Fernando Filho comemora resultado dos leilões do pré-sal com arrecadação de R$ 6,15 bilhões

(Foto: Ilustração)

Os dois leilões de áreas do polígono do pré-sal das bacias de Santos e Campos, constantes da 2ª e 3ª rodadas realizados hoje (27) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conseguiram arrecadar para os cofres da União R$ 6,15 bilhões em bônus, vendendo seis dos oito blocos ofertados – o equivalente a 75% de toda a área ofertada. Vão ainda propiciar R$ 760 milhões em investimentos nos próximos anos.

O resultado foi comemorado pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e pelo diretor-geral da ANP, Décio Oddoni. Para o ministro, as duas rodadas registraram resultados acima da expectativa e recolocaram o Brasil no cenário mundial do petróleo, além de trazer investimentos para o país.

“O resultado excelente obtido hoje é fruto do trabalho desenvolvido, e mostra acima de tudo a confiança retomada junto às grandes empresas internacionais. Os percentuais de óleo excedentes ofertados pelas empresas ultrapassaram em muito o que esperávamos. Eu estou muito feliz com o sucesso estrondoso do leilão”.

Com informações do EBC

Prefeitura lança programa ‘Casa Legal’ neste sábado em Rajada

(Cartaz Divulgação)

Neste sábado (28) o programa ‘Casa Legal’ será lançado à partir das 9h horas, no distrito de Rajada, zona rural do município. A ideia é possibilitar a urbanização e a permanência protegida por lei de famílias residentes em áreas públicas ocupadas inicialmente sem observar os procedimentos legais.

O programa, na localidade, será dividido em duas etapas principais. A primeira, de Regularização Fundiária da Área Consolidada de Rajada, onde já existe moradia e comércio construídos.

Começada esta etapa, será realizado o cadastramento e coleta de documentações, casa a casa e comércio a comércio, feito por cadastradores da prefeitura, das famílias nela residentes ou dos responsáveis pelo ponto comercial. Feito isto, serão definidos o traçado urbano, feitas proposições de melhoramentos para eliminação das situações de risco, realocações necessárias e implementação de infraestrutura básica inexistente, se for o caso. Depois realizada e preparação das escrituras de cada imóvel.

Na segunda etapa, será realizado o plano de habitação da Área de Expansão Urbana de Rajada, onde se define o projeto e executa-se obra de loteamento público da área pública remanescente, para provisão de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social.

A expectativa da prefeitura é beneficiar cerca de 3 mil pessoas do distrito de Rajada.

Prefeito revoga resolução de pontos de táxis, mototáxis e vans em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Após manifestação dos taxistas de Petrolina (PE), a resolução da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) – que dificultaria o repasse, a venda ou transferência de ponto e de permissões no serviço de transporte complementar e individual de passageiros de táxis, mototáxis e vans – foi revogada pelo Poder Executivo Municipal.

Segundo a resolução nº 010/2017, os proprietários das concessões desses pontos ficariam proibidos de passarem a terceiros, já que a concessão do serviço pertence à administração municipal.

Operação investiga desvio de R$ 12 milhões em Pernambuco

O chefe de polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral, detalhou a operação esta manhã

O ex-prefeito do município de Buenos Aires, Zona da Mata de Pernambuco, Gislan de Almeida Alencar, o vereador do município Flávio José Barbosa Melo, Flávio de Deda, além de empresários estão entre os presos da Operação Samidarish, deflagrada nesta sexta-feira pela Polícia Civil para capturar integrantes de uma organização criminosa voltada para a prática dos crimes de fruades em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A polícia calcula que quase R$ 12 milhões de verbas públicas foram desviadas pelo grupo.

“O objetivo da operação é desarticular mais uma organização criminosa que atua em prefeituras com desvio de recursos públicos que deveriam estar alimentado crianças nas escolas, sendo utilizados nas saúde pública, abastecendo ambulâncias… O ex-prefeito foi preso e a ex-vice prefeita está sendo conduzida para ser ouvida. Sete empresários envolvidos foram presos por lavagem de dinheiro e fraudes em licitações públicas. O valor era superfaturado e era pago como propina. O verador lavava o dinheiro e chegou a inaugurar o Restaurante Comendador, no Pina, para lavar esse dinheiro. Com a delação premiada esperamos ampliar essa investigação. Na casa do vereador também foi apreendido um revólver e ele foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo”, detalhou esta manhã o chefe de polícia Civil, Joselito Kehrle do Amaral.

Foram cumpridos ao todo nove mandados de prisão preventiva, quatorze de busca e apreensão domiciliar, além de 11 mandados de condução coercitiva nas cidades de Buenos Aires, Carpina, Paudalho, Limoeiro, Aliança, Paulista e Recife, expedidos pela Comarca de Buenos Aires. Todos estão sendo levados para a sede do Depatri. 

