Prefeitura de Petrolina inicia limpeza e drenagem de esgoto no bairro São Joaquim

As intervenções devem ser concluídas dentro de 60 dias. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Alvo de diversas reclamações dos moradores, o bairro São Joaquim recebeu hoje (20) as primeiras intervenções da prefeitura de Petrolina, para conter o esgoto na região. As ações serão executadas em etapas pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

O primeiro passo é a limpeza da área onde será instalada uma bomba que irá drenar o esgoto de uma lagoa clandestina existente. O trabalho segue pelo fim de semana para que, na próxima segunda-feira (23), o equipamento seja instalado pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM).

A medida que o local for drenado, o serviço de limpeza da região deve avançar, já que a partir da segunda, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) iniciam um mutirão de limpeza no São Joaquim. As intervenções devem ser concluídas dentro de 60 dias. Além disso, a SEDURBS também está realizando adequação da rede elétrica e da tubulação necessária para o funcionamento do sistema de drenagem.

Os vereadores Ibamar Fernandes (PSB), Júnior Gás (PR) e Gilberto Melo (PR) estiveram no local para acompanhar o início do trabalho, além do secretário Eduardo Carvalho e sua equipe. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores Ibamar Fernandes (PSB), Júnior Gás (PR) e Gilberto Melo (PR) estiveram no local para acompanhar o início do trabalho, além do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, junto com a equipe da secretaria, o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente e Rafael Oliveira.

“Nós montamos essa força-tarefa a fim de finalmente dar início ao trabalho de drenagem do bairro. Era uma reivindicação importante da população e que estávamos buscando meios de atender ao longo da semana”, destaca Carvalho.

Veja vídeo:

Procuradoria da República dá dez dias para governo revogar portaria que dificulta fiscalização do trabalho escravo; Auditores param em protesto

Procuradora-geral não aprovou portaria do Governo Temer. (Foto: Internet)

Após o presidente da república, Michel Temer (PMDB), editar portaria, no dia 13 de outubro, que dificulta o combate ao trabalho escravo no Brasil, a Procuradoria-Geral da República abriu um “procedimento” formal. A sugestão da procuradora-geral, Raquel Dodge, é que o governo revogue, no prazo de dez dias, a portaria por vício de ilegalidade.

Raquel, em encontro com o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, entregou a recomendação da Procuradoria ao ministro. Além disso, repassou um ofício em que faz considerações pessoais sobre o tema.

Paralisação Auditores

Em protesto às novas regras definidas por Temer, os auditores do trabalho de todo o País paralisaram as ações de fiscalização contra o trabalho escravo.

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Fernando da Silva Filho, denunciou que não sentiu disposição do governo para atender a recomendação da procuradoria.

“A reunião foi infrutífera, o ministro Ronaldo não se mostrou, em nenhum momento, favorável à revogação da Portaria. Seu teor é tão absurdo que deixou todos os auditores-fiscais do Trabalho e o Sindicato sem acreditar no que está acontecendo”, disse à Agência Sindical.

O Sindicato informou que o movimento foi deflagrado de forma independente, por iniciativas locais, com adesão mais intensa em São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Audiência do Pacto Pela Vida termina em briga entre deputados

Policiais militares e populares tiveram que separar uma discussão entre os deputados Joel da Harpa (PTN) e Zé Maurício (PP) durante uma audiência pública para debater o Pacto Pela Vida na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta quinta-feira (19). A reunião acabou após o bate-boca entre deputados do governo e da oposição e pessoas que acompanhavam o debate. É a segunda vez neste ano que uma reunião para discutir a segurança pública na Alepe é encerrada por causa de discussões.

Em meio a troca de críticas entre governo e oposição, Joel e Zé Maurício começaram a gritar e colocar o dedo um na cara do outro. Foi preciso que as pessoas que estavam ao lado, incluindo o deputado Ricardo Costa (PMDB), separassem os dois. Policiais militares entraram no meio entre os dois parlamentares, que continuaram gritando um com o outro, mesmo a distância.

Policiais também isolaram o púlpito do auditório Sérgio Guerra, no primeiro andar da nova sede da Alepe, onde estavam as autoridades que participavam da discussão. Governo e oposição trocaram acusações sobre quem iniciou o bate-boca. Enquanto a oposição acusa o governo de ter levado uma claque para tumultuar o debate, os governistas acusaram a oposição de querer evitar o debate. Parlamentares dos dois lados avaliaram como difícil que a Alepe volte a fazer uma reunião para discutir a violência.

