Diesel fica mais caro a partir deste sábado e e impacto pode chegar aos postos

Começa a valer neste sábado (14), o reajuste no preço do diesel vendido às distribuidoras pela Petrobras. A estatal confirmou aumento de R$ 0,38 por litro no diesel A, fazendo com que o valor médio passe a ser de R$ 3,65 por litro. Apesar da mudança, os demais combustíveis não sofreram alteração.

Segundo a companhia, considerando a mistura obrigatória de 85% de diesel A com 15% de biodiesel — que forma o diesel B comercializado nos postos — o reajuste representa um aumento de cerca de R$ 0,32 por litro ao consumidor. Com isso, a participação média da Petrobras no preço final do diesel vendido nas bombas passa a ser de aproximadamente R$ 3,10 por litro.

O último ajuste no valor do diesel para as distribuidoras havia ocorrido em 6 de maio de 2025, quando houve redução no preço. Já o último aumento havia sido registrado em 1º de fevereiro de 2025. De acordo com a empresa, portanto, o reajuste anunciado agora acontece após mais de 300 dias desde a última alteração e mais de 400 dias desde o último aumento.

A Petrobras também ressaltou que, mesmo com o novo reajuste, o preço do diesel acumula queda significativa desde o início do atual governo. Segundo a estatal, “Mesmo após essa atualização, no acumulado desde dezembro de 2022, os preços de diesel A vendidos às distribuidoras registram redução acumulada de R$ 0,84 por litro, o equivalente a uma queda de 29,6%, considerada a inflação do período”, informou a companhia.

O aumento ocorre em meio à pressão internacional sobre o preço do petróleo. Em maio de 2025, o barril da commodity era negociado em torno de US$ 60, mas conflitos recentes no Oriente Médio elevaram o valor para mais de US$ 100, encarecendo a matéria-prima utilizada na produção de combustíveis. Para reduzir o impacto ao consumidor final, o governo federal anunciou nesta semana uma série de medidas voltadas ao mercado de combustíveis. As iniciativas foram assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e incluem mudanças tributárias e incentivos ao setor.

Entre as ações está um decreto que zera as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel, medida que representa redução estimada de R$ 0,32 por litro. Além disso, uma medida provisória prevê o pagamento de subvenção de R$ 0,32 por litro para produtores e importadores do combustível.

O pacote também prevê a tributação da exportação de petróleo, com o objetivo de incentivar o refino no mercado interno e garantir o abastecimento, além de um decreto que obriga postos de combustíveis a exibirem sinalização clara informando aos consumidores a redução de tributos federais e o impacto da subvenção no preço final. A estatal também informou que pretende aderir ao programa de subvenção econômica criado pelo governo federal. A iniciativa prevê pagamento de R$ 0,32 por litro às empresas que participarem do programa, instituído pela Medida Provisória nº 1.340, publicada em 12 de março de 2026.

A adesão, entretanto, ainda depende da publicação dos instrumentos regulatórios pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que irá definir o preço de referência necessário para a operacionalização da política. Segundo a Petrobras, ao considerar o reajuste anunciado e o potencial benefício da subvenção, o efeito combinado pode chegar a R$ 0,70 por litro. Ainda assim, a empresa afirma que o impacto ao consumidor tende a ser amenizado pelas medidas tributárias adotadas pelo governo federal.

Por fim, a companhia lembra que o valor pago pelo motorista nos postos não depende apenas do preço praticado pela Petrobras. O preço final inclui ainda custos e margens de distribuidoras e revendedores, impostos federais como Cide, PIS/Pasep e Cofins, além do ICMS estadual, cuja alíquota varia de acordo com cada unidade da federação.

A Tarde

Ministério da Justiça solicita ao Cade análise sobre aumento no preço dos combustíveis

Pedido foi motivado por reajustes registrados em algumas regiões do país, mesmo sem anúncio de aumento nas refinarias da Petrobras

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), enviou um ofício ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) solicitando a análise de recentes aumentos nos preços dos combustíveis registrados em quatro estados e no Distrito Federal.

O pedido foi encaminhado após declarações públicas de representantes de sindicatos (Sindicombustíveis-DF, Sindicombustíveis Bahia, Sindipostos-RN, Minaspetro -MG e Sulpetro -RS) informarem que distribuidoras elevaram os preços de venda para os postos sob a justificativa de alta no preço internacional do petróleo, associada ao conflito iniciado em 28 de fevereiro de 2026 no Oriente Médio.