LEIA MAIS

‘Sociedade brasileira é patrimonialista, machista e muito preconceituosa’, diz ministra Cármen Lúcia

Na avaliação dela, a desigualdade de gênero está presente em todos os poderes.(Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Durante participação no seminário “Mulheres na Justiça”, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta quinta-feira (26) que a “sociedade brasileira ainda é “patrimonialista, machista e muito preconceituosa” com as mulheres.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a advogada-geral da União, Grace Mendonça, também participaram do evento. Tanto Raquel Dodge quanto Grace Mendonça são as primeiras mulheres a chefiarem, respectivamente, a Procuradoria Geral da República (PGR) e a Advocacia-Geral da União (AGU).

Ao discursar no seminário, a presidente do Supremo ressaltou que, na avaliação dela, a desigualdade de gênero está presente em todos os poderes.

“Continua havendo mulheres mortas, e não mortas apenas pelos companheiros, mortas por uma sociedade que teima em não ver que a mulher não é a causadora do feminicídio, que é o assassinato recorrente da sua condição de ser mulher”, afirmou a ministra Cármen Lúcia.

Com informações do G1

Prêmio do IPTU dá Sorte é entregue no bairro Alagadiço, em Juazeiro

O próximo sorteio da campanha acontece no dia 25 de novembro, pela Loteria Federal. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (26) o comerciante Ireno Souza Vital, morador do bairro Alagadiço recebeu o prêmio de R$ 10 mil, dentro da campanha IPTU dá Sorte. Até dezembro, a campanha prevê a entrega de R$ 200 mil, em mais três sorteios.

“Esse ano ainda teremos um sorteio de R$ 10 mil e mais dois prêmios de R$ 50 mil. Então, quem não foi premiado ainda terá muitas chances de ganhar, é só continuar pagando o IPTU em dia”, disse o secretário Oswaldo Silberschmidt Junior, lembrando que recentemente o bairro Alagadiço.

Ao receber o prêmio, o comerciante Ireno Souza Vital, aconselhou a população sobre a importância de manter o pagamento dos impostos em dia. “Sempre vale a pena pagar os impostos porque é bom para a gente e é bom para a cidade. E se acontecer de ganhar um prêmio desse é melhor ainda”, frisou.

O próximo sorteio da campanha acontece no dia 25 de novembro, pela Loteria Federal. O contribuinte concorre aos prêmios com o número de inscrição do imóvel, registrado no Cadastro Imobiliário do Município, e deve ficar atento ao regulamento da campanha, disponível no site da Prefeitura.

Projeto que autorizava uso de armas de fogo por agentes de trânsito é vetado por Michel Temer

(Foto: Ilustração)

Através de nota, a Secretaria de Comunicação Social informou que o presidente Michel Temer (PMDB) vetou nesta quinta-feira (26) o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito.

Veja a nota na íntegra:

“O presidente vetou integralmente, por orientação do Ministério da Justiça, o projeto de lei que autorizava o uso de armas de fogo por agentes de trânsito.

Senhor Presidente do Senado Federal,

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos do § 1o do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei no 152, de 2015 (no 3.624/08 na Câmara dos Deputados), que “Altera o art. 6o da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas – SINARM, define crimes e dá outras providências, para conceder porte de arma aos integrantes dos quadros de pessoal de fiscalização dos departamentos de trânsito”.

Ouvido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública manifestou-se pelo veto ao projeto pelas seguintes razões:

“A proposta de alteração do Estatuto do Desarmamento vai de encontro aos objetivos e sistemática do próprio Estatuto, de buscar restringir o porte de arma de fogo aos integrantes das forças de segurança pública, nos termos do disposto no artigo 144 da Constituição. Os agentes aos quais o projeto pretende autorizar aquele porte não exercem atividade de segurança pública e, no caso de risco específico, há possiblidade de se requisitar a força policial para auxílio em seu trabalho.”

Essas, Senhor Presidente, as razões que me levaram a vetar o projeto em causa, as quais ora submeto à elevada apreciação dos Senhores Membros do Congresso Nacional.

Brasília, 26 de outubro de 2017″.

Com informações do G1

Prefeitura lança Cartão de Desconto do Servidor em Petrolina

Convênio entre a Prefeitura, CDL, Sindilojas e o Sindisemp. (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (26) o prefeito Miguel Coelho anunciou o Cartão de Desconto do Servidor, destinado aos funcionários municipais efetivos e comissionados. A iniciativa foi firmada através de convênio entre a Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas e o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindisemp).

