Lidiane Leite, a “prefeita ostentação” , é presa pela Polícia Civil em São Luís

Lidiane ganhou fama de “prefeita ostentação” porque exibia nas redes sociais uma vida de alto luxo. (Foto: Internet)

A ex-prefeita de Bom Jardim, no Maranhão, Lidiane Leite, conhecida como “prefeita ostentação”, foi presa nesta terça-feira (24) em São Luís. Ela foi condenada por improbidade administrativa em março deste ano.

O delegado da Superintendência de Combate à Corrupção (Seccor), ligada à Polícia Civil, confirmou a prisão determinada pelo juiz Raphael Leite Guedes. A prisão, no entanto, será domiciliar e sem a necessidade de tornozeleira eletrônica.

A decisão atendeu a um pedido do Ministério Público. Ela foi detida em sua casa, no bairro Araçagi, e levada pelos policiais para a Seccor, onde chegou assessorada por três advogados. “Ela foi trazida até aqui para o cumprimento de nota de culpa. Ela assinou documentos, como os que lhe dão garantias constitucionais”, informou o delegado. “Mas ela já voltou para casa, porque a prisão é domiciliar.”

LEIA MAIS

Insatisfeitos com atual governo do Estado, Prefeito de Casa Nova e Tum iniciam conversas com ACM Neto

Wilker e Tum não desmentem e nem confirmam a filiação ao DEM, mas saíram animados do encontro com ACM Neto. (Foto: ASCOM)

As insatisfações com o Governo do Estado começam a aflorar entre os prefeitos do interior: Casa Nova, município no norte da Bahia, 573 quilômetros de Salvador, e que conta com 52 mil eleitores, castigado pela seca do lago e por inúmeras deficiências acumuladas ao longo do tempo, é o primeiro dentre os municípios da região em que o prefeito, Wilker Torres, já admite publicamente não caminhar junto com o Governador Rui Costa, que busca a reeleição.

Wilker e Tum, pré-candidato a Deputado Estadual da Bahia, começam a optar por ACM Neto, que ainda não se declarou candidato, mas será o condutor da oposição estadual em 2018.

Elmar Nascimento, deputado mais votado na região, tem conduzido esse processo de aproximação, com cautela e agora com entusiasmo. Na sua página do Facebook registrou com “muita alegria” “a adesão ao nosso Democratas”, “de importantes lideranças do Estado” e entre vereadores e lideranças políticas, lista o “Prefeito Wilker Torres, de Casa Nova e seu irmão Tum, pré-candidato a Deputado Estadual”.

LEIA MAIS

Ministério diz que portaria do trabalho escravo é legal, mas cumprirá decisão

(Foto: Ilustração)

Após a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspender liminarmente os efeitos de Portaria 1.129 do Ministério do Trabalho, que trata do trabalho escravo ou análogo à escravidão, a pasta divulgou uma nota em que defende a legalidade do instrumento, mas afirma que cumprirá integralmente a decisão.

“A minuta de texto legal que originou a Portaria n.º 1129 tramitou perante a Consultoria Jurídica do Ministério do Trabalho, órgão setorial da Advocacia-Geral da União, e sua legalidade foi subscrita por um advogado público de carreira”, registra o texto.

A nota afirma que “embora se trate de uma decisão monocrática de caráter precário, concedida liminarmente sem ouvir a parte contrária”, o Ministério do Trabalho cumprirá integralmente o teor da decisão.

Fonte EBC

Representação do PT que pedia cassação de Aécio Neves é arquivada

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (24) o presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB) arquivou a representação do PT que pedia a cassação de Aécio Neves (PSDB).

Segundo a assessoria de João Alberto, o presidente do Conselho de Ética consultou a Advocacia Geral do Senado, que recomendou o arquivamento do pedido do PT.

A assessoria do presidente acrescentou, ainda, que cabe recurso da decisão ao plenário do conselho.

Polêmica: Vereador Gilmar Santos faz crítica a Osinaldo Souza por afirmar que artista nu deveria ser surrado; Veja entrevistas

Gilmar e Osinaldo discutem durante sessão. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão ordinária desta terça-feira (24) na Câmara Municipal de Petrolina caminhava para um final sem polêmicas, até o vereador Osinaldo Souza (PTB) dizer que o artista que urinou em uma mulher pintada de preto na Universidade de São Paulo (USP), durante uma demonstração de arte, segundo os criadores da cena, precisava receber “pelo menos uma paulada no seu órgão sexual”.

A afirmação veio durante a discussão do projeto do vereador Gaturiano Cigano (PRP), que instituía uma biblioteca e um teatro itinerante na cidade. O vereador Gilmar Santos (PT) tentou rebater o discurso de Osinaldo. Contudo, por tentar fazê-lo após o fim da discussão do projeto, foi impedido pelo Presidente da Casa Legislativa, Osório Siqueira (PSB).