Até o momento, porém, a Petrobras não anunciou aumento nos preços praticados em suas refinarias.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais dois homicídios; dez pessoas foram mortas em uma semana

Duas pessoas foram assassinadas e outras duas ficaram feridas em ataques a tiros registrados em Petrolina entre a noite da quinta-feira (19) e a madrugada desta sexta-feira (20). O primeiro caso aconteceu na Rua 45 do bairro João de Deus. Segundo a Polícia Civil (PC), dois irmãos foram baleados. O homem de 25 anos morreu e o outro, de 23, ficou ferido e foi levado para um hospital da cidade.

Na madrugada desta sexta-feira, uma mulher foi morta a tiros e o companheiro dela, de 32 anos, ficou ferido. As vítimas estavam em casa, no bairro Maria Auxiliadora, quando foram surpreendidas pelos disparos. A Polícia Civil informou que abriu inquéritos para investigar todos os casos. Tanto no João de Deus como no Maria Auxiliadora, não há informações sobre autoria e motivação dos crimes.

Onda de homicídios

A onda de violência vem crescendo em Petrolina. Em uma semana, dez pessoas foram assassinadas a tiros na cidade. A polícia acredita que a maioria dos casos tem relação com a disputa pelo tráfico de drogas na cidade.

G1 Petrolina

Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026

A contribuição mensal do Microempreendedor Individual (MEI) aumentou de R$ 75,90 por mês para R$ 81,05 por mês na  quinta (1º), uma vez que o valor é calculado com base no salário mínimo, que também foi reajustado. A contribuição representa 5% do novo salário mínimo, que subiu para R$ 1.621.

Pagamento 
O valor é pago por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que, além da contribuição previdenciária, cobra os impostos devidos pelos MEIs. O DAS vence todo dia 20 de cada mês. Ele pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional ou pelo App MEI, disponível para iOS e Android.

Há opção também de pagar por boleto, PIX e débito automático ou outras opções oferecidas pelas instituições financeiras. Os microempreendedores individuais (MEIs) que exercem atividades sujeitas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do comércio e indústria, têm um acréscimo de R$ 1 por mês no DAS.  Para atividades sujeitas ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), os prestadores de serviços, a soma é de R$ 5. Os empreendedores que realizam os dois tipos de atividade precisam pagar os dois impostos, desembolsando R$ 6 a mais na contribuição.

MEI
O Microempreendedor Individual (MEI) é a forma mais simples de o empreendedor se formalizar, pois disponibiliza ao cadastrado um número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Uma vez formalizado como MEI, o empresário pode emitir notas fiscais com facilidade, abrir uma conta empresarial e ter acesso a empréstimos com melhores taxas de juros. Além disso, pode contribuir para a aposentadoria e receber benefícios de seguridade social. Para se tornar MEI, o faturamento anual deve ser de até R$ 81 mil por ano. Para o MEI transportador autônomo, o valor anual é de até R$ 251,6 mil.

Agência Brasil

Preço da cesta básica volta a subir em Petrolina no mês de julho

A cesta básica em Petrolina, registrou um leve aumento de preço no mês de julho de 2025. Segundo pesquisa realizada pelo Colegiado de Economia da Facape, o custo da cesta teve inflação de 0,28% em comparação com o mês anterior, passando a custar R$ 612,37.

Entre os produtos que mais influenciaram essa elevação estão o tomate e a carne bovina. O tomate voltou a subir de preço após um período de quedas, causado pelo fim da grande oferta no campo que durou cerca de dois meses. Já a carne bovina teve aumento devido à redução no abate de animais, impactada por tarifas impostas pelos Estados Unidos, o que reduziu a oferta no mercado interno.

Apesar da alta geral, alguns itens apresentaram queda nos preços. A banana segue em tendência de redução pelo terceiro mês consecutivo, reflexo de uma boa oferta e demanda mais baixa. O arroz teve uma forte queda, influenciado pela entrada de produto importado, e o feijão também ficou mais barato, com destaque para a boa safra anual. Ambos apresentaram redução tanto no mês quanto no acumulado dos últimos 12 meses.

