Odacy Amorim confirma que é pré-candidato ao governo de Pernambuco

(Foto: Arquivo)

Em entrevista hoje (04) ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, o deputado estadual Odacy Amorim (PT), afirmou que é pré-candidato a governador de Pernambuco. “A missão de colocar meu nome à disposição em 2018 para governador, é porque eu acredito que é possível apresentarmos um projeto novo para Pernambuco”, disse Odacy.

Para o deputado, os indicadores econômicos do estado são ruins e é preciso que haja um choque de gestão, um choque de administração por parte do governo do estado para que isso mude.

“Porque eu quero ser governador de Pernambuco? Eu quero para garantir que todo homem e toda mulher do sertão tenha direito a água em sua casa, tenha direito ao saneamento básico, tenha um apoio na edificação das suas propriedades rurais, que tenha saúde de qualidade”, justificou o deputado.

Odacy, que estava com o nome colocado para ser candidato a deputado federal, disse que não teme perder espaço para um cargo na chapa proporcional porque o partido vai focar em ter representação na assembleia legislativa do estado e no congresso nacional.

“Estou saindo para essa caminhada, mas nós vamos sim buscar manter o mandato de deputado estadual na região, eleger o nosso representante na câmara federal e de poder formar o nosso grupo político também na região do São Francisco e no estado de Pernambuco”, garantiu Odacy.

Paulo Câmara não aprova tentativa de Fernando Bezerra Coelho de assumir PMDB estadual

Câmara quer PMDB como aliado para conseguir mais tempo no guia eleitoral na TV. (Foto: Arquivo)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), desaprovou a ida de Fernando Bezerra Coelho para o PMDB e classificou como “violência” a tentativa do senador de assumir o comando do partido no estado.

“É uma violência em relação a sua história, à democracia e ao que representa o PMDB para Pernambuco. É o PMDB histórico”, afirmou Paulo Câmara que acredita na vitória de Jarbas Vasconcelos (PMDB) para assumir a legenda.

O PMDB assumirá papel importante nas eleições de 2018, já que é o partido com mais tempo de televisão no guia eleitoral. A continuidade da aliança PSB-PMDB pode significar uma arrancada na frente pela disputa do Executivo estadual.

Temer reúne presidentes de partidos e pede apoio à reforma da Previdência

(Foto: Arquivo)

O presidente Michel Temer reuniu-se na noite de hoje (03) com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com presidentes de partidos da base governista para tratar da votação da reforma da Previdência.

Durante a reunião, o presidente Temer pediu apoio aos presidentes e lideranças partidárias para aprovação da reforma em análise na Câmara dos Deputados. De acordo com o vice-líder do governo, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), o presidente foi claro ao afirmar que, se a reforma não for aprovada, pode estancar e prejudicar a retomada do crescimento econômico do Brasil.

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara disse que a reunião foi muito proveitosa e serviu para uma avaliação da votação da proposta com a maioria dos presidentes de partidos da base aliada.

“A gente sai da reunião de hoje com a expectativa muito grande de conseguir reunir os votos dos partidos da base, que somam mais de 320 votos [na votação da reforma da previdência]. Acho que podemos, de forma organizada, ter condições de trabalhar a votação da previdência”, disse Rodrigo Maia.

Segundo o presidente da Câmara, os presidentes e líderes partidários tiveram a oportunidade de falar sobre a votação e alguns chegaram a levantar a possibilidade de fechar questão a favor da aprovação da matéria.

“A gente conseguiu organizar a base para construir nessa semana as condições necessárias para votar a reforma da Previdência. Acho que o compromisso de todos os partidos é trabalhar suas bancadas, alguns fechando questão, outros no convencimento, mas com a certeza de que todos trabalharão de hoje até quarta ou quinta-feira próximas para votar a proposta”.