A parceria trará entre outros benefícios, descontos nas compras em lojas de roupas; calçados; alimentação; entretenimento; saúde e estética. O cartão ainda vai gerar descontos nas instituições privadas de ensino em Petrolina.

“São milhares de servidores só na Prefeitura de Petrolina. Portanto, apesar de ceder um desconto, essa iniciativa vai aumentar os lucros dos comerciantes, pois mais gente vai poder comprar, e com isso também aquecemos a economia da cidade e geramos empregos e renda”, comentou o prefeito Miguel Coelho.

Para garantir o desconto, é preciso apresentar o cartão do servidor ou o contracheque no ato da compra nas lojas conveniadas. Até o momento já estão na parceria 12 empresas. Confira a relação das primeiras lojas com desconto para o servidor:

Ariston Melo Centro Médico; Coife Odonto; Faculdade Inspirar; Faculdade Maurício de Nassau; Peixada Rio Mar; Emagrecentro; DS Suprimentos; Estudo de Beleza Elizabeth Magalhães; Santa Lola; MC Ambientes; Uau Forro; Max Print; Droga Farma; Mix da Construção; Ótica Diniz; Donna Dono; BS Supermercados; Restaurante Badauê e Damásio Educacional.

Vereadores analisam vetos aos projetos que denominam vias públicas em condomínios de Petrolina

Na sessão desta quinta-feira (26), os vereadores de Petrolina irão votar dois vetos parciais do Poder Executivo aos projetos que denominam diversas vias públicas nos condomínios Sol Nascente III e Clube São Francisco ECO SPA no bairro Carneiro. As matérias são, respectivamente, de autoria dos vereadores  Paulo Valgueiro e Gilberto Melo.

Além dos vetos constam da pauta também para votação na sessão de hoje o Projeto de Decreto Legislativo nº 022/2017, que concede Título de Cidadão Petrolinense ao Tenente Coronel Welton Gomes Maia Júnior (Comandante do 72º BIMtz), autoria do vereador Aero Cruz, e o  Projeto de Lei nº 115/2017, que denomina diversas vias públicas no Loteamento Colina do Rio, autor Elismar Gonçalves.

Haverá ainda a participação do diretor comercial da empresa Rodando Legal,  Carlos Logulo, para falar sobre a taxa que cobra nos veículos para o depósito.

Confira os votos pernambucanos no arquivamento da denúncia contra Temer

Nesta quarta-feira (25), o presidente Michel Temer esteve mais uma vez nas mãos da Câmara. Mas, o resultado novamente não surpreendeu. Com 251 votos a favor e contando com as 25 ausências, a base aliada conseguiu garantir o arquivamento da segunda denúncia contra o presidente.

Na bancada pernambucana a votação foi empatada, com 11 votos a favor do arquivamento e 11 contra. Confira abaixo o voto de cada um dos deputados de Pernambuco:

Votaram “sim” (11):

Augusto Coutinho (SD)

Bruno Araújo (PSDB)

Eduardo da Fonte (PP)

Fernando Filho (sem partido)

Fernando Monteiro (PP)

Jorge Côrte Real (PTB)

Luciano Bivar (PSL)

Marinaldo Rosendo (PSB)

Mendonça Filho (DEM)

Sebastião Oliveira (PR)

Zeca Cavalcanti (PDT)

Votaram “não”(11):

André de Paula (PSD)

Betinho Gomes (PSDB)

Daniel Coelho (PSDB)

Danilo Cabral (PSB)

Gonzaga Patriota (PSB)

Jarbas Vasconcelos (PMDB)

Luciana Santos (PCdoB)

Pastor Eurico (PHS)

Silvio Costa (Avante)

Tadeu Alencar (PSB)

Wolney Queiros (PDT)

Ausentes:

Ricardo Teobaldo (Podemos)

João Fernando Coutinho (PSB)

Adalberto Cavalcanti (Avante)

Lula responsabiliza agentes da Lava Jato pela morte de Marisa Letícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou, nesta quarta-feira (25), os agentes da operação Lava-Jato pela morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, ocorrida em fevereiro.

Sobre um carro de som, cercado por apoiadores -sendo muitas senhoras-, Lula repetiu esse discurso no Vale do Jequitinhonha, em seu terceiro dia de caravana pelo interior de Minas Gerais.

Em Padre Paraíso, Lula afirmou ter certeza de que a “razão de apressar a morte dela foi esse sofrimento” causado pela operação Lava Jato.

Na vizinha Itaobim, reafirmou: “Revistaram a minha casa. São responsáveis pela morte da minha mulher. Não tenho direito de ficar com raiva. Vou vencê-los com esse meu jeitinho tranquilo, de homem maduro”.

