Após declaração de FBC, Raul Henry dispara “ele não pode falar pelo PMDB de Pernambuco”

Confusão tem dividido partido em Pernambuco. (Foto: Arquivo)

Após a difícil filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao PMDB e sua declaração sobre ser candidato ao Governo de Pernambuco pelo partido, além do processo de destituição da direção atual para que possa assumir o comando do grupo continua judicializado, o atual presidente da legenda, Raul Henry, vice-governador do estado, afirmou que “ele não pode falar pelo PMDB de Pernambuco”.

“Hoje deu para perceber que, além das marcas que ele já acumulou ao longo da carreira, de oportunista e traidor, está somando mais uma, que é a do cinismo. É uma falta de respeito dele desconsiderar a existência do diretório de Pernambuco”, disparou Raul

Atualmente o PMDB é o principal aliado do governador Paulo Câmara (PSB), já que a aliança garantiria maior tempo de televisão ao Chefe do Executivo Estadual. Contudo, Fernando deseja fazer com que o PMDB seja oposição ao governador.

A frente de oposição seria encabeçada por Fernando, Armando Monteiro, Bruno Araújo e Mendonça Filho. Em dezembro, o grupo se reunirá para falar sobre segurança, o grande problema da gestão socialista.

“A causa negra é de todos os patriotas”, destaca Gonzaga em discurso na Câmara

Gonzaga lamentou, ainda, que a data não seja um feriado nacional. (Foto: divulgação)

Em nome do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado federal Gonzaga Patriota fez um discurso na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (20) sobre o Dia da Consciência Negra.

A data é celebrada desde 2003, quando foi incluída no calendário escolar pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas. Em 2011, uma nova lei consolidou-a também como Dia Nacional de Zumbi.

Para o parlamentar, as autoridades brasileiras devem respeito aos negros. Ele acredita que Brasil dos dias de hoje segue explorando sua população negra e promove leis que invalidam as conquistas desses povos no país.

“Poderíamos ser o 2º país do mundo em economia e em respeito aos negros.  Mas somos o 2º país com maior população negra abandonada do mundo. Este povo conquistou muito ao longo dos últimos 500 anos, mas muitos governantes parecem ter esquecido o passado e trabalham no sentido de fazer estas conquistas desaparecerem. Falo dessa portaria – que não irá passar – que pode trazer de volta a escravização em nosso país. E, ainda, da reforma trabalhista e da revogação da CLT – algo que conquistamos quando nosso país ainda começava a crescer”, criticou Gonzaga.

LEIA MAIS

Petrolina: Rodrigo Araújo cria projeto que prevê visitas de estudantes à Câmara Municipal para entender funcionamento do Legislativo

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Vereador Rodrigo Araújo (PSC) apresentou o Projeto de Lei 019/2017, aprovado com 20 votos, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina nesta semana.

O projeto dispõe sobre a participação de estudantes de escolas públicas e privadas nas sessões ordinárias da Casa Plínio Amorim, mediante prévio agendamento, a fim de conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo.

Para Rodrigo, o projeto é de grande importância, já que os jovens entenderiam de perto com funciona o trabalho dos vereadores da cidade. “É um projeto que eu vejo que o futuro de Petrolina, que vem aqui para esta Casa, que seja recebido por um membro da Câmara e explicar o papel do vereador, o que fazemos, para que os alunos tomem consciência desde pequeno até a adolescência”, afirmou.

Juazeiro: Maternidade e Hospital da Criança recebem novos equipamentos

(Foto: Internet)

A Prefeitura de Juazeiro irá entregar nesta sexta-feira (17), às 9h, novos equipamentos e mobílias à Maternidade Municipal e ao Hospital da Criança. O material é fruto de convênio oficializado essa semana com o governo do Estado no valor de R$ 633 mil e faz parte do programa “Toda Sexta tem Obra”.

A inauguração da Unidade Básica de Saúde de Maniçoba, que estava prevista para essa sexta-feira, foi transferida para o próximo dia 24. No entanto, a unidade passa a atender aos usuários já a partir da próxima segunda-feira (20).