LEIA MAIS

Maioria das prefeituras não cumprem as leis trabalhistas

Francisco Gerson Marques – Procurador do Ministério Público do Trabalho. (Foto: ASCOM)

A afirmação foi feita pelo o procurador do Ministério Público do Trabalho, Francisco Gerson Marques, durante uma palestra no 24° Congresso da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que acontece até hoje em Brasília . Falta de punição é um dos fatores que mais influencia gestores públicos a infringir acordos, segundo o jurista. Entidades que representam os servidores falam em mais de três mil processos trabalhistas coletivos em andamento.

“Como não há uma punição ao gestor público, mas ao órgão, ele acaba criando dificuldades para fazer um acordo com seus servidores e cumprir a lei. Após a judicialização dos processos, o administrador aproveita o tempo e a burocracia para empurrar o problema até a próxima gestão. Além disso, um prefeito ou secretário tende a fazer uma interpretação diferente do que está realmente na lei, seja por um problema financeiro ou fiscal”, avalia Gerson Marques.

Segundo o presidente da CSPB, João Domingos, a entidade movimenta mais de três mil processos trabalhistas contra órgãos municipais. O sindicalista esclarece que existe uma predisposição de administradores públicos em infringir acordos. “Somos a entidade com mais Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal. Isso mostra que nosso setor é o que tem mais regressões da lei. Como disse o procurador Francisco Gerson, a punição aplicada ao ente público, e não ao gestor, os deixa livres para fazerem o que convier. Eu diria que todos os administradores públicos tendem a não cumprir acordos”, avalia.

“Pegue como exemplo a prefeitura de Guarulhos, onde o atual prefeito exonerou quase todos os servidores da gestão anterior e ainda não pagou os direitos trabalhistas dessas pessoas. É um crime grave isso. Numa empresa privada, esse tipo de abuso seria punido de forma rigorosa. Não há desculpas para o não pagamento desses homens e mulheres que dependem desse dinheiro para manterem suas famílias”, completa Domingos.

João Domingos coloca também que, além da impunidade ao gestor público, a conta das multas do não cumprimento de leis fica para a prefeitura. “Quer dizer, o prefeito não cumpre acordos e quem paga é o município. Pagamos pela má fé de um cidadão com dinheiro do nosso imposto. É a mais pura falta de honestidade de propósito do gestor”, finaliza o sindicalista.

“Sou aliado de Miguel, mas não posso esquecer do meu partido”, diz Ruy Wanderley

Ruy colocou seu partido, o PSC, à frente de qualquer aliança política. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária dessa quinta-feira (30), o líder da bancada de situação na Câmara Municipal de Petrolina, Ruy Wanderley (PSC), decidiu lembrar aos colegas parlamentares a importância de seus partidos nas suas caminhadas políticas. No seu discurso, Ruy fez questão de colocar o seu partido, o Partido Social Cristão (PSC), à frente de qualquer aliança.

“Sou aliado de Miguel, ajudei a eleger, fui candidato a vereador pelo grupo dele, mas eu sou de outro partido, eu tenho que começar a visualizar na minha frente o nome PSC. Sou do PSC e tenho que defender os interesses primeiro do povo, do prefeito Miguel, mas não posso esquecer do meu partido”, disse.

Para o parlamentar, os demais vereadores da cidade devem estar atentos à questão, já que a partir de 2018, segundo Ruy, os partidos terão mais dificuldade para existir no país. “A lei mudou e diz que agora em 2018 o partido que não tiver 1,5% de votos no Brasil passa a ter dificuldade para existir. Para um partido sobreviver neste país, por exigência de lei, e ter acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão precisa de pelo menos nove deputados federais, não são nove vereadores, governadores ou senadores”, lembrou.

Além disso, Ruy afirmou que caso tenha que criticar algum aliado do governo, irá fazê-lo, como fez com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Eu fui criticado veemente quando fiz críticas à Compesa. Eu fiz uma crítica coerente, que era a vontade do povo, por que a Compesa presta um péssimo serviço em Petrolina. Afirmaram que aliado de Miguel e de Fernando Filho havia criticado o governador. Eu critiquei não foi a mando de ninguém, foi porque era o meu desejo em trazer a discussão para esta Casa. E vou continuar criticando. As pessoas têm que entender que antes de sermos aliados, nós somos filiados a um partido”, finalizou.