Com informações do NE10

“Michel Temer é a besta-fera que Padre Cícero dizia”, diz deputado estadual pernambucano

(Foto: Divulgação)

Durante discurso, nesta quarta (18), deputado estadual pernambucano Paulinho Tomé (PT) usou uma profecia de Padre Cícero para falar do presidente Michel Temer (PMDB). O deputado, natural de Arcoverde, chamou o presidente de “besta-fera”.

A crítica foi tão inusitada que provocou risadas nos demais deputados e o próprio Paulinho Tomé quase interrompeu o discurso, entre risos. O deputado petista, natural de Arcoverde, lia um discurso em que repercutia a previsão de queda de 95% do orçamento do programa de cisternas na área rural do Nordeste e norte de Minas Gerais.

“E hoje, de fato, o povo que sofre concorda plenamente: Michel Temer é a besta-fera que Padre Cícero dizia”, afirmou. E ele repetiu: “Michel Temer, o povo concorda, é a besta-fera que Padre Cícero dizia”.

Veja vídeo:

Com informações do JC

Em reunião com Miguel Coelho, Adalberto Cavalcanti destina mais de R$ 3 milhões em recursos para Petrolina

(Foto: Divulgação)

O Deputado Federal Adalberto Cavalcanti (AVANTE) esteve em Brasília nesta terça-feira (17), em reunião com o Prefeito Miguel Coelho (PSB) para tratar de assuntos de interesse de Petrolina.

Em reunião, ficou acertado a indicação recursos para Petrolina no Orçamento Geral da União/2018 por meio das suas emendas parlamentares individuais, na ordem de R$ 3.876.000,00. O valor deverá ser utilizado em pavimentação de ruas de diversos bairros, implantação de 40 pontos de ônibus, apoio à manutenção da Unidade de Pronto Atendimento (UPAE) e a Construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde.

A pavimentação será feita nos seguintes bairros e ruas:

  • Gercino Coelho: Rua Antonio Rapouso Tavares, Rua Pau Ferro, Rua Rajada, Rua Formosa e Rua Pio XII.
  • Jardim Maravilha: Rua Terra Nova, Rua Curral Queimado e Rua Vereador João Barracão.
  • São Gonçalo: Ruas 28, 29, 30, 31 e 35.
  • Henrique Leite: Ruas 06, 10 e 12
  • Vila Eduardo: Rua João Calvino

Desde a posse do Deputado Federal Adalberto Cavalcanti em fevereiro de 2015, o parlamentar já destinou o montante de R$ 11.425.133,00 de suas Emendas Parlamentares ao Orçamento Geral da União.

Pela segunda vez, Gonzaga Patriota vota pela investigação do presidente Michel Temer

Se o plenário rejeitar o prosseguimento da denúncia, Temer só poderá ser processado após o fim do mandato. (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) votou, nesta quarta-feira (18), pelo prosseguimento do processo investigativo contra Michel Temer (PMDB).

Em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) de um relatório do deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), que propunha a rejeição do processo, o parlamentar socialista deu seu “não”.

Ele alega que manterá o mesmo posicionamento no plenário da Câmara na próxima quarta-feira (25), quando todos os deputados se posicionarão pelo prosseguimento ou não do processo para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Esta é a segunda denúncia contra o presidente protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Desta vez pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa. Outras oito pessoas são alvos da mesma denúncia – dois ministros, dois ex-ministros, dois ex-deputados, um empresário e um executivo.

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcante apoia reivindicações dos prefeitos de Pernambuco

O deputado Adalberto Cavalcanti participou ontem (18) de reunião da Bancada Parlamentar Pernambucana da Câmara Federal e do Senado com os Prefeitos Pernambucanos, na qual foram discutidos diversos assuntos de interesse dos municípios, considerando a grave situação financeira, com o objetivo de encontrar alternativas de apoio aos municípios nesse momento de tantas dificuldades.

Em virtude de todas essas circunstâncias, uma das diversas reivindicações apresentadas pela Confederação Nacional dos Municípios-CNM, é a edição de uma Medida Provisória para um apoio financeiros aos municípios, de forma emergencial, na ordem de R$ 4 bilhões de reais, para auxiliar os mais de 5.500 municípios no Brasil.

