Governo ignora prazo e não responde à Procuradoria sobre o trabalho escravo

Foi Raquel Dodge quem repassou a peça ao ministro do Trabalho. (Foto: Internet)

Em visita à procuradora-geral da República Raquel Dodge, o ministro Ronaldo Nogueira (Trabalho) informara que o governo responderia em dez dias à recomendação do Ministério Público Federal para que seja revogada a portaria que dificultou o combate ao trabalho escravo.

Decorridos 17 dias — ou 13, se forem contados apenas os dias úteis — a prometida resposta não chegou à Procuradoria, que já analisa as providências legais cabíveis. Suspensa por ordem da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, a portaria do governo ainda não foi revogada.

Chama-se Ana Carolina Alves Araújo Roman a procuradora da República que se ocupa da encrenca. Ela é uma das signatárias da “recomendação número 38/2017” . Nesse documento, a Procuradoria sustenta que a portaria sobre trabalho escravo, escrita com a caligrafia da bancada ruralista, contém o “vício da ilegalidade”. Sugere a revogação.

LEIA MAIS

Lideranças do PT e PSB debatem aliança para 2018

(Foto: Ivaldo Régis/Divulgação)

O aguardado encontro entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, aconteceu nessa quarta-feira (1) pela manhã.

Os dois participaram de um café da manhã na sede do partido em Brasília. Participaram o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e Renato Casagrande pelo PSB. Do PT, o deputado federal Paulo Teixeira deve acompanhar Gleisi.

Foi o primeiro encontro político entre PT e PSB desde o rompimento em 2013. Os partidos tentam estabelecer uma ponte para reatar a aliança na eleição de 2018. Um processo que pode se refletir na Frente Popular do governador Paulo Câmara. Em Pernambuco, interlocutores também tentam renovar os laços, mas as costuras dependem do contexto nacional.

Em Petrolina, prefeitura entrega praça do Bambuzinho revitalizada

(Foto: Divulgação)

Foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho na noite desta quarta-feira (1º) a praça do Bambuzinho, localizada no Centro de Petrolina. Além de revitalizada, a praça será cuidada a partir de agora pelo Restaurante Bambuzinho que aderiu ao programa “Nossa Praça”.

A obra foi realizada em 75 dias, com um investimento de R$ 21 mil. Segundo o prefeito Miguel Coelho, o sucesso do programa demonstra a vontade e o comprometimento dos cidadãos petrolinenses em tornar a cidade em um lugar melhor.

“Nós estamos devolvendo a Praça do Bambuzinho para o coração de Petrolina. Os projetos que temos desenvolvido são para poder mudar a cidade que a gente ama e melhorar as praças que tem um pouco da história da gente. Este projeto mostra o quanto as pessoas querem ajudar a transformar a nossa cidade” comemora.

O projeto “Nossa Praça” é desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Prefeitura vai realizar leilão de 29 veículos em Campo Formoso

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Formoso vai realizar no dia 17, o leilão de 29 veículos e outros bens públicos, com lances mínimos entre R$ 200,00 e R$ 11.000.

Entre os carros leiloados, estão os modelos Fiat Uno, Fiat Pálio, Fiurino, Ducato, além de monitores, estantes, mat. hospitalar, balanças, aparelho de ar, aparelho de TV, bebedouros, geladeiras e fogões.

Os lances serão realizados de forma presencial a partir das 10h, na Rua Lutarda Galvão S/N, Bairro Esplanada, ponto de referência próximo ao restaurante do Negão do Peixe. Outras informações através do telefone: 74-3645-1103 ou na sede da Prefeitura no setor de licitação.

Em Lagoa Grande, prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta

(Foto: Internet)

O prefeito de Lagoa Grande Vilmar Cappellaro, decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (3) no município. O decreto não se aplica aos serviços essenciais como saúde e limpeza urbana.

Cappellaro busca a economia de gastos para a manutenção dos órgãos de governo, redução no uso de veículos e maquinários trazendo economicidade, sem prejudicar os atendimentos a população.