Outro destaque foi o café, que teve uma leve queda de -0,29% em julho, após meses seguidos de alta, devido ao avanço da colheita nacional. No entanto, o produto ainda acumula uma alta superior a 65% no período de um ano. O açúcar também teve redução no preço, graças ao aumento da oferta.

No acumulado de 2025, de janeiro a julho, a cesta básica em Petrolina registra uma alta de 4,55%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o aumento chega a 17,24%. A pesquisa destaca ainda que há grandes variações nos preços coletados, e reforça a importância de os consumidores compararem valores antes das compras para economizar.

Ascom

Secretario de Segurança de Pernambuco diz que tráfico de drogas é a principal causa dos homicídios nas cidades

O Governo de Pernambuco lançou  o programa Juntos pela Segurança e, na última quinta-feira (7), iniciou a Operação Nordeste Integrado, que reúne forças policiais de Pernambuco e de outros sete estados nordestinos. A ação prevê cumprimento de mandados judiciais, bloqueios em rodovias e combate ao crime organizado em áreas de divisa, como Petrolina e Juazeiro. A iniciativa chega em um momento de alerta nos dois municípios que aparecem no cenário nacional com altos índices de violência. Juazeiro está na lista de terceira cidade mais violenta do país e Petrolina, entre janeiro e julho de 2025, registrou 112 homicídios, um número que supera os 106 assassinatos contabilizados no mesmo período de 2024.

A maioria dos crimes apresenta indícios de ligação com o tráfico de drogas, o que reforça a sensação de insegurança entre moradores, principalmente após uma sequência de execuções, incluindo jovens. Em entrevista ao programa Nossa Voz, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, confirmou o aumento dos homicídios em Petrolina justificando a proximidade com Juazeiro, o que, para ele foi responsável pelo impactante número de assassinatos.

“São 112 homicídios cometidos em Petrolina até agora, o ano passado foram 106 no mesmo período, são seis a mais. Há um pequeno aumento, mas os números são altos. Agora, o que acontece? Nós temos uma influência da criminalidade da Bahia, como a Bahia também tem uma influência dos criminosos aqui de Petrolina. Em 2024, a taxa de homicídios em Petrolina fechou em 40 homicídios por 100 mil habitantes. Em Juazeiro, que é aqui do outro lado do rio, foi 76 por 100 mil, é quase o dobro.”

Segundo o secretário, há no Estado da Bahia uma disputa muito forte entre duas facções criminosas do Sudeste do país, e a polícia de Pernambuco está trabalhando para que isso não venha para Pernambuco, tendo Petrolina e Juazeiro como porta de entrada principal. As duas cidades foram tomadas desde a semana passada por forças de segurança com a Operação Nordeste Integrado que tem como objetivo integrar as forças policiais para combater o crime organizado na região. Alessandro revelou os dados dos mandados cumpridos nos primeiros dias da ação:

O secretário disse que a operação teve bons resultados com mais de cem mandados cumpridos, além de busca e apreensão, de prisão e destacou a importância da cooperação entre os estados para melhorar a efetividade das ações:

“Isso serve também para criar uma integração maior entre as forças policiais. O resultado que estamos vendo ontem e hoje foi precedido de muitas reuniões de integração e interação entre as forças policiais dos estados, e isso vai render frutos daqui em diante. Porque você tem uma comunicação que flui com mais facilidade, e isso vai significar a prisão de criminosos que atuam tentando se proteger pela divisa, cometendo um crime num estado e passando para o estado vizinho. Nós estamos trabalhando de forma muito intensa para que isso não ocorra ou que se reduza ao máximo possível.”

Da redação com informações do Nossa Voz

Novos casos de febre Oropouche acende alerta em todo o país

Até 2023, a febre oropouche era uma doença quase exclusiva dos estados da Região Amazônica, mas este ano, o Espírito Santo, a quase 3 mil km de distância se tornou recordista de casos com 6.318 registros. Pesquisadores tentam entender o que levou a doença a se espalhar pelo Brasil, e gestores de saúde pensam estratégias para controlar a oropouche em meio a uma população sem nenhuma imunidade prévia.