Na ocasião, o Deputado Adalberto Cavalcanti demonstrou o seu pleno apoio aos pleitos que foram apresentadas pelos prefeitos pernambucanos.

CCJ recomenda que Câmara não autorize processo contra Temer e ministros

Placar final da votação a favor de Temer foi de 39 a 26. Decisão final fica para o plenário, no dia 25

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o relatório favorável ao arquivamento da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB). Foram 39 votos favoráveis ao presidente e 26 contra, com 1 abstenção – ou seja, três votos a menos do que o Planalto obteve na análise da primeira acusação pela comissão. E três a menos do que Temer esperava ter agora. A palavra final, agora, será dada pelo plenário da Câmara, em votação marcada para o próximo dia 25, na semana que vem.

Nesta segunda denúncia, Michel Temer é acusado pelo Ministério Público de obstrução da Justiça e de integrar, ao lado dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral), uma organização criminosa que teria recebido ao menos R$ 587 milhões em propina. O relatório aprovado foi elaborado pelo deputado governista Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), cuja escolha aumentou a crise interna de seu partido, dividido em relação ao apoio a Temer.

Na primeira denúncia contra o presidente da República, por corrupção passiva, a CCJ aprovou em julho parecer contrário ao prosseguimento do caso, por 41 votos a 24. Nos dois casos, os partidos governistas patrocinaram trocas de integrantes da comissão, com o objetivo de assegurar um placar confortável ao Palácio do Planalto. Michel Temer chegou a exonerar dois ministros, Raul Jungmann (Defesa) e Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), para que reassumissem seus mandatos e evitassem que a ala contrária ao governo assumisse o comando do PSB na Câmara, o que tiraria votos a favor do presidente. Mas os oposicionistas do partido foram mais rápidos. O deputado Julio Delgado (MG), crítico do governo, assumiu a liderança do partido e defenestrou Danilo Forte (CE) e Fabio Garcia (MT), que votariam a favor do presidente.

Temer e ministros têm se empenhado nos últimos meses também em promover várias barganhas em busca de apoio – as principais moedas de troca são o loteamento político de cargos federais, a liberação de verbas para obras e investimentos apadrinhadas pelos parlamentares e o atendimento de demandas variadas na máquina pública. Entrou na negociação também o caso de Aécio Neves (PSDB-MG), que teve o mandato restabelecido pelo Senado com forte apoio do governo. O Planalto espera, agora, a contrapartida dos tucanos, principalmente na votação em plenário.

Principal aliado do PMDB no governo, o PSDB rachou na análise da primeira denúncia. O grupo ligado ao governador Geraldo Alckmin, por exemplo, votou em peso contra Temer. Ao falar na comissão, o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que é oposição a Temer, negou o toma lá, dá cá. “Não vamos admitir esse tipo de acusação, de que vamos pagar qualquer tipo de conta”, afirmou. Paulo Abi-Ackel (MG), aliado do Planalto e relator da primeira denúncia favorável ao presidente, falou a favor do parecer de Andrada.

O PSDB foi o único entre os grandes partidos que não se posicionou na CCJ nem de um lado nem de outro. Liberou seus deputados a votarem como quisessem. Para que o Supremo Tribunal Federal seja autorizado a analisar essa segunda denúncia, é preciso o voto de pelo menos 342 dos 513 deputados em plenário. Na primeira denúncia, não houve aval da Câmara, que apoiou Temer por 263 votos a 227 e impediu o prosseguimento das investigações. Sobre a primeira denúncia, Temer só vai responder depois que deixar o mandato, quando perde o foro privilegiado por conta do cargo de presidente.

Um total de 71 deputados se manifestou nos últimos dois dias – 56 contra o parecer e apenas 15 a favor – o que sinalizou a intenção dos governistas de acelerar a tramitação e, ao mesmo tempo, fugir do desgaste de defender Temer, presidente com a maior rejeição popular desde pelo menos a redemocratização. Com o esvaziamento das sessões, apenas alguns poucos bate-bocas forma registrados.