Ao final da sessão, Gilmar falou com a imprensa sobre o fato e afirmou que vai procurar o Ministério Público para retirar Osinaldo Souza da presidência da Comissão de Direitos Humanos por incitar a violência.

“Imagine o presidente da comissão de Direitos Humanos ser o primeiro a contribuir para a violação desses direitos. Vamos continuar denunciando, seja a hipocrisia de Osinaldo, que se diz cristão, o cristianismo que promove o amor ao próximo, o acolhimento, que cristão é esse que contribui para o estado de violência? Vou procurar o Ministério Público, vou exigir que essa Casa retire dele essa função, essa representação. É a mesma coisa que você dizer que um ditador vai defender a democracia”, disparou.

Osinaldo Souza

Osinaldo não mudou seu posicionamento e afirmou que a população presente “deveria surrar o órgão sexual dele, mandar ele se vestir para deixar de imoralidade no meio da rua”.

Além disso, o parlamentar disse que não fez apologia à violência e atacou Gilmar. “Não fiz apologia à violência nenhuma. Agora se o vereador quer se despir igual aquele cidadão e achar bonito, é problema dele”, disse.

Gonzaga Patriota se destaca no “Ranking dos Políticos”; Dentre Senadores de Pernambuco, Armando Monteiro é o melhor

O levantamento compara parlamentares e senadores de todo o Brasil para ajudar. (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) garantiu excelentes posições no “Ranking dos Políticos”, iniciativa do site www.politicos.org.br. O levantamento compara parlamentares e senadores de todo o Brasil para ajudar, de forma objetiva, os eleitores a votarem melhor. O sistema adota como critério para avaliação a presença nas sessões legislativas, os privilégios, processos judiciais e a qualidade legislativa.

O parlamentar está em 1º lugar entre os deputados e senadores do PSB que representam Pernambuco, 3º lugar geral no estado de Pernambuco, ficando atrás apenas do deputado federal Daniel Coelho (PSDB/PE) e Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), e em 57º no Ranking Nacional, entre os 594 deputados e senadores.

“Fico muito feliz em obter estes valorosos posicionamentos em um projeto renomado e criterioso como o Ranking dos Políticos. Isto fará com que eu possa continuar defendendo os mais humildes no Congresso Nacional e votando de acordo com o que a sociedade deseja”, disse Gonzaga Patriota.

(Foto: Internet)

Armando Monteiro

O senador Armando Monteiro (PTB/PE) foi o senador pernambucano melhor avaliado pelo levantamento, ficando, no ranking nacional, em 14º.

Fernando Bezerra Coelho (PMDB/PE), dentre três os senadores pernambucanos, ficou em último lugar, com avaliação negativa, assim como Humberto Costa (PT/PE). A diferença é que no critério Qualidade Legislativa Fernando teve pontuação positiva, enquanto Humberto foi avaliado negativamente.

Nova pesquisa Datafolha revela o peso da religião nas eleições de 2018

(Foto: Ilustração)

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (23), na Folha de S. Paulo revela o peso da religião nos votos dos pré-candidatos à Presidência da República em 2018. A pesquisa foi realizada entre 27 e 28 de setembro com 2.772 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Segundo a pesquisa, os votos de católicos (52% da população) e de evangélicos (32%) impulsionariam o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) na corrida presidencial, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue como primeira opção do público geral e entre eleitores das duas religiões.

No quadro geral, Lula tem entre 35% e 36% das intenções de voto nos cenários nos quais seu nome é testado, liderando a pesquisa. Nos cenários com Lula, Bolsonaro teria entre 21% e 22% das intenções de votos evangélicos, e Marina, com 17% das intenções em ambos os cenários. Já entre os católicos, o petista ampliaria a margem. Lula teria 40% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro teria entre 13% e 14% das intenções e Marina, de 11% a 12%.

Se Lula não for candidato, a ex-senadora tem ainda mais força com o público evangélico, são 27% das intenções de voto, contra 23% no público geral. Nesse cenário, Bolsonaro viria em segundo, com 23%das intenções do público evangélico e 18%, do geral. Entre os católicos, Marina aparece com 21% e Bolsonaro, 16%.

Com informações do Diário de Pernambuco

“Dilma traiu seu eleitorado”, diz Lula a jornal espanhol

(Foto: Arquivo)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em entrevista ao jornal espanhol “El Mundo”, que a ex-presidente Dilma Rousseff “traiu seu eleitorado” ao promover o ajuste fiscal porque tinha prometido manter as despesas nas eleições de 2014.