Este ano, infecções por oropouche já foram confirmadas em 18 estados mais o Distrito Federal, somando 11.805 casos. Cinco pessoas morreram pela doença, 4 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo e há duas mortes sendo investigadas. Em praticamente todas as semanas, os casos deste ano superam os do ano passado, e a expectativa é que que a soma de 2025 seja superior a quantia de 13.856 registrada em 2024. O número de mortos já é superior. No ano passado, foram quatro: 2 na Bahia, 1 no Espírito Santo e 1 em Santa Catarina.

A febre oropouche é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Culicoides paraensis, mais conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, incidente em todo o país. Ela causa sintomas semelhantes aos de outras doenças transmitidas por mosquitos, como dengue e chikungunya, principalmente febre e dor na cabeça, músculos e articulações.

A infecção também pode causar complicações na gravidez, incluindo microcefalia, malformações e óbito do feto, assim como o Zika virus. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que as gestantes que vivem em áreas com registros da doença reforcem a proteção contra os mosquitos. Apesar da transmissão do vírus por via sexual ainda não ter sido comprovada, pessoas com sintomas também devem usar preservativo durante as relações sexuais como medida preventiva.

De acordo com o chefe do Laboratório de Arbovírus e Hemorrágicos do Instituto Oswaldo Cruz, Felipe Naveca, estudos genéticos mostram que os casos que se proliferam no Brasil foram causados por uma nova linhagem do vírus, que surgiu no Amazonas, circulou pela Região Norte e depois se espalhou.

“E nós também conseguimos mostrar que esse cenário está muito relacionado com algumas áreas de desmatamento recente, principalmente no sul do Amazonas e no norte de Rondônia, que serviram como pontos cruciais para dispersão desse vírus. Aí pessoas infectadas acabaram levando para fora da Região, porque depois que ela é infectada pelo vírus, leva um tempo até manifestar os sintomas”, complementa Naveca.

O maruim existe em todo país, mas precisa de ambientes úmidos e com matéria orgânica em decomposição para se reproduzir, por isso, é mais incidente em áreas florestais e de plantações, especialmente nas lavouras de banana. Os surtos têm ocorrido principalmente em regiões periurbanas, de transição entre ambientes rurais e de mata e áreas habitadas por humanos. Apenas as fêmeas transmitem o vírus da febre oropouche, que também podem ser inoculados em animais.

Segundo Naveca, as mudanças ambientais também têm um papel na proliferação da doença. “Todas as vezes que você tem eventos mais extremos, seja de seca ou cheia dos rios, isso afeta a população não só do vetor, mas também dos animais que o mosquito se alimenta. Então, isso modifica todo esse ecossistema. Os nossos dados mostram que a população do vírus, aumentava justamente nos períodos de chuva na Região Amazônica.”

Um estudo internacional recente analisou dados de seis países sulamericanos, incluindo o Brasil, e identificou que as variáveis climáticas, como as mudanças de padrão da temperatura e da chuva, foram os principais fatores de influência para a disseminação da oropouche, contribuindo com 60%. Por isso, os pesquisadores acreditam que eventos climáticos extremos, como o El Niño, provavelmente tiveram um papel fundamental no surto iniciado em 2023.

O Ministério da Saúde reforçou o monitoramento dos casos de Oropouche e tem feito reuniões periódicas e visitas técnicas aos estados, para orientar as autoridades locais sobre as formas corretas de notificar, investigar e encerrar os casos suspeitos.

“Em parceria com a Fiocruz e a Embrapa, a pasta realiza estudos sobre o uso de inseticidas para o controle do vetor, com resultados preliminares promissores. As evidências apoiam a definição de estratégias de enfrentamento da doença, especialmente durante surtos, e a redução de seu impacto na população. A prevenção inclui o uso de roupas compridas, sapatos fechados, telas de malha fina nas janelas e eliminação de matéria orgânica acumulada”, declarou o Ministério em nota.

Agência Brasil

Rendimento de trabalhador rural sobe 5,5% no 1º trimestre

O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar contabiliza que o rendimento médio mensal dos trabalhadores da agropecuária cresceu 5,5% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos absolutos, o salário de quem trabalha na agropecuária passou no período de R$ 2.022 para R$ 2.133.