Odacy Amorim reclama de preço de combustível abusivo em Petrolina

Deputado criticou preços praticados pelos postos de combustíveis de Petrolina. (Foto: Internet)

O absurdo cobrado pelos postos da cidade de Petrolina pelo litro da gasolina foi alvo de denúncia do deputado Odacy Amorim (PT). A reclamação aconteceu durante pronunciamento do parlamentar no Pequeno Expediente desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Odacy solicitou ao Governo do Estado que acompanhe a situação, já que a população tem pagado cerca de R$ 4,50 pelo litro da gasolina, valor superior ao praticado por postos de outros municípios.

“Faço um apelo ao governador para que fiscais do Estado acompanhem este tema. Sei que a questão passa pela livre negociação do mercado, mas é preciso verificar se a distribuidora tem cobrado mais caro para abastecer a região”, pontuou.

Chuvas

O deputado comemorou o início das chuvas no Sertão Pernambucano. De acordo com Odacy, o distrito de Rajada, em Petrolina, e outras áreas registraram, recentemente, índices satisfatórios de precipitações. Ele defendeu, no entanto, maior discussão sobre o uso das águas armazenadas nas barragens.

“Em 2004, a Barragem de Sobradinho encheu com um bom volume de chuvas, mas a concessionária aumentou a vazão para produzir mais energia. Ao final do ano, o reservatório tinha apenas 25% de sua capacidade”, lamentou.

“Quando começamos o governo elencamos as prioridades e temos feito o possível”, diz Wilker sobre ações em Casa Nova

Em entrevista, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, falou sobre as dificuldades da gestão no município e sobre o trabalho realizado em quase um ano à frente do Poder Executivo.

Na oportunidade, Wilker destaca os avanços nas áreas da educação e saúde. Além disso, o prefeito lembra dos trabalhos de recuperação de estradas, abastecimento de água em comunidades da Zona Rural e das metas e prioridades do governo para os próximos anos. Por fim, faz um balanço do seu primeiro ano como gestor.

Confira

Adalberto Cavalcanti chama atenção para violência e pede mais segurança em Pernambuco

Adalberto prometeu continuar lutando por melhorias no estado. (Foto: ASCOM)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti cobrou mais uma vez providências com relação à Segurança Pública em Pernambuco. O parlamentar apresentou dados crescentes de violência no Estado, tais como: homicídios, assaltos a ônibus e explosão de bancos e carros-fortes.

“Considerando apenas os quatro primeiros meses de 2017, foram cometidos cerca de 41 mil crimes violentos contra o patrimônio, mais de 10 mil agressões domésticas contra a mulher e 641 casos de estupro”, afirmou. Segundo o deputado, somente este ano, até o mês de novembro, “já são 3.325 assaltos a ônibus e 4.563 homicídios no ano de 2017”.

Adalberto também falou da situação das agências bancárias que se encontram fechadas em vários municípios e que tem prejudicado os bancários, além da população que precisa se deslocar para outras cidades para fazer pagamentos, receber aposentadoria ou para realizar quaisquer outras operações bancárias.

O parlamentar finalizou o seu discurso reafirmado o seu compromisso com o estado e prometendo que irá continuar lutando e cobrando ações do governo estadual.

Aliança PMDB-PT não deve acontecer em Pernambuco

(Foto: Internet)

Rompidos desde o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, PMDB e PT deram início a alianças para a disputa das eleições de 2018. Segundo o Estadão, já são cinco estados do Nordeste com conversas avançadas, são eles: Ceará, Alagoas, com Renan Calheiros, Sergipe, Piauí e Paraíba. A popularidade do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva no Nordeste atrai os peemedebistas, enquanto o maior tempo de TV do PMDB atrai o PT.

Contudo, a chance dessa aliança acontecer em Pernambuco é quase zero, já que há uma grande possibilidade dos partidos explorarem candidaturas próprias, o que não afasta a possibilidade de uma união em um cenário de segundo turno. Os nomes mais cotados são o do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e Marília Arraes (PT).