Para Lula, Dilma cometeu dois grandes erros: maior, afirmou, foi a política de desoneração às empresas. “Começamos a perder credibilidade. O ano de 2015 foi muito semelhante ao de 1999, quando FHC teve uma popularidade de 8% e o Brasil quebrou três vezes“. O segundo erro, foi o que ele classificou como “traição ao eleitorado”, sobre o ajuste fiscal.

Sobre a possibilidade de disputa da presidência em 2018, Lula afirmou que “ninguém é imprescindível” e completou “existem milhares de Lulas.”

O ex-presidente falou ainda sobre o ex-ministro Antonio Palocci, que negocia acordo de delação premiada com a Lava Jato e afirmou, em depoimento ao juiz Sergio Moro, que Lula avalizou um “pacto de sangue” com a Odebrecht por supostas propinas ao PT.

Venezuela

Lula afirmou que não dá apoio incondicional ao regime de Nicolás Maduro, mas defende “para a Venezuela o mesmo para o Brasil, que é cuidar de seus assuntos sem interferência externa.”

“A prefeitura hoje é muito melhor do ponto de equilíbrio fiscal do que a que encontramos”, afirma Miguel Coelho

Prefeito tem buscado equilíbrio financeiro do município. (Foto: Arquivo)

Ao analisar os dez primeiros meses de sua gestão, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), afirmou que a realidade é bem diferente do que a que foi encontrada no início do ano. O prefeito fez as afirmações durante entrevista ao radialista Waldiney Passos, na Rádio Jornal de Petrolina.

“A prefeitura hoje é uma prefeitura muito melhor financeiramente do ponto de vista de equilíbrio fiscal do que a que encontramos em 1º de janeiro deste ano. Assumimos a prefeitura com um debito de mais R$ 230 milhões, e que tinha um prejuízo projetado de quase R$ 80 milhões para 2017. Nós fizemos um grande corte de gastos, melhoramos as despesas”, disse.

O prefeito apontou os investimentos feitos no município, possibilitados a partir da redução de gastos, e projetou uma aplicação de mais R$ 4 milhões para o final de 2017, somando, segundo Miguel, cerca de R$ 20 milhões em investimentos na cidade.

“Só no primeiro semestre economizamos R$ 20 milhões, a nossa projeção para esse segundo semestre é uma redução em torno de R$ 15 a 20 milhões, assim sobra mais dinheiro para investimentos. Já temos em torno de R$ 7 milhões investidos, com recursos próprios. Se contar os convênios, chegamos a quase R$ 15 milhões de investimentos. E até o final do ano, queremos investir mais R$ 4 milhões”.

Olhando para o futuro, Miguel afirmou que pretende chegar em 2020 com uma prefeitura que pare de gerar dívidas e que encontre o equilíbrio de suas contas.

“A nossa meta, até o final da gestão, é que a gente tenha um prefeitura que pare de gerar dívidas. Quando a gente fala que havia essa projeção de R$ 80 milhões em dívidas, isso vira dívida acumulada e gera um passivo enorme para a cidade. Nós assumimos uma prefeitura com mais de R$ 230 milhões em dívidas de um orçamento de R$ 600 milhões, estamos falando de mais de 1/3 do orçamento da cidade só para cobrir débito. E é isso que estamos buscando, o equilíbrio das contas”, afirmou.

Deputado Adalberto Cavalcanti estreia em inserções do Avante e ressalta os mais R$35 milhões em emendas de sua autoria para PE

O deputado federal Adalberto Cavalcanti divulgou o vídeo das inserções de TV que gravou para o Avante/PE, seu novo partido. O vídeo já está no ar também nas redes sociais do parlamentar.
No vídeo, Adalberto fala do trabalho na busca de emendas de sua autoria para os municípios pernambucanos, especialmente as cidades sertanejas. Ele ressalta que já são mais de R$ 35 milhões em emendas que conseguiu trazer para obras e ações em áreas como educação, saúde e infraestrutura.
“Ressaltei o trabalho que tenho feito na busca e conquista de emendas individuais para meu povo do Sertão”, assegurou o parlamentar.

Lula diz que, se eleito, fará referendo para revogar medidas de Temer

‘É criminoso ter uma lei que limite durante 20 anos o investimento do Estado. No Brasil, ainda faltam coisas básicas, como saneamento, tratamento de água, casas’, afirmou o ex-presidente

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, que vai propor um referendo revogatório de “muitas das medidas aprovadas” pelo governo de Michel Temer, como uma proposta para recuperar o País caso seja eleito presidente em 2018. “É criminoso ter uma lei que limite durante 20 anos o investimento do Estado. No Brasil, ainda faltam coisas básicas, como saneamento, tratamento de água, casas”, disse.

Questionado sobre a boa repercussão no mercado do governo Michel Temer, Lula disse que isso é claro, uma vez que querem privatizar o País.