O estudo é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Abrange os empregados em atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

O rendimento médio resulta da grande variação do valor dos salários nas cinco grandes regiões brasileiras. No Norte, o incremento foi de 21%; no Nordeste, 7,5%; no Sudeste, 1,7%; e no Sul, 9,7%. Diferente das demais, o Centro-Oeste registrou perda de renda de 7,9%. A despeito do mal resultado, a região mantém o maior valor médio pago de salário R$ 3.492 – bem acima dos valores do Nordeste (R$ 1.081) e do Norte (R$ 1.997); e também superior ao Sudeste (R$ 3.147) e ao Sul (R$ 3.147).

De acordo com a presidente da Contag Vânia Marques Pinto, a finalidade do anuário é fazer o monitoramento das remunerações e direcionar a atuação da entidade. “A Contag vem pautando os entes federativos para rever e qualificar políticas públicas para os povos do campo, da floresta e das águas”, disse em nota à imprensa.

Trabalho feminino
O anuário também registra que houve, pelo terceiro ano consecutivo, redução do desemprego feminino no campo. Em 2024, a taxa foi de 7,6% – a menor desde 2015. Afora a aceleração da atividade econômica, que abre vagas para ambos os sexos e permite ganhos salariais, Contag e Dieese assinalam um fator não conjuntural para a melhoria da oferta de emprego entre as mulheres no campo: a qualificação da força de trabalho feminina.

“Segundo a pesquisa, o nível de instrução das mulheres acima de 15 anos que moram em zonas rurais avançou significativamente entre os anos de 2012 e 2024. O percentual das que possuem Ensino Superior triplicou, saindo de 2% para 6%. A fatia daquelas que concluíram o Ensino Médio também subiu significativamente, passando de 14% para 25% no período. Ao mesmo tempo, a população feminina rural sem instrução e com menos de um ano de estudo recuou de 14% para 10%, enquanto a parcela com Ensino Fundamental incompleto caiu de 50% para 38%”, registra a nota da Contag.

Agência Brasil

Senado aprova aumento de militares. Impacto é de R$ 8,3 bi em 2 anos

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (16/7), a medida provisória (MP) 1.293/2023, que reajusta salários de militares em 9%. A votação foi simbólica (quando não há registro dos votos em painel). O impacto fiscal da medida será de R$ 3 bilhões em 2025 e R$ 5,3 bilhões em 2026.

A proposta do governo, relatada pelo deputado federal e ex-ministro da Saúde, General Pazuello (PL-RJ), altera os chamados soldos, que são os pisos das remunerações da carreira militar.

Ela estabelece dois reajustes lineares em 2 anos: 4,5%, válidos desde abril de 2025, e 4,5% em janeiro de 2026. Ao todo, 740 mil integrantes das Forças Armadas (na ativa e na reserva) deverão ser beneficiados.

LEIA MAIS

Trump cumpre promessa e anuncia tarifa de 50% para produtos do Brasil

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump – Foto: reprodução redes sociais.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, e alegou desequilíbrio comercial e práticas desleais por parte do governo brasileiro. Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Trump justificou a medida com duras críticas ao atual estado da relação bilateral, tanto na esfera econômica quanto institucional.

Segundo o presidente americano, o Brasil impõe há anos barreiras tarifárias e não tarifárias que prejudicam os Estados Unidos e desequilibram o comércio entre os dois países. “Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco”, afirmou Trump, ao destacar que a tarifa de 50% é, na verdade, “muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições”.

LEIA MAIS

Trump anuncia aumento de tarifas sobre aço e alumínio de 25% para 50%

O presidente dos EUA, Donald Trump, informou nesta sexta-feira (30), que aumentará as tarifas sobre o aço e o alumínio de 25% para 50% a partir de quarta-feira, 4 de junho.

“Nossos setores de aço e alumínio estão se recuperando como nunca antes. Essa será mais uma GRANDE sacudida de ótimas notícias para nossos maravilhosos trabalhadores”, escreveu ele na Truth Social.

Durante discurso na fábrica da US Steel na noite desta sexta-feira, o republicano havia mencionado apenas tarifas de 50% para o aço.

Estadão Coteúdo

Aneel anuncia bandeira vermelha patamar 1 e conta de luz ficará mais cara em junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30), bandeira tarifária vermelha patamar 1 para o mês de junho, com cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos. A perspectiva cresceu ao longo deste mês e já estava prevista, conforme mostrou a Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).