Adalberto Cavalcanti participa de reunião com Ministro da Integração Nacional em Brasília

(Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (1) o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti esteve em reunião com o Ministro da Integração Nacional Elder Barbalho e integrantes da Área Técnica da Codevasf/Brasília.

Em pauta, causas que envolvem o Rio São Francisco e a busca por ações mais eficazes por parte daquele Ministério, para a revitalização do Velho Chico. Entre as principais demandas estão: o desmatamento que leva detritos ao leito do rio, a diminuição progressiva de sua vazão, a poluição por falta de saneamento nas cidades, o grande número de barragens e a diminuição da migração e a reprodução dos peixes.

Adalberto Cavalcanti também pediu providências para liberação dos recursos das emendas parlamentares de sua autoria, que serão distribuídas para desassoreamento de aguadas em diversos municípios, na ordem de R$ 1.810.749,80 junto a Codevasf.

O Ministro Elder Barbalho demonstrou interesse em contribuir com as causas levantadas pelo parlamentar no que for necessário, inclusive junto à Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República para resolver e colaborar com o desenvolvimento e crescimento econômico e social dos municípios pernambucanos e do Rio São Francisco.

Missa marca dois anos da morte do ex-deputado Osvaldo Coelho em Petrolina

(Foto: Reprodução/Guilherme Coelho)

Nesta quarta-feira (1) parentes, amigos e admiradores do ex-deputado Osvaldo Coelho participam de missa em sua homenagem na Igreja Matriz, em Petrolina.

Em rede social, o deputado Guilherme Coelho publicou uma mensagem em homenagem ao pai:

O dia amanheceu com gosto de Saudades. Como esses dois anos passaram rápido…. Hoje, em meio à crise política, impossível não lembrar que Osvaldo Coelho sempre foi um diferencial. Não somente pelas obras que fez no Nordeste, mas pela sua postura íntegra, correta. Era intolerante à corrupção, pois sabia o quanto ela é prejudicial ao nosso progresso. Bons tempos de Osvaldo Coelho…. Vamos em frente, sempre nos inspirando em você, papai”, escreveu Guilherme Coelho.

A missa acontecerá às 17h, na Igreja Matriz.

500 anos da Reforma Protestante é lembrada na Câmara de Vereadores de Juazeiro

Pastor Teobaldo de Jesus discursa para vereadores de Juazeiro. (Foto: ASCOM)

Com apresentações musicais, performance e um forte discurso do Pastor Teobaldo Pedro de Jesus, a Câmara de Vereadores de Juazeiro, por iniciativa do Vereador Aníbal, comemorou na noite desta terça-feira (31) o Dia Municipal do Pastor, Dia da Consciência Evangélica e os 500 anos do início da Reforma Protestante por Martinho Lutero.

“Há 500 anos atrás o mundo estava em trevas. A Idade das Trevas foi a idade da obscuridade, do desconhecimento, da proibição pela busca do saber, do controle do clero sobre a vida das pessoas, sobre as estruturas políticas, sociais e econômicas. Há 500 anos atrás o mundo vivia debaixo de uma opressão” – iniciou Teobaldo de Jesus, discorrendo sobre a coragem de Martinho Lutero ao enfrentar o poder estabelecido, fazendo uma comparação com os dias atuais.

“O mundo de Lutero era um mundo dividido entre ricos e pobres, cultos e incultos. Uma minoria que detinha poder e uma maioria que era oprimida e explorada. Um mundo onde a religião era usada como mecanismo de controle das massas” – registrou, acentuando que este era o mundo de Lutero e as coincidências com os dias de hoje.

LEIA MAIS

Doria propõe criar frente contra Lula e Bolsonaro

Doria afirmou que os partidos “de centro” precisam “se aglutinar” rapidamente.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu nesta terça-feira, 31, a criação de uma frente de partidos que ele chamou “de centro” – PSDB, PMDB, DEM, PPS, PP, PR, PRB, PV e PSB – para lançar candidato único em 2018 e derrotar nas urnas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC). Doria não quis se posicionar sobre a possibilidade de uma chapa pura tucana, com o governador Geraldo Alckmin para a Presidência e ele de vice.