Na entrevista, ele disse que quer voltar a ser presidente para mostrar ao mundo que o País pode funcionar. “Não há ninguém que saiba governar o povo mais necessitado como eu faço”, afirmou.

O ex-presidente creditou a crise vivida no País à perda de credibilidade, algo que, segundo ele, foi efeito das manifestações iniciadas em junho de 2013.

Lula também reconheceu que houve erros no mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, o primeiro deles foi o “exagero” nas políticas de desoneração de grandes empresas e, o segundo, foi o anúncio do ajuste fiscal. Mas negou que tenha se arrependido de não ter concorrido nas eleições presidenciais de 2014.

Ele ainda comparou o ano de 2015 com o de 1999, quando quem governava era o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tinha baixa popularidade e também enfrentava problemas econômicos. “Mas, nessa ocasião, o presidente da Câmara era Michel Temer e ele o ajudou a governar. Nós tínhamos Eduardo Cunha, que rejeitou cada reforma que Dilma propunha. Foi quem levou o impeachment ilegítimo à frente”, analisou.

Condenado em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá, Lula voltou a criticar a Polícia Federal e o Ministério Público, dizendo que não encontraram prova contra ele e que a sentença do juiz Sergio Moro é “política”. “Se acreditavam que uma condenação iria fazer eu desistir de ser candidato, conseguiram o efeito contrário.”

Perguntado se o PT tem outras opções caso ele não possa concorrer por causa de uma eventual condenação em segunda instância, ele respondeu que espera poder concorrer, mas disse que ninguém é imprescindível. “Há milhares de Lulas.”

MPPE recomenda ao Prefeito de Orocó que se abstenha de realizar contratos temporários

(Foto: Internet)

Várias reclamações na Promotoria de Justiça de Orocó relatam que o prefeito, George Gueber Cavalcante Nery, realizou contratos temporários, contratos simplificados e minicontratos para cargos nos quais há candidatos aprovados no último concurso público municipal.

Assim, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito que se abstenha de tais contratos ou qualquer outro vínculo precário para o exercício dos cargos em que haja candidato aprovado no último concurso público realizado na cidade.

O MPPE também recomendou que todos os contratos temporários sejam substituídos por candidatos aprovados dentro ou fora do número de vagas ofertadas no último concurso em quantidade que supra as demandas do município.

LEIA MAIS

Projeto que regulamenta aplicativos de transporte será votado nesta terça-feira

Alvo de extenso debate e disputa entre taxistas e motorista dos aplicativos, o projeto também tem dividido a opinião dos senadores. (Foto: Arquivo)

Alvo de diversas polêmicas, o projeto de lei que regulamenta o uso dos aplicativos de transporte será pautado nesta terça-feira (24) em reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.

Para buscar um consenso, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), já avisou que lerá em plenário o requerimento de urgência, apresentado por diversos senadores, para que o projeto seja votado de forma mais rápida.

Alvo de extenso debate e disputa entre taxistas e motorista dos aplicativos, o projeto também tem dividido a opinião dos senadores. Uns defendem que a proposta deve ser aprovada o quanto antes, ao contrário de outros que preferem ampliar o debate e fazer o texto ser aprovado nas quatro comissões que ainda restam.

Com informações do EBC

Comandante Geral recebe homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro

O Coronel recebeu a maior honraria concedida pela casa, a Comenda Barão Homem de Melo. (Foto: Divulgação)

Uma solenidade marcou a homenagem ao Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Anselmo Alves Brandão, nesta quinta-feira (19) na Câmara Municipal de Vereadores de Juazeiro.O Coronel recebeu a maior honraria concedida pela casa, a Comenda Barão Homem de Melo, de autoria do ex-vereador Damião Medrado.

A solenidade contou com a participação de familiares, amigos e diversas autoridades políticas e militares. O prefeito, Paulo Bomfim, parabenizou e destacou a parceira com a Polícia Militar. “Me sinto horado em está com todos vocês. Como cidadão juazeirense, me sinto representado. Eu também estou recebendo essa comenda coronel porque o senhor me representa muito bem. Parabenizo a família Brandão. A Bahia está no caminho certo. Estou muito satisfeito e motivado, a nossa parceria vai continuar, Polícia Militar, Prefeitura de Juazeiro e toda a sociedade”, frisou Bomfim.

O Coronel Anselmo, emocionado, agradeceu à Casa Legislativa e a todos os presentes, falou de sua história e relembrou momento importantes na área de segurança pública de Juazeiro. “O Hoje é um dia muito especial. Gostaria de externar toda minha honra e felicidade ao receber está importante Comenda e dizer que não há satisfação maior do que receber uma comenda em minha terra natal que tanto amo. Agradeço a todos que estão aqui. E levo uma saudação especial àquele que me trouxe para o universo, agradecer ao bom a Deus e aos meus pais”, pontuou o homenageado.