Como motivo para o acionamento, a agência reguladora apontou para o cenário de afluências para as hidrelétricas abaixo da média em todo o País e consequente redução da geração dessas fontes, em relação ao mês anterior. Com isso, há um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termoelétricas.

A arrecadação via bandeira tarifária paga os custos adicionais. Desde fevereiro houve piora nas expectativas de chuva. Além do risco hidrológico (GSF), outro gatilho para o acionamento da bandeira mais cara no ano passado foi o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) – valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.

Desde dezembro passado a bandeira tarifária permanecia verde, com as condições favoráveis de geração de energia no País durante o período chuvoso. Contudo, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, a Aneel acionou bandeira amarela para maio.

Lucas Paiva, engenheiro elétrico e Sócio-Fundador da Lead Energy menciona as chuvas abaixo da média histórica no outono e inverno, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento de água do país. Além disso, ele acrescenta que há redução gradual dos níveis de armazenamento, que devem cair de 69% em abril para 55% até outubro, de acordo com relatório divulgado com base em dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Diario de Pernambuco

Conduções à delegacia por furto de energia aumentam 50% nos dois primeiros meses de 2025, em Pernambuco

Janeiro e fevereiro foram marcados por mais de 30 ações da Neoenergia em parceria com a polícia para tentar coibir o crime em todo Estado

O número de pessoas conduzidas para delegacias de Pernambuco por furto de energia entre janeiro e fevereiro de 2025 aumentou em 50%, segundo um balanço da Neoenergia. Neste período, foram realizadas 25 mil inspeções, com a confirmação de desvio de energia em 39% dos casos. Deste total de ações, 34 foram realizadas em parceria com a polícia, que resultaram em nove conduções à delegacia.
O número é cerca de 100% superior ao mesmo período do último ano, quando foram feitas 18 ações em parceria com as forças policiais, com seis conduções à delegacia.
LEIA MAIS

Ministério propõe elevar mistura de etanol na gasolina a 30% após aval em testes

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante coletiva de imprensa na sede do MME

O Ministério de Minas e Energia vai propor a elevação da mistura de etanol anidro na gasolina dos atuais 27% para 30%, após testes bem-sucedidos com o novo combustível. A medida ainda precisa ser aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), formado por 17 ministros do governo.

O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) nesta segunda-feira (17). Ele disse que o E30, como está sendo chamado o novo combustível, vai dispensar a compra de gasolina do exterior.

“Com o E30 nos tornaremos em definitivo independentes da importação de gasolina. Esse é um ganho incalculável para a soberania nacional”, disse.

De acordo com o ministro, a proposta será levada ao CNPE ainda neste ano. O Ministério de Minas e Energia afirma que pode ser estabelecido um aumento gradual ou uma elevação da mistura diretamente para 30%.

LEIA MAIS

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.424,11 após reajuste

A partir deste sábado (11), o trabalhador demitido sem justa causa receberá mais seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da parcela seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024 e foi reajustada em 4,77%.

Com a correção, o valor máximo do seguro-desemprego subirá de R$ 2.313,74 para R$ 2.424,11, diferença de R$ 110,37. O piso segue a variação do salário mínimo e aumenta de R$ 1.412 para R$ 1.518. Os novos montantes valem tanto para quem recebe o seguro-desemprego como para quem ainda dará entrada no pedido.

A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Após a correção das faixas salariais, o benefício será definido da seguinte forma.

Direitos
Pago ao trabalhador com carteira assinada dispensado sem justa causa, o seguro-desemprego tem de três a cinco parcelas, que dependem do número de meses trabalhados no emprego anterior e do número de pedidos do benefício, que pode ser solicitado por meio do Portal Emprega Brasil , do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para ter direito ao seguro-desemprego, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
•    Ter sido dispensado sem justa causa;
•    Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício;
•    Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita em cadastro específico da Previdência Social) relativos a:
–     pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no primeiro pedido;
–     pelo menos nove meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no segundo pedido;
–     cada um dos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, nos demais pedidos;
•    Não ter renda própria para o seu sustento e de sua família;
•    Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.

O trabalhador não pode ter outro vínculo empregatício. O prazo para fazer o pedido varia entre o 7º e o 120º dia da demissão, para trabalhadores formais, e entre o 7º e o 90º dia, para empregados domésticos.

Agência Brasil

1234