“O que me uniu ao grupo de Fernando Bezerra foi o Projeto Pontal”, disse Guilherme Coelho

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o evento para anúncio de investimentos do Governo Federal no Projeto Pontal de Irrigação, nesta quinta-feira (30), o ex-deputado federal e suplente Guilherme Coelho (PSDB) afirmou que o motivo de ter se unido ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) foi a continuidade do Pontal.

“Se vocês me perguntassem o que me uniu politicamente ao grupo do senador Fernando Bezerra, foi o Projeto Pontal. Em conversa com o senador eu disse: senador todo mundo vai perder uma guerra na vida, que é a morte. Mas meu pai perdeu duas, a morte e o sonho dele do Pontal. E graças a Deus com o esforço do senador nós estamos anunciando obras importantes, dinheiro em caixa para que a irrigação volte para a nossa região”, disse.

Sobre as eleições de 2018, Guilherme afirmou que seu lugar é em Brasília. “Eu reflito onde devo estar no próximo ano e eu quero em Brasília fazer com que as pessoas tenham dias melhores, eu penso que lá é o meu lugar para eu continuar um grande serviço a todos”.

Em Brasília, Lucas Ramos busca recursos para ampliação do Compaz em Pernambuco

Petrolina é uma das cidades que podem ser beneficiadas com a ampliação do Compaz. (Foto: ASCOM)

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participa nesta quarta-feira (29) de reunião em Brasília com o Secretário Nacional de Políticas Anti-Drogas do Ministério da Justiça, Coronel Humberto Viana, para discutir a liberação de recursos para implantação de um terceiro Centro Comunitário da Paz (Compaz) no Recife e a interiorização do centro a partir dos municípios de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e Caruaru, no Agreste.

“Caruaru conta com um Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIEsp) e já tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria a segunda unidade especializada em Petrolina. São batalhões que reforçam a repressão e o combate ao crime, mas entendemos que segurança pública se faz também com prevenção e por isso vemos como imprescindível a interiorização do Compaz, tendo início nessas duas cidades”, justificou o deputado, que foi relator na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça do projeto de lei que propõe a implantação do BIEsp no município sertanejo.

O trabalho de Lucas pela implantação de um Compaz em Petrolina não é recente. O parlamentar é autor da Indicação Nº 8046 de 21 de junho de 2017 ao Governo de Pernambuco para que seja instalado na cidade um equipamento nos moldes do implantado pela Prefeitura do Recife na capital pernambucana.

“O Compaz oferece oportunidades à população, aproximando o poder público do cidadão com a prestação de serviços e difusão da cultura de paz e não violência. O governador Paulo Câmara já manifestou disposição em interiorizar esse instrumento tão importante para as políticas educacionais, sociais e de combate à criminalidade”,justificou.

O Recife conta com dois equipamentos funcionando, no Alto Santa Terezinha e no Cordeiro, atendendo a comunidades das zonas Norte e Oeste da capital. “Não descansaremos na busca por recursos que viabilizem a implantação do Compaz em Petrolina, iniciando a expansão desse projeto de sucesso pelo sertão. Observamos com preocupação os índices da violência e equipamentos como os Centros da Paz precisam estar espalhados pelo Estado”, ressaltou Lucas, que esteve acompanhado pelo secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Porta-voz do partido Rede afirma que não há definição sobre campanha estadual

(Foto: Ilustração)

Apto à Rede Sustentabilidade, Júlio Lóssio ainda não se filiou, entretanto, seu nome já é especulado, pela imprensa, para uma candidatura ao governo de Pernambuco. O porta-voz do partido, Albérico Tarciano revelou alguns detalhes, ao blog, sobre a aproximação de Lóssio.