Caso a coligação se concretize, ainda que em segundo turno, caberá analisar qual será o discurso dos petistas do estado, inclusive dos vereadores de Petrolina (PE), fortes críticos ao governo de Michel Temer (PMDB), que contribuiu para o impeachment de Dilma.

Lideranças do PT e PSB debatem aliança para 2018

(Foto: Ivaldo Régis/Divulgação)

O aguardado encontro entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, aconteceu nessa quarta-feira (1) pela manhã.

Os dois participaram de um café da manhã na sede do partido em Brasília. Participaram o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e Renato Casagrande pelo PSB. Do PT, o deputado federal Paulo Teixeira deve acompanhar Gleisi.

Foi o primeiro encontro político entre PT e PSB desde o rompimento em 2013. Os partidos tentam estabelecer uma ponte para reatar a aliança na eleição de 2018. Um processo que pode se refletir na Frente Popular do governador Paulo Câmara. Em Pernambuco, interlocutores também tentam renovar os laços, mas as costuras dependem do contexto nacional.

Doria propõe criar frente contra Lula e Bolsonaro

Doria afirmou que os partidos “de centro” precisam “se aglutinar” rapidamente.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu nesta terça-feira, 31, a criação de uma frente de partidos que ele chamou “de centro” – PSDB, PMDB, DEM, PPS, PP, PR, PRB, PV e PSB – para lançar candidato único em 2018 e derrotar nas urnas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC). Doria não quis se posicionar sobre a possibilidade de uma chapa pura tucana, com o governador Geraldo Alckmin para a Presidência e ele de vice.

“Não cabe a mim discutir se será chapa pura ou não. Não quero ser um elemento fracionador, mas aglutinador. São Paulo sairá unida já para a convenção do PSDB, dia 9, em Brasília. Todas as hipóteses estão em aberto”, afirmou a jornalistas, depois de falar sobre sua gestão a empresários na Federação das Indústrias do Estado de Rio (Firjan).

Ele disse que o “sinal amarelo acendeu” diante das pesquisas que colocam Lula e Bolsonaro à frente em 2018. “Não reconhecer isso é fugir aos fatos. Tanto Lula quanto Bolsonaro estão bem fortalecidos. É muito triste para o Brasil que tenhamos apenas essas duas opções, de extrema esquerda e extrema direita.”

LEIA MAIS

Discussão sobre religião tem ditado sessões na Câmara de Vereadores de Petrolina; Nessa terça, mais uma confusão

Confusão durou mais de uma hora. (Foto: Blog Waldiney Passos)

As sessões da Câmara de Vereadores de Petrolina têm sido conduzidas por debates constantes a respeito de religião. Nessa terça-feira (31) não foi diferente, quando os debates poderiam tratar do dia da Reforma Protestante, comemorado nos dias 31 de outubro. Contudo, o que regeu mais de uma hora das discussões foi uma confusão gerada por uma moção de aplausos a um Pai de Santo.

Tudo começou quando o líder da bancada de situação, Ruy Wanderley (PSC), pediu destaque do requerimento nº 380/2017, proposto por Cristina Costa (PT) na sessão da semana passada, que concedia Moção de Aplausos ao babalorixá Alcides Manoel dos Reis, conhecido como Pai Cido de Osun, pelo lançamento dos exemplares do DVD “o ritual de Sasányin”, que aconteceu no dia 25 de outubro.

De acordo com a petista, o requerimento havia sido aprovado na sessão do dia 26 deste mês. “Esse requerimento foi aprovado há oito dias com a presença de toda a bancada evangélica e participaram de toda a sessão. Eles não votaram contra o requerimento. Hoje para a minha surpresa, já aprovado o requerimento, Ruy Wanderley pediu destaque da ata e queria que constasse o voto contrário a este requerimento”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Segundo Osinaldo Sousa (PTB), vereador da bancada evangélica na Casa, o requerimento de Cristina seria verbal e por isso só poderia ser aprovado em caráter de urgência urgentíssima. “A mesa errou ao autorizar essa aprovação. Nós temos o direito de saber o que estava sendo feito, o presidente não pode apreciar isso. Nós aprovamos outros requerimentos, o dela não. Ninguém escutou ou sabia que esse Projeto tinha sido aprovado”, disse Osinaldo.