Em linhas gerais, a oposição centrou seus ataques na acusação de que Temer usa a máquina para cabalar votos. “Aqui tá rolando coisa, está rolando tudo. Compra de votos!, o povo precisa saber”, discursou de forma inflamada o deputado Ivan Valente (PSOL-RJ). “Todos aqui sabem, sem exceção, que Temer é um bandido no momento em uso do aparato do Estado. (…) Um gangster se foi [em referência ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha], mas a hora de um ‘bandidão’ como Temer vai chegar”, reforçou Glauber Braga (PSOL-RJ).

Na parte do governo, o discurso foi o de que a acusação se resume a delações não provadas. “Não se troca presidente da República como se troca de técnico de futebol”, afirmou o vice-líder governista Beto Mansur (PRB-SP). Em sua manifestação final, o relator Bonifácio de Andrada rebateu as críticas de que agiu como defensor de Temer, dizendo que não é líder nem ministro do governo. “Não me cabe aqui defender o governo Temer nem tampouco criticar o governo Temer”, afirmou o relator, que criticou o que considerou falhas na denúncia da PGR. Ele disse ter concluído pela inadmissibilidade da denúncia por entendimento “exclusivamente de ordem jurídica”.

Os advogados de Temer, Moreira e Padilha também puderam se manifestar na CCJ. Crítico da divulgação dos vídeos da delação premiada do operador Financeiro Lúcio Funaro, que implica diversos peemedebistas, inclusive Temer, o advogado do presidente, Eduardo Carnelós, também criticou a PGR. “Ouvi que a delação de Funaro é devastadora. Concordo com quem disse isso. É devastadora porque deixa muito evidente os métodos sórdidos usados pelo ex-procurador-geral da República [Rodrigo Janot] e seus pupilos”, afirmou Carnelós.

A delação é um dos elementos que embasa a denúncia contra Temer e seus ministros. Orientaram seus deputados a votar a favor de Temer o PMDB, PP, PSD, PR, DEM, PRB, PTB, Solidariedade, PSC e Pros. Contra, se posicionaram PT, PSB, PDT, PC do B, Podemos, PPS, PHS, PSOL e Rede. O PSDB e o PV não fizeram orientação específica, liberando a bancada a votar como quisesse.

Como votou cada deputado na CCJ:

(Fonte: UOL)

Marília Arraes encontra Julio Lossio em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Pré-candidata do PT ao Governo do Estado, a vereadora Marília Arraes esteve nesta quarta-feira (18) em Petrolina e encontrou Julio Lossio.

A vereadora se reuniu com o ex-prefeito para conversar sobre a situação do Estado e do Brasil. “Um excelente bate-papo, durante almoço às margens do São Francisco, com o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, ao lado dos companheiros Cristina Costa e André Cacau”, escreveu Marília, nas redes sociais.

Com informações do FolhaPE

Divisão: Tereza Cristina é substituída por Júlio Delgado na liderança do PSB na Câmara

O racha ficou mais evidente na votação da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer. (Foto: Reprodução)

A divisão ideologia do PSB resultou na substituição da deputada Tereza Cristina pelo deputado Júlio Delgado, que assumiu nesta quarta-feira (18) a liderança do partido na Câmara. Ele substitui a deputada que vinha encaminhando votos de forma contrária a decisões da direção nacional do partido.

O racha ficou mais evidente na votação da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, quando dois deputados do partido votaram a favor de Temer na CCJ e no plenário.

“Nós vinhamos há muito tempo passando esse constrangimento de a grande maioria no plenário ser destoante da indicação da liderança. E agora vamos tentar encontrar uma uniformidade. O PSB se reencontra com sua trajetória, se reencontra com sua coerência e acima de tudo com o desejo e decisões da instância maior que é o diretório nacional”, disse Delgado.

A destituição de Tereza Cristina foi recomendada pelo diretório nacional do PSB, que se reuniu na última segunda-feira (16) para deliberar sobre a possível expulsão de quatro deputados federais da sigla que tem votado a favor do governo, mesmo o partido tendo saído oficialmente da base governista. A expulsão foi impedida por uma liminar da Justiça, e a direção da legenda decidiu adotar outra estratégia para mudar a liderança da bancada na Câmara.

Com informações do EBC

Em Salgueiro, PM do Ceará pode ser o líder de grupo de assaltantes a carro-forte

(Foto: PM/ Divulgação )

Equipes da polícia trocaram tiros com seis criminoso, que se preparavam para assaltar um carro-forte, nesta quarta-feira (18), no município de Sítio Quixabá, próximo a Salgueiro. Um policial militar do Ceará foi preso e a suspeita é que seja um dos líderes do grupo.