Segundo Albérico, uma convenção no dia 12 de dezembro, vai revelar os próximos passos de Lóssio dentro do partido e do partido diante da aproximação do ex-prefeito de Petrolina. “Na verdade o que acorreu neste momento foi a aprovação por parte do diretório estadual do indicativo de filiação de Júlio Lossio na Rede. Ele ainda não se filiou, foi apenas aprovado que a filiação ocorra, caso ele se decida pela filiação. Quanto das demais questões ainda não foram tratadas, inclusive não temos qualquer decisão tomada sobre campanhas estadual ainda. Mas tudo isso será tratado no momento certo”, explicou Albérico.

“Sou ficha limpa. Essa é que é a verdade”, disse Fernando Bezerra Coelho

Caso a denúncia seja aceita, Fernando afirmou que responderá na Justiça. (Foto: ASCOM)

Próximo do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai analisar nesta terça-feira (28) as acusações de corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro contra Fernando Bezerra Coelho (PMDB), o senador afirmou ser ficha limpa durante entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, nesta segunda-feira (27).

Fernando afirmou que está “na vida pública a mais de 35 anos” e nunca teve “uma sentença condenatória transitado em julgado. O senador afirmou estar “esperançoso com o arquivamento da denúncia”. Caso a ação seja recebida pelo STF, Fernando disse que responderá na Justiça.

O senador, que é pré-candidato ao governo de Pernambuco, afirmou ainda que a maior causa de desemprego no Estado se deve ao “ritmo lento do governo”. Ele ainda afirmou que “os investimentos de 2017 serão menores do que os de 2016”.

Ministério prevê recessão se reforma da Previdência não passar

(Foto: Internet)

Um estudo do Ministério do Planejamento avalia que, se a reforma da Previdência não for aprovada até o ano que vem, o país enfrentará uma nova crise já em 2019.

O pagamento de aposentadorias e pensões é a maior conta da União. Para cobrir os deficit crescentes – e que neste ano deve ser de R$ 184 bilhões, segundo números do governo -, a União se vê obrigada a se endividar para pagar todos os benefícios.

Elaborado pela Secretaria de Planejamento Econômico do ministério, o estudo aponta que, sem frear essa despesa, a percepção de investidores sobreo risco do Brasil voltará a subir, desencadeando alta em juros e preços e queda na renda da população.

LEIA MAIS

Vereadores de Juazeiro não devem receber 13º salário

O presidente da Câmara confirmou a decisão. (Foto: ASCOM)

Juazeiro será uma das cidades da Bahia que não devem pagar 13º salário aos vereadores no final deste ano. A informação foi confirmada pelo presidente da Casa Legislativa. Em 2018, a capital do estado deve aderir à medida. O pagamento do 13º para agentes políticos não está incluído na constituição, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os vereadores de Vitória da Conquista, Camaçari, Lauro de Freitas, Jequié e Barreiras ainda não se posicionaram. O presidente da Câmara de Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), disse que o tema será debatido, mas acha difícil pagar este ano. “É uma questão orçamentária”, alegou. Já o de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), afirmou que o assunto não está na pauta.

Quero disputar a Presidência com alguém com logotipo da Globo na testa, diz Lula

Lula classificou o atual governo como “fraco”. (Foto: Arquivo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na manhã desta quinta-feira, 23, que não vê possibilidade de não disputar a Presidência da República nas eleições gerais de 2018. E provocou o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido), destacando que tudo o que mais deseja na vida é “disputar (a cadeira presidencial) com alguém com o logotipo da Globo na testa”.

Em entrevista à Rádio 730 AM de Goiás, na manhã desta quinta, Lula disse não acreditar em candidaturas outsiders e que gostaria de ver “o que eles querem para o Brasil”. “Ainda não discutimos candidatura, mas a minha disposição é ser candidato e fazer o povo voltar a andar de cabeça erguida. Quem salvou o Brasil uma vez, pode salvar o Brasil de novo”, emendou.