O vereador afirmou ainda que desconhece o trabalho do Pai do Santo e que não sabe quais rituais constam no DVD. “Existem alguns rituais que não fazem bem, então quero que ela apresente esse DVD. Acho que a vereadora deveria ter uma boa intenção e apresentar o conteúdo na tribuna”, concluiu.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Cristina Costa rebateu as críticas de Osinaldo. “Eu não aceito o posicionamento do vereador Osinaldo querer ditar o que deve ou não ser colocado em pauta. O vereador está vindo para a sessão e não está prestando atenção no que está sendo lido, debatido”.

“A crise já acabou e o Brasil está crescendo” , diz ministro da Fazenda

(Foto: Internet)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a falar da importância das reformas para o país e afirmou que a crise econômica “acabou” no Brasil.

“Atravessamos a maior recessão da nossa história, uma crise dessa profundidade tem os seus efeitos que se prolongam por um tempo. Mas agora a crise já acabou e o Brasil está crescendo”, afirmou.

Segundo ele, uma indicação de melhora é a criação de empregos. “Hoje já temos criados, desde o inicio do ano, mais de 1 milhão de empregos”, disse.

Sobre a reforma trabalhista, que vai entrar em vigor no dia 11 de novembro, Meirelles afirmou que ela deve criar mais de 6 milhões de empregos no país. Para o ministro, “a grande mudança na reforma trabalhista é dar mais poderes para o trabalhador negociar as suas próprias condições de trabalho”.

Orlando Tolentino defende Ruy Wanderley de questionamentos sobre liderança

Ruy Wanderley durante discurso na Câmara. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O líder da bancada de situação na Câmara de Vereadores de Petrolina, Ruy Wanderley (PSC), tem sido questionado sobre sua atuação enquanto liderança do Governo Executivo Municipal na Casa Legislativa. O próprio Ruy respondeu aos críticos afirmando que a sua “liderança na Câmara quem deve questionar é o prefeito, e não os puxa-sacos”.

Orlando Tolentino. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Corroborando a posição do líder, o assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), afirmou que “Ruy tem o respeito e a confiança do prefeito. Ele tem sido proativo nas ações de defesa ao governo de Miguel”.

Sobre alguns vereadores da situação se posicionarem antes do líder na Câmara em determinadas questões, Tolentino afirmou que “é uma articulação que ele combina com os demais vereadores. Tudo o que os vereadores se antecipam é combinado com o ele”.

Orlando Tolentino confirma desejo de se candidatar a Deputado Estadual e dispara “eu sou o melhor”

O assessor especial da Prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino (PMDB), não esconde o desejo de se candidatar ao cargo de Deputado Estadual em Pernambuco.

Em entrevista à imprensa, Tolentino não deu chances aos companheiros que se colocam à disposição para disputar o cargo e afirmou que é o melhor.

“Eu acho que lá na frente a gente vai discutir e ver quem é aquele que pode disputar e representar Petrolina e região na Assembleia Legislativa. E acho que eu sou o melhor. Se eu não me achar, quem é que vai?”, disparou.

Confirmando sua postura de confiança, disse achar que tem “outros companheiros com a prerrogativa e o direito de postular (a disputa para o cardo de deputado)”, mas que se encontrava “em melhores condições de disputar”.

Fernando Filho e dissidentes se desfiliam do PSB antes de expulsão

A decisão veio três dias antes da reunião que previa a expulsão deles da legenda. (Foto: Internet)

Na tarde desta terça-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, além dos deputados Tereza Cristina (MS), Fábio Garcia (MT), Danilo Forte (CE) e Adilton Sachetti (MT), deixaram o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O grupo estuda migrar para o novo DEM, de Rodrigo Maia.

O comando do partido decidiu expulsar os deputados por terem votado a favor da reforma trabalhista do governo Temer, contrariando orientação do PSB. Na ocasião, o ministro se licenciou do cargo para votar.