Sob intenso calor, Lula -que completa 72 anos nesta sexta-feira (27)- parou em cinco cidades em um percurso de pouco menos de 200 quilômetros, onde fez breves discursos. Em todos, criticou os ajustes praticados por Temer e prometeu dias melhores, caso seja eleito presidente.

Em Itinga, visitou a ponte construída em seu governo e entrevistou sobre um carro de som um balseiro, cuja história tem relatado ao longo da caravana.

Nos palanques, Lula conta que Geraldo Viera de Souza tinha um calombo provocado pelo esforço de condução das balsas.

Hoje, soube que Geraldo está aposentado. Após a conversa com o balseiro, Lula afirmou que voltará após as eleições para “mudar a história do país outra vez”.

Em Itaobim, Lula foi recebido pelo prefeito tucano, Charles Vieira, que não quis comentar sua presença. “Meu partido é o PI, partido de Itinga”, limitou-se.

Na cidade, foi hostilizado por simpatizantes de Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que foram afastados pela PM.

Por duas vezes, o “mestre de cerimônia” pediu que puxassem parabéns para Lula afirmando que seu aniversário é nesta quinta-feira. Mas Lula aniversaria na sexta-feira. Ele pediu que não haja comemoração devido à morte da mulher.

Prefeitura de Campo Formoso adere à paralisação nesta quinta-feira

(Cartaz Divulgação)

Através de nota, a Prefeitura de Campo Formoso informou que vai aderir à paralisação nesta quinta-feira (26). A iniciativa acontece em conformidade com a UPB, União dos Municípios da Bahia.

A campanha Pró-município, lançada pela UPB, tem por objetivo de denunciar a grave crise financeira dos municípios. Esta campanha tem o apoio dos prefeitos dos municípios baianos e da Confederação Nacional dos Municípios

Ainda na quinta-feira (26), a prefeita do município participará de uma marcha em Salvador, saindo da UPB em direção à Assembleia Legislativa, chamando a atenção para a crise que se instalou nos municípios. Logo após à marcha, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde será discutida a pauta levada pelos municípios.

Paulo Bomfim solicita liberação de recursos para conclusão de obras

(Foto: Divulgação)

Em Brasília, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (PC do B), solicitou a liberação de recursos para conclusão de obras nas duas áreas, como a Academia da Saúde e a Travessia Urbana da BR-407.

Na terça-feira (24) Bomfim solicitou ao Ministro Ricardo Barros a liberação para construção e conclusão de Unidades Básicas de Saúde e da Academia da Saúde, além de mais ambulâncias do Samu.

“Primeiro nos reunimos com a equipe técnica e, em seguida, com o Ministro, que nos garantiu rever a liberação dos recursos. Sobre mais ambulâncias para o Samu, mostramos a importância para Juazeiro e região, pois temos que atender a mais de 50 cidades e estes veículos, com equipamentos adequados, são de grande relevância para a eficácia do atendimento”, pontuou Paulo Bomfim.

Na manhã de hoje (25), o prefeito esteve em audiência com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella, quando, novamente, solicitou a conclusão das obras da BR-235 e a liberação de recursos para a próxima etapa da Travessia Urbana da BR-407.

“A sociedade juazeirense e da região esperam ansiosos por esta obra. O Ministro já tem consciência da importância da Travessia Urbana. Por isso, ele nos garantiu que vai readequar o orçamento e que fará esforço para que a obra seja reiniciada o mais breve possível, e assim vamos promovendo a mudança iniciada em 2009, com o ex-prefeito Isaac Carvalho”, declarou o prefeito.

Michel Temer passa mal e é encaminhado para centro cirúrgico do Hospital do Exército

(Foto: Internet)

Segundo informações divulgadas pela colunista Andréia Sadi, o presidente Michel Temer (PMDB) passou mal na tarde de hoje (25).

O presidente foi encaminhado para o centro cirúrgico do Hospital do Exército. Ainda não há informações sobre o seu quadro de saúde ou o que motivou a internação. Em breve novas informações.

Fernando Filho e dissidentes se desfiliam do PSB antes de expulsão

A decisão veio três dias antes da reunião que previa a expulsão deles da legenda. (Foto: Internet)

Na tarde desta terça-feira (24), o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, além dos deputados Tereza Cristina (MS), Fábio Garcia (MT), Danilo Forte (CE) e Adilton Sachetti (MT), deixaram o Partido Socialista Brasileiro (PSB). O grupo estuda migrar para o novo DEM, de Rodrigo Maia.

O comando do partido decidiu expulsar os deputados por terem votado a favor da reforma trabalhista do governo Temer, contrariando orientação do PSB. Na ocasião, o ministro se licenciou do cargo para votar.