Na ação, executada pela Polícia Federal e pelo Batalhão Especializado de Policiamento no Interior (Bepi), três suspeitos morreram, um fugiu e dois foram presos, dentre eles o PM do Ceará. Investigação da ocorrência está sendo feita pela Delegacia de Floresta. A Polícia Civil deverá divulgar outros detalhes do caso ainda nesta quarta-feira (18).

Um suspeito permanece foragido, mas rondas estão sendo realizadas na Caatinga para localizá-lo

Com informações do JC

Alunos da rede pública terão acesso a aulão gratuito para o Enem em Petrolina

(Foto: Internet)

Através de uma parceria, entre a prefeitura e o Bios vestibulares e concursos, serão ofertadas 200 vagas para um aulão que acontece no próximo sábado (21) a partir das 8h.

A iniciativa é direciona para os alunos das escolas públicas de Petrolina e vai reforçar a preparação dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão aplicadas em dois domingos: 5 e 12 de novembro.

Durante o aulão, os alunos poderão revisar conhecimentos das disciplinas de Biologia com a professora Mary Ann; Redação com professor Gérson Holanda e Matemática com Aristóteles. Para se inscrever é preciso apresentar RG; CPF e comprovante de residência.

Os interessados podem fazer sua inscrição até a próxima sexta-feira (20) das 8h às 12h e das 14h até às 17h na Secretaria Executiva da Juventude e Direitos Humanos localizada no Parque Municipal Josepha Coelho. Informações podem ser obtidas através do número (87) 3862-1508. O aulão será realizado no Bios vestibulares e concursos situado na Av. Pernambuco, 146, Vila Mocó.

Fernando Filho é exonerado por Temer para garantir votos a favor na CCJ

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (18) foram exonerados, o ministro de minas e energia Fernando Filho e o ministro da defesa Raul Jungmann, pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB). Na avaliação de parlamentares da oposição, essa é mais uma manobra de Michel Temer para garantir votos a favor dele, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A manobra feita antes da votação da segunda denúncia contra Temer pode interferir nos planos do PSB, que está dividido sobre o prosseguimento ou não da denúncia, na Casa. Os dois voltam a assumir temporariamente os mandatos na Câmara dos Deputados. Os suplentes dos ministros exonerados são, os deputados Severino Ninho e Creuza Pereira, ambos do PSB pernambucano e críticos do governo.

Para reagir à decisão de Temer, durante a tarde desta quarta-feira (18), o PSB destituiu a deputada Tereza Cristina (PSB) da presidência da bancada e no lugar dela, assumiu o deputado Júlio Delgado (PSB). A substituição deve ser mantida pelo menos até o fim da segunda denúncia contra o presidente da República.

Com informações do JC

Em Brasília, Josimara Cavalcanti busca apoio de Fernando Bezerra Coelho

Entre as principais demandas estão o apoio político e financeiro. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (18) o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) recebeu em seu gabinete sete prefeitos de diferentes partidos e regiões do estado de Pernambuco. A prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PTB) encontrou o político em busca de apoio.

Josimara Cavalcanti está à frente da prefeitura desde o dia 26 de setembro, após a morte de do ex-prefeito, Geomarco Coelho. Entre as principais demandas estão o apoio político e financeiro, em busca de recursos para as áreas de saúde, educação e infraestrutura de Dormentes.

Também estiveram no gabinete do senador os gestores dos municípios de Cachoeirinha, Santa Cruz, Ibirajuba, Serra Talhada, Floresta e Salgueiro. O deputado federal Fernando Filho (PSB) participou de algumas audiências.

Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais será votado nesta quinta-feira em Petrolina

O concelho vai atuar estimulando a adoção de animais abandonados, entre outras ações. (Foto: Internet)

A prefeitura de Petrolina enviou a Câmara de Vereadores uma ementa para a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA), para votação nesta quinta-feira (19).

A ideia é que o conselho seja ligado a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, com o objetivo de fiscalizar e estimular a adoção de animais, atuando em defesa do que estão feridos e abandonados.

A equipe será composta de representantes da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Câmara de Vereadores, dois representantes da comunidade acadêmico-científica, das áreas de ciência animal e/ou direito ambiental, médico veterinário e representantes de entidades voltadas à proteção animal.