A edição desta quinta-feira do Estadão mostra o apresentador Luciano Huck, provável presidenciável, com uma melhora significativa de imagem nos últimos dois meses. A aprovação ao nome de Huck registrou salto de 17 pontos porcentuais desde setembro, passando de 43% para 60%.

Já a desaprovação caiu de 40% para 32% no mesmo período. Entre os presidenciáveis, o primeiro a aparecer no ranking de aprovação do Barômetro Político, depois de Huck, é Lula, com 43% de avaliação positiva e 56% de negativa, seguido do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa com 42% de avaliação positiva e 41% negativa; Marina Silva (Rede) com 35% positiva e 56% negativa e Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSC) com avaliação positiva de 24%. O governador tucano tem avaliação negativa de 67% e Bolsonaro 60%. 

LEIA MAIS

Polícia Federal prende ex-chefe da Casa Civil do governo Cabral

Prisão aconteceu na manhã desta quinta. (Foto: Internet)

A Polícia Federal (PF) faz, desde as primeiras horas da manhã de hoje (23), a Operação C’est fini (É o fim, em francês), no Rio de Janeiro. É uma nova fase da Lava Jato, que resultou até agora na prisão do ex-chefe da Casa Civil do governo Sérgio Cabral, Régis Fichtner, além do empresário Georges Sadala, suspeito de ser o operador financeiro do esquema montado pelo ex-governador.

Sérgio Cabral está preso atualmente em uma penitenciária da zona norte do Rio, responde a vários inquéritos e já foi condenado em primeira instância a vários anos de prisão. A C’est fini é um desdobramento da Operação Calicute, que no fim do ano passado prendeu o ex-governador.

Na operação de hoje também estão sendo cumpridos mais três mandados de prisão, de condução coercitiva, além de busca e apreensão. Fichtner foi preso em sua casa na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, por volta das 6h. Ele é suspeito de ter recebido propina no valor de R$ 1,6 milhão.

LEIA MAIS

Juazeiro alcança índice de indicativo positivo de políticas de desenvolvimento

(Foto: Arquivo)

O município de Juazeiro vem alcançando metas consideráveis no setor do desenvolvimento econômico no ranking nacional. A cidade que hoje ocupa o primeiro lugar do estado e o sexto do país na geração de emprego de carteira assinada, acaba de obter mais um grande mérito, tornou-se índice de indicativo positivo de políticas de desenvolvimento implantadas no município.

“Dentro das políticas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, existe a Lei Geral 123 que aborda processos de desburocratização, valorização e favorece o ambiente dos pequenos negócios que se instalam no município. Na lei, existem algumas temáticas que foram transformadas em indicadores de acompanhamento da política implementada e Juazeiro acaba de alcançar essa meta. Essa é uma grande vitória”, observou o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro.

Os indicadores exigem que o município possua uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Agentes de Desenvolvimento (pessoas indicadas pelo município, que tem uma atuação transversal dentro das secretarias); Sala do Empreendedor, um espaço que se destina ao atendimento dos micro e pequenos empreendedores; e Compras Públicas, que são feitas através de editais específicos voltados para pequenos negócios, bem como o cumprimento da lei que determina a compra de 30% da merenda escolar oriunda da agricultura familiar.

LEIA MAIS

Prefeito de Belém do São Francisco fecha prefeitura e segue para manifestação em Brasília

Prefeito seguirá para manifestação em Brasília. (Foto: Internet)

Com a dificuldade enfrentada pelos municípios brasileiros devido à crise econômica nacional, os prefeitos de várias regiões do país seguirão para Brasília para pressionar o Governo Federal por mais recursos. O prefeito de Belém do São Francisco (PE), Professor Licínio Lustosa, será um dos que seguirão para a manifestação.

Em complemento ao protesto, o prefeito determinou que a prefeitura, além de todos os órgãos públicos da administração municipal, será fechada. A exceção são os serviços essenciais à população. A decisão acontece nesta terça-feira (21) e pode durar até a quarta-feira (22), dependendo do que for decido pela Confederação Nacional dos Municípios.