Bolsonaro (PL) é o quarto ex-presidente preso desde a redemocratização do Brasil. A prisão do político foi pedida pela Polícia Federal (PF) após um chamamento de vigília incitado por meio das redes sociais.

Relembre os ex-presidentes presos:

Lula: Atual presidente do país foi preso em abril de 2018 devido aos processos relacionados à Operação Lava Jato. A sentença, proferida pelo então juiz Sérgio Moro, apontava que o petista havia sido beneficiado com um triplex no Garujá (SP) como propina da construtora OAS.

Michel Temer: Ele foi preso preventivamente em março de 2019 por suspeita de corrupção. A prisão de Temer também estava ligada a Operação Lava Jato.

Fernando Collor: Preso em 24 de abril deste ano, em Maceió (AL). Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em processo relacionado em um esquema de desvios na BR Distribuidora.

Jair Bolsonaro

Correio Braziliense e A Tarde

Bolsonaro é preso e deve cumprir regime fechado

O ex-presidente da República,Jair Bolsonaro (PL), foi preso na manhã deste sábado, 22, em Brasília, após a Polícia Federal cumprir ordem de prisão expedida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.Moraes mandou Bolsonaro começar a cumprir, em regime fechado, a pena de 27 anos e três meses de prisão à qual foi condenado no inquérito do golpe.

O ex-presidente foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde vai ficar em sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e altas figuras públicas. Em nota oficial, a Polícia Federal disse que cumpriu mandado de prisão preventiva expedido por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A Tarde

Suspeito de integrar ‘Quadrilha da Hilux’ é preso arrombando carros no estacionamento do Aeroporto do Recife

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante enquanto tentava arrombar carros dentro do estacionamento do Aeroporto Internacional do Recife, localizado no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. Imagens enviadas à TV Globo mostram ele e outro homem circulando e se aproximando de vários automóveis no local (veja vídeo acima).

Segundo relatório da Polícia Civil, ao qual o g1 teve acesso, ele é suspeito de integrar a “Quadrilha da Hilux”, uma organização criminosa especializada em roubo de carros em aeroportos, supermercados e shoppings de várias cidades do Nordeste. As imagens mostram dois homens circulando pelo aeroporto. Um deles está de camiseta e bermuda pretas. Outro, com uma camisa vermelha, bermuda azul e boné. Eles andam de um lado para o outro e se aproximam de vários carros. No vídeo, não é possível ver nenhum veículo sendo levado pela dupla.

O suspeito preso foi abordado na sexta-feira (24) pela equipe do próprio estacionamento tentando arrombar um veículo da marca Chevrolet Onix. Ele apresentou um documento de identidade falso no nome de outra pessoa. Com ele, foram encontrados: dois cartões de crédito no nome de uma terceira pessoa; uma chave de fenda; e o RG falsificado com número da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas.

Em nota, a Polícia Civil disse que o homem foi autuado pelos crimes de tentativa de furto; falsa identidade, crime no qual alguém tenta se passar por outra pessoa; e falsidade ideológica, quando alguém insere dados falsos em um documento. Os policiais também identificaram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele também foi preso com base nesse processo. A polícia não informou a que crime o homem responde nesse caso.

G1 Pernambuco

Suspeito de tentar estuprar brasileira dentro de trem em Paris é preso

Após mais de uma semana de buscas, a polícia francesa prendeu, na noite desta sexta-feira (24), o homem acusado de agredir e tentar estuprar a brasileira Jhordana Dias, de 26 anos, dentro de um trem da linha RER C, em Paris. O caso, ocorrido em 16 de outubro, ganhou repercussão nas redes sociais depois que um vídeo com o rosto do agressor foi divulgado.

De acordo com as autoridades, o suspeito, um egípcio de 26 anos, sem residência fixa, foi localizado em Mantes-la-Jolie, na região de Yvelines, área metropolitana da capital francesa. A prisão ocorreu por volta das 20h, durante uma operação conduzida pela Brigada de Redes Ferroviárias da Île-de-France (BRF).

O homem foi identificado após um intenso trabalho de vigilância iniciado a partir das imagens compartilhadas nas redes sociais, que mostravam o momento em que ele deixava o trem. A polícia emitiu um mandado de prisão no dia seguinte ao crime e intensificou as buscas até localizá-lo mais de uma semana depois.

O crime

A tentativa de estupro aconteceu quando Jhordana, que mora na França, voltava do trabalho e percebeu estar sendo observada por um jovem que deixava o vagão. Segundo ela, antes das portas de fecharem, ele retornou para dentro do metrô e se sentou ao lado dela sem dizer nada. Quando ela foi se levantar, ele tentou abaixar sua calça e, diante da resistência, reagiu com violência, desferindo tapas, mordidas e arranhões. Ele também tocou os seios e as nádegas da vítima.

O ataque foi interrompido quando uma passageira ouviu os gritos e entrou no vagão, conseguindo filmar o agressor. Em vídeos publicados nas redes, Jhordana relatou o desespero vivido no momento da agressão. “Minha única reação era gritar por socorro, por mais que eu sabia que não tinha ninguém ali. Mas, graças a Deus, surgiu uma senhora que me ajudou no momento do desespero”, contou.

O caso provocou indignação entre brasileiros que vivem na França e grupos de defesa das mulheres. A organização Osez Le Féminisme afirmou à BBC, que o episódio é mais um retrato da vulnerabilidade feminina em transportes públicos e não se trata de um caso isolado na França. “É inaceitável que a segurança das mulheres dependa do acaso ou da coragem individual. Elas devem ser protegidas por políticas públicas concretas e eficazes”, declarou em nota.

A polícia francesa informou que o suspeito permanece sob custódia e deve ser apresentado à Justiça nos próximos dias.

Correio Brasiliense

23456