“Não cabe a mim discutir se será chapa pura ou não. Não quero ser um elemento fracionador, mas aglutinador. São Paulo sairá unida já para a convenção do PSDB, dia 9, em Brasília. Todas as hipóteses estão em aberto”, afirmou a jornalistas, depois de falar sobre sua gestão a empresários na Federação das Indústrias do Estado de Rio (Firjan).

Ele disse que o “sinal amarelo acendeu” diante das pesquisas que colocam Lula e Bolsonaro à frente em 2018. “Não reconhecer isso é fugir aos fatos. Tanto Lula quanto Bolsonaro estão bem fortalecidos. É muito triste para o Brasil que tenhamos apenas essas duas opções, de extrema esquerda e extrema direita.”

LEIA MAIS

Pastor convidado da Câmara Municipal faz crítica à atuação de vereadores de Petrolina

Pastor não aprovou atuação dos vereadores de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Convidado pelo vereador Ruy Wanderley a comparecer na Câmara Municipal de Petrolina para falar sobre os 500 anos da Reforma Protestante, o pastor da igreja Verbo da Vida, Edilson de Lira Vasconcelos Filho, não aprovou a longa confusão dos parlamentares sobre a aprovação de uma moção de aplauso. A discussão durou mais de uma hora.

O pastor, ao subir na tribuna, fez questão de ressaltar que falava como cidadão, quando fez sua reclamação e classificou a atuação dos vereadores com ineficiente.

“Estamos falando de R$ 50 mil ou R$ 60 mil de aplicação de dinheiro público nessa Câmara para que em uma manhã nós falemos sobre a validade ou não de uma moção de aplauso para um cidadão e isso para mim expressa uma ineficiência de gestão de dinheiro público, na ineficiência da escolha de assuntos que são relevantes para a nossa sociedade”, criticou.

Provas da Odebrecht serão usadas em investigação sobre palestras de Lula

Lula foi alvo de três acusações da força-tarefa da Lava Jato. (Foto: Arquivo)

Na segunda-feira (30) o juiz federal Sérgio Moro autorizou  que a Polícia Federal use a delação de executivos da Odebrecht e a documentação ligada aos depoimentos em investigação sobre as palestras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Operação Lava Jato suspeita que os pagamentos de palestras do petista, no Brasil e em países das Américas Latina e Central e África, pode ter ocultado propinas. Os investigadores apuram o recebimento direto de R$ 9 milhões de seis empreiteiras acusadas de cartel e corrupção na Petrobrás, e outros pagamentos indiretos e de outras empresas.

Moro liberou. “Ante a manifestação convergente das autoridades responsáveis pelo procedimento investigatório, defiro o requerido e autorizo a utilização das provas e elementos probatórios destes autos para instrução das investigações encetadas no âmbito do inquérito policial e eventuais desmembramentos.”

A investigação pode gerar mais uma denúncia do Ministério Público Federal do Paraná contra o ex-presidente. Lula foi alvo de três acusações da força-tarefa da Lava Jato.

Discussão sobre religião tem ditado sessões na Câmara de Vereadores de Petrolina; Nessa terça, mais uma confusão

Confusão durou mais de uma hora. (Foto: Blog Waldiney Passos)

As sessões da Câmara de Vereadores de Petrolina têm sido conduzidas por debates constantes a respeito de religião. Nessa terça-feira (31) não foi diferente, quando os debates poderiam tratar do dia da Reforma Protestante, comemorado nos dias 31 de outubro. Contudo, o que regeu mais de uma hora das discussões foi uma confusão gerada por uma moção de aplausos a um Pai de Santo.

Tudo começou quando o líder da bancada de situação, Ruy Wanderley (PSC), pediu destaque do requerimento nº 380/2017, proposto por Cristina Costa (PT) na sessão da semana passada, que concedia Moção de Aplausos ao babalorixá Alcides Manoel dos Reis, conhecido como Pai Cido de Osun, pelo lançamento dos exemplares do DVD “o ritual de Sasányin”, que aconteceu no dia 25 de outubro.

De acordo com a petista, o requerimento havia sido aprovado na sessão do dia 26 deste mês. “Esse requerimento foi aprovado há oito dias com a presença de toda a bancada evangélica e participaram de toda a sessão. Eles não votaram contra o requerimento. Hoje para a minha surpresa, já aprovado o requerimento, Ruy Wanderley pediu destaque da ata e queria que constasse o voto contrário a este requerimento”.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Segundo Osinaldo Sousa (PTB), vereador da bancada evangélica na Casa, o requerimento de Cristina seria verbal e por isso só poderia ser aprovado em caráter de urgência urgentíssima. “A mesa errou ao autorizar essa aprovação. Nós temos o direito de saber o que estava sendo feito, o presidente não pode apreciar isso. Nós aprovamos outros requerimentos, o dela não. Ninguém escutou ou sabia que esse Projeto tinha sido aprovado”, disse Osinaldo.

O vereador afirmou ainda que desconhece o trabalho do Pai do Santo e que não sabe quais rituais constam no DVD. “Existem alguns rituais que não fazem bem, então quero que ela apresente esse DVD. Acho que a vereadora deveria ter uma boa intenção e apresentar o conteúdo na tribuna”, concluiu.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Cristina Costa rebateu as críticas de Osinaldo. “Eu não aceito o posicionamento do vereador Osinaldo querer ditar o que deve ou não ser colocado em pauta. O vereador está vindo para a sessão e não está prestando atenção no que está sendo lido, debatido”.

Ministro descarta uso de recursos públicos para socorrer a Oi

Os débitos da Oi estavam em com débitos de cerca de R$ 64 bilhões em 2016 (Foto: Ilustração)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, descartou nesta terça-feira (31) o uso de recursos do governo federal para socorrer a empresa de telefonia Oi. O ministro fez a declaração durante a solenidade comemorativa dos 20 anos de criação da Anatel.

“Não há a menor hipótese de o governo colocar recursos públicos. Melhor será se não houver intervenção do governo. Porém, a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] está se preparando para uma possível intervenção, porque é um dever do Estado, caso seja necessário”, disse Kassab. A Oi tem dívidas acumuladas que somam cerca de R$ 65 bilhões e passa por um processo de recuperação judicial.

Em Petrolina, cônsul dos Estados Unidos almoça no Restaurante Popular

(Foto: Divulgação)

Em visita a Petrolina, o cônsul geral dos Estados Unidos, John Barrett foi recepcionado pelo o prefeito Miguel Coelho (PSB). Nesta segunda-feira (31)  os dois almoçaram no Restaurante Popular do município.

Petrolina é a primeira cidade do interior do Nordeste a receber a visita de Barrett. Ele deve percorrer os principais pontos turísticos do município durante sua estadia.

Em pesquisa, Miguel Coelho registra aprovação de 54,2%

(Foto: Divulgação)

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta terça-feira (31), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) alcançou uma aprovação de 54,2% em 10 meses de gestão.

A pesquisa que entrevistou 450 pessoas, também registrou uma desaprovação de 24%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro. Para 38% dos entrevistados, o prefeito tem avaliação ótima ou boa. A administração é considerada regular por 38,2%, enquanto o percentual dos que consideram a gestão ruim é de 9,8% e péssimo (8,2%). Não souberam opinar 5,8% dos pesquisados. O nível de confiança na gestão aparece em 49,1% das pessoas ouvidas pelo Instituto Opinião. Apenas 23% dos pesquisados responderam que não acreditam que Miguel terá um bom desempenho nos quatro anos de gestão.

O maior desafio ficou por conta da saúde. A pesquisa aponta que as maiores preocupações dos petrolinenses são a saúde (39,1%), o desemprego (19,1%) e a segurança pública (14,7%). São citados ainda como problemas o saneamento (7,1%), asfalto e calçamento de vias (4,9%), educação pública (2,9%) e transporte (2,4%).

Com informações do Blog do Magno